DESCUBRA COMO ELEVAMOS ACIMA DE 1000% AS CONVERSÕES DO CLIENTE COM ESTRATÉGIAS DE MÍDIA PAGA

Em um período de apenas 8 meses de projeto

FALE COM A GENTE

O Brasil é o terceiro país com mais pets no mundo, segundo um levantamento do censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021. 

Tal como os humanos, os animais de estimação possuem diferentes necessidades, que movimentam cerca de R$ 51,7 bilhões ao ano (dados também de 2021). Mas, o que isso significa?

Basicamente, podemos considerar que o setor de produtos e serviços para Pets está repleto de oportunidades – que crescem mais e mais a cada ano.

Por isso, estamos aqui para contar a história de um dos nossos clientes do setor de Saúde Veterinária, e como a parceria com a Agência Mestre resultou em um crescimento significativo para a empresa. Confira:

Apresentação da Empresa

Nosso cliente possui uma das redes veterinárias mais completas do país, com unidades que funcionam 24 horas, além de unidades especializadas em exames de imagem e laboratoriais, sendo também a única na América do Sul a contar com um centro de radioterapia, para tratamento de câncer.

Fundada em 1991, a marca possui reconhecimento por sua excelência que vai além do cuidado com os pets, mas entende a necessidade e a preocupação de seus tutores, e – por isso – busca oferecer um ambiente acolhedor e um time altamente qualificado, focado nos valores, incentivado a evoluir.  

Desafios do Cliente

Há mais de 30 anos no mercado, nosso cliente passou por diversas revoluções do mercado, chegando ao momento atual com muita maturidade no setor. 

No entanto, algo que não podemos negar é que a revolução digital chegou para todos os negócios e, portanto, não fazer parte do mercado digital acaba não sendo uma opção viável para as empresas que buscam elevar seus resultados.

Sabendo disso, nosso cliente chegou até a Agência Mestre com um objetivo: aumentar sua carteira de novos clientes, gerando crescimento no faturamento médio do negócio.

Certamente, nós aceitamos o desafio e, apenas em janeiro deste ano, já conseguimos:

x
Aumento superior a 90% no volume de conversões
x
130% mais cliques para conversas no WhatsApp
x
Redução acima de 40% no Custo por Conversão

Estratégia Aplicada

Analisando os objetivos da empresa e o setor de atuação, nosso time identificou a oportunidade de iniciarmos uma estratégia de Inbound Marketing:

Aqui na Agência Mestre, nós criamos uma metodologia exclusiva de marketing de atração, chamada Inbound Mestre. Essa metodologia consiste em três etapas:

O Passo a Passo do Inbound Mestre

Ao iniciarmos um novo projeto, entendemos que partir de um planejamento, seguindo para a geração de leads que podem se tornar oportunidades é o melhor caminho para alcançar resultados acima da média.

Fase de Planejamento

Em projetos como esse, onde o cliente possui diferentes pontos de atendimento em mais de uma cidade/estado, a fase de planejamento é ainda mais importante para a construção das demais estratégias.

Afinal, precisamos ter o recorte de público de todas as regiões onde o cliente atua e entender como a persona se comporta em cada uma dessas localidades.

Além disso, é importante mapear e analisar os concorrentes diretos e indiretos em cada um desses locais.

Por fim, esse é o momento de alinhamento do Lead Scoring do projeto, onde são definidos os critérios e as características dos leads que, com nossos esforços de nutrição, vão se tornar oportunidades para o projeto.

Lead Scoring e o Perfil dos Leads

Fase de Geração de leads

Todas essas ações são essenciais para o andamento do projeto, tanto nas ações orgânicas do projeto de Inbound, quanto para os esforços de tráfego pago.

Iniciamos o projeto com o objetivo de mídia em mente: utilizar as plataforma de tráfego pago para encontrar os públicos de acordo com as personas, trazendo para a base e realizando a nutrição a partir dos materiais ricos, para que eles se tornem oportunidades e, consequentemente, clientes.

