Como Aumentar as Vendas do E-commerce com Estratégias de Conteúdo e SEO

Por Mayara Kelly Paz

SEO

Como Aumentar as Vendas do E-commerce com Estratégias de Conteúdo e SEO

Aprenda neste artigo como aumentar as vendas do seu e-commerce colocando em prática simples ações de SEO e produção de conteúdo. Clique e confira dicas valiosas para o seu negócio!

Mayara Kelly Paz

Segundo dados do estudo Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco) sobre o faturamento das lojas virtuais, a compra e venda de produtos de maneira online cresceu cerca de 41%, com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros. Mas, como aumentar as vendas do e-commerce por meio das estratégias de conteúdo e SEO?

Para aumentar as vendas é necessário estabelecer algumas metas e usar ferramentas que ajudem a aumentar o tráfego e a conversão. As estratégias de conteúdo e SEO se tornaram ótimas soluções para potencializar resultados!

Neste artigo, você verá:

  • como aumentar as vendas do e-commerce;
  • como uma agência de marketing digital pode ajudar a aumentar as vendas do e-commerce.

Como aumentar as vendas do e-commerce?

O mercado de compras online está em crescente ascensão e entre tantas opções de e-commerces, prender a atenção do usuário é um desafio que muitas lojas virtuais enfrentam. Logo, as estratégias de conteúdo e SEO se tornam algo interessante para esses vendedores.

Para quem deseja atrair novas pessoas, aumentar tráfego, ganhar mais visibilidade ou alcançar as principais metas do seu segmento, o marketing digital tem diversas ferramentas que podem ajudar com essas tarefas, ajudando a atrair leads qualificados e convertê-los em compradores de fato.

Para aumentar as vendas do e-commerce, existem alguns fatores básicos que merecem atenção. São eles:

Ter um público segmentado da maneira correta

Apesar de parecer óbvio, muitos comércios online ainda não investem na segmentação correta do público e este é um passo muito importante para conseguir alcançar os clientes com maior assertividade e solucionar as suas dores.

O que é o público bem segmentado, afinal? Para definir este ponto, é necessário ter um persona bem resolvida e descrita. Tendo todas as informações do seu consumidor ideal, você conseguirá seguir para os próximos passos e aprenderá a falar com ela e estimular a ação de compra.

Algumas informações que você deve reconhecer, são:

  • qual a idade;
  • onde moram;
  • quem é o seu potencial cliente;
  • que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor;
  • quais são as atividades mais comuns que ele realiza;
  • qual seu nível de instrução.

Assim, todas as estratégias de marketing para e-commerce se tornam mais efetivas, certeiras e trarão os resultados esperados. Tenha isso em mente: definir a persona é o primeiro passo que se dá na escada para o sucesso do seu e-commerce.

Faça uso de boas estratégias de conteúdo e SEO

Como mencionamos anteriormente, as estratégias de marketing de conteúdo são alternativas bem eficientes de atrair novos clientes e aumentar as vendas do e-commerce.

Através de interações e conteúdo de valor – que solucionam e respondem algumas dúvidas e dores do público – você terá maiores chances de fidelizar clientes e aumentar vendas. Além disso, grandes empresas como a Nubank, Amazon e startups possuem canais de interação e conversação com a audiência (as redes sociais, por exemplo), que garantem a presença na mente do consumidor.

O conteúdo pode ter diversos formatos, sejam eles:

  • posts de artigo para blogs;
  • vídeos tutoriais;
  • infográficos;
  • e-books e outros materiais ricos.

No vídeo abaixo, temos algumas dicas que vão ajudá-lo a criar os conteúdos, deixando para trás a barreira das informações duplicadas para conseguir alcançar um bom resultado nas buscas orgânicas. Confira:

Além de garantir a presença na vida do usuário, você também tem a chance de se tornar autoridade no segmento em que atua. Algumas dicas que poderão ajudá-lo na implementação dessas estratégias para aumentar a venda do seu e-commerce são:

  • produzir conteúdos que tenham relação com o seu nicho e segmento ou que tenham algum tipo de correlação com a sua empresa;
  • criar conteúdo ou otimizar páginas dos produtos, colocando descrições e seguindo as técnicas de SEO;
  • é importante manter a consistência em suas publicações, ou seja, ter um cronograma de postagens e não ficar sem realizar algum tipo de interação com seus seguidores e compradores por muito tempo.

Estratégia de Conteúdo e SEO

Outro ponto importante são as estratégias de SEO para aumentar as vendas do e-commerce. Essas estratégias são a chance para os comércios online atingirem o seu público-alvo de forma certeira e com uma boa posição no resultado de pesquisas do Google.

Dentre as estratégias mais comuns de SEO, estão:

Uso de palavra-chave

A pesquisa de palavras-chave precisa ser realizada com bastante cuidado para que o recolhimento de termos úteis seja eficiente para fazer o seu e-commerce aparecer nas primeiras posições do Google.

Isso vai garantir que o público encontre o seu e-commerce durante uma pesquisa de sites no Google. Não realizar essa etapa, assim como a segmentação correta de público para a sua loja virtual, fará com que usuários não qualificados caiam em seu site e as estratégias não funcionem.

Se o seu e-commerce possui um canal no segundo maior buscador do mundo, o YouTube, confira como funciona a busca de palavras-chaves nessa plataforma:

Otimize as suas URLs

Inserir os termos da pesquisa de palavras nas suas URLs também é uma estratégia importante de SEO e que você pode adotar para melhorar os resultados nos mecanismos de busca.

A otimização de URL (também conhecida como URL amigável) ocorre quando você não utiliza números, evita símbolos e cria endereços óbvios que possam servir como reforço para o que será apresentado na página.

Use imagens otimizadas!

Sabemos que as imagens são ferramentas essenciais para atrair a atenção e convencer usuários a adquirirem os seus produtos. Esses registros também são importantes para descrever o produto e falar sobre a qualidade deles. É interessante procurar inovar e oferecer aos compradores visões de ângulos diferentes.

Além disso, você deve preencher a tag <alt> com um texto otimizado com palavras-chaves que descrevem a imagem e também na tag <src> o nome do artigo.

Esses pequenos cuidados contribuem para que o produto apareça primeiro nas pesquisas aumentando as suas vendas.

Como uma agência de marketing digital pode ajudar a aumentar as vendas do e-commerce?

Contar com o auxílio de profissionais capacitados é essencial para garantir que os resultados esperados aconteçam de fato. Ao encontrar uma equipe capacitada para atender às suas necessidades, um e-commerce conseguirá otimizar os seus processos e acompanhar de forma mais efetiva os processos feitos pelos especialistas.

Os profissionais da Agência Mestre, por exemplo, estão 100% treinados para expandir as ideias para campanhas, com ideias criativas que vão proporcionar novos horizontes para o seu comércio virtual. Desta forma, você poderá confiar nas estratégias estabelecidas de olhos fechados.

Baixe o e-book Como vender mais pelo e-commerce, produzido pelos especialistas da Agência Mestre, para ver estratégias comprovadas para você aumentar as vendas da sua loja virtual e potencializar os seus resultados!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?