SEO

O Novo Bing: Conheça o Novo Buscador Incorporado a IA

Por Raquel Pereira

Confira quais são os novos recursos anunciados pela Microsoft para incorporar o novo Bing!

Raquel Pereira

Em fevereiro de 2023, a Microsoft deu início à “corrida dos sistemas de IA” quando anunciou, em um evento privado, a implementação do sistema de inteligência artificial conversacional do ChatGPT ao seu buscador, o Bing.

O novo buscador já está disponível em todos os países, e conta com os principais avanços tecnológicos conquistados pela OpenAI com o ChatGPT e o GPT-3.5. Confira tudo sobre o novo sistema:

Microsoft anuncia Pesquisa Visual no Chat Bing

Agora, os usuários do Chat Bing podem realizar pesquisas visuais com imagens no chatbot conversacional da Microsoft.

A partir do dia 18 de julho, os usuários já podem utilizar o recurso de pesquisa visual do Chat Bing para incluir imagens em seus prompts de pesquisa. Dessa forma, o buscador vai interpretar tanto os recursos visuais quanto textuais para responder às suas perguntas:

O recurso está disponível tanto no desktop e Microsoft Edge, quanto no aplicativo mobile do Bing para Android e iOS. Conforme compartilhado pela big tech:

“A pesquisa visual no bate-papo permite que qualquer pessoa carregue imagens e pesquise conteúdo relacionado na web. Tire uma foto ou use uma que você encontrar em outro lugar e peça ao Bing para falar sobre isso – o Bing pode entender o contexto de uma imagem, interpretá-la e responder a perguntas sobre ela.”

Os usuários já mostraram diversas utilidades para o novo recurso, que pode até mesmo interpretar códigos e/ou gerá-los por meio de imagens, interpretar alguns dados e encontrar imagens semelhantes na web.

Fim da Lista de Espera do Chat Bing e outras Novidades Anunciadas pela Microsoft

No dia 4 de maio, a Microsoft disponibilizou globalmente o Chat Bing sem a necessidade de ser aprovado em uma lista de espera. Conforme informado pela Big Tech, mais de meio bilhão de bate-papos foram conduzidos no Chat Bing desde seu lançamento, há 3 meses.

Por isso, a empresa está disponibilizando seu buscador alimentado por IA em nível global para todos os usuários. No entanto, para acessar o buscador é preciso utilizar o Microsoft Edge ou o aplicativo móvel do Bing e estar logado em uma conta da Microsoft.

Agora, Chat Bing está mais visual

Após a inserção do Bing Image Creator ao Chat Bing, a Microsoft realizou uma atualização na interface do buscador, com melhorias na formatação, layout e inclusão de imagens, vídeos, tabelas e gráficos relevantes. Além disso, o Bing Image Creator agora está disponível em mais de 100 idiomas, para ampliar a experiência visual do buscador:

A Microsoft também redesenhou o seu navegador, o Microsoft Edge, para oferecer uma experiência mais agradável de visualização dos chats, com uma aparência simplificada, cantos arredondados, contêineres organizados e elementos visuais semitransparentes.

A empresa também tornou possível carregar imagens no Chat Bing para a pesquisa de conteúdo relacionado na Web e incluiu recursos de resumo para documentos longos em formatos PDF e HTML no Chat Bing do Microsoft Edge.

Histórico de conversas no Chat Bing

A adição do histórico de bate-papo ao Chat Bing já faz parte dos planos da Microsoft há algum tempo e agora está sendo lançada. Com o novo recurso, é possível retomar o bate-papo de onde parou e acessar conversas anteriores por meio do histórico de bate-papo do Bing, disponível na nova guia “Recentes” no lado direito da interface.

Além disso, há também uma guia “Salvos” para bate-papos que foram marcados para serem acessados posteriormente. E, para maior comodidade, é possível mover o Chat Bing para a barra lateral do Edge e continuar navegando na Web enquanto mantém o bate-papo em andamento.

Plugins de Terceiros

Por fim, a Big Tech ainda anunciou que está investindo esforços para permitir, em breve, que desenvolvedores criem plugins de terceiros na experiência de bate-papo do Bing, algo que já havia sido insinuado anteriormente.

No entanto, essa é uma iniciativa que a OpenAI também está investindo para o seu próprio chatbot conversacional – o ChatGPT.

Bing Image Creator chega ao novo Chat Bing

Em março de 2023, a Microsoft anunciou que estava expandindo seu recurso de criação de imagens com uso de tecnologias de IA, o Bing Image Creator, para o sistema de busca conversacional do Bing Chat.

