SEO

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Por Fábio Ricotta

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Fábio Ricotta

O redirecionamento 301 é uma técnica essencial quando se deseja manter a acessibilidade e a funcionalidade de um site, mesmo após alterações nas URLs ou mudanças de localização das páginas. Esse redirecionamento é uma prática comum em desenvolvimento web e é especialmente relevante para manter a consistência de links e referências em ambientes digitais.

Continue a leitura desse artigo para entender:

  • o que é o redirecionamento 301;
  • para que serve o redirecionamento 301;
  • significado de outros códigos numéricos de retorno;
  • como levar o Google para a página final;
  • como fazer 301 Redirect;
  • como fazer a verificação do seu redirecionamento;
  • dicas extras sobre redirecionamento de páginas.

O que é o redirecionamento 301?

Na prática, é bastante simples entender como ele funciona e podemos até fazer uma analogia com algo do dia a dia. Já aconteceu de você receber uma carta no endereço antigo e o porteiro do prédio ou o morador atual informar que você se mudou?

Isso aconteceu com o nosso CEO Fabio Ricotta e ele gravou um vídeo para explicar como essas mudanças também acontecem na WEB. Dê o play no vídeo abaixo para saber mais sobre o assunto:

Importância do Redirecionamento 301 no SEO

O redirecionamento 301 é fundamental para manter a integridade dos seus links e transferir o valor do SEO de uma página antiga para uma nova. Quando você muda a URL de uma página, o redirecionamento 301 assegura que os usuários e os motores de busca sejam redirecionados para a nova URL sem perder a autoridade e o PageRank acumulados pela URL antiga. Isso é especialmente importante em migrações de sites e reestruturações de URLs.

Para que serve o redirecionamento 301?

Se você quer saber como funciona o redirect, considere que, muitas vezes, no desenvolvimento de um website, queremos mudar uma página (URL) de local ou até mesmo trocar o nome dela.

A nível operacional, esse é um processo bem simples: renomeamos o arquivo ou ainda movemos de diretório. Infelizmente, não podemos pensar da mesma forma que fazemos em nosso computador pessoal. Não basta apenas renomear ou mover o arquivo, você deve editar todas as referências que ele recebe.

Mas como já vimos aqui na Agência Mestre, a referência na web, ou o link, é a base dos algoritmos de ranqueamento e a forma utilizada pelo Google para gerar o Pagerank

Assim, podem existir links que apontem para a sua página que não saibam que ela mudou. Ou seja, os robôs de busca também não saberão que ela foi renomeada ou movida. Desta forma, é preciso indicar, pelo redirecionamento, que o conteúdo “A” foi renomeado ou movido para a página “B”.

Leia também: Arquitetura de Sites para Atrair Mais Tráfego Orgânico

Quando seria necessário redirecionar todas as páginas de um site pelo 301 redirect?

Você sabe quando é indicado o Redirect 301? Podemos dizer que ele é necessário quando um site precisa mudar permanentemente o endereço de todas as suas páginas para um novo local na internet. É como se o sistema falasse que essa página não existe mais em um endereço, mas sabe que ela está em outro. Esse processo acontece em milissegundos pelo navegador.

Ele também é aplicável quando o usuário precisa solicitar o acesso a uma URL “A” e o servidor a leva até uma URL “B”, o que acontece quando a primeira não está mais ativa e agora atende pela segunda.

O redirecionamento 301 é importante pois, às vezes, você precisa mudar o endereço e as URLs serão diferentes. Para que o usuário não encontre um aviso de que a página é inexistente, sendo que ela existe, esse sistema o leva até o novo link.

Qual é o significado dos outros códigos numéricos de retorno

O código 301 significa que o navegador não encontrou uma página, ou seja, não há retorno com o código HTTP 200, que, por sua vez, significa que o site foi encontrado e carregado normalmente. No entanto, outros códigos podem aparecer, como:

  • 500 – Internal Server Error, que comunica uma falha interna no servidor, seja por erros de permissão de leitura ou até mesmo por instabilidade da página;
  • 404 – Page not Found, que, como mencionado, indica que o site não foi encontrado;
  • 302 – Temporary redirect, que redireciona temporariamente uma página para outro endereço.

Casos de Uso Comuns para Redirecionamentos 301

Existem várias situações em que o redirecionamento 301 é essencial:

  • Migração de Site: Quando você está movendo seu site para um novo domínio.
  • Reestruturação de URLs: Quando você altera a estrutura das URLs para melhorar a organização ou o SEO.
  • Consolidação de Conteúdo: Quando você combina várias páginas em uma única página mais abrangente.

Entender quando e como usar o redirecionamento 301 é crucial para manter a integridade e a performance do seu site.

Como levar o Google para a página final

Se a página “A” existir no banco de dados do Google, os robôs de busca vão fazer o mesmo processo de redirecionamento 301, detalhado anteriormente. Depois, eles irão listar apenas a página “B”.

Desta forma, será passado todo o componente de autoridade, rankeamento e posicionamento do endereço antigo para o novo, desde que não haja alteração no conteúdo.

Leia também: Como Aparecer No Google? Aprenda a Indexar Seu Site no Buscador

Como fazer 301 Redirect?

Imagine que você tem um e-commerce e algum produto seu deixa de existir, como por exemplo: PlayStation 5, iPhone 12 e tantos outros. Em algum momento, esses são produtos que serão descontinuados e você pode redirecionar o usuário para outro novo ou similar.

Dessa forma, quem acessar aquela página antiga será automaticamente redirecionado para um conteúdo atualizado. Isso evita o tão temido erro 404 que aparece na tela quando a página não foi encontrada.

Portanto, esse processo é bom tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca, que vão ler o conteúdo atualizado e indexar tal página em seu índice de pesquisa. Essa é uma configuração realizada no seu servidor ou no conjunto de códigos capaz de fazer esse processo acontecer de forma automática.

Nesse sentido, existem basicamente duas formas de fazer esse processo. A primeira é uma mudança permanente, chamada de redirecionamento 301, ou seja, uma página que foi movida e não voltará mais para a antiga. Por exemplo, o PlayStation 2 foi descontinuado e você não terá mais esse produto, então, nesse caso, o correto é fazer um redirecionamento 301.

O redirecionamento 302 é uma possibilidade para quando o conteúdo foi temporariamente movido. Por exemplo, imagine que você comercializa os celulares Samsung S20 e S21 e, por um período de tempo, eles estão fora do seu estoque. Temporariamente, você levará os usuários para outras páginas, mas a antiga um dia voltará a existir.

O redirecionamento 301 em projetos de SEO

Ao falarmos em projetos de SEO, o redirecionamento 301 é o mais importante. Ele é necessário quando fazemos uma migração de um domínio antigo para um domínio novo, ou, ainda, quando trocamos as URLs do site.

Isso significa mostrar aos robôs de busca que eles precisam passar toda relevância daquela página antiga para a página atual. Se você não faz isso, é como se você começasse do zero, com páginas totalmente sem relevância junto ao Google.

Como muitas pessoas não conhecem essa informação, é comum terem uma queda absurda no tráfego orgânico e perderem muitas visitas junto ao Google por simplesmente aplicar o redirecionamento 301 de maneira incorreta.

Vale ressaltar que este tema é um dos mais perguntados no Curso de SEO do Mestre Academy, já que a maioria das pessoas já sofreu com algum problema de migração mal sucedida. Então, fica aqui o ponto de alerta para este conteúdo ser bem lido e entendido.

Já tratamos dos mais variados códigos de redirecionamento que podem ser enviados ao navegador do usuário. Vimos também que o código 301 indica que a sua página foi “movida permanentemente”, ou seja, ela foi renomeada ou movida para um novo local de forma definitiva.

