Conheça a Equação que Elevou em 564% o Faturamento de Uma Empresa do Ramo Mobiliário

A soma de 144 anos de história com táticas de Inbound Marketing elevaram, em menos de um ano, o faturamento da Riccó Móveis.

FALE COM A GENTE

Tradição e evolução são duas palavras que definem bem a Riccó, a maior empresa de mobiliário corporativo do Brasil e da América Latina. A companhia familiar foi fundada em 1875, por Ernesto Riccó (bisavô do atual CEO, Fabio Riccó) e, desde então, acumula experiências e participa da história do ramo moveleiro.

Desde jovem, Fabio esteve próximo à empresa e se familiarizou com os processos do ramo. Depois de oito anos atuando em seu próprio negócio, voltou para trabalhar na área comercial, depois como Diretor Financeiro e também Diretor Operacional — trajetória que trouxe mais experiência e conhecimento sobre o negócio, embasando seu caminho até se tornar presidente da empresa.

O toque familiar que há 144 anos impacta os resultados da empresa

O toque familiar torna a história da Riccó mais especial, e esse diferencial, junto do nosso toque de Mestre, ajudou no desenvolvimento de estratégias efetivas. Foram estes detalhes que impulsionaram o sucesso da companhia, com seus 144 anos de história, rendendo ótimos números.

O trabalho de Inbound Marketing, em apenas oito meses, já gerou resultados de impacto para a marca, elevando o número de leads e o faturamento da empresa. O melhor de tudo é que esse é apenas o começo da parceria entre Agência Mestre e Riccó e temos boas perspectivas de crescimento contínuo para o futuro.

x
Aumento
de 134%
de leads/mês
x
Crescimento de 47,2% em conclusões de meta do Google Ads
x
Elevação de
564% no
Faturamento

Ao lado do trabalho administrativo, Fabio está sempre próximo à equipe de projetos, produtos e arquitetura para trazer mais inovação e transferir essa essência familiar para os projetos e clientes de segmentos diversos, como é o caso da Bayer, Totvs, Cacau Show e Cielo — nomes de peso que fazem parte dos cases de sucesso da empresa.

A cada geração da família, a Riccó passou por mudanças, mas o objetivo de “produzir melhores ambientes de trabalho para as pessoas”, segundo Fabio, é o ponto-chave e a essência das inovações.

O encontro para uma presença digital estratégica

Sabemos que empresas reconhecidas em suas áreas de atuação e com longevidade centenária têm o potencial necessário para gerar engajamento online. Porém, no caso da Riccó, a visibilidade e a venda oriunda dos canais digitais eram baixas.

Essa solidez no mercado moveleiro, ao lado da falta de presença online, poderia travar o crescimento da companhia em médio e longo prazo. Afinal, uma marca que sempre prezou pela tecnologia de ponta para oferecer boas soluções em seus produtos e serviços, não poderia deixar de se atualizar também em relação à forma de se comunicar na internet e se conectar com seus clientes e público-alvo potencial.

O caminho percorrido por longos 144 anos, que marcou várias gerações de uma família, poderia chegar a um destino sem perspectiva de crescimento se não passasse a se posicionar no meio digital. No entanto, a cada década, a estratégia de fazer algumas atualizações ajudou a trazer um novo fôlego e essa visão não seria diferente em meio ao cenário atual.

Com esse entendimento, em janeiro de 2019, a Riccó e a Agência Mestre uniram-se para resolver uma questão importante. Era o momento de tornar a presença digital efetiva, ou seja, fazer com que a companhia não só estivesse online, mas também atuasse com inteligência para alcançar o público certo, gerando resultados palpáveis.

Como a visão de potencial foi utilizada a favor da Riccó, trazendo os melhores resultados

O potencial de fazer a Riccó reconhecida online, não só para ganhar visibilidade, mas para gerar oportunidades e vendas, estava claro. A Agência Mestre entende que o Inbound Marketing pode ser aplicado a todo tipo de negócio e sabe que táticas bem planejadas, junto de uma boa ferramenta e um time engajado, pode resultar em números incríveis.

O primeiro passo foi conhecer a história da marca, criar uma persona alinhada (estabelecendo um perfil ideal de público) para que, a partir desse início, todas as outras estratégias estivessem conectadas. Assim como a história da companhia, cada detalhe foi valorizado para que sua essência estivesse sempre presente neste novo momento de se posicionar estrategicamente.

