SEO

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Por Frank Marcel

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Frank Marcel

Uma das grandes dúvidas de quem está começando no mundo digital ou lançando o seu primeiro site, é exatamente sobre o funcionamento dos mecanismos de busca. O objetivo da grande maioria é aparecer nos primeiros resultados de pesquisas, mas nem todos sabem como fazer o Google encontrar o seu site.

Os algoritmos da plataforma vão se atualizando, mas existem alguns métodos que ajudam sua página a ter um bom rankeamento. Além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e à marca.

Acompanhe neste artigo, mais informações sobre:

  • o que fazer quando seu site não aparece no Google;
  • 13 dicas de como fazer o Google encontrar o seu site.

Meu site não aparece no Google! O que fazer?

Se você chegou até aqui porque acredita que o seu site não aparece no Google e está desesperado por conta disso, fique tranquilo(a), pois neste artigo lhe mostraremos diversas opções para que o seu conteúdo seja encontrado no maior buscador do mundo.

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre não encontrar seu site nas primeiras posições dos resultados de pesquisa e o seu site não aparecer de fato no Google. A primeira opção está relacionada à classificação orgânica que o buscador faz, exibindo em ordem de prioridade, os resultados que ele acredita que são os melhores conteúdos e páginas para a pesquisa realizada. Já a segunda hipótese, a de um site não aparecer em nenhuma colocação para alguma busca, pode indicar ou problema no site ou alguma penalização por parte do Google.

Para fazer com o que o seu site apareça no Google, confira nossas dicas abaixo!

Como fazer o Google encontrar o seu site? Confira 13 dicas!

Quer saber como fazer para o Google encontrar o seu site? Veja quais são os diferentes caminhos para fazer o seu site aparecer no Google de forma orgânica:

  • cadastre o sitemap.xml no Google Search Console;
  • solicite a indexação;
  • fortaleça seus links;
  • divulgue o link dos seus sites nas redes sociais;
  • tenha um código limpo;
  • preze pela rapidez do seu site;
  • crie conteúdos estratégicos e de valor;
  • mantenha seu site atualizado;
  • defina a canonical tag;
  • faça linkagem interna.

Essas ações vão contribuir para um bom posicionamento orgânico do seu site. Entenda cada um destes tópicos a seguir:

1. Cadastre o sitemap.xml no Google Search Console

O Google tem o seu modelo preferido e mais indicado de todos para indexar sites, o cadastro do sitemap.xml no Google Search Console (GSC).

Google Search Console

Embora esse seja o modelo mais conhecido e indicado, é impressionante a quantidade de sites que ainda não usou o método, seja por não ter um Sitemap XML, ou por ter, mas não fazer o cadastro no GSC.

Esta é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois você entrega de forma organizada todas as páginas do site (ou quase todas, listando pelo menos as mais importantes).

Apesar do Sitemap XML ser o mais indicado, o Google aceita outros formatos, como um simples arquivo de texto (sitemap.txt), com uma lista de URLs do seu site, uma por linha. Simples assim. Basta enviar este arquivo também pelo Search Console. Não tem desculpa para não ter um sitemap por lá.

Se ainda assim você quiser um Sitemap XML, você pode usar uma ferramenta como o WriteMaps para isso. Na Academia de Marketing Digital, no módulo de SEO, temos uma aula explicando como usar a ferramenta que, entre outros recursos, gera um sitemap.xml a partir da arquitetura de site que você construir.

2. Solicite a indexação

Antigamente, o GSC tinha a opção de rastrear como o Google. Agora, ele não conta mais com essa opção e quando você quer que uma URL seja indexada mais rapidamente, é preciso ir no GSC e clicar em ‘Inspeção de URL’ e colocar a URL na caixa de busca que vai ficar destacada. Após inserir a URL lá e buscar, você pode ver se a página está indexada ou não. Se não tiver, pode solicitar a indexação.

como fazer para o Google encontrar o seu site

 

Estes métodos servem, não só para um site ser descoberto, mas também para que suas páginas mais profundas, ou seja, mais distantes (em número de cliques) da página inicial serem descobertas. Infelizmente, não há garantia de que cada página listada seja indexada, mas certamente é uma grande oportunidade que está na sua mão.

3. Fortaleça seus links

Para o Google encontrar o seu site, ele vai precisar de um link que leve o Googlebot até o site ou página específica. Como o Google também usa links de outros sites para encontrar novas páginas, você pode comentar em blogs ou fóruns populares (independentemente do uso de nofollow nesses sites) e usar o endereço do seu site como assinatura.

Porém, algo que é IMPORTANTE e não deve ser esquecido: caso você escolha utilizar este caminho, não exagere, não abuse de texto âncora e não entre em esquemas de troca de links.

Tudo o que você precisa é apenas um link. Tem um site que você gosta, acompanha e tem um comentário valioso para adicionar ao conteúdo? Ótimo, use um comentário neste site e pronto. Você não precisa e não deve exagerar, comentando bastante neste e em outros sites e blogs.

4. Divulgue o link dos seus sites nas redes sociais

Além da pesquisa do Google, utilize outros canais para ajudar o buscador a ver seu site como referência. Você pode se apoiar em redes sociais como o Twitter, YouTube ou outras que não ofereçam bloqueio ao rastreamento do Google.

O bônus destes métodos alternativos é que o seu site pode já alcançar o público de forma direta e receber visitas de outros canais, enquanto o Google vai lendo o Sitemap e navegando pelo site para encontrar as páginas, classificar e passar a exibir nos resultados de busca.

