Erro 404 – Como Corrigir o Erro HTTP 404

Por Fábio Ricotta


O Erro 404 ou retorno de cabeçalho 404 é uma forma com que os servidores que hospedam páginas têm de informar ao requisitante, no caso o seu navegador, que aquela URL requisitada não foi encontrada em seu sistema.

Qualquer site ou sistema está web está sujeito a um erro 404. No final das contas, você precisa entender que é algo a ser resolvido por quem disponibiliza a página em si.

Seguindo com um exemplo, é bem provavelmente que ao navegar na Internet você já tenha a experiência ruim de encontrar um página de erro 404: “Page Not Found” e, provavelmente, a maioria delas eram páginas do tipo:

Erro 404

Para pessoas mais leigas, este erro pode parecer algo muito grave, mas para quem administra um website, ele pode ou não ser algo importante.

Quando falamos de um usuário, ele provavelmente irá perder a confiança no seu site, tendo a sua experiência prejudicada e, dificilmente irá voltar, principalmente se for sua primeira visita.

Por outro lado, o Google e outras ferramentas de busca também podem encontrar uma URL (endereço) que por acaso resulte em um erro 404. Desta forma ao ler que ela não existe, eles entenderão que esta URL não deve ser exibida em seus resultados de busca, ou seja, não “indexando” esta página.

Entendendo um pouco mais do Erro 404

Infelizmente, páginas 404 estão presentes nos melhores sites. Principalmente porque podem ser causadas por erros de digitação do usuário, um espaço errado no final da URL ou ainda um sistema que tenha apresentado defeitos.

Isto é completamente normal e, se não aconteceu em seus projetos, ele provavelmente vai acontecer. Então não fique “paranóico” por conta de um erro como este, mas fique atendo para corrigi-lo.

Como Fazer o Erro 404 Trabalhar para Você?

Então você pensa, estou perdido? Na verdade, não. O melhor conselho que tenho a dar nesse caso é: faça esse erro trabalhar para você. Como? Em primeiro lugar, customize sua página 404. Retire a mensagem padrão de erro como eu mostrei na imagem do começo do artigo.

Coloque a identidade visual do seu site presente nesta página. Mostre ao usuário que ele continua no seu site, e que aquele erro pode ser corrigido, não deixe-o perder a confiança.

Coloque links de navegação para que ele possa voltar ao conteúdo do site e, se possível, um campo de busca para que possa procurar algo relacionado ao que não encontrou da primeira vez.

Sugira conteúdos do seu site relacionados ao que o usuário está buscando. Isto irá facilitar que ele encontre uma página mais próxima possível ao assunto que tentava encontrar.

Outra dica simples é colocar um pequeno texto no inicio dessas páginas, pedindo desculpas pelo erro que aconteceu. Isto realmente é comum e o primeiro passo é admitir.

Como Corrigir o Erro 404? O Procedimento Técnico…

Erro 404

O primeiro ponto a entender é que você só pode corrigir um erro 404 se você for o responsável pelo serviço/website. Caso você encontre o erro em um serviço que esteja utilizando, o ideal é buscar um telefone ou email de contato daquela plataforma/serviço/site para avisá-los do erro.

Agora, se você é o responsável pelo website, não importa qual for a estratégia adotada nas suas páginas 404, você pode receber mensagens avisando que um erro 404 ocorreu, de duas formas simples: em seu servidor ou em ferramentas de monitoramento.

No seu servidor, este erro irá aparecer no “log” do servidor. Assim, para identificar você precisa de uma ferramenta que leia estes logs ou fazer esta leitura manualmente.

Já do lado de ferramentas, a mais indicada é o Search Console do Google mesmo. Lá você encontra um relatório como este:

Google Search Console

Usando qualquer uma das duas frentes, você conseguirá identificar facilmente os erros mais freqüentes e corrigi-los.

Páginas de Erro 404 Super Criativas

A cada tempo, os designers e webmasters de todo o mundo buscam criar páginas de erro 404 com um visual ou interatividade diferenciada. Por isto, separei algumas para inspirar você:

Figma

Com um sistema de desenho da página 404, esta realmente é uma página criativa:
404 Figma

South West Trains

Para um empresa de trens, nada mais justo que uma página interativa mostrando uma estação:

404 Southwest

Lego

A Lego fez parte de uma geração no Brasil e no Mundo, assim como esperado, eles criaram uma página customizada:

404 Lego

Blue Fountain Media

Que tal jogar um Pacman em uma página de 404?

404 Blue

eHarmony

O que esperar de um site de relacionamento? Um coração quebrado…

404 eHarmony

Prefere aprender sobre Erro 404 em Vídeo?

Baseado nas dúvidas que recebemos, criamos um vídeo para explicar um pouco mais sobre o Erro 404:

Aprenda mais sobre SEO…

Com este conceito de Erro 404 bem explicado, que tal aprender um pouco mais sobre SEO? Para isto, recomendo que você assista aos vídeos desta playlist:

Um grande abraço e até a próxima!

LEIA MAIS
O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Uma dica é fazer um clone do index.html no arquivo 404 (404.shtml, …), assim mesmo se o usuário errar, irá aparecer a página principal.