Continue a leitura para conhecer os códigos mais utilizados na hora de fazer todo esse processo, como a aplicação do redirecionamento para as linguagens PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails:

 

Como fazer um redirect em php

<?
Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
Header( “Location: http://www.meusite.com.br” );
?>

Redirecionamento 301 com ASP

<%@ Language=VBScript %>
<%
‘ Permanent redirection
Response.Status = “301 Moved Permanently”
Response.AddHeader “Location”, “http://www.meusite.com.br/”
Response.End
%>

Redirecionamento 301 com ASP .NET

<script runat=”server”>
private void Page_Load(object sender, System.EventArgs e)
{
Response.Status = “301 Moved Permanently”;
Response.AddHeader(“Location”,”http://www.meusite.com.br”);
}
</script>

Redirecionamento 301 com JSP (JAVA)

<%
response.setStatus(301);
response.setHeader( “Location”, “http://www.meusite.com.br/” );
response.setHeader( “Connection”, “close” );
%>

Redirecionamento 301 com Coldfusion

<.cfheader statuscode=”301″ statustext=”Moved permanently”>
<.cfheader name=”Location” value=”http://www.meusite.com.br”>

Redirecionamento 301 com CGI(Perl)

$q = new CGI;
print $q->redirect(“http://www.meusite.com.br/”);

Redirecionamento 301 com Ruby on Rails

def old_action
headers[“Status”] = “301 Moved Permanently”
redirect_to “http://www.meusite.com.br/”
end

Redirecionamento 301 no WordPress

Sobre o redirecionamento 301 no WordPress, ao abrir a ferramenta, é preciso seguir até a parte de plug-ins, clicar em “adicionar novo” e pesquisar pelo redirecionamento. A recomendação é o “SEO Redirection”, mas existem vários para você escolher.

Depois de instalado, vá em “custom redirection” e adicione a página “A” e a “B”. Clique na opção de redirecionamento 301 e pronto!

Para ver na prática como é feito o redirecionamento 301 no WordPress, aperte o play e confira o vídeo abaixo:

Redirecionamento 301 com .htaccess

redirect 301 /antigo/arquivo_antigo.htm http://www.seusite.com.br/aquivo_novo.htm

.htaccess – Redirecionando um domínio antigo para um novo

Algumas vezes precisamos mudar o nosso domínio e não queremos perder nenhum link antigo, nenhum visitante que acesse o site antigo ou o principal e nem perder o ranqueamento. Então, precisamos redirecionar todos os cliques do domínio antigo para o novo. Para isso, siga a regra:

Options +FollowSymLinks
RewriteEngine on
RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/$1 [R=301,L]

Troque o “www.novosite.com.br” no código acima pelo novo nome do seu domínio.

O arquivo .htaccess deve ser inserido no arquivo raiz do seu antigo domínio, ou seja, onde está localizado o seu arquivo index.

Dica extra: Este método de redirecionamento irá apenas funcionar em servidores Apache com o módulo Mod_rewrite habilitado. Para isso, siga as instruções do Web Une Linux Tutorials.

Redirecionamento para inserir o WWW no início do seu domínio

A falta de uso deste código de redirecionamento implica na divisão da autoridade do seu website, pois uma série de links pode apontar para http://seusite.com.br e outros podem apontar para http://www.seusite.com.br.

Além disso, outro problema gerado é o conteúdo duplicado, pois em ambas as URLs você consegue acessar o mesmo conteúdo. Para prevenir os dois problemas, utilize o código abaixo em seu arquivo .htaccess:

Options +FollowSymlinks
RewriteEngine on
rewritecond %{http_host} ^seusite.com.br [NC]
rewriterule ^(.*)$ http://www.seusite.com.br/$1 [r=301,NC]

Troque o “www.novosite.com.br” no código acima pelo novo nome do seu domínio.

O arquivo .htaccess deve ser inserido no arquivo raiz do seu antigo domínio, ou seja, onde está localizado o seu arquivo index.

Dica extra: Este método de redirecionamento irá apenas funcionar em servidores Apache com o módulo Mod_rewrite habilitado. Para isso, siga as instruções deste link.

Como fazer a verificação do seu redirecionamento

A fase mais importante do redirecionamento é o teste, e existem várias ferramentas na web que podem lhe devolver o código de redirecionamento. No entanto, sugiro a ferramenta HTTP Header Checker, que faz uma análise bem simples e objetiva. O importante é não deixar de testar!

Além dessa forma, outra maneira de fazer um redirect 301 e verificá-lo é por meio de ferramentas como:

  • Google Search Console: que analisa de forma geral a maneira com que os mecanismo de busca veem o seu site, incluindo os redirecionamentos;
  • SEO Redirection: um plugin para WordPress que ajuda nos redirecionamentos 301 e 302, permitindo a migração de pastas inteiras além de monitorar os temidos 404.
  • Screaming Frog: Uma ferramenta poderosa que verifica a implementação dos seus redirecionamentos e identifica quaisquer problemas.
  • Redirect-checker.org: Um serviço online gratuito que permite testar seus redirecionamentos diretamente no navegador.

A recomendação é que, além de entender como funciona o redirecionamento 301, você continue estudando SEO. Como o tema é bem denso, sugiro que você assista o vídeo abaixo:

Dicas extras sobre 0 redirecionamento de páginas

Mesmo que a intenção seja manter o conteúdo disponível, o redirecionamento 301 continua sendo uma opção. Porém, é necessário um pouco mais de atenção na configuração toda e conscientização sobre possíveis perdas. Seguem alguns pontos de atenção sobre o procedimento:

  1. prepare o redirecionamento 301 da página antiga para uma outra;
  2. mude o nome da página que deve ser removida do índice;
  3. adicione a meta tag robots/noindex na página que será removida;
  4. ative o redirecionamento.

Desta maneira você pode manter os rankings e visitas do conteúdo antigo aproveitando essa força em um conteúdo diferente e disponibilizar a página antiga em outra URL, que não será indexada pelo Google devido à meta tag robots configurada apropriadamente.

Atenção: Existem ressalvas! Pessoas com bookmarks criados para a URL antiga serão redirecionados para o conteúdo novo, o que pode ser uma experiência negativa para elas.

Medir o impacto de uma mudança dessas é simples. Basta procurar pelo tráfego direto e pelo tráfego de referência que a página recebe, ou seja, aquele que não veio de Search Engines. Se o resultado for um valor pequeno, significa que essa é uma alternativa a se considerar.

Isso porque, do mesmo modo que antes, o Google atualiza seu índice com o novo conteúdo ao identificar o redirecionamento, removendo a página antiga. Se o conteúdo indicado no redirecionamento for similar ao antigo, os rankings e as visitas podem se manter.

Agora que você já sabe mais sobre como e porque realizar o redirecionamento 301, aprofunde seus conhecimentos com o material gratuito Guia completo do SEO. Aprenda como ficar na primeira página do Google e atraia visitantes muito mais qualificados para o seu site!

Erros Comuns e Como Evitá-los

Alguns erros comuns na implementação de redirecionamentos 301 incluem:

  • Redirecionamentos em Cadeia: Evite múltiplos redirecionamentos em sequência, pois eles podem diminuir a velocidade do site e complicar o rastreamento pelo Google.
  • Redirecionamento para Páginas Irrelevantes: Certifique-se de que as URLs novas sejam relevantes e de alta qualidade para preservar a experiência do usuário.

Corrija esses erros para garantir que seus redirecionamentos 301 sejam eficazes e eficientes.

