Como fazer o google encontrar o seu site

Uma das grandes dúvidas de quem está começando no mundo digital e apenas lançando o seu primeiro site é exatamente sobre o com o funcionamento do Google, e de ferramentas de busca em geral. A pergunta que sempre recebemos é “como fazer para o Google encontrar o meu site?.”

O fato é que existem várias maneiras. Alguns métodos simplesmente fazem o seu site ser encontrado, outros, além de permitir que o Google encontre o seu site, podem agregar valor ao domínio e a marca. Neste post, trago os diferentes caminhos para o Google encontrar o seu site.

Métodos Convencionais para o Google Encontrar um Site

O Google tem o seu modelo preferido e mais indicado de todos, o cadastro de um sitemap.xml no Google Search Console (GSC). Embora esse seja o modelo mais conhecido e indicado, é impressionante a quantidade de sites que ainda não usou o método, seja por não ter um Sitemap XML, seja por ter, mas não fazer o cadastro no GSC.

Esta é, provavelmente, a forma mais eficaz de fazer com que o Google indexe um site, pois você entrega de forma organizada todas as páginas do site (ou quase todas; ou as mais importantes, pelo menos).

Apesar do Sitemap XML ser o mais indicado, o Google aceita outros formatos, como um simples arquivo de texto (sitemap.txt) com uma lista de URLs do seu site, 1 por linha. Simples assim. E você envia este arquivo também pelo Search Console. Não tem desculpa para não ter 1 sitemap por lá.

Se ainda assim você quiser um Sitemap XML, você pode usar uma ferramenta como o WriteMaps para isso. Na Academia de Marketing Digital, no módulo de SEO, temos uma aula explicando como usar a ferramenta que, entre outros recursos, gera um sitemap.xml a partir da arquitetura de site que você construir.

Também na Academia temos uma aula sobre outra opção para acelerar o processo de o Google encontrar o seu site: utilizar a ferramenta Rastrear como Google. Seja para uma página nova, seja para um site novo, a ferramenta é um caminho para você entregar rapidamente uma página ou site para o Google.

Estes métodos servem, não só para um site ser descoberto, mas também para suas páginas mais profundas, ou seja, mais distantes (em número de cliques) da página inicial serem descobertas. Infelizmente não há garantia de que cada página listada será indexada, mas certamente é uma grande ajuda que está na sua mão.

Métodos Alternativos para o Google Encontrar Conteúdo

Os métodos aqui servem também como caminho para conseguir mais visitas de outros meios, além da pesquisa no Google em si. Por último, e mais importante, servem como técnicas de produção de conteúdo.

Para o Google encontrar o seu site, ele vai precisar de um link que leve o Googlebot até o site ou página específica. Como o Google também usa links de outros sites para encontrar novas páginas, você pode comentar em blogs ou fóruns populares (independentemente do uso de nofollow nesses sites) e usar o endereço do seu site como assinatura.

IMPORTANTE: Caso você escolha utilizar este caminho, não exagere, não abuse de texto âncora e não entre em esquemas de links do tipo. Tudo que você precisa é 1 link. Tem um site que você gosta, acompanha e tem um comentário valioso para adicionar ao conteúdo? Ótimo, use um comentário neste site, e pronto.

Também nessa linha de outros canais, você pode se apoiar em redes sociais como o Twitter, Youtube, Google+ ou outras que não ofereçam bloqueio ao rastreamento do Google. Redes populares e perfis populares geralmente são visitados com frequência pelo Googlebot, e ele pode encontrar um link para o seu site rapidamente.

Novamente: não faça spam social postando o link repetidamente em várias redes. Você precisa de apenas 1 link.

O bônus destes métodos alternativos é que o seu site pode já alcançar o público diretamente e já receber visitas de outros canais, enquanto o Google vai lendo o Sitemap e navegando pelo site para encontrar as páginas, classificar e passar a exibir nos resultados de busca.