5. Tenha um código limpo

O rastreamento e a indexação do seu site pode se tornar mais fácil se o backend do seu site estiver “limpo”, em outras palavras, se estiver organizado e se garantir que tenha o código W3C (World Wide Web Consortium) compatível, um padrão para a criação de conteúdos estruturais. Nunca inche o seu código. Certifique-se de que o conteúdo do seu site está dentro de uma boa estrutura HTML.

6. Preze pela rapidez do seu site

O que você pode fazer para tornar seu site ainda mais ágil? Faça uma revisão das imagens, se puder diminuí-las, o faça. Além disso, verifique se existem plugins ou outras aplicações que estão deixando as páginas mais pesadas. Uma dica valiosa, é passar o seu site no PageSpeed Insights, para obter ideias do que pode ser otimizado.

Google Page Speed

Faça as correções e, com isso, vai ajudar os robôs do Google a fazerem uma leitura muito mais ágil e eficaz, como também vai priorizar a boa experiência dos usuários — o que vai elevar a sua nota de qualidade.

7. Crie conteúdos estratégicos e de valor

Desenvolva conteúdos de qualidade, que cumpram seus objetivos, que ajudem a atingir suas metas de fazer seu site aparecer no Google e obter melhores resultados. Para isso, você não só precisa criar artigos para o blog e textos de apoio para o site com base em uma pesquisa de palavras-chave, como também precisa ter atenção aos detalhes para oferecer algo de valor para o público-alvo.

Pergunte-se sempre se os seus conteúdos estão alinhados à persona da sua marca, ou seja, se são úteis para quem visita seu site.

8. Mantenha seu site atualizado

Além de tudo o que você já aprendeu por aqui, preciso lembrar que se a sua dúvida é como fazer o Google encontrar o seu site, um dos principais segredos é mantê-lo atualizado.

Tenha o cuidado de:

  • conferir as páginas;
  • fazer testes;
  • analisar se há links quebrados;
  • entre outras possíveis situações que podem prejudicar a experiência dos usuários.

Isso vai ajudar a manter o seu padrão de qualidade elevado.

9. Defina a Canonical Tags

A canonical tag é uma das formas de conseguir a indexação correta dos sites, pois elas definem quando é um conteúdo duplicado ou original. E um alerta: duplicação de páginas pode gerar punição e perda de rankeamento. Portanto, configurar a canonical tag é uma maneira simples de evitar esse problema.

10. Faça linkagem interna

Outra forma de como fazer o Google encontrar o seu site é caprichando na linkagem interna. Isso não significa que você deva repetir várias vezes o link da sua home page em uma mesma página ou artigo, e nem linkar “qualquer coisa”.

As URLs devem ser adicionadas com uma estratégia e fazer sentido com o conteúdo que está sendo exibido. Além de artigos de Blog, é possível linkar para:

  • páginas de categorias;
  • subcategorias;
  • produtos e serviços;
  • materiais ricos;
  • etc.

Esses backlinks internos precisam ser de qualidade e ter uma boa ancoragem do link. Isso é imprescindível para aumentar o tempo e a quantidade de páginas que o leitor visita em uma sessão do seu site. Consequentemente, isso ajuda a gerar mais conversões e vendas.

11. Coloque a descrição das imagens

Ao inserir imagens em seu site, seja como destaque de uma publicação ou ao longo do texto, esses arquivo precisam conter as seguintes informações:
título da imagem: palavras separadas por traços (-) que identifiquem o que a foto apresenta;
texto alternativo: descrição do que a imagem traz, pode ser o mesmo do conteúdo acima.

É importante que em ambos os títulos contenham a palavra-chave do artigo, para que assim o Google encontre o seu site. Além disso, essa é uma importante ferramenta de acessibilidade, portanto descreva as fotos de forma clara para que o buscador possa identificar o conteúdo dela.

12. Linkagem de texto âncora

Inserir links internos é fundamental para direcionar os leitores para as suas páginas. Tenha cuidado ao direcionar para sites externos, pois você deve evitar essa prática para links que não tenham autoridade e que sejam seguros.

Porém, ao direcionar para os seus próprios links internos, você não terá esse tipo de problema e ainda vai favorecer o ranqueamento das páginas que está linkando. Para isso, o texto âncora deve ser elaborado e fazer sentido. Veja no exemplo abaixo:

ao invés de linkar um artigo escrevendo: “Para saber mais, clique aqui…”
opte por utilizar o texto âncora adequado: “Leia mais sobre Inbound Marketing e conheça os benefícios de implementar essa estratégia…”.

No exemplo acima, utilizamos um link da página de serviços da Mestre, que fala sobre um determinado tema, mas aplique essa técnica nos seus textos voltado para o tema da sua área, ou o nicho que estiver abordando.

Mas a dica principal é: evite linkar em termos irrelevantes como “clique aqui”, “no site”, e derivados disso. Faça as linkagens em termos que possam ser palavras-chave, que identificam o conteúdo que está naquele link.

que sejam direcionados para páginas internas do seu site, não só para sites externos. Procure identificar áreas em seu site que possam ser linkadas para páginas com informações mais completas para o usuário.

13. Cadastre-se no Google Meu Negócio

Criar uma página no Google Meu Negócio é mais uma maneira de como fazer o Google encontrar o seu site. Essa ferramenta gratuita do buscador permite que você coloque informações muito relevantes sobre a sua empresa, facilitando com que o público encontre a sua marca.