Checklist de Implementação de Redirecionamento 301

Antes de finalizar, confira esta checklist para garantir que todos os passos foram seguidos corretamente:

  • Verifique se todas as URLs antigas foram mapeadas para novas URLs relevantes.
  • Teste cada redirecionamento para confirmar que está funcionando corretamente.
  • Use ferramentas de SEO para verificar se o redirecionamento está sendo reconhecido pelos motores de busca.

Seguindo esta checklist, você pode ter certeza de que seus redirecionamentos 301 estão otimizados e funcionando como esperado.

Perguntas Frequentes sobre Redirecionamentos</h2

Qual a diferença entre redirecionamento 301 e 302?

O redirecionamento 301 é permanente e indica aos motores de busca que a URL antiga foi substituída de forma definitiva pela nova URL. Já o redirecionamento 302 é temporário e sugere que a URL antiga pode voltar a ser usada no futuro.

Como testar se meu redirecionamento 301 está funcionando?

Você pode usar ferramentas como Screaming Frog, Redirect-checker.org ou simplesmente verificar diretamente no navegador. Digite a URL antiga e veja se você é redirecionado corretamente para a nova URL.

Conte com o apoio de quem é mestre no assunto!

Realizar todos os passos deste guia de redirecionamento pode ser uma tarefa complicada, principalmente, para sites que possuem muitas páginas ativas.

A Agência Mestre foi uma das pioneiras no mercado de SEO no Brasil e estamos há 15 anos transformando o cenário digital para que pequenas, médias e grandes empresas tenham o meio digital como uma fonte de aquisição de clientes. Já ajudamos centenas de empresas e podemos ajudar o seu negócio também!

Conheça nosso serviço de Migração de SEO e veja como podemos ajudar o seu negócio a realizar um redirecionamento seguro do seu domínio, sem perder seu posicionamento nos principais buscadores.

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Comentários
  1. Avatar

    Muito bom. Vou precisar disso logo logo.

  2. Avatar

    Opa! Qualquer dúvida na hora de implementar é só enviar que nós ajudamos! Abraços!

    • Avatar

      cara você me ajudo demais já estava perdendo meu pagerank por causa desse problemas mais graças a tu foi resolvido valeu amigo abraços

  3. Avatar

    Ae Fábio! Beleza de post hein!? Que tal chamar de guia definitivo para redirecionamento?

    Mandou bem mesmo!

  4. Avatar

    Na minha opinião a melhor opção de redirecionamento é a .htaccess sendo que em alguns servidores é necessário colocar os códigos dentro e para funcionar.

    Ficaria então assim:

    Options +FollowSymLinks
    RewriteEngine on
    RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/$1 [R=301,L]

    Abraços

  5. Avatar

    Cara vocês sabem alguma forma de redimencionar que mantem o endereço na barra de endereços ?

  6. Avatar

    Vinicius, eu sei por .htaccess… seria algo assim:

    RewriteRule ^paginadoendereco.htm$ http://www.seusite.com.br/paginanoservidor.htm

  7. Avatar

    Estou mudando o meu site de endereço e não funcionou o uso do código abaixo.

    Options +FollowSymlinks
    RewriteEngine on
    rewritecond %{http_host} ^seusite.com.br [NC]
    rewriterule ^(.*)$ http://www.seusite.com.br/$1 [r=301,NC]

    O que precisamente devo fazer para funcionar?
    Obrigado.
    Rodrigo

  8. Avatar

    Olá Rodrigo,

    Você está substituindo a palavra “seusite.com.br” pelo endereço do seu site?

  9. Avatar

    Bom dica, já utilizei ela em um de meus trabalhos.

  10. Avatar

    Fico feliz de ter ajudado!

  11. Avatar

    Eu estou tentando redirecionar a página pra abrir numa pasta interna:
    http://www.meusite.com para http://www.meusite.com/blog usando
    Redirect permanent /meusite.com http://www.meusite.com/blog/
    mais nao to tendo resultado…ou ele mantem na pasta original ou da erro 500

    sabe o que pode ser de errado?

  12. Avatar

    Rafael, que linguagem você está usando?

  13. Avatar

    Tenho uma dúvida: Quero fazer um redirect de uma página HTM para uma página em PHP de um mesmo domínio sem o uso de javascript justamente para não perder pagerank nem considerar como black hat. Como faço isso?
    exemplo:
    http://www.meusite.com.br/files/pagina_antiga.htm
    para:
    http://www.meusite.com.br/pagina_antiga_com_novo_nome.php

    DICA: abaixo dos posts deveria ter uma campo “deseja acompanhar os comentários deste post via email”

    Assim a gente não esquece de acessar o post futuramente.

  14. Avatar

    Demétrio, a resposta para sua pergunta está no próprio post.
    Confira o item:
    “Redirecionamento 301 com .htaccess”

    Basta colocar o .php em arquivo_novo:
    “http://www.seusite.com.br/aquivo_novo.php”

    Entendeu?

    • Avatar

      Olá Frank.

      Fiz esta pergunta a voce lah no uaiseo mas por aqui seria melhor.

      O que acontece que meu site http://www.remol.com.br … quando busco qualquer palavra chave dele por exemplo (CADEIRA)…. ele me mostra os Aspx que existiam anteriormente de outra agencia de desinvolvimento…

      Mudamos para PHP… e ainda aparece… fiz o redirecionamento 301 ontem e ainda aparece… o que preciso fazer para que apareça minhas páginas.PHP ???

      desde já agradeço

  15. Avatar

    Olá Fábio,

    Como faço esse direcionamento em um site hospedado no Geocities?

    Obrigado,
    Antonio.

  16. Avatar

    olá fabio tenho um domínio apontando para um blog do blogger gratuito o lucrenainternet.com que acabou de ser premiado com pagerank 4 em apenas 4 meses de existencia graças a algumas dicas que achei por aí na internet e em seu blog também….
    Mas quero mudar para um servidor pago e mudar também a plataforma para wordpress ou joomla…
    O que vc indica para que eu não seja penalizado nao pagerank….
    adgradeço dese já a atenção e as dicas do seu blog.

  17. Avatar

    Você deve utilizar os conceitos que mostrei neste artigo. Você deve redirecionar tudo com 301. Beleza?

  18. Avatar

    Qual a principal diferença para quem usa redirecionamento 302 ou 301 em termos de SEO?

  19. Avatar

    Olá Leandro,

    A diferença é que o código 302 indica que a página foi movida temporariamente, ou seja, o buscador não indexa a nova página, ou pode deixá-la em um tipo de “index secundário”. Existe outro ponto que ele não passa o Pagerank de uma página para a outra, achando que é apenas um “redirecionamento temporário”.

    Consegui sanar sua dúvida?

    Abraços

  20. Avatar

    Então PHP não funciona no Geocities gratuíto. Alguém sabe alguma solução para aplicar o redirecionamento 301 no Geocities/Yahho!?

    Obrigado.

  21. Avatar

    Ai Fabio, grande post, mas to perdido com um codigo, preciso direcionar um antigo website para meu novo endereço, o problema e que estao em provedores diferentes com diferentes linguagens e ainda pra piorar, quero deixar um aviso de redirecionamento automatico no antigo url e tambem que a barra de rolagem seje atualizada automaticamente, sem pane sem erro.
    tambem não quero usar ferramentas externas de redirecionamento, quero fazer dentro do proprio codigo. manda,.

    ta uma força ai, valew bro.

  22. Avatar

    Olá Fábio!
    Em primeiro lugar um agradecimento pelo conteúdo, muito útil e dinâmico. Parabéns!