Conforme o pronunciamento oficial, realizado em 21 de março:

“Hoje estamos levando a experiência de bate-papo para o próximo nível, tornando o novo Bing mais visual […] Temos o prazer de anunciar que estamos trazendo o Bing Image Creator, novas histórias visuais com tecnologia de IA e cartões de conhecimento atualizados para a nova visualização do Bing e do Edge.”

Utilizando a tecnologia do DALL-E, desenvolvido pela OpenAI, o Bing Image Creator é capaz de criar imagens seguindo uma descrição do usuário. Com o lançamento, os usuários que já têm acesso ao Bing Chat podem utilizar o recurso diretamente no buscador conversacional:

Fonte: Microsoft Blog

Agora, a bigtech anunciou mais uma integração com o Bing Image Creator: ele também pode ser acessado diretamente do ícone dedicado na barra lateral do Microsoft Edge!

Ou seja, os usuários que já utilizam o novo navegador da empresa não precisam acessar o Bing Chat para acessar o modelo de criação de imagens. Essa novidade pode otimizar o trabalho de artistas digitais, designers gráficos e até mesmo outros usuários que passam várias horas buscando imagens para suas apresentações ou posts sociais.

Confira um exemplo compartilhado pela Microsoft:

Fonte: Microsoft Blog

Além disso, a empresa ainda divulgou outras melhorias no Bing Chat e Edge, como:

  • nova opção de continuar uma conversa na barra lateral de onde você parou, para que o usuário possa manter seu fluxo de trabalho, sem perder o contexto ao mover para a barra lateral;
  • ampliado o comprimento máximo de chats, para que o usuário possa ter, por exemplo, conversas sobre documentos mais longos;
  • resolução de problemas de desempenho na barra lateral do Edge para reduzir erros de carregamento.

Assim como o lançamento do Copilot, esses novos recursos estão sendo implementados ao Edge para incentivar os usuários a migrarem para o novo navegador da Microsoft.

Microsoft adiciona resultados do Chat Bing às páginas de resultados de pesquisa do Bing

Mikhail Parakhin, líder de pesquisa do Bing e Bing Chat, já havia compartilhado que logo o buscador traria resultados de pesquisa gerados pelo Bing Chat e, nesta segunda-feira (20/03), a Microsoft anunciou que está implementando a novidade em alguns termos de pesquisa:


Fonte: Blog Search Engine Land

Como funcionam as respostas do Chat Bing nas SERPs do buscador?

Basicamente, ao realizar uma pesquisa no Bing que contenha os termos selecionados até o momento, o buscador exibirá uma caixa na parte superior da página contendo um trecho gerado por IA.

Caso o usuário queira continuar a pesquisar utilizando o sistema conversacional, ele pode digitar sua resposta no campo abaixo, mas será redirecionado para a página do Bing Chat.

Por enquanto, o Bing Chat funciona apenas no Microsoft Edge e no aplicativo mobile, quando você é convidado para a versão beta. Portanto, quem ainda está na lista de espera pode não conseguir continuar conversando com o chatbot.

No entanto, a Microsoft já está mostrando um trecho do poder do Bing Chat a todos, com o propósito de aumentar sua base de inscritos na lista de espera e, consequentemente, habituar os usuários ao novo recurso.

É importante acompanhar como os buscadores estão se adaptando para massificar as novas tecnologias, principalmente quando consideramos que a Microsoft está a frente da “corrida dos sistemas de IA” e seus passos podem ser seguidos pelo Google em suas adaptações futuras.

Além disso, caso o Bing decida substituir as respostas do tipo snippet em destaque pelas respostas do Bing Chat, isso poderá afetar as taxas de cliques e o tráfego orgânico para suas páginas.

Confira como os criadores de conteúdo estão lidando com as mudanças causadas pelos sistemas de IA. Clique aqui e leia nosso artigo completo!

Como funciona o novo Bing?

Agora, além da pesquisa convencional, o Bing oferece aos usuários a possibilidade de realizar pesquisas diretamente pelo chatbot integrado ao buscador. Dessa forma, aqueles que já têm acesso ao formato, podem conversar com o mecanismo de busca da mesma forma que fazem no ChatGPT:

A Microsoft ainda explica que o sistema conversacional da OpenIA foi adaptado para o mecanismo de busca do Bing, de forma que consiga atender ainda melhor as necessidades de todos os usuários.

