O Que Fez o Colégio Koelle DOBRAR os Acessos ao Site e Crescer 1.838% em Novos Leads

Saiba como uma escola da região de Rio Claro-SP, dobrou seus acessos com 110% mais visitas e alavancou o número de leads mensalmente.

FALE COM A GENTE

O segmento educacional é um mercado cheio de possibilidades, ainda mais quando o assunto é marketing digital. Os desafios também são grandes, mas contar com uma equipe especializada que pode extrair o melhor de cada oportunidade é uma das chaves para ter uma marca bem-sucedida online.

Os bons resultados de marketing digital só podem ser mensurados se os principais objetivos do negócio forem considerados previamente. Com o entendimento de onde se quer chegar, é possível traçar um bom caminho e identificar quais estratégias serão aplicadas.

Com o objetivo de aumentar o número de novos alunos (sem bolsas de estudo) e elevar a retenção dos discentes, o Colégio Koelle encontrou a Agência Mestre para iniciar uma parceria de sucesso.

Você vai conhecer mais sobre esse caso de sucesso e os seus detalhes a seguir!

A oportunidade de impulsionar um negócio local

Há quem pense que apenas e-commerces precisam de boas estratégias online, já que o fechamento acontece na plataforma digital. Porém, acreditar nisso é negar muitas oportunidades de crescimento para o seu negócio.

Empreendimentos locais, com atuação em regiões específicas, também podem ter um aumento em seus resultados. Afinal, as configurações de campanhas atuais permitem alcançar o público ideal com muito mais assertividade, indo além das mídias tradicionais.

Com o olhar para esta possibilidade de sucesso, a parceria entre Mestre e Colégio Koelle rendeu ótimos números!

x
110% mais de acessos
x
Aumento de 1.838% de leads

Para um colégio, o melhor momento para definir se as estratégias estão sendo funcionais é o período de matrículas. Afinal, engajamento online é um bom indicativo, mas não define o faturamento.

Com a aplicação das táticas do Inbound Mestre, o Colégio Koelle aumentou as oportunidades de matrículas e obteve resultados parecidos com os anos anteriores, mas com uma observação importante: sem utilizar ações offline que eram aplicadas anteriormente.

Nos últimos anos, o Colégio investiu em ações tradicionais para alcançar um número maior de alunos. Com a Mestre, eles deixaram de lado essas estratégias, para focar nas oportunidades do segmento digital.

Inbound marketing com processos que funcionam

O Colégio Koelle não trabalhava o marketing digital de forma completa e concisa. Antes, contavam com conteúdos para redes sociais, mas não iam além em busca de contatos qualificados por meio de campanhas estruturadas com base em uma jornada ideal para o cliente.

O primeiro ato da parceria com a Mestre foi organizar cada passo que seria dado. Por isso, contamos com o apoio do Colégio Koelle para nos passar todas as informações relevantes que pudessem nos orientar e formar bons fundamentos para as táticas que desenvolveríamos nos próximos meses.

Fizemos os estudos e análise de dados para criar a persona que nortearia as próximas etapas do nosso projeto. Também criamos uma jornada do cliente para acompanhar as fases a serem seguidas pelo público ideal, conduzindo-o da melhor maneira para alcançar nossos objetivos: mais oportunidades de fechamento e, de fato, a realização de matrículas.

A diferença entre o inbound marketing comum e o Inbound Mestre é que nós levamos a sério todas as fases, desde as mais simples. Entendemos que há algo importante a ser construído já no início dos projetos, criando fundamentos profundos para alcançar bons resultados conforme as táticas forem veiculadas.

Algo essencial para dar mais força ao fluxo desenhado foi a criação de conteúdos qualificados para o blog e para os e-mails. “Alimentar” o público ideal com os argumentos certos e também nos momentos certos foi essencial para ajudar a levá-lo com mais facilidade por cada etapa: topo, meio e fundo de funil. Assim, preparamos as pessoas, desde quando ainda não estavam 100% prontas para fechar negócio, até quando já estavam decididas a agir, efetuando a matrícula.

Inbound Mestre em Ação

Fizemos um trabalho a quatro mãos, unindo as expertises da Agência Mestre e as do Colégio Koelle e criamos táticas alinhadas para alcançar nosso objetivo principal: o de alcançar um número maior de oportunidades e matrículas, dados acompanhados internamente pela equipe do Colégio.

Como o inbound marketing visa atrair o cliente ideal por meio de uma jornada em cada fase do funil, desenvolvemos campanhas não só com o foco direto em matrículas. Afinal, este é um tema para quem já está na etapa final, no fundo do funil.

Criamos estratégias complementares mais abrangentes, com base na história do Colégio Koelle e no que ele oferece de melhor em matéria de conhecimento e atividades educacionais, esportivas e complementares.

O ponto-chave é a compreensão de que podemos alcançar pessoas com campanhas mais abrangentes e levá-las a percorrer o caminho que desenhamos.