    A minha dúvida é, tenho um wordpress.com (www.mixcarioca.wordpress.com) e vou migrar para um dentro de uma hospedagem paga (www.mixcarioca.com) porém, o google já indexou várias páginas do anterior. Já passei todos os antigos posts para o novo em uma área de teste e minha dúvida é: Como fazer para os links já indexados apontem para o novo? Não tenho acesso a nenhuma configuração no wordpress.com por isso, não acho possível utilizar estas informações deste post.
    Ou, tenho que fazer o método gambiarra, informar nos posts antigos o novo site?

  23. Avatar

    Olá

    Utiliei as dicas aqui apresentadas, funcionou mas surgiu uma dúvida.

    Antes quando eu digitava “www.meusite.com” o resultado era “meusite.com”. Alterei o .htaccess passando a ficar “www.meusite.com/”

    Viram? no final apareceu uma “/”

    Eu cadastrei meu site nos mecanismos de busca sem a barra no final. Isso poderá ser interpretado pelo google, por exemplo, como sendo duas páginas com mesmo conteúdo? Ou seja, corrigi um problema mas surgiu outro?

    Desde já agradeço a ajuda.

  24. Avatar

    Alguém sabe como se dá o redirecionamento num servidor Tomcat?

  25. Avatar

    Olá Leandro,

    Eu pesquisei rapidamente aqui e encontrei este fórum:
    http://www.mail-archive.com/[email protected]/msg44002.html

    Lá eles sugerem de você editar direto no http.conf pois o usuário que mandou a dúvida está usando apache tomcat. Como está a sua configuração aí?

  26. Avatar

    Tenho uma dúvida.
    possuo um blog no Blogger e vou mudar pra WordPress, acontece q tenho PR3 com o Blogger e não queria perder esse pagerank. Como utilizo a versão antiga do Blogger, é praticamente todo em HTML puro o layout (somente os códigos dos posts q nao). Vc sabe um código que eu possa redirecionar esse blog para o endereço novo sem perder o PageRank?
    Vi aqui esses códigos, mas acho que não funcionam no Blogger, já que o Blogger não é em PHP, nem em ASP, nem em Ruby e esses outros.
    Pesquisando eu encontrei esse código:

    mas não sei se o PageRank é mantido com ele. Poderia me informar?

    Desde já agradeço a atenção,

    Renan Duarte

  27. Avatar

    Olá Renan,

    Procurei alguma informação no Google mas o que eu achei está em inglês e faz referências a diferentes versões.

    Vou procurar algo a respeito e postar aqui no Blog depois, mas você pode começar olhando nestes resultados:
    http://www.google.com/search?hl=en&rlz=1B2GGGL_ptBR202BR203&q=redirect+301+blogger

  28. Avatar

    Dúvida 1:
    Ao fazer um redirect 301 da página A para B, com o passar do tempo o google e outros buscadores tiram a indexação a página A, deixando apenas a B?

    Dúvida 2:
    Além de fazer o rediretc 301 é interessante colocar no robots.txt um Disallow na página A?

  29. Avatar

    Olá Demétrios,

    1) Sim, exatamente.

    2) Não, você não deve desabilitar a página no robots senão os bots não conseguirão ver o redirect.

  30. Avatar

    Simplesmente ótimo o artigo !

    Gostei do nível do blog !
    parabéns !

  31. Avatar

    Meu domínio estava com 4 paginas “duplicadas”: http://www.dominio.com.br dominio.com.br, http://www.dominio.com.br/index.php e dominio.com.br/index.php

    Consegui redirecionar as paginas “sem www” para as paginas “com www” Menos dois =p

    Mas e agora como redireciono o http://www.dominio.com.br/index.php para o http://www.dominio.com.br

  32. Avatar

    Meu site possui pagina duplicada, uma é com index.php e a outra é apenas dominio.com.br
    Como resolvo esse problema???

  33. Avatar

    Dúvida:

    Como redirecionar uma página dinâmica em PHP que serve para carregar vários conteúdos, mudando apenas o ID?
    Quero mudar
    paginaParaTodos.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27

    para: novapagina.php

    Levando em consideração que não posso apenas dar um redirect em “paginaParaTodos.php” porque a mesma serve para carregar outras páginas, estarei redirecionando ninguém ou então todo mundo para a a “novapagina.php”

  34. Avatar

    Outra Dúvida:
    Fazendo redirecionamento via DNS de .COM para .COM.BR (incluindo as páginas internas) é considerado duplicação de conteúdo pelos buscadores?

  35. Avatar

    Eu não recomendo fazer o redirecionamento via DNS pois ele não retorna o código 301. Sem este código, o mecanismo de busca não vai definir como mudança de endereço.

  36. Avatar

    Eu fiz os testes no site Redirect Checker e retornou “Type of redirect: 301 Moved Permanently”. Esta corretor né?

  37. Avatar

    Se deu isso está certinho Demétrios.

    [ ]’s

  38. Avatar

    Olá Fábio,

    Esta semana comprei um domínio .com.br para botar no lugar do antigo .com . O problema é que fiz isto no mesmo servidor, logo não posso colocar um .htaccess lá, pois ele está sendo usado pelo .com.br . Como fica o redirecionamento 301 neste caso? Percebi que o próprio WordPress está redirecionando os resultados da busca.

    Com o tempo todos os links na busca pelo Google vão começar a trocar o .com antigo pelo .com.br que é o novo?

    Desculpe se estou sendo repetitivo, mas iniciante você já viu né?

    [ ]’s

  39. Avatar

    Fabio,
    fiz um novo site pra Adrenailha.com.br e não sei como fazer para o Google desindexar as páginas antigas (em ASP) e indexar as novas (o site agora foi feito com wordpress).
    Veja: site:www.adrenailha.com.br
    Enfim, devo redirecionar http://www.adrenailha.com.br/retornonot.asp?iNoticia=139 para http://www.adrenailha.com.br ?
    Se for isso, qual seria a sintaxe correta para eu colocar no .htaccess?

  40. Avatar

    Você tem que testar o redirecionamento. Se ele estiver redirecionando com código 301 tudo bem, caso contrário você tem que encontrar uma forma de redirecionar corretamente.

    Você poderia mostrar a sua URL?

  41. Avatar

    Olá Fábio!
    Gostaria de saber se fazendo o redirect com o .htaccess eu redireciono também o Page Rank das minhas páginas?

    Outra pergunta…

    Minha index não está bem rankiada no google mas as sub-páginas estão, queria saber se preciso passar no .htaccess assim:

    Options +FollowSymLinks
    RewriteEngine on
    RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/pagina1$1 [R=301,L]
    RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/pagina2$1 [R=301,L]
    RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/pagina3$1 [R=301,L]

    Obrigado!

  42. Avatar

    Daniel,

    Se você efetuar o redirecionamento com 301 o PageRank será transferido para a nova página.

    Não entendi a necessidade deste redirecionamento. Se suas páginas internas estão bem rankeadas e sua home não, é sinal que sua arquitetura está fazendo o conteúdo interno ser bem forte, mas não retorna a força para a home. Você tem que analisar melhor como pode fazer isto.

  43. Avatar

    Valeu Fábio!

    Minha dúvida era porque pensava que o rankiamento não passava de uma página para outra com um simples redirect no .htaccess

    Abraços!