Para isso, nosso time realizou um estudo de mercado, onde analisamos as estratégias e a visibilidade da concorrência para identificar o que poderia ser feito para diferenciar nosso cliente no meio altamente competitivo e aumentasse sua relevância e visibilidade.

Na Mestre, nós entendemos que cada canal de atuação possui um objetivo diferente a ser atingido, o que exige uma estratégia e uma comunicação alinhada com os interesses/necessidades da persona em cada ponto da jornada. 

Por isso, separamos nossa estratégia de tráfego pago em duas direções:

Funil de Vendas nas Campanhas de Mídia

Estratégia de Mídia para Meta Ads

A persona nas mídias sociais, na maioria das vezes, costuma estar mais alinhada ao topo do funil. Afinal, é muito mais provável que os usuários entrem nas redes sociais para consumir conteúdos e ser entretida, do que para efetivamente procurar por produtos ou serviços.

Portanto, nossa estratégia para este canal foi focada na distribuição de conteúdo relevante e de valor, que induzisse os potenciais consumidores a conhecer a marca e criar um relacionamento.

Essas ações nos ajudaram a gerar mais leads e diminuir o custo por aquisição:

Aquisição de Leads de Mídia Paga (Meta Ads) Setor Veterinário

Estratégia de Mídia para Google Ads

No Google, por outro lado, as pessoas buscam por respostas. Se nas redes sociais nós falamos com os leads que ainda não sabem que têm um problema e, “ocasionalmente” o descobrem com um anúncio, no Google Ads a pessoa geralmente já sabe. 

Por isso, os anúncios no Google costumam atingir os leads de meio e fundo de funil, com objetivo de captar novos clientes e realizar o remarketing daqueles que já passaram pelo site.

Dessa forma, tivemos resultados excelentes:

Aquisição de Leads de Mídia Paga no Google Ads

Fase de Conversão

Todas essas estratégias são fundamentais para a etapa final da nossa metodologia, onde conseguimos converter os leads gerados com estratégias de nutrição.

Mas, além disso, nossas campanhas de fundo de funil são responsáveis por gerar leads que já estão prontos para conversão. Por isso, temos um processo constante de otimização das campanhas, com estratégias como:

  • negativação de termos: onde identificamos, além das palavras-chave que fazem sentido para o projeto, aquelas que os potenciais clientes nunca procurariam. Assim, não desperdiçamos investimento exibindo nossos anúncios em buscas que o cliente não faria;
  • otimização de criativos: buscamos sempre atualizar nossos anúncios, seguindo aqueles que têm trazido os melhores resultados;
  • adoção de novas tecnologias como o Google Performance Max: utilizamos uma estratégia nessa campanha onde usamos todos os argumentos mais fortes de “por que escolher o nosso cliente e não um concorrente” e, dessa forma, desenvolvemos os melhores textos e criativos que chamam a atenção e “abraçam” o cliente quando se deparar com algum anúncio. 

Resultados alcançados colocando o Cliente em 1º Lugar!

Durante o processo, tivemos diversos desafios, principalmente na captação de leads e no aumento do faturamento: que também eram os dois objetivos do cliente.

No entanto, com todas as estratégias implementadas pelo nosso time de mestres e o apoio do cliente, conseguimos atingir resultados surpreendentemente positivos para o nosso primeiro ano de projeto:

  • Crescimento de mais de 1400% na geração de leads no Google Ads (em apenas 8 meses de projeto);
  • Redução de 90% no Custo por Lead no Google Ads;
  • Crescimento superior a 900% na geração de leads no Facebook Ads;
  • Redução de 70% no Custo por Lead no Facebook Ads;
  • Crescimento de 13% nas Impressões gerais das campanhas (entre Julho/23 e Janeiro/24).

Futuro do Projeto/Próximos passos

Os resultados mostram que, com foco e melhoria contínua, é possível conquistar metas audaciosas com o apoio do digital, mesmo em um cenário de alta concorrência.

Estamos ansiosos para os próximos passos dessa jornada, auxiliando o cliente a conquistar metas ainda maiores!