Veja o Que Provocou o Aumento de 322,5% do Faturamento deste E-commerce

A loja virtual conquistou um aumento contínuo no número de vendas e, dentro de 12 meses, triplicou seu faturamento

FALE COM A GENTE

O primeiro fator decisivo para tanto crescimento foi a aceitação de que era preciso mudar. Depois de um trimestre com queda acentuada em seu faturamento médio (que chegou a diminuir 55%), a loja procurou a Agência Mestre com a proposta de, juntos, alcançar o faturamento mensal anterior.

Diante desse desafio, e analisando as necessidades da Estrela Evangélica, e-commerce de roupas de moda evangélica, nossos Mestres iniciaram um projeto de Inbound Marketing, que envolveu diversas estratégias alinhadas a um único propósito: recuperar o desempenho, ou seja, aumentar 55% do faturamento da loja.

O resultado desse trabalho foi que o Inbound, popularmente conhecido como marketing de atração, fez bem mais do que atrair e foi muito além da pura e simples geração de leads. Veja os detalhes abaixo.

O TRIPLO do faturamento

Como a meta da Estrela Evangélica era recuperar a média de faturamento anterior do e-commerce, o principal indicador de sucesso desse projeto é que, depois do período de maturação das nossas estratégias, essa conquista foi atingida com sucesso. Aumentamos 55% do faturamento da loja em dez meses.

Mas o projeto continuou, novos objetivos foram estabelecidos e novos resultados vieram. Depois que atingimos a antiga média de faturamento da Estrela Evangélica, o ganho mensal da loja se manteve e aumentou progressivamente!

Em março de 2019, quando nosso projeto completou um ano, registramos:

x
Aumento de 322,5% no faturamento da loja.

É importante considerar que, no mês de comparação (março de 2018, quando a empresa fechou a parceria com a Mestre), nossos Mestres encontraram um erro no rastreamento de dados da Estrela Evangélica e isso pode ter prejudicado o valor  faturado do referido mês.

Porém, também vale esclarecer que tal erro foi devidamente corrigido e, nos meses seguintes, comprovando os resultados de Inbound Marketing, o alto faturamento não só se manteve, como aumentou progressivamente, resultando no TRIPLO do que o e-commerce arrecadava um ano antes.

x
Crescimento de 299,1% no número de vendas

Muitos resultados estão por trás do aumento do faturamento da Estrela Evangélica. Um deles é o crescimento do número de vendas do e-commerce, que, durante um ano de projeto, e refletindo o resultado anterior, praticamente triplicou.

Ainda comparando março de 2018 com o mesmo mês de 2019, registramos:

x
Aumento de 299,1% no número de vendas

Um ponto interessante desse resultado é que conseguimos trabalhar e melhorar todos os canais de vendas da loja. Isso significa que nossas ações de compra de mídia (anúncios online), SEO (otimização de site) e e-mail marketing tiveram um bom desempenho e contribuíram equilibradamente com o aumento das vendas.

Isso, no entanto, é reflexo de diversas outras conquistas, diretamente relacionadas ao que foi feito por nossos Mestre de Inbound Marketing. Veja as principais a seguir.

Para mais vendas, MAIS VISITAS!

Cientes de que a atração do público certo poderia aumentar as vendas dos produtos, nossos Mestres de SEO, que também contribuem com o projeto de Inbound, direcionaram seus esforços para levar as pessoas certas (com perfil comprador) ao e-commerce.

Novamente, comparando os resultados do mês de março de 2018 ao do mês de março de 2019, conquistamos números significativos:

x
Aumento de 79,9% no número de visitas do site

Isso, porém, dentro do projeto que fizemos para a Estrela, não era suficiente. Para elevarmos o faturamento da empresa, precisávamos identificar quais visitantes realmente poderiam comprar os produtos do e-commerce. Então, demos o próximo passo.

Aumento da conversão de VISITANTES em LEADS

Começamos a gerar leads, ou seja, captar dados (como o e-mail) dos visitantes do blog e e-commerce da loja. O que aconteceu foi o seguinte:

Em resumo, a média de captação de leads subiu 130% ao longo do projeto. E, em períodos sazonais também conseguimos resultados expressivos:

  • durante a Black Friday, atingimos um pico na geração de leads que ficou 36,3% acima da média;
  • em uma campanha de lançamento de verão, feita por nossos Mestres de mídia, obtivemos um retorno 4 vezes maior do que o investimento inicial.

Aliás, a campanha de verão também se destacou por seu CPL (Custo Por Lead) de apenas R$ 0,42, um dos menores de todo o projeto.

ROI garantido na compra de mídia

Os anúncios online, ofertando conteúdos ou produtos, também fazem parte do Inbound Mestre e geraram retorno sobre investimento (ROI) bem positivos para a Estrela Evangélica. Veja os resultados de março de 2019 (último mês antes da produção deste case de sucesso):

  • Facebook Ads: retorno 3,6 vezes maior que o investimento;
  • Google Ads: retorno 5,2 vezes maior que o investimento.

