Marketing Digital

O Que é Content Prunning? Como Posso Usar Para Aumentar Meu Tráfego?

Por Daniele Souza

Você conhece o content prunning? Sabia que essa estratégia pode melhorar o tráfego orgânico de seu site? Confira neste artigo!

Daniele Souza

Olá leitores! Sejam bem-vindos a mais um episódio do Mestre TV! Hoje, o nosso CEO vai tratar de content prunning! Talvez você já conheça esta estratégia, mas sempre vale a pena incrementar seus conhecimentos e ver dicas novas que podem fazer sentido para você.

Afinal, você sabe o que é content prunning?

O conceito de content prunning vem de “penalizar” ou “sacrificar” um determinado conteúdo para você conseguir ganhar mais relevância. Mas, de onde surgiu essa ideia?

Entre 2010 e 2012 o Google iniciou a atualização chamada “update do Panda”. Essa função basicamente verificava sites para analisar se tinha um número elevado de páginas de baixa qualidade. Se isso fosse constatado, a relevância geral do site diminuía.

Por conta disso, as pessoas começaram a perceber que, se uma página não adiciona valor ao site, talvez ela não devesse existir. Há também uma outra visão que se chama “crawl budget” — em tradução ficaria algo como “orçamento para encontrar páginas de um determinado site”.

Como o recurso computacional é finito, o Google tem que gastar um certo tempo encontrando informações nas páginas da web. O tempo que ele gasta analisando um site é o que se entende por “crawl budget”.

Quando se compara sites menores com gigantes da comunicação, será que o tempo que o Google passa em cada um deles deve ser o mesmo? Ou seja, o “crawl budget” deve ser igual?

Segundo o Ricotta, não. Pois sites maiores tem mais informações, relevância, número de acessos e mais pessoas querem buscar informações nesses sites. Então, de tempo computacional, faria sentido o Google colocar 30 segundos para analisar um site menor e um minuto para páginas mais robustas, pois ele tem que gastar mais tempo para encontrar mais informação.

Na lógica, se o Google tem um minuto para indexar páginas dentro de um site, por que gastá-lo com páginas ruins? Se você tem 100 páginas e dez delas não trazem valor, por que gastar um décimo de seu tempo com aquilo que não vai trazer resultado?

Afina, se você excluir elas, o Google pode focar o tempo limitado somente nas páginas de relevância. Essa mentalidade é que deu origem a técnica de content prunning.

Como identificar as páginas para “penalizar”?

No modo de ver do Ricotta, páginas que não recebem visitas orgânicas a mais de três meses, você já pode entender como um conteúdo “morto”.

Baixe um relatório de páginas existentes no seu site e analise o tráfego orgânico dos últimos três meses. Coloque essas informações no Excel e faça uma lista.

Com todas listadas, se você tiver alguma publicada há pelos menos três meses e sem visitas, provavelmente não é relevante o suficiente para o Google posicioná-la.

O que você deve fazer nesse caso? Puxe todas as informações desta página e se pergunte: para qual palavra-chave ela deveria aparecer? Pesquise esse termo no Google, verifique se realmente a página está aparecendo ou não. Também pegue todo o histórico dela — desde a publicação — e confira se já teve algum tráfego orgânico.

Muitas das vezes, no início, a página teve um pico de visitas mas isso desaparece. Normalmente, acontece porque outro conteúdo foi publicado no site e tem mais qualidade para a mesma palavra-chave.

O que fazer com essas páginas?

E agora? O que fazer com essa página que não rankeia? Você tem algumas opções:

Remover

Faça isso se você tem outra página que trata do mesmo assunto de forma melhor. Não remova totalmente, mas realize um redirecionamento 301, pois, como a página já foi lida pelo Google, ele entenderá que você transferiu para um outro conteúdo.

Modificar

Às vezes você pode entender que o conteúdo está mal escrito ou muito simples e não tem mais nenhuma página que trata deste assunto no seu site. Como é outro tema, excluí-la pode ser uma perda para seu negócio.

Neste caso, é melhor reotimiza-la, aprofundar o conteúdo, mexer nas imagens e republicar a página — ou seja — coloque ela na sua home page de novo. No WordPress, por exemplo, você pode editar e colocar uma nova data de postagem.

Unir

Se você tem duas páginas do mesmo tema, pode uni-los e criar um conteúdo muito mais profundo e interessante. Então, ao invés de melhorar essa página, você vai transferir o conteúdo para uma do mesmo assunto que está bem posicionada.

Da mesma forma que na primeira opção, você faz um redirecionamento 301, mas desta vez, o conteúdo da página vai para uma já existente.

Estas são algumas alternativas para o seu content prunning, mas que devem ser utilizadas para negócios que publicam bastante conteúdo. Afinal, é preciso um volume de novas publicações e conteúdos existentes para você fazer uma boa análise.

Outra coisa importante, que você deve ter um cuidado extremo é na hora de unir os conteúdos. Tenha cautela para não alterar a página errada e acabar “matando” um conteúdo de posicionamento excelente.

Então, ao identificar uma página que não dá resultado, confira novamente no Google Analytics para certificar-se. E para iniciar seu trabalho de content prunning, o CEO da Mestre recomenda começar por aquelas que tem zero tráfego orgânico.

Esta não é uma estratégia simples, por isso, sempre tenha cuidado na hora de fazer. Pois, você pode ter resultados muito positivos, mas se fizer da forma errada, muito negativos também.

Gostou de saber mais sobre o content prunning? Então vai amar os diversos conteúdos e dicas de marketing digital no canal do Mestre Academy. Aproveite e inscreva-se já!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?