Cadastre informações como:

  • localização;
  • horário de funcionamento;
  • site;
  • imagens;
  • canais e contatos (e-mail, telefone, etc);
  • comentários;
  • avaliações de clientes.

Gostou das dicas? Agora é com você! Siga as orientações, coopere com a busca dos robôs do Google e torne seu site melhor rankeado. Continue conferindo os conteúdos do blog e aproveite para aprender na prática com o Ricotta a Como Indexar Seu Site no Google!

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Comentários
  1. Avatar

    Frank,
    Muito bom o post. Este blog caiu como uma luva para mim.
    Esta tag nofollow que você citou, como se aplica isso? Existe algum post sobre ela?

    Um abraço

  2. Avatar

    “…criar perfil em sites como o Twitter, ou quem sabe o Orkut, também pode contribuir com um caminho para o Googlebot chegar ao seu site.”

    Mas os links no Twitter não usam rel=”nofollow” ?

  3. Avatar

    Muito esclarecedor, mas o lance do “nofollow” não ficou bem claro…

    Abraços! Keep the good work…

  4. Avatar

    Depois de muito apanhar percebi que realmente o meio mais seguro de comseguir indexar meu blog nas buscas é através do sitemap. Não vou dizer que é fácil, ainda mais para as pessoas que não tem muito conhecimento em CSS ou HTML, como eu, mas com muita pesquisa e testes a gente consegue fazer funcionar. Parabéns pelo post.

  5. Avatar

    @Daniel Palmério: aqui na mestre SEO temos um artigo sobre o atributo nofollow sim:
    Estratégias Nofollow
    Ele vai esclarecer o atributo pra você. Depois você volta aqui e comenta mais um pouco ou tira dúvidas, ok? Abraços!

    @Guga: usam sim, mas o Google segue link nofollow para indexaçao/descoberta de novas páginas. O nofollow somente nao passa peso para a página de destino.

    @Diogo: acho que a minha resposta para o Guga, esclarece o nofollow, nao? Se nao, mande a sua dúvida! =)

    Valeu pelos comments pessoal!

  6. Avatar

    Muito boa esta dica !

  7. Avatar

    E aí Tiago! Com certeza pra indexar, enviar o sitemap.xml para o Google é a melhor opção.

  8. Avatar

    Realmente Frank, os exemplos citados são básicos, porém essenciais. Uma boa divulgação dos links na mídia social ajuda bastante também.

    Parabéns pelo post.

  9. Avatar

    Opa..o blog ajudou um pouco..mais ainda assim naoconsegui indexar meu site no google…=/

    aqueles robots.txt q jah ouvi varias pessoas falarem, tem alguma coisa a ver com isso?

  10. Avatar

    Fernando, o robots.txt influencia na indexação do site sim, mas não parece ser o seu caso.

    Se o seu blog for muito novo, basta seguir as dicas do post e aguardar um pouco mais.

  11. Avatar

    Parabéns pelo post, muito informativo.

  12. Avatar

    Outro dia li em outro blog que comentários com links em blogs tem pouca importância para o Pagerank, mas parece que não é bem assim, pois comentários em blogs são ótimos para divulgação, desde que, como já foi dito, esses comentários sejam relevantes.

    Muito importante este post!

  13. Avatar

    Post muito bom.
    Na minha opinião, e pela minha experiência pessoal, cada vez mais os métodos alternativos em combinação com o sitemap.xml é a melhor combinação.

  14. Avatar

    @Evandro: para ganho de PageRank, comentários não costumam ajudar, pois a maioria dos blogs usa nofollow nos links de comentário. Mas como divulgação funciona sim, mas tem que “saber” comentar. Se você contribuir para o post melhor, senão, vai ser só spam. Daí não vale a pena…

    @Joao: O sitemap.xml é a melhor forma sim, quando enviado para Search Engines.

  15. Avatar

    Fiz tudo certo para adicionar meu site ao google porém a descrição dele fica estranha assim:

    …”

    como faço para não aparecer o código como descrição? isso só acontece na home inclusive!

  16. Avatar

    vish não apareceu como fica mas aparece o código fonte do blog na descrição.

  17. Avatar

    Olha Caio, o Google procura mostrar a melhor description em relação ao termo de busca usado na pesquisa, ou seja, para uma mesma página, diferentes snippets podem ser exibidas, mesmo com uma meta description bem definida.

    Mas, o Google não é perfeito e alguns bugs assim podem ocorrer. É questão de otimizar o seu post para o termo buscado para que o Google mostre uma snippet mais interessante para o usuário.

  18. Avatar

    Oi Caio, o google não muda o cache do meu site a quase 1 mês ? isso é norma ? não achei nenhum artigo aqui no mestre seo e nem em lugar nenhum falando de mudanças de cache. Se poder, me indica um artigo ou me explica pq isso ocorre. Obrigado!!

  19. Avatar

    Guilherme, seu site pode estar punido, verifique o Google Webmasters Tools.

    A “taxa de cacheamento” varia de site para site, varia com a frequência de atualização do site.

