Olá amigos da Agência Mestre!

Em 2011 tivemos o anúncio oficial do Google sobre o lançamento de mais uma de suas plataformas para o público brasileiro: o Google Shopping. A plataforma tem como objetivo comparar e exibir produtos de diversas lojas virtuais, dando ao usuário do Google a possibilidade de encontrar um produto diretamente pela busca tradicional.

Sem tempo de ler este artigo? Experimente ouvir o post, basta clicar no player abaixo:

Para entender mais sobre o Google Shopping, nosso CEO Fábio Ricotta gravou um vídeo especial. Confira:

O que é o Google Shopping?

A ideia por trás do Google Shopping é bem simples: exibir produtos relevantes à consulta do usuário, juntamente com lojas que os oferecem, fotos do produto e por fim reviews de usuários sobre aquele determinado produto. É praticamente um “Buscapé”, só que integrado aos resultados de busca.

Antigamente, era possível utilizar o serviço do Google Shopping em modo gratuito e em modo pago. Atualmente, para que a sua loja virtual apareça nos resultados do Google Shopping, você precisa pagar pelo serviço.

Como funciona o Google Shopping?

O funcionamento do Google Shopping é muito fácil de entender. Basta, por exemplo, digitar no Google o termo “tv led”:

Google Shopping

Como você pode notar acima, o Google integra o Shopping ao conjunto de resultados patrocinados, exibindo a foto do produto, o nome, preço e nome da loja em que encontramos a oferta. Uma forma muito prática e útil para o usuário encontrar o produto que precisa. Na própria SERP do Google, o usuário consegue clicar na seta ao lado direito e ver um carrossel completo de opções. Ao clicar sobre o produto, a pessoa é direcionada à página do anunciante.

Como incluir a minha loja no Google Shopping?

Para incluir os seus produtos no Google Shopping basta ir ao Google Merchant Center e enviar o seu feed de produtos. O feed é muito parecido com o arquivo XML que você já utiliza para os comparadores de preço normais, mas o Google possui uma especificação para o seu feed de produtos, vale a pena conferir.

No caso dos clientes que trabalhamos aqui na Agência Mestre, conseguimos fazer toda a criação do feed para as lojas virtuais seguindo a especificação listada no documento de ajuda do Google.

O Lojista Precisa Estar no Google Shopping

Anunciar no Google Shopping é fundamental para o lojista que quer ter mais resultados em seu e-commerce. Querendo ou não, esse é o maior canal de conversão para qualquer pessoa que anuncia produtos na plataforma do AdWords. Em resumo, se você tem uma loja virtual e não investe no Google Shopping, saiba que você deixando muito dinheiro na mesa e perdendo excelentes oportunidades para vender mais.


Na cartela de clientes da Agência Mestre que são e-commerces, notamos que mais de 50% da receita gerada através do AdWords, vem do Google Shopping. É importante mencionar que podemos potencializar os resultados, aplicando o remarketing na plataforma, oferecendo novamente o produto para as pessoas que já demonstraram interesse em adquiri-lo.

Pesquisas recentes no mercado americano, mostram que o Google Shopping vem crescendo ano após ano. No comparativo do primeiro quarto de 2016 versus o primeiro quarto de 2015, a receita da plataforma cresceu 52%, o que reforça que essa vem sendo uma ferramenta muito útil e rentável para os lojistas.

Aumento de Pesquisas Via Dispositivos Móveis

Ao perceber um aumento considerável nas buscas realidades via dispositivos móveis, o Google tratou logo de otimizar ainda mais seu resultado de pesquisas em telas de celulares. Dessa forma, passou a dar mais destaque aos produtos do Google Shopping em aparelhos móveis, o que colaborou diretamente para o crescimento da receita através da plataforma.

Antigamente, quem fazia uma busca através do celular, não via muito destaque nos resultados do Google Shopping. Atualmente, o destaque faz com que o usuário acesse muito mais as ofertas. Confira o antes e o depois:

Google Shopping Mobile

O aumento das buscas através de celular serve de alerta para que você verifique o comportamento que a sua loja virtual possui em um dispositivo móvel. Nosso conselho é que você tenha um site responsivo ou que sua loja virtual possua uma versão mobile. Dessa forma, as pessoas conseguirão navegar facilmente por todas as suas páginas, realizando mais compras.

Conclusões

O Google Shopping é, sem dúvidas, uma das melhores oportunidades para que você possa vender mais em sua loja virtual. Anuncie seus produtos e aumente o seu faturamento hoje mesmo. Se precisar de ajuda para promover seus produtos na plataforma, solicite-nos um orçamento sem compromisso e teremos o maior prazer em ajudar você a ter mais sucesso no mundo online.