  44. Avatar

    Olá Fábio,
    eu mudei da plataforma WordPress para Joomla. Estou transferindo todos os artigos da antiga para a nova página. Como poderia fazer para que as postagens antigas fossem redirecionadas para a página principal http://www.obipolar.com/index.php ?
    Obs: eu já uso redirecionamento para tornar as URL’s amigáveis e o .htaccess está assim:

    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
    RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
    RewriteCond %{REQUEST_URI} !^/index.php
    RewriteCond %{REQUEST_URI} (/|.php|.html|.htm|.feed|.pdf|.raw|/[^.]*)$ [NC]
    RewriteRule (.*) index.php
    RewriteRule .* – [E=HTTP_AUTHORIZATION:%{HTTP:Authorization},L]

    Já coloquei isto, mas não funciona:

    RewriteRule (.*) http://www.obipolar.com/$1 [R=301,L]

    Por favor, me ajude, pois não quero perder o meu page rank.
    Obrigado,
    Marcos

  45. Avatar

    Ótimo artigo.
    Como muito em breve terei que concertar um remendo que fiz, vou acompanhar os comentários 🙂
    Abs!

  46. Avatar

    Parabéns pelo artigo, só pelos comentários já dá p/ perceber q ajudou mtas pessoas !!!

    Eu renomeei algumas páginas do site aki da empresa q estavam bem indexadas pelo Google (Ex: DE pacotes_turisticos_internacionais.html PARA pacotes-turisticos-internacionais.html), mas olhando lá no Google Sitmaps eu vejo q mtas páginas estão retornando 404, pois exclui as páginas antigas do servidor…

    Como tenho mtas páginas indexadas e uma vez já fui punido pelo Google, gostaria de me certificar antes de criar e subir o meu arquivo .htaccess !!!

    Minha dúvida é: tenho q criar um arquivo de texto simples c/ o código abaixo (cada página redirecionada em uma linha), salvar como ‘.htaccess’ e colocá-la na raiz do meu site ???

    redirect 301 /pacotes_turisticos_internacionais.html http://www.seusite.com.br/pacotes-turisticos-internacionais.html

  47. Avatar

    Minha dúvida é o seguinte: Eu tenho uma página hospedada no 000webhost.com, com endereço nomedapagina.site88.net. Eu comprei um domínio .com, mas não consigo de jeito nenhum fazer com que o endereço site88.net passe a ser “.com”. So quando eu boto redirecionamento pelo painel de controle do meu dominio, que funciona. Mas aí fica mostrando o endereço site88.net na barra de status, como eu resolvo isso?

  48. Avatar

    Olá Fabio.

    Até o momento, não implantei o redirecionamento, pois tenho algumas dúvidas…

    1.Não sei se meu servidor tem o Apache, pois o site tá todo em Dot Net, como devo proceder ?

    2. Como resolvo o problema de duplicação de conteúdo para os domínios (http://www.meusite.com.br) e (http://www.meusite.com.br/index.aspx) ?

    Grato.

  49. Avatar

    Fala Fábio, tudo certo ?

    Estou de volta para que possamos discutir e trocar algumas idéias !
    Andei meio sumido pois estive viajando para estudar SEO. Grandes novidades e vários projetos. Depois, podemos bater um papo…

    Respondendo à sua pergunta (“Como está a sua configuração aí?”), que acabou ficando sem resposta: não consegui de maneira alguma fazer o redirect no próprio server. Estou utilizando apenas o Tomcat e ele, até onde o Google me disse, não consegue realizar tal função. Acabei utilizando uma biblioteca especialmente para configurar URL rewrite em Java. Caso alguém queira utilizar, segue o link: http://tuckey.org/urlrewrite/

    De qualquer forma,
    obrigado pela ajuda!

  50. Avatar

    Como faço para redirecionar em CGI ???
    o Código é só isso mesmo?
    Em um servidor Windows tem como eu chamar via HTML???
    ou é impossivel??

  51. Avatar

    tipo… o que eu quero é tipo esse
    redirect 301 /antigo/arquivo_antigo.htm http://www.seusite.com.br/aquivo_novo.htm
    mas como é um blog eu quero que ele converta o http://www.meudominioantigo.com/blog para meu http://www.meunovodominio.com mas caso o visitante acesse meudominioantigo.com/blog/artigo/pagina ele redirecione tbm…

  52. Avatar

    Olá, obrigado pelas dicas. Pelo jeito não existe um jeito de fazer um redirecionamento 301 somente via HTML né?!

    Abraço!

    Dani Edson
    http://www.ganhedinheiroonline.com.br

  53. Avatar

    Achei muito bacana esse seu artigo, dada a importância do tema. Porém estou com um problema ao tentar fazer o redirecionamento via .hataccess:

    O navegador retorna um “Redirect Loop”.

    Fato:

    O Google indexou um domínio temporário (dominio.tempsite.ws) mas gostaria de redirecionar todos esses acessos para dominio.com.br. Quando utilizo o código .htaccess sugerido aqui, acontece o Redirect Loop. Alguém pode me ajudar?

    Obrigado!

  54. Avatar

    Penso que falta muito ainda para que eu consiga resolver meus problemas. Ja pensei em excluir o blog mas sou movida a desafios. Tive PR 2 e cai para zero e punição. Ja estou ficando doida, de tanto estudar aqui ..rs…desculpe, sou leiga! Mas, com gente como voces aqui, dando dicas, eu chego la. Obrigada!
    Voce acha que mudar a categoria de postagens pode provocar estes problemas todos citados aqui?

  55. Avatar

    Não não Vera…. mudar apenas a categoria não gera este tipo de problema. Deve ser alguma guideline que você infringiu.

  56. Avatar

    olá amigos, acho que me auto-dupliquei 😉
    Fiz uma faxina geral em um site, e passei ele por 301, mas algumas páginas ficaram com erro, com isso indexou errado ou mando o redirect errado, retornando erros de redirecionamento, 404 etc

    original ANTIGA = /web/arquivo.asp?l=A
    original NOVA = /arquivo.asp?l=A
    indexo = /arquivo.asp?&l=A
    indexo = /arquivo.asp
    resultado = -90% no orgânico

    Gostaria de saber se o bot vai se achando com o tempo ou devo pedir reconsideração ou…
    Outro detalhe, as “novas” páginas duplicadas, agora redirecionei também, com isso tem 3 ou 4 paginas com redirect para a original nova. vários redirect para a mesma prejudica?

    Bom, faz uma semana, estou quase pensando em me preocupar rsrsr
    Se algum leitor ou Agência Mestre tiver uma luz/previsão, obrigadO!!!

  57. Avatar

    Eu já fiz essa pergunta, mas vou fazer novamente porque sempre me deparo com este problema:

    Como redirecionar uma página dinâmica em PHP que serve para carregar vários conteúdos em uma única página, mudando apenas o ID?

    Quero mudar
    paginaParaTodos.php?option=com_content&task=view&id=13&Itemid=27
    para: paginaUM.php

    paginaParaTodos.php?option=com_content&task=view&id=15&Itemid=67
    para: paginaDOIS.php

    paginaParaTodos.php?option=com_content&task=view&id=45&Itemid=31
    para: paginaTRES.php

  58. Avatar

    Olá!

    Reformulei um site inteiro, ou seja mudei nome de páginas e pastas e agora estou tendo problemas com buscadores que encontram as páginas antigas…

    pelo que eu entedi eu deveria usar o .htaccess com a seguinte linha de código:

    Redirect /links/antigo.html http://www.meusite.com.br/antigo.html

    seria isso mesmo? Aonde eu colocaria esse arquivo, na raiz do servidor, a qual não tenho acesso, ou na raiz do seu mesmo…??

    Obrigado!!!

    Parabéns pelo artigo fábio!!!

  59. Avatar

    seria isso mesmo? Aonde eu colocaria esse arquivo, na raiz do servidor, a qual não tenho acesso, ou na raiz do site mesmo…??*

  60. Avatar

    Olá, Fábio!

