Marketing Digital

Artifact: A Fusão Entre Artigos, Fatos e Inteligência Artificial

Por Letícia Matsumoto

Conheça agora a nova rede social dos co-fundadores do Instagram, que pode ser o TikTok para conteúdos textuais!

Letícia Matsumoto

Os cofundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, criaram uma nova rede social chamada Artifact que tem como objetivo instigar a discussão de conteúdos textuais factuais entre círculos de amigos. E adivinha só? Com base em um algoritmo de recomendação que utiliza aprendizado de máquina!

O que podemos esperar dessa novidade? Confira a seguir!

Um TikTok de texto?

Assim como no TikTok, o Artifact irá analisar o tempo dedicado para consumir cada tipo de conteúdo. Com base nesses hábitos de uso, seu feed passará a ser personalizado de acordo com suas preferências.

A grande inovação é que ele utiliza a mesma lógica de recomendação que a rede de vídeos. Diferentemente das redes sociais textuais existentes, como o Twitter, por exemplo, que utiliza os perfis que o usuário e seus amigos seguem para recomendar novos conteúdos.

A lista de espera para usuários interessados em testar a versão beta do App foi aberta no
dia 31/01 e está disponível na versão Android e iOS.

Como o Artifact vai funcionar?

Basicamente, o Artifact vai exibir um feed inicial com artigos selecionados por alguns editores de veículos jornalísticos renomados como o The New York Times, além de blogs de pequena escala sobre tópicos de nicho.

Quais são os critérios para seleção de conteúdos?

Eles possuem uma política de verificação de fatos? Esse é um questionamento muito pertinente, visto as grandes ondas de propagação de fake news. Segundo Systrom:

“Artifact levará a sério o trabalho de servir os leitores com notícias e informações de alta qualidade. Isso significa um esforço para incluir apenas as editoras que aderem aos padrões editoriais de qualidade.”

Ainda não existem muitos detalhes sobre esses padrões, mas com certeza deverá ser algo necessário para transmitir transparência aos usuários da rede.

No entanto, os fundadores já declararam que a IA foi treinada para remover conteúdos com informações falsas.

Vão existir anúncios no Artifact?

Um ponto muito importante para as marcas que estão sempre em busca de novos canais para atrair possíveis compradores é “haverão anúncios no Artifact?”. Bem, ainda não há uma resposta!

legenda: Kevin Systrom e Mike Krieger, co-fundadores do Instagram e criadores do Artifact.
Fonte: BBC

O modelo de negócio da rede não está definido, Systrom disse que os anúncios seriam a opção mais óbvia para lucrar. Mas, se o app fizer sucesso, o modelo de assinatura pode ser uma ótima opção.

Aplicativos de recomendação de notícias personalizado

A ideia não é tão nova assim, em 2014, alguns aplicativos como o Zite e Pulse surgiram no mercado com a mesma proposta.

Mas há um detalhe que é sim, uma grande novidade, a IA! Anteriormente os apps do tipo não tiveram tanto sucesso devido às limitações com tecnologia, para de fato, atender a promessa de personalização.

Bem, ao menos agora temos um cenário bem diferente, com o investimento cada vez maior em sistemas conversacionais com base em IA, como o ChatGPT.

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?