  20. Avatar

    Só não consigo entender porque só artigos da categoria (concurso)sendo 90% do blog quando só indexa a HOME do blog, quando o internauta chega não encontra o artigo a menos que volte inúmeras páginas. Ex:
    A pesquisa “imam concursos” na 2ª página do google
    A pesquisa “www.iberg.org.br” na 2ª pagina do google
    A pesquisa “www.fumarc.org.br” na 1ª pagina google
    Pesquisa “http://www.upenet.com.br/” 1ª pagina google
    Pesquisa “upenet pm 2009” 1ª pagina e assim por diante. O google manda pra home e não pro artiho

    • Avatar

      Olá Ricardo. Se o seu conteúdo for duplicado, ele vai acabar não listando mesmo entre os resultados.

      Outro detalhe é que as categorias no WordPress são proibidas de serem indexadas por padrão com a meta robots setada para “noindex, follow” – não indexe e siga os links.

      Você pode mudar essa opção e ter as categorias indexadas. Mas dependendo de como você trabalha artigos e categorias, isso pode gerar conteúdo duplicado dentro do próprio site.

      Abraços!

      • Avatar

        bom dia,
        frank

        gostaria de falar com vc sobre otimização

        • Avatar

          Para contato comercial, pode usar o formulário de contato do site.

          Para debates de estratégias e conceitos, use os comentários, fórum ou Q&A (para assinantes).

          Aguardo.

  21. Avatar

    Valeu pelas dicas, coloquei algumas em prática.
    Agora é só esperar para ver o que acontece.

  22. Avatar

    Oi Frank

    Criei há pouco tempo meu blog : http://www.dicaseviagensdacarol.blogspot.com/
    Acontece que já tentei de todas as formas incluí-lo nas buscas do google e agora parece que ele já aparece lá mas, se eu procurar por algum assunto que esteja dentro de alguma página do meu blog, este não aparece! Por exemplo: se eu procurar no google sobre uma determinada loja que eu tenha comentado no blog,o mesmo não aparece no google. O que faço para verificar o que está errado?
    Obrigada!

    • Avatar

      Carol, eu já tive um blog no Blogspot e tentei diversos esforços diferentes para que ele fosse indexado corretamente no Google.com.br, pois no Google.com, estava tudo certo.

      No fim, me pareceu que apenas o tempo passou e o blog acabou indexando.

      Continue o seu trabalho, continue ganhando links, configure o Google Webmasters Tools corretamente e logo o Google vai indexar o blog corretamente.

      • Avatar

        Oi Frank,

        Observei que o google incluiu o meu blog nas pesquisas mas quando busco por posts mais recentes ele não acha! Ele só “arquivou” os meus posts mais antigos nas pesquisas. Tenho que sempre incluir os links de posts recentes no google? Como faço?Em relação ao Google Webmasters Tools, o que preciso configurar?
        Obrigada mais uma vez!
        E parabéns pelo seu site!Ele é completo e vou indicá-lo a todos os meus amigos!

        • Avatar

          Carol, no meu blog pessoal (frankmarcel.com) eu escrevi um artigo sobre como colocar o Blogspot no Google Webmasters Tools.

          O post está com o Webmasters Tools antigo, pois é um post antigo, mas o processo é muito semelhante ao novo GWT.

          Qualquer dúvida, comente por lá!
          Abraços.

  23. Avatar

    Ola Frank.

    tenho um site e dois dominios, um .COM e outro .COM.BR, sendo ingles e portugues respectivamente, como posso mostrar essa diferença para o google?
    O meu site.com.br esta bem classificado no google.com.br, porem meu site.com nao esta bem classificado, existe explicação para isso, como resolver?

    grato.

    • Avatar

      Oi Alexandre.

      Sendo o .com em inglês, ele não deve rankear no Google.com.br, então você está reclamando que ele não está bem classificado no Google.com, correto?

      Por lá, a concorrência é mais preparada e otimizada. Você estaria enfrentando uma concorrência diferente da encontrada no Brasil.

      Como resolver? Melhorando o site, conteúdo, links, otimização, etc., etc.

      • Avatar

        Prezado Frank, aproveitando esse comentário, gostaria de tirar uma dúvida: Tenho um site “.com” com conteúdo em português que redireciona para blog,dmarcy.com, o google está rankeando na 3a página em algumas palavras-chaves, eu também tenho o .com.br que também redireciona para o blog.dmarcy.com. Se eu começar a utlizar o dominio .com.br sem redirecionamento é provável que melhore a minha classificação na busca do google?

  24. Avatar

    Vlw Frank!

    Vc ja teve ou tem um site que funcione em mais de um idioma? como vc faz essa otimização?

    Sao sites diferentes?? ou so puxam as variaves de idioma?

    O meu se trata do mesmo site, identifico qual o dominio .com ou .com.br e carrego as informações nele.

    • Avatar

      Já trabalhei com site assim, Alexandre, e estou prestes a iniciar outro trabalho.

      As melhores soluções são: ter domínios independentes e direcioná-los à Search Engines com os respectivos idiomas; ou ter um domínio .com e direcionar as línguas em subdiretórios.

      Se você trabalhar com tradução automática, é muito provável que uma das línguas seja prejudicada. Não é uma boa idéia.

      Mas nada impede ter um gerenciador de conteúdo para tratar os diferentes idiomas.

      • Avatar

        Frank, mas tendo subdiretórios para cada idioma, o Pagerank não será diferente para cada uma?

        Ou seja, meu site tem um PR alto em português. Se eu criar o /english, por exemplo, estarei zerando o PR para esse diretório, não?

        Como solucionar isso?

        Abraço!