Depois da criação da persona, a jornada de compra foi desenvolvida para encontrar o público ideal da Riccó em cada fase — desde quando a pessoa ainda nem conhece a marca, até quando ela sabe que precisa do produto/serviço e fecha negócio.

O lead scoring também foi configurado para pontuar os contatos mais engajados e, em paralelo, realizamos o estudo de SEO para propor melhorias, bem como as palavras-chave ideais para guiar as pautas do blog e até mesmo as landing pages desenvolvidas no RD Station.

Depois, seguimos com táticas de envolvimento e geração de oportunidades, como a criação de fluxos de nutrição e disparos de e-mail, entregando conteúdos de topo, meio e fundo de funil de acordo com o que foi adotado no planejamento.

x
Estratégias alinhadas para gerar engajamentos

Outra solução foi o plano de mídia com foco em gerar conversão, unificando a estratégia com o trabalho de fluxo e nutrição dos contatos, realizado no RD Station. Pensando nisso, aproveitamos oportunidades para destacar os produtos e serviços da empresa.

Como exemplo, em julho, a Riccó lançou uma nova linha de produtos e, por isso, adotamos a tática de fazer um disparo de e-mail para a base de oportunidades do RD, divulgando as novas cadeiras corporativas do catálogo.

Essas soluções fazem parte das ações desenvolvidas para reinventar o negócio, mas sem perder o viés da tradição, gerando números de impacto — o objetivo da parceria com a Mestre.

x
Resultados de impacto, em menos de 1 ano

Em 8 meses de projeto, alcançamos 2.611 leads no total, saindo do primeiro mês de projeto com uma captura de 261, mas finalizando com 484 em agosto — um crescimento médio de 134%, em relação ao alcançado por mês.

Como os contatos foram conquistados por meio de estratégias assertivas, 43% desses leads (1.135) tornaram-se oportunidades de vendas, ou seja, quase a metade deles. Como as campanhas passaram a ser focadas no público ideal, houve uma diminuição no número de visitantes.

Agora, devido à melhor segmentação de mídia, conseguimos alcançar o objetivo de atingir um bom número de sessões qualificadas. Ou seja, mesmo que as visitas sejam um pouco menores, há a elevação no número de leads e de oportunidades, que só cresceram mês a mês.

Iniciamos nossas campanhas de mídia em abril e, desde esse período, até hoje, acompanhamos o bom resultado de dois dos principais indicadores de sucesso para a empresa, como é o caso do número de leads e CPL.

Comparando julho e agosto, tivemos um crescimento de 47,2% em conclusões de meta do Google Ads, uma plataforma de fundo de funil, ou seja, elevamos a geração de oportunidades.

No Facebook Ads, comparando agosto com julho, crescemos 74% em relação aos leads, diminuindo o CPL, o que foi ótimo para otimizar a verba.

Estratégias personalizadas para a realidade do cliente

O lançamento da nova linha de produtos, em julho, gerou um bom engajamento, confirmando a eficácia das soluções propostas em nosso planejamento e aplicadas no decorrer do projeto. Afinal, o e-mail disparado nesta ação era de fundo de funil, totalmente direcionado ao público que já estava preparado para a compra.

O truque de Mestre foi utilizar todas as informações repassadas pelo cliente, com a aplicação dos conceitos de Inbound Marketing no RD Station para não só conquistar os leads, como conduzi-los da melhor forma pela jornada.

Desde o início da parceria, a Riccó destacou que passaram a receber muito mais ligações, uma métrica interna, mas que pudemos acompanhar com o suporte do relatório da companhia.

O impacto das soluções pode ser visto na tabela a seguir, com um crescimento no valor das vendas de 564%.

Por isso, o resultado da soma de boas soluções com boas estratégias não poderia ser diferente: um case de sucesso!

A satisfação do cliente Cesar Higashijima
Gerente de Marketing na Riccó Móveis

“Sempre acompanhamos o trabalho da Mestre, principalmente através do Fabio Ricotta, tanto em eventos como RD Summit e também nos canais digitais. Quando procuramos uma agência, buscamos um parceiro de confiança e que tivesse credibilidade. Ainda estamos implementando as recomendações para otimização de SEO, mas já sentimos uma evolução na qualidade dos leads que estamos atraindo por meio do site. Hoje, conseguimos ter mais volume com mais qualidade. A Mestre é uma agência séria que forma equipes de atendimento que imergem na realidade do cliente, oferecendo um trabalho que evolui constantemente.”