Todos os resultados apresentados contribuíram com a geração de oportunidades de vendas e, por fim, com o aumento de 322,5% do faturamento da Estrela Evangélica.

O que os números NÃO mostram?

Por trás de cada conquista citada, esconde-se a confiança e a abertura que nossos Mestres receberam do time da Estrela Evangélica, para planejar e executar as melhores estratégias de Inbound do mercado.

Mas o projeto teve um desafio a mais. Como já mencionado, encontramos alguns erros de rastreamento dos dados do e-commerce, o que fez com que nossos Mestres não tivessem acesso a importantes informações históricas, que seriam usadas para melhorar a assertividade de nossas ações.

Portanto, enquanto planejamos e executamos os planos padrões do Inbound Mestre, também tivemos o cuidado de corrigir os rastreamentos necessários, até para observarmos os resultados das nossas estratégias e fazer otimizações.

A descoberta da “Carol”

Além do desafio mencionado, um dos pontos de destaque do projeto foi a descoberta da “Carol”, uma personagem (fictícia) que representa um grupo de potenciais compradores dos produtos da Estrela Evangélica.

A princípio, direcionamos as estratégias de Inbound para um público que, além de ser interessado em moda, também tinha uma forte conexão com a religião evangélica. No entanto, com as otimizações que costumamos fazer no decorrer do projeto, nossos Mestres identificaram uma outra oportunidade.

Na prática, atrair, converter, nutrir e conquistar pessoas interessadas em moda, mas sem uma ligação intensa com a religião também era viável, e vendia! E foi assim, com a descoberta da persona “Carol”, que deixamos a segmentação de nossas campanhas mais abrangente e aumentamos os resultados do e-commerce.

O mix de conteúdo + remarketing

Outro ponto que os números não mostram, mas que merece atenção, é a produção de conteúdos. Como costuma acontecer nos projetos de Inbound da Mestre, desenvolvemos e-books, como o Guia de Moda Plus Size (que captou um elevado número de leads), e também criamos diversos artigos para o blog da Estrela Evangélica.

Em todos os casos, tais conteúdos tinham dois propósitos claros: guiar as leitoras com informações interessantes para elas, que pudessem, primeiramente, ajudá-las e, mais cedo ou mais tarde, despertar o interesse de compra.

Só isso já seria o suficiente para melhorar os resultados do e-commerce. No entanto, para alcançarmos números ainda mais altos, nossos Mestres de Inbound tiveram a sacada de, primeiramente, gerar tráfego com conteúdos de topo e meio de funil e, posteriormente, ofertar materiais de fundo de funil (ideais para gerar compras), através de:

  • Remarketing – anúncios direcionados para pessoas que já acessaram conteúdos da loja;
  • E-mails marketing – disparados só para leads que, em nossa segmentação, estavam no momento certo para comprar.

Tal estratégia atende ao propósito do Inbound Marketing, de nutrir as pessoas certas com informações relevantes, e ainda contribui com a conversão final, isto é: com a compra.

Otimizações EXTRAS

Em paralelo a tudo que já foi dito, também conseguimos otimizar canais que já existiam mas que não eram tão aproveitados. Conseguimos, por exemplo, gerar vendas através da e-mail de “boas-vindas” da newsletter da Estrela Evangélica.

O balanço de ações como essas é que, quando fechamos a parceria, todos os canais estavam em queda ou com algum problema que precisava de atenção. Porém, com a disposição da Estrela Evangélica em escalar investimentos/resultados, e junto com o engajamento dos nossos Mestres, revertemos completamente esse quadro.

Em uma verdadeira parceria, TRIPLICAMOS o faturamento do e-commerce.

A SATISFAÇÃO DO CLIENTE Elisângela Campos
Proprietária do e-commerce Estrela Evangélica

O projeto do Inbound era uma meta que eu tinha para o meu site e com certeza a Mestre me ajudou a conquistar novos clientes e aumentar a minha base de leads. A agência apresentou um projeto para a Estrela Evangélica que me agradou e eu senti que estávamos no caminho certo.

As estratégias da agência foram fundamentais para que eu conseguisse crescer nos resultados/vendas e superar muitos obstáculos. Um deles… manter a média de vendas mensal, que em outros tempos oscilava mês após mês.

Recomendo a Agência Mestre para todos que tenham um desejo ardente, assim como eu, de chegar no topo. Precisamos ser águias! E com a experiência e o comprometimento da Mestre, atingir os nossos objetivos não está fora do nosso alcance.

Estou muito feliz com a nossa parceria e tenho certeza de que estamos no caminho certo. A Agência Mestre é focada em resultados. Isso foi o que mais chamou a minha atenção, porque é o que nós empreendedores almejamos para o nosso negócio: resultados!