        • Avatar

          Não entendi a sua dúvida. Sempre que se cria um diretório novo ou página nova, ele/ela nasce com as métricas zeradas. Isso não é problema, é natural. A solução é otimização para ganhar qualidade.

  25. Avatar

    Olá Frank
    Gostaria de saber se existe alguma ferramenta ou programa que mostre em que página do google meu site se encontra quando eu digito uma determinada palavra chave? Pois aí eu tenho como controlar se o trabalho que estou fazendo está melhorando seu posicionamento no google, já que para cada palavra chave o site aparece em uma determinada página do google.
    Desde já agradeço

    • Avatar

      Rosana, a ferramenta Rank Tracker da Agência Mestre faz isso. Você precisa assinar o site e pode cadastrar suas palavras.

      Existem outras tools gratuitas, como a Free Monitor for Google ou a Rank Checker do SEOBook.

      • Avatar

        Obrigada
        Vou deixar nos meus favoritos. Vai ser importante para o trabalho que vou fazer.
        Abraços

  26. Avatar

    Olá Rosana,
    Existem várias ferramentas disponíveis para ver essa informação, mas este á muito interesssante e permite-lhe até ver os rankings em vários motores de busca (Yahoo, Bing, etc) para as keywords que você desejar:
    http://www.mikes-marketing-tools.com/ranking-reports/

    JR

    • Avatar

      Olá João Rodrigues,

      Valeu pela dica, vou experimentar.
      Obrigada,

      Rosana

  27. Avatar

    Legal,cara estava procurando por isso..
    Estudo na UNIFEI também,faço bacharelado em física e criei meu blog há poucos dias.
    Valew,Abraço

    • Avatar

      Boa sorte! (Com o blog e com a Unifei, principalmente! 😉 )

  28. Avatar

    Olá amigos! Eu aconpanho o mestre seo desde as primeiras pernas quebradas com blog!Afinal não é tão facíl assim fazer um site e conseguir bom posicionamento!
    Hoje em dia estou muito ciente de que fazer, como fazer, onde fazer,porque fazer, e como fazer!
    Mais estou desisperado!mais não sei bem, se poque estou muito ancioso que meu site de certo!
    Apliquei muitas coisas que aprendi,em meu site! personalisei os posts, testei com ferramentas!mais mesmo assim não consigo obter bom posionamento no google,e ainda tenho sérias dúvidas com keywords, oque está me faltando?mais personalização, ou mais tempo de casa?pois meu site é bem recente, menos de três meses…e ainda não espalhei em muitas midias sociais isso ajudaria?

    Agradeço a atenção de vocês!Muito obrigado!

    • Avatar

      Trabalho, perseverança e paciência. É bem difícil conseguir as coisas da noite para o dia. Continue com um bom trabalho e os resultados aparecem.

  29. Avatar

    Olá Frank,

    Tenho uma dúvida complementar a do Fernando: Quando eu faço a otimização do site para determinada palavra chave, essa otimização ajuda no posicionamento do site quanto as outras palavras chaves também, ou para cada uma preciso fazer todo o trabalho novamente?

    • Avatar

      O Google utiliza-se de diversos fatores para determinar a qualidade/relevância de um site, bem como de uma página, para que seja determinado seu posicionamento quando é feito uma busca por um termo. Acontece que a própria relevância do domínio favorece o rankings de uma simples página desse domínio.

      A relevância do domínio se altera, não somente com links e conteúdo de sua página inicial, mas links e conteúdo de todas suas páginas. Logo, ao ser adicionado mais conteúdo ao site, realizada a otimização deste conteúdo, todo o site tem a ganhar com ele.

      Entendeu a lógica do processo?

  30. Avatar

    muito bom!! XD

  31. Avatar

    Me tira uma dúvida? Os comentários em blogs não serve para aumentar o pagerank do site? Mais quanto mais links para o nosso site, mesmo sendo de comentários em blogs,melhor posicionado nosso site ficará, certo?

    • Avatar

      Francisco, não é bem assim que funciona. Alguns links podem não ajudar, quando eles tem o atributo rel=”nofollow”

      Normalmente os comentários em blogs utilizam esse atributo.

  32. Avatar

    olá frank Marcel
    tudo bom?
    Tenho um blogspot e no momento ainda estou resolvendo coisas e não possuo tempo para reedita-lo e trabalha-lo numa ferramenta util e interativa, apenas entro posto algumas coisas somente para movimenta-lo, aguardando uma oportunidade para remodela-lo diante de quaisquer nescessidades que possa fazer algum dia.
    mas a minha pergunta é a seguinte: Normalmente estou em reuniões e lugares (até mesmo onibus) e circunstancias aonde não tenho nenhum papel ou caneta) e pessoas perguntam meu telefone email etc (essas coisas) ou eu mesmo não posso no momento fornece-las por qualquer dificuldade (pressa como a ultima do onibus). Nisto lhe pergunto como posso indexar o nome que desejo (facil no google para busca e acesso direto quer imagem ou web ou video para a pessoa encontrar-me virtualmente por um email ou contato?

    • Avatar

      Pergunte a elas:
      – Você tem twitter? Facebook? Orkut?

      Ao invés de esperar que elas o procurem, você as procura. No mais, você precisa desenvolver SEO visando ranking nas keywords com as quais você deseja ser encontrado. Para isso é necessário um pouco de dedicação.