  2. E aí Clara!

    Gostei do post! As páginas estilizadas no fim do posts são bem legais! xD

  3. Na smashing magazine saiu uma matéria sobre isso e com vaarias paginas legais =)
    Uma inclusive com receita de Piña Collada, hahaha…

    Páginas 404 customizadas realmente passam mais confiança ao usuário, que não ficará *tão* p*to por não encontrar o que quer 😉

  4. E aí Bia!

    Tem umas páginas muito engraçadas aí mesmo! rsrs

    Valew!

  5. Ótima dica, uma dúvida, esta página 404 tem um extensão especifica ou posso usar qualquer uma (html, php, asp…)

  6. Qualquer extensão serve, Demétrio.

  7. Excelente, Clara! Parabéns!!!

    Antonio Passos

  8. Hehe gostei da idéia!

    Eu sou “busólogo”, então nada mais natural do que um ônibus. Vou deixar por um bom tempo no meu site:

    http://www.explorando.viamep.com/404xqirhwerh

  9. Um exemplo nacional é o Superdownloads (http://superdownloads.uol.com.br/contato)

  10. Oi Clara, parabéns pelo texto, muito bom.

    Já vou começar a mudar todas as páginas de erro do meu site, vai dá um bocado de trabalho, mas com certeza vou sentir os resultados em breve. Por agora, vou somente redirecionar para a página principal até providenciarmos uma página legal.

    Mais uma vez, obrigado pela dica.

    PS: Adoro esse blog, de verdade, 🙂

  11. Muito bom o exemplo do superdownloads com o Chuck Norris! rsrs
    Belo achado Tiago!

  12. Lembrando que o Internet Explorer só exibe páginas de erro personalisadas com tamanho superior a 512 bytes. Abaixo disso, exibe sua própria página, ignorando a página disponível no servidor!

  13. Fiz um novo site e retirei as páginas antigas, porém as mesmas ainda estão indexadas no Google e todas caem na página de erro “404.php”. Minha pergunta é: Se as páginas não estão mais no servidor e estão caindo na página de erro, em quanto tempo o Google vai tirar essas páginas do seu banco de dados?

    Obrigado !

  14. Bom Demetrios, essa pergunta você é quem vai ter que responder pra gente quando o Google começar a desindexar essas páginas…
    Mas você pode dar uma força pra ele utilizando aquela ferramenta de remoçao de URL do webmasters tools.

    Abraço!

  15. Muito bom o artigo! Meu blog teve problemas com o bd e eu perdi muita coisa… e tenho centenas de páginas indexadas que estão dando 404.

    Está sendo uma ardua tarefa recuperar as mais importantes.

    e O meu 404 é melhor que esses ai de cima http://www.bizarriceslol.com/eerro404

    rs

  16. Caros, hoje em dia é comum ver usuários utilizando o recurso de error 404 do server para gerar urls amigáveis!
    Acho interessante o método, mas não me sinto confortável para utilizar o mesmo!

    A dúvida é a seguinte.
    Se utilizamos o Redirect 301 e manipulamos o header para informar para o Google que a url foi movida, significa que ao utilizarmos o error 404 para gerar urls amigáveis todas a urls que são acessadas estão informando para o google que aquela página não existe?
    Como falei, acho interessante o método mas não sei se é viável pois uma vez que desviamos o fluxo do IIS ou Apache para uma página customizada antes de chegar na mesma o servidor se encarregou de informar ao google que a página não existe!

    • Não entendi essa mistura de 404 com 301.

  17. Então Frank, você já ouviu falar de Urls amigáveis em asp 3.0 com error 404?
    Na verdade é um método utilizado por alguns profissionais quando não existe o rewrite instalado no IIS.

    É mais o menos assim.

    O IIS é configurado para chamar um arquivo .asp quando não encontrar a URL solicitada.
    Quanto a Url é acessada o fluxo da página é desviado para este arquivo que esta configurado como página de erro 404 do servidor (ex. trataErro404.asp)
    Essa página verifica a origem do seu acesso pegando a querystring desmembrando as palavras da mesma para chegar ao conteúdo solicitado.

    Ex: http://www.sitedofulano.com.br/noticias/brasil_na_copa
    QueryString = noticias/brasil_na_copa
    Onde noticias representa a categoria da notícia e brasil_na_copa o post.

    Enfim, todo o conteúdo do site passa por esse tratamento.

    É um método alternativo que funciona. Eu particularmente não gosto muito, mas tenho que implementar um sistema de Urls amigáveis em um portal que esta em asp clássico e não tenho a disposição o componente apropriado para isso (rewrite)

    A minha questão é a seguinte.
    Como os motores de busca vão interpretar este tratamento? Posso ser prejudicado pelo fato do fluxo de todas as páginas serem desviada através do error 404 para esse arquivo que vai tratar as urls?

    Na minha concepção sim, uma vez que o fluxo é desviado através de um recurso que retorna um header informando que a página solicitada não existe.
    De qualquer forma gostaria de confirmar.

