SEO

Criadores de Conteúdo Estão Preocupados com os Novos Recursos de IA

Por Letícia Matsumoto

Afinal, os sistemas de IA vão afetar as métricas dos produtores de conteúdo? Confira quais as preocupações e o que esperar!

Letícia Matsumoto

Com os recentes lançamentos (ou apenas anúncios), criadores de conteúdo estão preocupados com os novos recursos de IA no Bing ( Com o ChatGPT) e no Google (Com o BART). Afinal, os sistemas conversacionais de pesquisa podem ser uma ameaça para o tráfego, as impressões e o ROI do conteúdo? Confira!

Os impactos negativos dos sistemas de IA dos buscadores

Alguns produtores de conteúdo estão preocupados se as longas respostas baseadas em chatbot nas páginas de resultados de pesquisa podem diminuir o tráfego para os editores, resultando em menos cliques, impressões e ROI em seu conteúdo.

Isso poderia até mesmo impactar a receita de algumas empresas cujo maior número de tráfego orgânico é proveniente de mecanismos de busca que utilizam inteligência artificial.

Alguns editores estão até exigindo royalties pelo conteúdo que os bots estão utilizando para formular respostas aos usuários.

Os sistemas de IA precisam dos produtores de conteúdo

Os sistemas conversacionais de pesquisa não criam respostas do zero, eles utilizam como base o conteúdo disponível na web. Inclusive, eles necessitam de uma grande quantidade de conteúdo para serem treinados ao ponto de oferecerem respostas relevantes aos usuários.

Então, não faz sentido que os produtores de conteúdo sejam propositalmente prejudicados com as novas tecnologias. O que deve realmente ser pensado é um equilíbrio entre os conteudistas e os mecanismos de busca.

Os produtores de conteúdo sempre foram importantes e vão continuar a ser por muito tempo

O especialista Barry Schwartz relembra que essa preocupação é semelhante a quando o Google lançou os trechos em destaque em suas pesquisas. O burburinho foi tão grande na época que até mesmo o ex-chefe da Pesquisa do Google, Amit Singhal, teve que tocar no assunto durante uma palestra do SMX.

No momento, é preciso esperar. Mas se uma coisa é certa, é que Google e Bing deverão lançar atualizações que favoreçam os produtores de conteúdo.

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?