      Uma maneira um pouco mais irreverente seria utilizar um domínio específico, longo, fácil de lembrar e cujo nome não apresente concorrência, por exemplo, meencontranogoogle.com.br. Com um mínimo de esforço, você consegue colocar este domínio na primeira posição para a busca “me encontra no google”, aí basta dizer as pessoas: “visita o meu site, é só ir no google e digitar ‘me encontra no google’ e eu sou a primeira posição.”

      Ou algum outro domínio nesse sentido que se enquadre ao seu caso.

  33. Avatar

    Olá, Frank,

    Muito boa essa explicação.
    Gostaria de saber como eu faço para identificar quantas páginas eu tenho indexadas no Google e quantos links.

    É que fazendo site:www.omeudominio.com e link:www.omeudominio.com já não temos a contabilização do Google. Como contorno isso sem ter de recorrer à webmasters tool?

    Desde já agradeço.

    • Avatar

      Oi mia! As Google Webmasters Tools são fundamentais. Por que você não quer recorrer a elas?

      Para traçar backlinks você pode utilizar o Yahoo Site Explorer, a Open Site Explorer ou a Majestic SEO. Acho que são as mais interessantes.

      Para páginas indexadas, você precisa ser assinante e ler o artigo Quantas páginas do meu site o Google conhece?

      Neste artigo, eu levanto considerações sobre o site:, o sitemap.xml e o Google Analytics. O fundamental não é escolher um ou outro, mas complementar informações.

  34. Avatar

    Olá, fizemos alterações nos URLs do Portal, de não amigáveis para amigáveis, mas não fizemos o redirecionamento 301.
    Penso que cometemos um erro, pedimos a remoção dos links não amigáveis para o Google, depois fizemos outro XML, pedimos reconsideração conforme regra neste caso.
    Até agora o Google não reindexou o nosso portal.
    Minha pergunta é, será que o Google bloqueou o domínio?
    Porque será o Google não aceitou a reconsideração ?

    Essa alteração nas URLs foi no mês 06/2010.. Conheço o procedimento para indexação, quando fazemos dos nossos clientes em geral o Google chega a indexar em dias ou semanas, normalmente.
    A “reconsideração” solicitamos quando enviamos outro sitemap, explicando o motivo do novo envio..
    Sobre a duplicidade de conteúdo (www. ou sem www vamos arrumar) foi revisado, e de alguma maneira que ainda não vimos o motivo aparaceu outro sitemap sem o www na ferramenta de webmaster, estamos avaliando as situações.
    Minha duvida é saber se o Google restringiu o domínio.

    Grato.

    • Avatar

      Emerson, sempre que entra em pauta o assunto de remover URLs do Google, nós sempre falamos sobre a ferramenta que ele oferece e a recomendação é sempre a mesma: Não use em hipótese alguma. Mesmo se você estiver muito certo de que nunca vai querer resgatar a URL – como nessa troca de URLs que você citou.

      A princípio, essa ferramenta realmente mantém a URL fora do índice por muito tempo mesmo.

      O que você fez foi realmente algo bem diferente, solicitou a remoção de quase todo o site (imagino que somente não tenha sido pedida a remoção da página inicial..?). Talvez, sim, o Google possa ter entendido como uma declaração “não coloque meu site no seu índice” e como você solicitou a remoção de diversas URLs e o Google tem muito site para visitar, ele pode sim ter decidido não perder tempo em um site onde ele teve que remover todas URLs do índice.

      Apenas confirme que não existe nenhum problema no site, seja black hat, ou “erros” simples como a meta tag robots com valor noindex, ou alguma configuração no robots.txt.

      No mais, o que pode funcionar é realmente enviar sitemap.XML e desenvolver um trabalho de Link Buiding.

      • Avatar

        Olá Frank, trabalho na empresa MK8 Soluções de Internet, fiz o curso com vocês em novembro de 2010, inclusive abri esta questão com uma pergunta ao Ricotta sobre o portal Pólo Industrial, e ele me respondeu que acreditava na hipótese de que em aproximadamente 6 meses o domínio seria desbloqueado, porém em julho já fará um ano que o portal está bloqueado. Gostaria de saber se não existem outras técnicas ou formas de desbloqueio deste domínio, pois os procedimentos citados a cima já foram realizados, e até agora não obtivemos sucesso algum.

        Obrigado!

        • Avatar

          Olá Raphael. Eu mesmo respondi a sua pergunta por lá.

          Veja bem, quando você submete 1 única URL, ela é removida e realmente demoraria muito tempo, como os 6 meses que você citou, além de muito trabalho.

          Você submeteu a remoção do site inteiro. O Google pode ter entendido que não valia a pena mais investir o tempo dele com seu website.

          Conforme eu respondi por lá também, é importante checar outros fatores como black hat ou falhas de programação – noindex, robots.txt e outros.

  35. Avatar

    Olá Frank,

    A Agência Mestre tem como resolver este problema? Se sim, gostaria de um Orçamento.

    Obrigado!

    • Avatar

      Vamos conversar! =)

      Te envio um email. Abraços.

  36. Avatar

    Parabens pelo post Realmente funciona em menos de uma semana meu site saiu de seus 300 links no google e agora já chega ao 8 mil links.

  37. Avatar

    Frank Marcel poderia dar uma olhada neste site pra mim, elaborei ele no WIX e hospedo com o hotel da web, logo o meu hospedeiro aponta o IP do meu site na WIX, não entendo muito de programação, só este básico mesmo, mas pelo que consta o googlebot passou pelo meu site no dia 30/08, e até agora nada, acha que posso fazer o que para conseguir um bom rankeamento e que ele passe mais regularmente ja que o site é feito todo em flash, mas no meu painel de controle da wix tenho a ferramenta de gerenciamento de Titulo, Descrição, key words, tendo todo o suporte SEO através deste painel de controle onde adciono e atualizo. Muito obrigado e parabéns pelo site.

