Olá leitores da Agência Mestre,

A cada dia recebemos diversos emails de contato, solicitando orçamentos de SEO e dúvidas do ramo, que englobam desde aspectos de como realizar um bom processo de link building, como identificar se o website está punido, ou até mesmo a mais básica: como aparecer no Google.

Olá pessoal da Agência Mestre, tudo bem?  Estou com um dúvida simples porém de grande importância para mim. Como fazer com que o meu site apareça no Google?  Acabei de construir um site e ele não aparece nas pesquisas.

Com o objetivo de clarificar diversos usuários da Internet, decidimos gravar um vídeo e escrever este artigo que descreve os passos para aparecer nas pesquisas do Google. Dê o play no vídeo abaixo:

Sua Página Existe?

O robô de buscas do (Google, Yahoo, Bing) encontra páginas na internet através de links. Eles são capazes de localizar documentos da internet por meio das URLs e, então, leem o seu conteúdo.

E, se você está pensando em como aparecer no Google, primeiramente, ele precisa saber que o seu site existe. É possível fazer isso acontecer das seguintes formas:

  • alguém cria o link para seu site a partir de uma página que o Google já conheça;
  • a partir da inscrição em uma ferramenta que permite que o dono do site avise os robôs que ele existe, o Google Search Console;
  • ter um sitemap.XML.

É o primeiro passo e essencial, você realmente precisa de uma página para que o Google leia a sua informação e lhe insira em seu índice. Parece uma pergunta sem relevância, mas em diversos casos as pessoas apenas compram um domínio e acreditam que seu website irá aparecer no Google logo que comprado. Para este passo, contrate um desenvolvedor ou tenha uma pessoa que saiba criar uma página na Internet.

A Página Pode Ser Lida Pelo Google?

O próximo passo é verificar se a página pode ser lida pelo robô do Google. No caso, devemos verificar, através da ferramenta SEO-Browser, como o Googlebot lê a sua página e entende a sua informação.

Um ponto importante é que a sua página deve retornar código 200 no seu cabeçalho. Isto pode ser facilmente testado com a nossa ferramenta HTTP Header Checker.

Cadastre-se no Google Search Console

Uma boa forma de garantir que seu site e suas páginas sejam indexadas pela Google, é cadastrar-se no Google Search Console, que é uma ferramenta gratuita que ajuda webmasters a terem informações sobre seus sites.

Google Search Console

Depois de fazer o cadastro na ferramenta, é preciso verificar a propriedade do site — ou seja, mostrar que você é o dono do endereço. Nesse caso, se você já tem o Google Analytics instalado, já é possível fazer essa verificação por meio dele. Por outro lado, se ainda não tiver feito a instalação, você pode incluir uma tag dentro do site.

Ao abrir o Search Console, na barra superior adicione a URL da página e espere a validação. Caso já esteja no Google, não há nenhuma ação a ser feita, já que ela já está apta para aparece nos resultados de pesquisa.

Se ela ainda não estiver, você verá a mensagem “A URL não está no Google” e receberá a opção de solicitar indexação — ou seja, a leitura do conteúdo. Após clicar nessa ação, o link será enviado a uma lista de rastreamento prioritária. Assim, basta aguardar a validação.

É importante ressaltar que isso só deve ser feito uma única vez, preferencialmente com a home do seu site. Não é preciso enviar as informações para o Google sempre que publicar um texto novo, por exemplo.

Através do Google Search Console, você poderá enviar o seu sitemap.XML, que é um arquivo padrão no qual você descreve todas as URLs do seu site. Se você possui um site em WordPress, saiba que existem diversos plugins de WordPress que fazem a geração automática do sitemap.XML. Outras plataformas do mercado também contam com essa funcionalidade. Fique ligado!

Como criar um sitemap.XML

Este é um arquivo dentro do protocolo SITEMAP XML, no qual são listadas todas as URLs do seu site. Para fazer a criação no WordPress, é possível usar o plug-in Yoast SEO. Ele possui uma funcionalidade que permite essa função.

