Técnicas de SEO

Para alcançar um bom posicionamento nos sites de busca, existem 2 alternativas: uma campanha de links patrocinados ou a otimização de sites (Search Engine Optimization). Com a campanha de links patrocinados, basta investir um alto capital em um programa de afiliação e o site “aparece no topo”, mas quando o capital vai embora, as visitas também vão.

Para que as visitas sejam constantes em tempos de colheita e tempestade, a otimização do site deve ser feita para criar as bases onde o site vai se sustentar. Neste post, vou destacar as principais técnicas de SEO a serem utilizadas por programadores e desenvolvedores.

Otimizar o Título

O título do site, e das páginas do site, é um dos principais fatores de decisão para posicionamento do site em relação às palavras-chave usadas em uma busca. Basta fazer uma busca qualquer no Google, ou qualquer outro site de busca, e conferir que nos primeiros resultados, as palavras utilizadas na busca com certeza aparecem no título. A otimização de título é das mais importantes técnicas de SEO.

Portanto, não perca tempo e confira as dicas de SEO para Title Tag, corrija o título de cada página e você verá o resultado.

Otimizar Meta Description

Primeiro, confira como o google analisa meta tags e depois comece a otimizar as meta descriptions do seu site. Essa meta tag é de importância vital para o posicionamento de um site nas buscas. Quando bem escrita, aproveitando-se corretamente das palavras-chave da página em questão, pode chamar a atenção do usuário e do buscador. Lembre-se: SEO é para buscadores, e sites, para pessoas. Jamais desenvolva um site somente para um dos 2.

Link Building

Link Building é uma das técnicas de SEO com mais alternativas de atuação. Primeiro de tudo, deve-se prestar atenção e fazer corretamente a linkagem interna do site. O próprio site é uma ótima fonte de links que deve ser aproveitada da melhor forma possível, prestando atenção em detalhes de semântica de links e otimização de URL.

O passo seguinte é conseguir links externos, links de outros domínios. Para isso, as técnicas de SEO são o Link Bait e o SEO para feeds e social bookmarks.

Outro ponto importante a destacar no desenvolvimento do link building é o uso do atributo nofollow nos links. O nofollow serve para controlar o fluxo de PageRank do seu site. Qual página aponta pra qual outra de modo a deixar o PageRank fluir de uma para a outra. Para saber melhor como agir, entenda como funciona o PageRank.

Usabilidade e Acessibilidade

A combinação de usabilidade e acessbilidade é o que vai fazer com que a otimização de um site aconteça tanto para o buscador, quanto para uma pessoa que visite o site. Os buscadores com certeza precisam navegar no site e acessar todas as informações, mas quem vai fazer compras, ler, divulgar, assinar serviços e tudo o mais são as pessoas. A usabilidade deve ser a mãe de todas as técnicas de SEO que você aplicar.

Pesquisa e Otimização de Palavras-Chave

Pesquisar palavras-chave e otimizar o uso dessas palavras dentro do site é uma técnica de SEO que está presente em todas as outras técnicas. Para o texto âncora, utilize palavras-chave; para o título: palavras-chave; para a URL: palavras-chave.

As palavras-chave são a base de toda otimização. Quando você otimiza, você otimiza focando palavras-chave às quais se deseja obter um bom ranking nas buscas.

Mas não pode ir no “achismo”, tentando adivinhar quais palavras-chave os usuários buscam, para desvendar as palavras-chaves, deve-se usar ferramentas para pesquisa de palavras-chave.

Um último detalhe com palavras-chave: cuidado com Keyword Canibalization.

Black Hat

Impossível falar de técnicas de SEO, e não falar de black hat. Contúdo, o conjunto de técnicas de SEO black hat são aquelas que você deve conhecer para não usar, pois fatalmente resultam em punição e mau posicionamento nos sites de busca.

Keyword Stuffing, Link Farm são algumas técnicas black hat que você deve conhecer e nunca utilizar, para o bem do seu site.

Ainda, não deixe de ficar por dentro das técnicas de SEO chamadas Gray Hat SEO, o meio do caminho entre white hat seo e black hat seo.

Finalizando

Essas são as principais técnicas de SEO a utilizar no processo de otimização de sites. Siga também o nosso Tutorial de SEO e cosulte o nosso glossário para se familiarizar com os termos de SEO.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

30 Comentários para “Técnicas de SEO”

  1. vivien

    Eu também mas entendi nada!!! Minha pergunta = se eu não fosse um webmaster, tem coisas bem simples pra já alcançar um bom posicionamento?? Obrigado

    Responder
  2. Frank Marcel

    Oi Vivien. Existem coisas a fazer sim, como conseguir links. “Conversar” com outros sites/blogs da tua área para conseguir links para o seu site/blog.

    Responder
  3. Rafael Marques

    Esse post é um pouco antigo, mesmo assim venho aqui pra indicar para os visitantes que aqui participarem. O post abordou alguns dos pontos fundamentais para começar uma boa carreira em otimização pra sites.

    Responder
  4. Gabriel Silva

    Esse post é uma excelente referência. Continuem com o brom trabalho.

    Seria bom dar uma atualizada no conteúdo desse post na parte que fala sobre o nofollow nos links. Eles agora influenciam no PageRank.

    Responder
  5. Emerson

    como aki é um site de SEO gostaria de saber se algum leitor expert no assunto de SEO tinha disponibilidade de fazer um trabalho (Claro que é pago)

    para ótimizar um site blog.

    se sim por favor entra em contato e obrigado..
    O site esta de parabéns

    O site

    Responder
  6. Lucas

    Incrível dizer, mas fatores in-side tem dados bons resultados aqui no brasil, só quando a concorrência começa a pesar que é necessário entrar com link building

    Responder
  7. Cristal

    olá adorei as dicas, tenho um blog de receitas culinárias, esse blog tem 2 meses apenas, tem algumas receitas do blog que está nas primeiras paginas do google, mas não obtenho visitas, o que será que pode estar acontecendo ?
    att

    Responder
  8. Pangas

    Legal! Aprendi sobre Link Building. Pulei recentemente do Tumblr para o Blogger. Não é lá aquelas coisas, mas ajuda até eu ganhar uma grana para para poder editar o layout no WP pelo HTML. Sem dizer que o tráfego saiu melhor no blogger que no Tumblr (que já tava bom, mas não oferecia os recursos adequados para uso profficilnal).

    Responder
  9. Alonsio Martins

    Muito bom o artigo, a otimização de imagens tambem contribui muito para a alavancagem do site, tempos atrás eu otimizei as imagens de meu site e comecei a ter um bom desempenho, o artigo ficou muito esclarecedor, um grande abraço amigo!

    Responder
  10. Wilson Cunha

    Boa tarde!
    Como faço um deep link de um determinado produto para app IOS e Android?

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>