    • Avatar

      Evandro, este artigo tem os passos que você pode realizar para fazer o Google encontrar o seu site. Apenas uma ressalva: site em Flash dificulta muito a vida do Google. Se você não tem o domínio da linguagem de programação e precisa de visitas orgânicas, talvez a melhor saída seja um novo site, em uma linguagem mais simples.

  38. Avatar

    boa tarde frank marcel, tudo bem!!!!!!!
    tenho um site hzuppa.webnode.com.br
    faço serviços em madeira tipo: restauração e revitalização.
    se eu entrar no google e digitar hzuppa.webnode.com.br, na hora aparece meu site.
    + se eu digitar tipo serviços em madeira, não encontra nada, entendeu?
    como faço para divulgar meu site no google com palavras chave tipo: serviços em madeira?
    se puder me ajudar, eu ficarei agradecido, pois sou novato na web.
    desde já muito obrigado
    abraços

    hércules

    • Avatar

      Olá Hercules. Se você fizer a busca no Google por site:hzuppa.webnode.com.br verá que ele conhece diversas páginas do seu site, cerca de 50.

      O que você quer fazer é justamente a essência do SEO. Recomendo que você leia nosso Tutorial de SEO e aplique tudo que for aprendendo a cada passo. Depois, revise e aplique tudo que oferecemos sobre Link Building. Para refinar e finalizar, você pode tornar-se um assinante Ouro da Agência Mestre e ter acesso ainda a ferramentas de SEO, além de muito mais conteúdo de alto nível para deixar a otimização do seu site perfeita.

      Já que é novo na área, comece pelo Tutorial de SEO, esclareça suas dúvidas e aplique o máximo que puder.
      Boa sorte!

  39. Avatar

    Boa noite, quero pedir a gentileza de esclarecer como fazer esse “método para o Google indexar um site sitemap.xml”. Eu sou leigo nesse assunto, mas tenho interesse de montar um forum, e acho que seria muito bom poder ser achado no Google.

    Atenciosamente,
    Gabriel Marmitt

  40. Avatar

    Frank , sou novo aqui no seu Blog, e gostaria de tirar uma duvida , para um site novo qual a melhor opção para o google achar vc ? E quando o site tem hospedagem grátis isso faz diferença ? Também ouvi falar sobre um sistema que vc usa e seu site fica no rank , vc paga por click , vc tem este conhecimento ? Se tiver por favor me passa link onde possa ter maior informação !!!

    De já agradeço a sua ajuda !

    • Avatar

      Albecy, a melhor opção é usar o Google Webmasters Tools e o sitemap.xml.
      O preço da hospedagem não é problema, a questão fica para o lado de se o site fica online o tempo todo, ou se a hospedagem tira sua prioridade porque você está no plano gratuito.

      Este sistema é chamado de Google AdWords.

  41. Avatar

    É mesmo!

    Levar um site/blog a fazer sucesso exige muito esforço e dedicação e não é tão fácil assim como alguns imaginam, entrei agora nessa estrada e pretendo fazer sucesso com meu site de receitas na net.

  42. Avatar

    Como posso adcionar meu SITE no google atraves do sitemap.xml?

    • Avatar

      Você deve ir ao Google Webmasters Tools, validar o seu website, criar o sitemap.xml e cadastrar o sitemap.xml no Google Webmasters Tools.

  43. Avatar

    Para eu divulgar meu blog no web master google tenho que pagar alguma coisa ou é gratis.

    OBRIGADO!

    • Avatar

      É gratuito, Edvaldo!

  44. Avatar

    Meu site sempre apareceu no google e bem classificado.

    Desde a semana passada deixou deaparecer. Mesmo copiando o título da notícia que escrevo (é um site de notícias) ou copiando parte do texto, não aparece nada.

    Estou começando a desesperar. Não mudei nada. Nem a forma de publicar nem instalei nenhum plugin no wordpress. Simplesmente meu site sumiu do google de um dia para o outro.

    Desesperante… Que se passará?

    • Avatar

      Se isso aconteceu por volta do dia 5/12 ou 13/12, você não está sozinho nessa mudança brusca e repentina. Muitas pessoas (e sites/ferramentas) apontaram bruscas mudanças de rankings próximas as duas datas. O Google, oficialmente, não afirmou ter feito nenhuma alteração de algoritmo ou coisa nesse sentido.

      O melhor a fazer nesse momento seria fazer uma dupla verificação de que o seu site esteja dentro das diretrizes do Google para webmasters e, principalmente, tomar cuidado com alterações grandes e/ou ousadas. Essa instabilidade de rankings ainda não foi explicada por ninguém. Acima de tudo, mantenha um trabalho correto, dentro das diretrizes do Google, e fuja de/corrija qualquer ponto que esteja fora da linha.

  45. Avatar

    Ola vc presta o servico de divulgacao? Nao tenho muito tempo para divulga-lo por conta propria.

  46. Avatar

    Frank, boa tarde! Comentando em vários blogs com a URL do site ajuda na pagehank do meu website? Ou seja, da mesma forma que estou fazendo nesse comentário. Isso é visto como ilegal pelo google?