Durante a configuração, é possível adicionar páginas para serem indexadas. O interessante é que, depois, ele atualiza automaticamente todas as vezes que você fizer uma nova postagem.

Então, de volta ao Search Console, você pode ir à opção “Sitemaps” e adicionar o link do seu.

Você Possui um Caminho Para Aquela Página?

Um dos maiores erros das pessoas é achar que o Google misteriosamente irá encontrar a sua página e assim indexar (ler) toda a sua informação. O Google, assim como outras ferramentas de pesquisa, utilizam o sistema de links, que conectam documentos na Internet, para descobrir novas páginas e novos conteúdos.

Para que a sua página seja encontrada, ela deve possuir referências (links). Neste caso, vale contar links produzidos dentro do seu conteúdo ou ainda algum outro website produzir esta referência para você.

A grande dica aqui é criar um caminho para o Googlebot acessar o seu conteúdo através de links do seu website. Em seguida, tenha em mente que você pode iniciar com um trabalho de cadastro em diretórios, que consiste em acessar um website onde você pode deixar uma referência para o seu website.

É recomendável que você utilize de redes sociais, tais como Twitter, ou Facebook para indicar a amigos e parceiros de negócio que o seu website existe ou ainda que uma nova página foi criada.

Existem diversas outras técnicas para tornar o seu website popular, mas o nosso foco é apenas na criação de um caminho inicial.

Você Possui Conteúdo Relevante?

Ainda que muitas pessoas não acreditem em construir conteúdo relevante na Internet, o Google sabe muito bem avaliar a qualidade do seu conteúdo, como por exemplo, saber se a sua página é apenas a cópia de outra. Chamamos este tipo de caso de conteúdo duplicado e é algo que o Google não gosta muito.

Lembre-se sempre que a proposta do Google é fornecer aos seus usuários uma boa experiência de uso, onde ao realizar uma busca, ele deve retornar para o usuário apenas resultados relevantes. Com isto, trabalhar em uma página, produzindo conteúdo (texto, imagens e vídeos) de qualidade faz-se necessário para aparecer no Google.

Identificar Quando e se a Sua Página Está Aparecendo no Google?

Pois bem, depois de executar os passos acima, como identificar se a sua página apareceu no Google? Através de uma verificação manual podemos seguir duas formas:

A primeira é utilizar-se de uma porção de conteúdo da sua página, como por exemplo, o primeiro parágrafo e fazer a consulta no Google daquele parágrafo entre aspas. Desta forma o Google irá retornar todas as páginas em seu índice que contém exatamente aquele parágrafo.

A segunda forma manual, é executando o comando site:www.meusite.com/minhapagina.html. Ao executar este comando com a URL da sua página, o Google irá retornar a sua página, se ela estiver em seu índice.

Como aparecer no Google sem um site?

Se você é um negócio local, que possui endereço, mas não tem site, existe uma funcionalidade para aparecer nas ferramentas de busca.

Existe uma funcionalidade chamada Google Meu Negócio. Você deve fazer o cadastro e o passo a passo e, em mais ou menos uma semana, sua empresa já começa a aparecer nos resultados de busca com endereço, telefone e outros dados importantes.

Precisa de ajuda?

Leu todo o conteúdo, mas ainda tem dúvidas sobre como fazer seu site aparecer no Google? Aperte o play no vídeo abaixo e me acompanhe em um passo a passo prático que lhe ajudará nesta tarefa:

Conclusão

Como vimos nos passos acima, o processo para aparecer no Google é simples, mas é importante que você tenha noção de que um bom trabalho na construção do seu website faz com que você não apareça com apenas 1 página, mas torna o seu website como um todo muito mais popular e visível para os usuários.

Tenha em mente que o importante aqui é que você está criando uma porta para a sua casa (website) em cada página que o Google indexar. Logo, pense se todas as portas estão acessíveis e são relevantes.

Espero que tenham gostado deste passo-a-passo e até próxima!