Assim, podemos contribuir com as informações necessárias para que o público siga cada passo com eficácia. Ou seja, com a compreensão completa sobre os benefícios que estudar no Colégio Koelle pode representar para a vida de uma criança, levando pais e responsáveis a verem a escola com mais vantagens do que a concorrência local.

Otimizações simples com resultados de impacto

A landing page — página de captação de contatos interessados — da campanha de matrículas foi feita e, ao veicularmos as campanhas, notamos que o formulário era muito extenso. Como todos os campos eram necessários, decidimos dividir o formulário por etapas. Com apenas essa otimização simples, contamos com muitas inscrições.

Outro ponto que nos ajudou a obter resultados crescentes foi o de desenvolver fluxos de e-mails estratégicos, com base no estudo do cliente e na persona. A equipe do Colégio Koelle foi informada sobre cada nova ideia e desenvolvimento e passou a compreender como funciona o fluxo para a nutrição dos leads.

O real resultado da aplicação dos processos

Em apenas sete meses de projeto, pudemos ver que os números começaram a crescer. Alcançamos um pico de acessos no período crucial para o Colégio, a partir de agosto/setembro, quando são iniciadas as campanhas de matrícula para o ano seguinte.

Também pode-se notar que em dezembro, quando os números já estão normalizando devido à diminuição de demanda, ainda assim a média continua maior, em comparação com o resultado dos meses que antecedem agosto. 

110% mais acessos. O DOBRO!

Em comparação a uma média do período anterior ao trabalho com a Mestre, o Colégio Koelle contava com 2.640 visitas e saltou para a média de 5.547 no projeto atual. Ou seja, DOBROU o número de acessos.

+Acessos = +Leads

Quando o planejamento é executado a partir do estudo e passos desenvolvidos, os movimentos do fluxo passam a se complementar naturalmente. Isso implica que conquistar mais visitas qualificadas para o site e para as campanhas, também geram mais leads qualificados e boas oportunidades para o fechamento de novas matrículas.

Durante os melhores meses para matrículas, passamos pelo desafio de elevar o número de leads novamente após um declínio por conta de acontecimentos sociais e políticos na região que afetaram a captura.

Conseguimos elevar novamente os dados e finalizar o período de matrículas com um resultado satisfatório, como podemos ver nas oportunidades geradas:

Um bom olhar analítico sobre o projeto de inbound marketing deve considerar não apenas os números brutos de cada etapa, mas como conseguimos evoluir de um ponto para outro.

A qualidade dos nossos leads impactam diretamente no número de contatos que se tornaram oportunidades e, como nosso último gráfico apontou, tivemos uma crescente durante o melhor período para as matrículas.

Um crescimento de 1.838% na base de leads

Um detalhe que não podemos deixar passar é que, de acordo com a comparação da média de leads alcançados antes do nosso projeto iniciar, com os dados atuais, temos um crescimento de 1.838% na base.

Ou seja, mais leads representa mais possibilidades de trabalhar um fluxo de nutrição bem alinhado, mais chances de torná-los boas oportunidades e mais matrículas geradas.

Segmentação estratégica para diminuição de custos

Ter domínio sobre quem é o público ideal é algo que não pode ser negligenciado. Por isso, é um dos nossos primeiros processos. Com base nesse perfil, é possível estudar qual a melhor segmentação de mídia para que os investimentos sejam otimizados.

Nosso time de mídia trabalhou para listar as principais características da persona na configuração das campanhas e o resultado foi incrível. Começamos com um custo elevado por conversão e estamos, hoje, com um valor impressionante.

Diminuição de 93% no Custo por Conversão

Sair de um valor acima de R$ 60 para chegar a um número abaixo de R$ 5 foi uma grande vitória. Principalmente porque não estamos nos restringindo ao custo do lead, mas à conversão completa, ou seja, ao fechamento da matrícula.

Performance que também chega ao caixa

Em nossas reuniões de acompanhamento, a equipe do Colégio Koelle reportou diversas vezes que obteve resultados de faturamento muito parecidos com os anos anteriores, mesmo com menos bolsas ofertadas — este era uns dos principais objetivos do cliente. Nos anos anteriores a quantidade de bolsas foi maior.

O melhor resultado é o que ainda está por vir

Por mais que tenhamos alcançado números bastante satisfatórios e construído um trabalho sólido em apenas sete meses, ainda temos outros passos a seguir.

A parceria entre Agência Mestre e Colégio Koelle continua e tem muito o que apresentar. Sem dúvidas, se o que foi desenvolvido até aqui já gerou números de impacto, nossa projeção é de um caso de sucesso ainda maior para o futuro.

A satisfação do cliente
imagem cliente depoimento
Teodoro Koelle
Diretor no Colégio Koelle

“A grande vantagem de se trabalhar com inbound marketing é poder mensurar, por meio de dados, o retorno do que se investe em publicidade. A Agência Mestre tem uma equipe completa e qualificada, apta a fazer todas as configurações, nutrição e acompanhamento de plataformas como RD Station Pro, Google Ads e Facebook Ads.”