COMO A CIDADANIA4U CONQUISTOU UM AUMENTO DE 95,53% NAS CONVERSÕES, APENAS COM ESTRATÉGIAS DE SEO

Além de aumentar sua autoridade através do Marketing de Conteúdo e ser mencionada por diversos portais de notícia

FALE COM A GENTE

Muitos brasileiros crescem com o sonho de morar em outro país, motivados principalmente pela expectativa de melhores condições de vida e pela curiosidade de conhecer novas culturas.
No entanto, em 2022 os brasileiros pesquisaram mais sobre morar no exterior do que nos últimos cinco anos e o destino é o mesmo:

Os termos relacionados a “morar no exterior” (principalmente na Europa), nunca foram tão buscados quanto em 2022. Mas, apesar do alto volume de buscas, morar em outro país não é tão fácil quanto parece. O processo é burocrático e exige que a pessoa apresente uma série de documentos para conseguir chegar até o país apenas como turista.

Os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini passaram pelo processo durante o período em que realizaram seu próprio sonho da dupla cidadania e, com o objetivo de auxiliar outras pessoas a conquistar esse mesmo sonho, criaram a Cidadania4u.

Eles entendem a dificuldade que é lidar com as entidades administrativas, por isso, a missão da empresa é garantir eficiência, agilidade e segurança em todos os processos de reconhecimento da cidadania europeia que passam por ela.

Atualmente, a empresa oferece os serviços de cidadania italiana e portuguesa e possui o objetivo de elevar o seu posicionamento nas páginas de resultado de pesquisa do Google, de forma escalável e saudável, para que mais pessoas conheçam seu trabalho.

Uma empresa empenhada em oferecer a melhor solução para os seus clientes, certamente, também busca a melhor solução para alcançar suas próprias metas. Por isso, em abril de 2022 a Agência Mestre e a Cidadania4u iniciaram uma parceria.

Veja como conseguimos atingir esses objetivos e quais foram os passos para a construção dessa história de sucesso:

A vontade de realizar sonhos

Nos últimos anos, o movimento emigratório dos brasileiros foi grande. Mais de 200 mil cidadãos brasileiros viviam em Portugal no ano de 2021, de acordo com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras). Já na Itália, um levantamento recente do Itamaraty mostrou que, em 2020, eram 161 mil brasileiros morando no país.

O número elevado de pessoas morando nesses países pode causar a sensação de “facilidade” em muitas pessoas, mas os irmãos Rafael e Rodrigo Gianesini sabem como o processo de mudança para esses países pode ser difícil, burocrático e cansativo.

Durante o período em que os irmãos buscaram conquistar sua dupla cidadania (italiana), eles sentiram na pele as dificuldades do processo e perceberam que muitas pessoas acabavam desistindo, mesmo tendo direito, por conta da burocracia.

O sonho dos irmãos de conquistar a cidadania italiana cresceu, e se transformou em uma vontade de ajudar outras pessoas a conquistarem esse mesmo sonho. O projeto ficou pronto em 2019, uma plataforma desenvolvida por diversos especialistas para otimizar o processo de solicitação da cidadania europeia.

Com um índice de 100% de assertividade, a Cidadania4u é hoje a maior empresa de cidadania europeia do Brasil, com objetivo de se tornar a melhor na América Latina.

Um caminho cheio de desafios

Após seu primeiro ano de projeto, os irmãos enfrentaram o período de pandemia, no qual as fronteiras dos países foram fechadas para respeitar as medidas sanitárias. Não bastasse esse período, logo no começo deste ano teve início a Guerra na Ucrânia, um conflito armado (que ainda está em desenvolvimento), acontecendo em território europeu.

Mas, o maior desafio dentre estes é conquistar a confiança das pessoas. Infelizmente, muitas pessoas relatam já ter sofrido algum tipo de golpe quando tentaram realizar o processo de cidadania europeia.

O processo de conquista da cidadania não é fácil e muitas pessoas levam anos na tentativa de conquistar uma qualidade de vida melhor. Inclusive, muitos desistem desse sonho por medo de acabar sendo “enganado” e acabar chegando no país sem nenhum apoio.

Planejamento e Estratégias

Assim que iniciamos a parceria com a Cidadania4u, nós buscamos entender esses desafios e começamos a traçar a melhor estratégia para que nosso cliente conquistasse mais autoridade e visibilidade orgânica.

Nosso time de SEO logo entrou em ação. Um dos primeiros passos foi entender quais eram as principais páginas que precisávamos otimizar para melhorar o posicionamento nos termos mais importantes para o cliente.

Além disso, realizamos uma pesquisa de palavras-chave, iniciada com base nas palavras sugeridas pelo cliente no briefing técnico e partindo para as demais variações possíveis.

O desafio da jornada de compras

Um dos pontos principais nos projetos da Mestre, é a criação das personas e a definição da jornada de compra. No caso de Cidadania4u, esse processo foi mais complexo, afinal, cada pessoa que busca a empresa para auxiliar no seu processo de cidadania possui suas particularidades.

Nenhum processo de cidadania é totalmente igual ao outro, então, como encontrar o perfil desses clientes?  Para dar início ao estudo das personas começamos buscando os dados demográficos no Google Analytics.

Em seguida, o próximo passo foi segmentar em duas jornadas diferentes, uma para a cidadania portuguesa e outra para a cidadania italiana. Dessa forma, conseguimos observar o perfil dos clientes de acordo com o seu “destino”.

Quando entendemos as motivações e as dores desses clientes, começamos a mapear quais eram as características mais comuns entre os casos. Apesar de muitas diferenças, a maioria das pessoas que buscavam cada serviço da empresa possuíam ao menos uma característica comum.

