Com técnicas de SEO, páginas da Neemo que estavam na 100º posição do buscador subiram para a 1º, e o que já estava no TOP 3 também melhorou, saindo do 2º para o desejado 1º lugar
FALE COM A GENTEAlgumas mudanças em um site, como a migração de plataforma ou sistema, são perigosas. Da noite para o dia elas podem diminuir drasticamente o tráfego orgânico, isto é: as visitas espontâneas (sem uso de anúncios), originárias em buscadores como o Google. Até quando é bem-feita, normalmente a migração provoca queda de posicionamento. Quando mal feita então… as consequências são grandes. Prejudica acessos orgânicos, a geração de leads e, indiretamente, até as vendas.
Porém, em setembro de 2018, quando a Neemo (uma plataforma de delivery) escolheu a Agência Mestre para fazer a migração de seu site, o resultado não foi negativo. Em vez de queda, a empresa obteve crescimento, e em diversos aspectos.
No início, o objetivo era: não perder muito posicionamento no Google, ou seja, continuar aparecendo nos resultados de buscas importantes para a empresa, a fim de manter a quantidade de acessos, leads, etc. Em números, a intenção era mais específica: não deixar o tráfego orgânico cair mais do que 20%, uma média considerada normal para migrações de sites, devido ao risco natural desse processo.
Com isso em foco, nossa equipe de Mestres realizou a migração em 10 de setembro de 2018, e nesse mesmo dia já identificou melhorias nos resultados. Três dias depois, o número de visitantes aumentou, e isso se manteve nos meses seguintes.
Com o tempo, como o gráfico abaixo mostra, o sucesso da migração só se fortificou.
Mas isso só foi possível porque, após a “virada do site” e o acompanhamento de implementações (um projeto que durou três meses), a Neemo optou por seguir com os serviços de SEO da Agência Mestre e contratou uma consultoria de 12 meses.
Dessa forma, além de evitar a queda de tráfego orgânico, nossos Mestres conseguiram melhorar o posicionamento da Neemo no ranking do maior e mais usado buscador do mundo.
Ao comparar os números de fevereiro de 2018 com os resultados de janeiro de 2019 (quando o projeto de consultoria já estava em andamento) é possível notar que o trabalho de SEO fez a Neemo:
Vale ressaltar que, ao longo do projeto, nossos Mestres conseguiram tirar páginas da 100ª posição do Google, para a 2ª. Além disso, houve uma evolução também nos resultados que já eram bons. Um exemplo disso é o de uma palavra-chave que saiu da 2ª posição para o tão desejado 1º lugar!
Comparando os dados de julho de 2018 (antes do início do projeto) com os de janeiro de 2019, também é possível ver que as técnicas de SEO implementadas por nossos Mestres resultaram em outras duas conquistas para a plataforma de delivery:
Com todos esses resultados, a Neemo conseguiu muito mais do que manter o posicionamento do seu site no Google. A empresa se destacou nos resultados de buscas importantes para o seu nicho, ficou à frente de seus concorrentes e se posicionou para ser encontrada, com facilidade, pelo seu público-alvo.
Não à toa, esses foram os principais resultados alcançados! Mas, embora a perda de tráfego possa acontecer da noite para o dia, o ganho não é tão rápido, nem tão simples quanto pode parecer.
Como é de praxe na Agência Mestre, a consultoria da Neemo incluiu diversos processos, desde o estudo de público-alvo, até análises técnicas, criação de conteúdos e relatórios de desempenhos. Mas, em meio a todas essas etapas, algumas se destacaram e contribuíram mais significativamente com os resultados alcançados. Veja algumas delas a seguir.
Entre os profissionais de SEO da Mestre, há um consenso de que, quando o assunto é posicionamento de site, não adianta ficar em primeiro lugar. Para gerar bons resultados, é preciso ficar em primeiro lugar nos resultados de buscas certos, ou seja, conectados aos serviços e público da empresa.
Diante disso, após entender bem o público-alvo da Neemo, nossos Mestres de SEO fizeram uma pesquisa de palavras-chave cruzadas! Isso significa que, além de considerar o volume de busca dos termos que seriam trabalhados no site, também prestaram atenção em informações como:
Essa combinação contribuiu, inclusive, com o sucesso do próximo passo do projeto.
Com as palavras-chave adequadas em mãos, nosso time de Mestres produziu conteúdos já otimizados e usando a estrutura mais adequada para o entendimento e rankeamento do Google.
Outro ponto que contribuiu com os resultados alcançados foi a criação de novas páginas para o site da Neemo.
Ainda durante o processo de migração, a equipe de SEO da Agência Mestre identificou certa carência de páginas dentro do site da empresa e identificou isso como uma oportunidade. Oportunidade para melhorar o posicionamento e intensificar o aumento de tráfego orgânico.
Com isso em vista, sete novas páginas foram criadas, todas pensadas para atrair e atender as necessidades do público-alvo da Neemo. Aqui estão algumas:
Em paralelo a todas as ações citadas, outras técnicas (das mais básicas, às mais elaboradas) também foram implementadas no site da Neemo. Por exemplo: URLs que não eram amigáveis (fáceis de entender) foram ajustadas para facilitar a compreensão dos mecanismos e, assim, levar mais páginas ao topo dos resultados de buscas.
Com as técnicas certas, nossa equipe também teve o cuidadoso trabalho de:
Tudo isso para deixar o site da Neemo devidamente estruturado, e com fácil assimilação, tanto para o Google quanto para o público-alvo da empresa.
O resultado de todas essas técnicas e ações, está em cada um dos números apresentados, mas também na satisfação da Neemo.
Precisávamos ter certeza de que, ao migrar nosso site, não perderíamos o rankeamento de palavras-chave que o site da Neemo posicionava bem, e começamos a procurar alguma empresa que pudesse minimizar esses riscos. Foi quando encontramos a Agência Mestre, que após apresentar sua metodologia nos deixou seguros para realizar a migração.
O resultado foi surpreendente, pois aumentamos nosso tráfego orgânico e a conversão logo após a virada do site. Recomendo a Mestre!