  47. Avatar

    Ola frank, primeiramente parabens pelo post e pelo site, a minha duvida é a seguinte, tenho um site com conteudo social para encontrar crianças desaparecidas http://www.meufilhosumiu.com e ja existe alguns sites que direciona para o nosso, porem qndo coloco no google o recurso link:www.meufilhosumiu.com nao aparece nada, e meu pagrank é 0 vc pode me da uma dica sobre o que pode esta acontecendo?

  48. Avatar

    Olá Frank

    Eu gostava muito de cadastrar links em diretórios. Mas, pelo visto, essa prática não é mais recomendada. Contudo, tenho dúvida quanto aos links que estão cadastrados neles. Seria ideal tirá-los de lá?

    Da mesma forma os agregadores, que antes eram indicados, também não são mais.

    Enfim, parece que devemos alterar links cadastrados em diversos lugares.

    Creio que os comentários funcionam melhor, conforme você diz.

    Mas, colocar outros links dentro do comentário, como aqui é permitido, não indica spam?

    Muito obrigado pelas dicas.

  49. Avatar

    Venho acompanhando seu site a algum tempo e sempre tem me esclarecido algumas dúvidas em relação à blog’s!!!

  50. Avatar

    Uma estratégia que tenho usado também para meus sites serem achado no Google, é incluindo as palavras-chaves no título e na descrição direcionado ao público-alvo que quero atingir são as publicações em Classificados Online e Grátis.

    Publico anuncios em dezenas para gerar o máximo de Backlinks para minhas paginas.
    Cheguei a posicionar um Site meu na Primeira Pagina entre as 4 posições do Google.

    • Avatar

      Ronaldo, talvez você possa me ajudar, O que ocorre é que inicialmente o site foi feito por outra pessoa e essa pessoa cadastro no google a palavra chave “bikesan” tudo junto, só que o correto é Bike San, o site foi todo refeito só que no google só aparece se digital “bikesan” tudo junto, como posso corrigir isso ??

  51. Avatar

    Ola Frank,
    Quais foruns eu poderia adquirir links para meu site?

    obrigada marina

  52. Avatar

    O que ocorre é que inicialmente o site foi feito por outra pessoa e essa pessoa cadastro no google a palavra chave “bikesan” tudo junto, só que o correto é Bike San, o site foi todo refeito só que no google só aparece se digital “bikesan” tudo junto, como posso corrigir isso ??

  53. Avatar

    Parabéns pelo post, essas dicas são muito valiosas e esclarecedoras.

  54. Avatar

    Muito bom o seu artigo. Estou aprendendo e aplicando. Sucesso e obrigado!

  55. Avatar

    Belo post meu camarada!

  56. Avatar

    O post é muito bom, a pouco tempo eu migrei para wordpress pensando em aumentar de todas as formas o rank, page view e consecutivamente mais money, mas cai do cavalo, por causa do problema de permalink que acabei por perder todas as visitas que agora estou recuperando bem aos poucos. Parabéns!

  57. Avatar

    Parabéns, muito bom!

  58. Avatar

    Criei um blog a alguns meses e não consigo encontra-lo nas pesquisas do google. Já fiz tudo o que está descrito neste artigo mas até agora nada. Irei esperar mais um pouco pra ver se muda alguma coisa. Também não consigo encontrar nenhum dos meus artigos na pesquisa do google.

    • Avatar

      Funcionou?

  59. Avatar

    Boa tarde, Frank,

    Tenho um site no WIX e lá podemos configurar algumas coisas de SEO, porém, acho que não é o bastante. Se eu fosse contratar uma empresa para colocar meu site na primeira página, isso seria possível, tendo me vista que ele é desenvolvido no WIX?

    Meu site é o http://www.dibrsites.com.br e fazemos sites para pequenas e médias empresas, porém, já fomos contratados por um empresa de consultoria e agora eles querem contratar uma empresa para fazer o SEO do site deles. Seria possível?

    Obrigado

  60. Avatar

    Estou fazendo o SEO da página http://www.bemviversaude.com.br estou com uma dúvida… Se eu postar o link do site em vários blogs não corro o risco de sofrer alguma punição ?

  61. Avatar

    Excelente ajuda este artigo, muito obrigado.

  62. Avatar

    Coloborou conosco, obrigado

  63. Avatar

    Parabéns pelo post. Ótimas dicas.

  64. Avatar

    Esse é o pulo do gato! Colocar o site na primeira pagina sem pagar para ninguém.

  65. Avatar

    e bom entrar no site sem que cobrem a ninguem.

  66. Avatar

    entra e massa

  67. Avatar

    Gostei da matéria

  68. Avatar

    excelente artigo adorei estou aprendendo muito sobre SEO aqui, vlw

  69. Avatar

    Parabéns excelente post,gostei muito de suas informações que é de mera importacia,para mim.

  70. Avatar

    Ótimo artigo, parabéns pelo conteúdo publicado.

    Muito bem detalhado a explicação, sucesso aos responsável pelo site.

    Um forte abraço;
    Emerson Brito.

  71. Avatar

    Boa noite
    Gostei muito da matéria, conteúdo eficiente.

  72. Avatar

    Muito interessante,,,, não sabia que sitemap pode ser TXT. Vou testar pois meu provedor ainda não consegue habilitar está opção.
    Obrigado..

  73. Avatar

    Muito Bom seu post me ajudou Muito Obrigado

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?