Dessa forma, conseguimos traçar o perfil de cliente ideal para cada serviço oferecido, além de mapear corretamente os passos dentro das jornadas de compra. Assim, sabíamos a forma correta de impactar a persona em cada fase da jornada.

A Pesquisa de Palavras-Chave

Uma pesquisa de palavras-chave vai muito além de entender quais são os termos importantes para o projeto. Entender como as pessoas pesquisam em cada etapa da jornada de compras faz muita diferença na sua estratégia de SEO.

Em nossos projetos, nós compreendemos que as pessoas utilizam termos diferentes dependendo do seu momento de compra. Por isso, buscamos mapear quais os principais termos utilizados pelas personas.

Pessoas que estão nas primeiras fases da jornada de compra (“Aprendizado e descoberta” e “Reconhecimento do Problema”), geralmente buscam por termos mais informativos, afinal, elas ainda estão pesquisando sobre algo novo, do qual não entendem muito bem.

Os clientes da Cidadania4u costumam passar algum tempo nessas etapas, pois decidir conquistar a dupla nacionalidade e viajar para outro país é um processo de decisão complicado. Não é como realizar uma compra do dia a dia, é uma mudança totalmente brusca de tudo que aquela pessoa conhece.

Por isso, nossa estratégia não apenas focou em entender quais eram os termos mais pesquisados nessas etapas, como também iniciamos a criação de conteúdos para o blog da empresa.

No último trimestre, alguns dos termos mais importantes para o projeto tiveram excelentes resultados:

Criação de Conteúdo = Autoridade

Um dos desafios da Cidadania4u era exatamente a construção de autoridade, algo que conquistamos com a criação de novas pautas para o blog e a otimização de pautas anteriores.

Com a construção de um blog rico em conteúdos que realmente ajudam os usuários a entender mais sobre o processo de dupla cidadania, conquistamos uma base de usuários que acompanham nossos conteúdos, consequentemente, geramos mais confiança e aumentamos a autoridade da marca.

Também exploramos a autoridade do site estimulando pesquisas pelo nome da marca. Com o objetivo de fortalecer a marca e aumentar o volume de branded keywords, nós aumentamos o número de menções à Cidadania4u nos conteúdos do site.

Dessa forma, conforme os usuários avançam na jornada de compra, a empresa vai se tornando top of mind e, quando estiverem prontos para contratar o serviço, esses usuários já terão a marca como referência. No último trimestre de 2022, tivemos:

x
Um crescimento de 182,63% em leads orgânicos

Otimizações no site da empresa

Enquanto o time de Conteúdo iniciava a elaboração de novas pautas, nosso time de SEO se concentrou em otimizar as páginas do site. Começamos aplicando todas as boas práticas de SEO on page nas páginas do site, realizando a otimização de titles, descriptions, heading tags, imagens, linkagem interna e dados estruturados.

Para oferecer uma melhor experiência de navegação para os usuários, realizamos modificações no site da Cidadania4U, principalmente na estrutura do menu do site.

Ainda pensando em elevar a autoridade do site, trabalhamos as palavras-chave institucionais em diversas seções do site, pensando em melhorar o posicionamento dessas páginas para as buscas relacionadas ao nome da marca. 

Com nossas otimizações, conseguimos elevar a visibilidade das páginas de serviço da Cidadania4u. Entre os meses de agosto e outubro de 2022, conseguimos:

x
Um crescimento de 1.217% nas sessões

Otimização Interna e Avaliação do Ambiente Externo

Além de realizar as devidas otimizações dentro do site da empresa, buscamos entender como a concorrência se comportava em comparação com o nosso cliente.

Realizamos um estudo aprofundado da concorrência, levantando as principais palavras para as quais eles estavam ranqueando bem nos buscadores e entendendo como poderíamos melhorar nossos termos e conteúdos para crescer em posicionamento.

Dessa forma, conseguimos levantar pontos fortes que os principais sites tinham e que poderíamos trabalhar nas páginas da Cidadania4U. Além disso, também fizemos a limpeza de links tóxicos que o site tinha.

Conseguindo resultados mais rapidamente

Sabemos que SEO é uma estratégia de médio e longo prazo. No entanto, a Agência Mestre já está nesse mercado há mais de uma década e somos referência no assunto. 

Por isso, ao realizar uma auditoria, conseguimos observar quais são os principais pontos a serem otimizados para que o cliente consiga atingir seus objetivos mais rapidamente.

Muitas vezes, ao realizarmos alguns ajustes nas principais páginas de um site, já conseguimos resultados incríveis, como foi o caso da Cidadania4u. Em 2022, após poucos meses de projeto, já conseguimos observar os resultados:

  • melhoria no ranking para cerca de 400 termos, incluindo aqueles que eram mais importantes para o cliente;
  • conquistamos um aumento de 95,53% em conversões diretas, entre março e outubro deste ano;
  • desde o início do projeto, conquistamos um crescimento de 292,8% e 114,5% no volume de cliques no site, considerando as duas palavras-chave mais importantes para o projeto.

Além disso, tivemos um crescimento de 247,03% em conversões assistidas, ou seja, aquelas em que o tráfego orgânico teve impacto na jornada do cliente, mesmo que não tenha sido o canal de conversão final. 

E, em outubro deste ano, subimos 30 termos para a 1ª posição que, somados, possuem um total de 4.120 buscas mensais. Conquistamos também excelentes resultados nas principais páginas do site:

Os primeiros capítulos de uma história de sucesso

A história do nosso cliente é reconhecida não somente pela Mestre, mas também por diversos portais de notícias no país, como o Exame, Terra e CBN, prova de que estamos no caminho certo construindo a autoridade da marca. 

Afinal, aqui na Mestre o crescimento do cliente é o nosso crescimento! Sabemos que SEO é uma estratégia de constante evolução, e estamos apenas começando a escrever essa história.