    Valeu pela atenção.
    Abs
    David Coca

    • Pelo que entendi, toda URL do site é redirecionada para um arquivo que sempre retorna 404 para quem solicitou a página? Péssimo. Não vai funcionar bem com indexação e SEO.

      Se entendi errado, aguardo nova explicação!

      • Exatamente Frank, todo o acesso é redirecionado pelo servidor para este arquivo que vai retornar um header 404, mas vai devolver o conteúdo solicitado.
        Valeu pela força!
        abs

  18. Mas afinal, quais os procedimentos para acessar a página do Erro 404 e fazer as modificações?

    • Você precisa criar um arquivo que seja apresentado quando um visitante solicitar uma URL que não existe.

      Crie livremente uma página HTML para ser a página de erro 404 e configure o servidor para exibir esta página quando uma página que não existe for requisitada no servidor.

      • Obrigado Frank!

        Agora vou descobrir como configurar o servidor.
        Estou aprendendo ainda.

  19. Galera to com uma dúvida grande em relação a erros 404.
    Utilizo o wordpress resolvi que ao invés de mostrar uma página de erro somente para o meu usuário eu iria ajudá-lo a se encontrar, então eu quebro a URL que ele tentou acessar e efetuo uma busca em meu site, assim eu mostro informações relevantes ao usuário, e caso a busca não retorne nada eu o redireciono para a index.
    Porém eu fiz ao fazer esa página de search, achei justo colocar o no inicio do meu php, e logo abaixo mostrei o resultado.

    Agora vem a dúvida, como o oraculo (Google) vai entender isso? Eu posso mostrar um 404 com resultado de busca?!

    • Fala Bruno, postei algo semelhante neste mesmo post.
      Quando o arquivo não existe o servidor retorna um header da requisição informando o HTTP Error.
      Por mais que uma página seja apresentada a resposta retornada é Error 404.
      Não entendo nada de servidores, mas acredito que neste caso o conteúdo vai ser exibido mas não indexado.

      ABS

      • Então David, foi isso mesmo que imaginei ao tratar minha 404 dessa forma! Não preciso que o google indexe ela, muito pelo contrário! =D
        Bom, se pode fico mais tranquilo!

        Muito obrigado 😉

  20. Ótimo post! Gostaria de tirar uma dúvida. No caso de um site de classificados em que os anúncios criados são desativados após 90 dias, isso pode prejudicar no seo por gerar muito 404?

    Por exemplo: Quando um usuário publica um novo anúncio, uma nova página é gerada, e essa página acaba recebendo links externos também, passado um período a página expira e é excluída gerando um código 404? Poderia falar algo a respeito?

    Grande abraço.

    • Sim, é prejudicial que um site tenha muito erro 404 e que o Google frequentemente encontre esses erros. Se você analisar pela ótica do Google, “para que visitar um site que só retorna 404, uma vez que 404 não ajuda o usuário?”

      Existem 2 saídas para o seu caso: redirecionar (301) a página do anúncio expirado para a categoria a qual ele pertence; manter a página ativa (retornando 200), mas informar o usuário de que o anúncio expirou e oferecer a ele alternativas (outros anúncios, campo de busca, etc.)

  21. Frank, muito obrigado pela resposta. Você sugeriu redirecionar para a categoria correspondente porém só consegui no momento uma alternativa para redirecionar (301) as páginas 404 para a homepage.

    No caso do meu site de classificados, em termos de SEO, redirecionar todas as páginas 404 para a home pode ser benéfico?

    Grande abraço.

    • Vou somar SEO + Experiência do Usuário para responder essa…

      No seu caso, um site de classificados, eu não acho válido redirecionar 404 para a página inicial. Imagino que a página inicial tenha anúncios e informações de categorias/anúncios principais (talvez não tenha de todos). Se uma pessoa tenta acessar uma página de um determinado assunto e vai parar na página inicial, que trata de todos (ou quase todos) assuntos, ela terá que recomeçar a busca pela informação.

      Se ela é redirecionada para a categoria relacionada, a pessoa encontra diversas informações relacionadas, é menos pior. Se ela chega no anúncio expirado (retorno 200, e não 404), tem a informação de que o anúncio está expirado e recebe outras opções similares, também temos uma situação onde a experiência do usuário é melhor do que o redirecionamento para a página inicial, além de “manter os benefícios de SEO.”

      • Valeu Frank! Obrigado! Redirecionei para uma página mais específica aonde o usuário poderá encontrar com mais facilidade assuntos relacionados com a pesquisa do anúncio expirado. Com o tempo serão milhares de redirecionamentos e penso ser arriscado redirecionar para o index, e como você disse a experiência do usuário fica comprometida.

        De qualquer forma espero que seja melhor do que retornar 404.

        Abraço.

  22. de verdade perdi muito meu tempo buscando aprender dicas legais em outros sites…agora estou no lugar certo parabéns!!! e que alivio…rsss

  23. Quando o erro é acesso negado cod 403 o que fazer?

  24. Ótima dica, vivendo e aprendendo, valeu.

  25. meu site aparece o erro “#”
    o que pode ser

    • gente vim explicar esse problema e um bloqueio dos provedores de internet

      que fornece a internet para você acessar no conforto da sua casa e um código criado em HTML

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?