    Acredito que o meu caso seja parecido com o do Titto, aí em cima.

    Recentemente reformulamos todo o nosso site, todos os links do antigo estão “quebrados”.

    Como devo fazer para redirecionar todos os links antigos (exemplo: http://www.livrocamp.com.br/Detalhes%20Livros%20Juridicos.asp?id_produto=1277) para a página inicial do site: http://www.livrocamp.com.br?

    Não sou programador e a empresa que desenvolveu o novo site não se preocupou e também não sabe resolver o caso.

    Desde já agradeço e BOA PÁSCOA!

  61. Avatar

    Boa Noite

    Estou com um problema. Troquei o nome de algumas URLs que ja haviam sido indexadas pelo google.
    Minhas paginas são HTML e meu site esta na plataforma Windows na locaweb. não tenho acesso a quase nada de configuração.
    Como faço o redirecionamento 301.

  62. Avatar

    Qual o código similar abaixo para funcionar em servidor windows?

    ErrorDocument 404 http://www.site.com.br/404.php
    Options +FollowSymlinks
    RewriteEngine on
    rewritecond %{http_host} ^site.com.br [NC]
    rewriterule ^(.*)$ http://www.site.com.br/$1 [r=301,NC]

    O código acima eu uso para servidores Linux através do arquivo “.htaccess”. Gostaria de fazer o mesmo efeito para sites em asp hospedado em servidor Windows. Alguém pode me ajudar nesta questão ?

    Obrigado !

  63. Avatar

    Acabei de trocar a url do meu blog da worpress (self-hosted), de http://www.sitedomeupai.com/meublog para http://www.meublog.co.cc, os links que apontam pro primeiro sempre dão 404 apesar dos 2 apontarem pra mesma pasta, no segundo funciona normal. Tem algum jeito de acertar isso? com .htacess de preferencia…
    []’s

  64. Avatar

    To com dificuldadae em colocar redirecionamento no .htacess

    http://www.site.com/index.htm para http://www.site.com/

    Alguem tem alguma sugestão?

  65. Avatar

    esse metodo para mover um dominio antigo para um novo pelo htaccess.

    Vc não perde nada do site antigo?

    Visitas, backlinks, indexação?

  66. Avatar

    Testei o “Redirecionamento para inserir o WWW no início do seu domínio”, funcionou perfeitamente.

    Obrigado =D

  67. Avatar

    Oi Fabio,

    gostaria de saber como faço quando tenho páginas em jsp e vou reformular o site em joomla. Faco o redirect 301 da página jsp para o novo endereco joomla e nao a apago do servidor?

  68. Avatar

    Fábio,

    Estamos desenvolvendo uma página personalizada de erro 404, com campo de busca e o mapa do site para que o usuário possa ter saídas ao se deparar com este tipo de erro. Mas estamos na dúvida se devemos utilizar redirect 301 ou 302? Acreditamos que o 301 seja uma boa alternativa, pois estaríamos indexando uma página que contém várias saídas para o nosso site. Tens alguma idéia sobre isso?

  69. Avatar

    Felipe, você não deve utilizar nenhum tipo de redirecionamento. O código a ser retornado deve ser o 404 mesmo.

    Eu escrevi um artigo a pouco tempo comentando sobre isto: Erro 404

    Dê uma lida no artigo que ele especifica bem a idéia.

  70. Avatar

    Na verdade, em ASP é assim para redirecionar página:

    response.redirect(“http://homologacao.aiec.br/avaliacao/lista_disciplinas.asp”)

  71. Avatar

    Olá galera,

    O que significa a linha:

    Options +FollowSymLinks

    Eu encontrei uma explicação resumida mas não entendi direito, alguém poderia me explicar melhor?

    Obrigado!

  72. Avatar

    Repetindo o que o Tiago disse:

    Como faço esse direcionamento 301 em um site hospedado no Geocities?

    POIS O SERVIDOR SÓ ACEITA HTML 1.0.

    Minha página aparece em 1º nos resultados do google (pesquisando por ‘regras yugioh’).

    Preciso muito disso, pois tenho só até 25/10/2009 para migrar para outro endereço.

    Obrigado.

  73. Avatar

    Olá Fabio Ricotta, estive lendo este teu artigo e muitos dos comentários. Vi que um deles (o do Renan em 8 de julho 2008) teria o mesmo problema que o meu: fazer o redirecionamento 301 do blogspot. Você respondeu: “…Vou procurar algo a respeito e postar aqui no Blog depois…”

    Você consegui ver isso?

    • Avatar

      Olá Benito,

      Realmente não encontramos uma solução que envolva Blogspot e 301 perfeito. Existem muitas citações de uma forma de redirecionamento via Meta Refresh e Javascript mas isto não produz uma solução que realmente transfira o seu juice, coisa que o 301 resolveria.

      • Avatar

        Fábio quando fazemos um redirecionamento 301 com htaccess é importante tambem colocar o robots.txt, sitemap.xml e até talvez o caminho das imagens uma vez que o google pode indexar estes arquivos em sua base de dados?

        • Avatar

          Olá rovere,

          Eu acho que você confundiu algumas coisas. Quando se faz um redirecionamento 301 você não precisa mexer em robots.txt ou ainda no sitemap.xml.

        • Avatar

          No caso o site que eu usar o 301 tem diversas imagens indexadas no google imagens, elas sofrem o redirecionamento automaticamente tb ou não?

          Qual a melhor forma de fazer isto em sites que tem imagens indexadas no google images?

  74. Avatar

    Olá Benito!

    Vou dar meu pitaco por aqui, antes do Fábio! 😉

    Até hoje eu não encontrei uma forma de que seja feito o redirecionamento 301 (301 mesmo!) do Blogspot para WordPress.
    Tudo que achei foi com o uso de meta refresh.

    Eu tenho um blog no Blogspot e pretendo fazer alguns testes ainda. Assim que tiver novidades, eu envio. Grande abraço!

  75. Avatar

    Ok, de qualquer maneira agradeço a atençao de vocês Frank Marcel e Fábio Ricotta.

    Um detalhe: não há como fazer esse redirecionamento mesmo que eu tenha um domínio próprio no blogspot?

    meu domínio lá é http://www.benitopepe.com (sem o Br) e agora já estou com todas as postagens no wordpress (eu consegui importar de lá para o meu novo domínio o http://www.benitopepe.com.br )

    Outra coisa: caso de fato esse redirecionamento não seja possível quer dizer que eu perderei mesmo meu pagerank3?

    Ocorre que eu fui em ferramentas para webmaster do google em configuraçoes do site > mudança de endereço e solicitei a mudança para este novo domínio. Seria melhor eu desfazer isso ou seja desfazer a solicitação ou deixar que talvez as coisas se acertem e eu não perca o pagerank?

    Mais uma vez obrigado pela atençao, e PARABÉNS por vosso trabalho!

    Abraço do Benito Pepe

    • Avatar

      Benito, se você utilizou o Webmasters Tools, não precisa desfazer. Mantenha a sua configuração.

      Mas aproveite seu domínio antigo (.com) para avisar seus usuários de seu novo endereço (.com.br) e deixe links em cada post antigo para o respectivo post novo.

      É uma maneira de direcionar o tráfego. =)

      Grande abraço!

  76. Avatar

    Olá estou com dificuldades no seguinte redirecionamento. Pretendo utilizar minhas imagens em um sub-dominio, mas não quero ter que trocar link por link. Criei o sub-dominio imagens.meusite.com.br mas o prob é que o sub dominio é o mesmo diretorio onde estão as imagens atualmente.