O modelo “Prometheus”, desenvolvido especificamente para o Bing, possui um algoritmo de alta precisão, que mantém as respostas sempre atualizadas automaticamente. Dessa forma, o mecanismo de busca entrega respostas de alta relevância, mesmo com o sistema de IA conversacional.

No momento, a funcionalidade não está disponível para todos os usuários. Aqueles que querem começar a utilizar, devem se inscrever em uma lista de espera.

Fabio Ricotta já testou o novo buscador

Nosso CEO, Fabio Ricotta, já está utilizando o novo sistema de IA conversacional do Bing e compartilhou a experiência com seus seguidores no Twitter:

Na sequência de tweets, Fabio mostra como o chatbot se comporta ao responder perguntas sobre figuras públicas, quais são os assuntos relacionados que ele sugere e até mesmo como o sistema funciona em pesquisas locais.

Além disso, nosso CEO mostra como o chat está exibindo os primeiros anúncios no sistema conversacional do Bing! A possibilidade de incluir resultados e/ou conteúdos por meio de tráfego pago era uma das preocupações dos profissionais de marketing digital com a novidade.

Confira nosso artigo completo sobre como a Microsoft pretende implementar anúncios ao sistema de chatbot do Bing e não perca nenhuma novidade!

Agora o Chatbot do Bing está disponível também no mobile

Em seu blog oficial (22/02/2023), a Microsoft anunciou mais uma novidade sobre o novo Bing: agora ele está disponível também em dispositivos móveis!

Os primeiros testes do novo Bing foram concentrados apenas na pesquisa desktop, principalmente para coletar dados sobre como os usuários estavam utilizando este novo recurso. De acordo com a Microsoft:

“Há duas semanas, apresentamos ao mundo os novos Bing e Microsoft Edge com inteligência artificial — seu copiloto para a web. Desde então, com base em feedback e engajamento forte e positivo do produto, recebemos mais de um milhão de pessoas em 169 países fora da lista de espera para a prévia.”

O sucesso do novo Bing foi tamanho que, desde o dia 22 de fevereiro, os selecionados da lista de espera já podem utilizar o chatbot do Bing também através do celular.

Atualmente, 64% das pesquisas online são realizadas por meio de dispositivos móveis, como compartilhado pela própria Microsoft, por isso a bigtech está lançando os aplicativos do Bing e Edge.

“Disponível para iOS e Android hoje, o aplicativo móvel Bing oferece uma nova aparência e experiência. Tocar no ícone do Bing na parte inferior abrirá uma sessão de bate-papo, na qual você pode interagir da mesma maneira que pode na área de trabalho.”

Assim como foi apresentado pelo nosso CEO, o aplicativo está disponível para solucionar pesquisas simples e complexas, de maneira mais “humanizada” e conversacional. Além disso, o aplicativo ainda oferece a possibilidade de pesquisa por voz, recurso muito importante para garantir a facilidade de uso e a inclusão.

Bing e Skype conectados ao sistema de IA

Além da Microsoft, fevereiro também foi o mês do Google lançar seus novos produtos incorporados ao sistema de IA. O buscador da Alphabet não apostou apenas em um recurso conversacional, mas em todo um conjunto de produtos que incluem sistemas de inteligência artificial, como o Maps, Lens e outros.

No entanto, a pioneira dos sistemas de IA já está incorporando seus produtos também. Juntamente com o lançamento dos aplicativos mobile de pesquisa, a Microsoft anunciou a integração do Bing com o Skype.

O sistema de chat do Skype vai ganhar, literalmente, mais um membro. Com o Bing incorporado ao Skype, os usuários poderão “incluir o buscador” num bate-papo em grupo e utilizá-lo para responder perguntas em tempo real, de forma que todos possam ver.

Confira o exemplo compartilhado pela bigtech:

“Basta adicionar o Bing ao grupo, como faria com qualquer contato do Skype, e agora você pode pedir ao Bing para responder a perguntas e fornecer informações para todo o grupo. Por exemplo, se sua família estiver conversando sobre a próxima reunião familiar, você pode simplesmente pedir ao Bing sugestões sobre destinos de viagem, previsão do tempo esperada e eventos interessantes na época da sua viagem, e todos no bate-papo terão acesso aos resultados.”

O sistema ainda é capaz de traduzir o conteúdo para mais de 100 idiomas e encontrar informações na web sobre tópicos específicos quando solicitado.

Para aqueles que já estão com acesso ao novo Bing, a inclusão já está disponível. Após os testes iniciais, o objetivo é levar este modelo conversacional para outros produtos Microsoft.

Aprenda mais sobre como a Inteligência Artificial está moldando o futuro do Marketing Digital

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?