  77. Avatar

    conseguiiiiiiii hihihi consegui fazer com que ele redirecione quando digitar sem o www 😀 vlw grande!!!!!

  78. Avatar

    Olá amigo, como fazer o redirecionamento sem WWW para com WWW. usando o web.config?

    Um blog meu é no WordPress e está rodando no Windows.

    Valeu Obrigado!

  79. Avatar

    Olá, sou leitora do blog de vocês e achei muito legal esse negócio de redirecionamento, mas se eu quero usar aquele em php eu coloco o código onde? Desculpe a ignorância, sou da área de design.

    • Avatar

      Você coloca ele logo no início do seu arquivo, na linha seguinte da abertura do

  80. Avatar

    Ae cara muito bom seu post, só tenho uma duvida, meu site é todo em ASP, e eu só queria colocar esse codigo para que o yaagames.com seja igual o http://www.yaagames.com, só que tem que mudar no .htaccess, sendo que meu site nem tem esse negocio!

    Como eu arrumo? Aquele código em ASP serve para a mesma coisa?

  81. Avatar

    Muito bom! Mas ainda faltou ver como faz em Django!

  82. Avatar

    Salve galera,
    vamos supor a seguinte situação.

    Tenho uma página arquivo.html, mas por necessidade tive que mudála para arquivo.php.
    Só que nas buscas do google a página arquivo.html (que já não existe mais) ainda aparece.

    Qual a melhor solução neste caso? Apenas redirecionar e pronto?

    • Avatar

      Olá Rafael,

      é a melhor solução sim. Redirecione com código de retorno 301 e em breve o Google atualiza o índice de resultados.

  83. Avatar

    Complicado… Mas cedo ou tarde terei que aprender isso…

  84. Avatar

    Pessoal, eu “assino” 2 domínio, um final .com (www.dicasereceitapara.com) e outro .com.br (www.dicasereceitapara.com.br). Foi configurado no wordpress para que os posts sejam publicados com a estrutura: http://www.dicasereceitapara.com.br/%postname%.html

    Quando um leitor digita http://www.dicasereceitapara.com o servidor redireciona para http://www.dicasereceitapara.com.br, PORÉM, estou querendo assinar outro domínio de final .net.com e quero que os posts e a url que apareça no navegador do leitor seja http://www.dicasereceitapara.net.br

    Agora a pergunta que não quer calar: como eu faço isso? É possível redirecionar os outros domínios (final .com e final .com.br) para esse novo domínio de final .net.br? E os posts como ficam?

    Outra coisa é: como o site já tem um pagerank, eu perco se mudar o domínio?

    Abraços e desde já agradeço!

    • Avatar

      Olá Dani,

      Sim, você perderá todo o seu “PageRank” e Trust associado ao domínio http://www.dicasereceitapara.com.br se mudar para um .net.br

      Mas se quiser fazer isto mesmo, a melhor forma é utilizar o .htaccess direto na raiz do seu website, conforme mostramos em uma parte do artigo acima. Você conseguiu encontrar a informação?

      • Avatar

        Fábio, não acha que seria melhor a Dani registrar o domínio .net.br apenas para garantir a marca e redirecioná-lo para o .com.br, que já está bem rankeado?

  85. Avatar

    Pessoal, obrigada pelas respostas.

    Eu tava lendo aqui mesmo neste artigo o seguinte item:

    “.htaccess – Redicionando um domínio antigo para um novo

    Algumas vezes precisamos mudar o nosso domínio e não queremos perder nenhum link antigo, nenhum visitante que acesse o site antigo ou o principal, não perdermos Pagerank. Então, necessitamos redirecionar todos os cliques do domínio antigo para o novo.

    Para redirecionar todos os arquivos e pastas do seu antigo domínio para o seu novo domínio siga corretamente a seguinte regra:

    Options +FollowSymLinks
    RewriteEngine on
    RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/$1 [R=301,L]

    Troque o “www.novosite.com.br” no código acima pelo novo nome do seu domínio.

    O arquivo .htaccess deve ser inserido no arquivo raiz do seu antigo domínio, ou seja, onde está localizado o seu arquivo index.

    Observação: Este método de redirecionamento irá apenas funcionar em servidores Apache com o módulo Mod_rewrite habilitado. Para habilitá-lo siga as instruções deste link.”

    Nesse caso Fábio, o artigo diz que o “page rank” é transferido para o novo domínio caso eu use o .htaccess, é isso? Ou eu entendi errado?

    Abração!

  86. Avatar

    Bom dia Fábio,

    Eu estou tento uns probleminhas 🙂 vc pode me ajudar.

    Eu tenho um site que estava hospedado no domínio http://www.procurasp.com.br mas que agora mudei para o http://www.buskasp.com.br. O que acontece é que com essa mudança o meu hank zerou foi ai que descobri sobre esse redirecionamento 301.
    O que eu estava fazendo antes era apenas um adicionando um domínio adicional na hospedagem do http://www.buskasp.com.br do domínio http://www.procurasp.com.br, com isso o pessoal que acesso o domínio antigo vem para o domínio novo, só que o meu hank continuava zerado, ai eu removi esse domínio adicional e fiz um hospedagem simples do domínio http://www.procurasp.com.br para poder fazer o redirecionamento 301.
    Só que não está funcionando, quando eu entro no http://www.procurasp.com.br aparece uma tela de erro 500.

    Você pode me ajuda a fazer isso ? ? ?

  87. Avatar

    Boa pessoal,

    Estou com uma dúvida pipocando na minha cabeça.

    Eu redireciono http://www.viladoartesao.com.br para http://www.viladoartesao.com.br/blog usando:

    Está correto? Até hoje funcionou perfeitamente, porém gostaria de saber se existe outra forma melhor.

    Grande abraço a todos.

  88. Avatar

    Olá pessoal,

    Por algum motivo a minha mensagem não foi completa.
    Vou tentar novamente.
    Boa pessoal,

    Estou com uma dúvida pipocando na minha cabeça.

    Eu redireciono http://www.viladoartesao.com.br para http://www.viladoartesao.com.br/blog usando:
    ()

    Está correto? Até hoje funcionou perfeitamente, porém gostaria de saber se existe outra forma melhor.

    Grande abraço a todos.

  89. Avatar

    Tentei novamente e acho que não funcionou.
    O que quero dizer é que uso o metahttp-equiv=refresh.
    Alterei o código para que ele não seja bloqueado neste comentário.

    Desculpe-me por ser chato.

    Muito obrigado

  90. Avatar

    Tenho um site com muitas páginas indexadas pelo Google, o endereço atual é http://www.exemplo.com/portal e presciso redirecionar para http://www.exemplo.com/portal_2010. Além disso, estou trocando de CMS e consequentemente as urls dos conteúdos.
    Devo redirecionar todas as urls pelo .htaccess(num arquivo enorme) ou apenas o endereço do diretório?

  91. Avatar

    Nos exemplos do post:
    -RewriteRule (.*) http://www.novosite.com.br/$1 [R=301,L]
    -rewriterule ^(.*)$ http://www.seusite.com.br/$1 [r=301,NC]

    O que significa o “R=301,L”, o “r=301,NC” e o “$1”?

  92. Avatar

    Estou com uma duvida, eu renomeei uma pasta que ja tinha , e na ferramenta webmaster google deu erro 301,
    Entao cheguei aqui pelo google e peguei o exemplo de redirecionamento 301 do php,porém queria saber aonde colocar esse codigo e o exemplo:

    Header( “Location: http://www.meusite.com.br” );

    no endereço ficticio eu coloco a url antiga ou a nova url.Obs:Não alterei o dominio

  93. Avatar

    Este esquema no .htaccess serve para que qualquer coisa que for diferente do endereço principal seja redirecionado para o endereço principal:

    RewriteCond %{HTTP_HOST} !^www.seusite.com.br
    RewriteRule ^(.*) http://www.seusite.com.br/$1 [L,R=301]

    Abs.
    DiegoAlex

    • Avatar

      e a relevancia do outro site vai para onde esta sendo redirecionado?

      • Avatar

        Sim, neste caso todos os links que forem diferentes serão redirecionados para a url principal..

        Pelo que eu sei, quando o google acessar um link para a url que não for a principal, ao chegar no servidor, ele redirecionará para a principal, e assim , passando o link juice para a principal…

        Se voce não colocar o 301, a “relevancia” será dividida entre as várias urls (com www, sem wwww, outro dominio,etc), já com o 301, vc garante que toda a “relevancia” seja para a URL principal..

        Espero que tenha ajudado.

        Abs.

        Diego Alex

  94. Avatar

    Caros amigos,
    Gostaria que me ajudassem numa dúvida. Como é feito o redirecionamento que já vi em alguns blogs que não alteram o nome do domínio principal? Já vi vários em que usa-se o sistema do blogspot, por exemplo, mas é feito um redirecionamento em que não aparece o ondereço (Ex: http://www.meublog.blogspot.com) e sim o domínio principal registrado (Ex: http://www.meudominio.com.br/post1). Tenho uma hospedagem e preciso fazer esse tipo de redirecionamento criando vários domínios que apontarão para várias páginas dentro do domínio principal.

  95. Avatar

    Olá Pessoal do Mestre Seo,
    Bem após ler os artigos, fiz diversos redirecionamentos, concertei algumas páginas duplicadas, escolhi o domínio sem www, e direciono do www para o sem www.

    O único problema que não consegui concertar foi o de, tenho duas páginas principais:
    http://pfarma.com.br com page rank 3 e
    http://pfarma.com.br/index.php com page rank 1.

    Vi que essa é uma dúvida comum nos comentários.

    Alguém sabe dizer como fazer um redirecionamento do index.php para o domínio principal.

    Tentei usar:
    redirect 301 index.php http://pfarma.com.br
    e não deu certo.

  96. Avatar

    Essa opção aqui

    Options +FollowSymlinks
    RewriteEngine on
    rewritecond %{http_host} ^seusite.com.br [NC]
    rewriterule ^(.*)$ http://www.seusite.com.br/$1 [r=301,NC]

    Não funciona no WordPress caso o Plugin WP-Super Cache estiver habilitado não se corrigir mais se souberem só postar ai a dica…

    • Avatar

      Olá Renato,

      Agradeço.
      Tentei utilizar mais causou erro, estou usando o Joomla.

      Antes desse código eu coloquei o de redirecionamento do www para o sem www. Que escolhi usar como domínio principal.

      Não sei se é algo do joomla, pesquisei e achei algumas alternativas para fazer este redirecionamento. Mais nenhum surtiu efeito.

  97. Avatar

    Galera, lí varios post e comentários e ainda não achei nada na minha situação ou não entendi as respostas por aí, tenho mais de 10mil páginas indexadas e todas elas estão com valores sobre ID’s como nesse exemplo:

    index.php?ir=resultadoBusca.php&Categoria_Id=803

    irá ficar assim:
    /empresas/bancos

    =============

    index.php?ir=verEmpresa.php&Empresa_Id=21072

    irá ficar assim:
    empresas/bancos/santander-sao-paulo

    ..
    Nesses exemplos são 1 de resultado de busca que tras o nome da categoria e a outra é a página que mostra os detalhes da empresa, no caso aí como deveria fazer o redirecionamento? porque cada página está indexada por seu próprio ID, existe alguma forma de fazer identificar a pagina e os ID’s e aí redirecionar pras páginas novas que são dinamicas?

    valeu

    • Avatar

      Fabricio,

      Tente utilizar o código para PHP que está informando no post em cada página de resultado:

      Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
      Header( “Location: http://www.meusite.com.br” );

      Por exemplo:
      Na página resultadoBusca.php coloque esse código no começo dela:

      Header( “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” );
      //esse rs!NomeDaCategoria é seria o nome da categoria q vc traria do banco de acordo com o código da url
      Header( “Location: /empresas/”+rs!NomeDaCategoria );

      Eu não fiz esse teste, mas acredito que isso funcionaria.

      Ai para a página verEmpresa.php você faria a mesma coisa.

      ps.:mas para isso é necessário que as urls amigaveis já existam…..rsrs

      Espero que ajude!

    • Avatar

      Bom, você vai precisar fazer duas coisas. Primeiro associar a URL amigável com o conteúdo da URL não amigável. Ou seja, você vai ter que escrever uma regra para quando o usuário entrar com a URL:

      empresas/bancos/santander-sao-paulo

      Você vai retornar o conteúdo de:

      index.php?ir=verEmpresa.php&Empresa_Id=21072

      Para tanto, você vai precisar montar um arquivo php que vai fazer a pesquisa inversa (dos parâmetros da URL amigável para encontrar o parâmetro da URL não amigável) e usar o mod_rewrite do apache para fazer essa consulta sem trocar a URL. A expressão que você vai usar para fazer essa consulta é semelhante à essa:

      RewriteEngine On
      RewriteRule ^([^/]*)/([^/]*)/([^/]*) /consulta1.php?parametro1=$1&parametro2=$2&parametro3=&3[L]

      Estou dizendo que empresas é o parametro1, bancos o parametro2 e santander-sao-paulo o parametro3. Esse arquivo consulta.php é que vai fazer o processo inverso – quando você passar a URL amigável para esse arquivo ele terá que te retornar a URL não amigável para o mesmo.

      Esse resultado você vai usar para dizer que quando o usuário acessar pela URL amigável você vaio buscar o conteúdo da URL não amigável para mostrar para o usuário.

      Entretanto, quando o usuário entrar com a URL não amigável, esta deverá ser redirecionada para a URL amigável.

      Você pode ler mais alguma coisa sobre esse assunto em: https://www.agenciamestre.com/seo/utilizando-mod_rewrite-para-criar-urls-amigaveis

      Outra maneira (e a mais indicada) é alterar a estrutura do seu banco de dados para obedecer a estrutura de URLs amigáveis que você pretende utilizar.

    • Avatar

      Oi Fabrício, antes de se gastar com a resposta da Fabiane, leia o artigo que ela referencia no final da resposta.
      https://www.agenciamestre.com/seo/utilizando-mod_rewrite-para-criar-urls-amigaveis

      Assim que você entender o artigo perfeitamente, estude a resposta que ela apresentou. A solução está bem completa.

      • Avatar

        Diego, Fabiene e Frank, valeu pela ajuda vou estudar e ver o resultado e voltarei a postar os resultados.. assim todos poderão desfrutar deste post 🙂

        Agradecido!

        • Avatar

          Aguardamos, Fabricio!

  98. Avatar

    Foi a melhor explicação que já encontrei na internet.
    parabéns!!!!!!!

  99. Avatar

    OLá!
    Vocês sabem me dizer se tem como redirecionar um dominio antigo que usava no blogger para um novo que configurei no blogger pois uso do uolhost e não tem como fazer manualmente,entrei em contato pelo chat mais disseram que só tem como fazer com htacess.Tenho hospedagem mais não tem nada a ver como o dominio uso outros(quero redirecionar blogcafusao.com para webprincipiante.com).
    Criei este arquivo na pasta raiz (public html) mais não funcionou…

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?