SEO

Pesquisa do Google Lançará Recursos de Chatbot este Ano

Por Raquel Pereira

O Google colocou a IA no centro de sua estratégia. O NYT relatou o lançamento de um mecanismo de busca com recursos de chatbot em breve.

Raquel Pereira

O Google colocou a Inteligência Artificial “à frente” e buscou ajuda dos fundadores Larry Page e Sergey Brin para sua estratégia de IA.

De acordo com reportagem do New York Times, o Google deve inserir uma versão de seu mecanismo de busca com recursos de chatbot ainda este ano.

Google está testando novo design de pesquisa com respostas de IA em resultados orgânicos

Segundo um relatório da CNBC (Consumer News and Business Channel), canal por assinatura da NBCUniversal dedicado a notícias de negócios, o novo design da pesquisa do Google teria as seguintes modificações:

  • o botão “estou com sorte” foi removido e substituído pelo botão de chat;
  • o ícone de chat seria adicionado junto aos logos de pesquisa por voz e por imagem.

Algo parecido com isso:

legenda: simulação do novo design do Google.

Como ficariam os resultados orgânicos com o chatbot do Google?

Segundo a CNBC, no SERP alternativo os resultados de pesquisa orgânica ficaram mais abaixo, bem mais do que estão hoje:

“Quando uma pergunta é inserida, os resultados da pesquisa mostram um balão cinza diretamente abaixo da barra de pesquisa, oferecendo respostas mais humanas do que os resultados de pesquisa típicos. Logo abaixo disso, a página sugere várias perguntas de acompanhamento relacionadas”

Mas, segundo a descrição do canal, o novo design pode ser semelhante ao box de “As pessoas também perguntam”. Então, a IA basicamente só destacaria algum trecho específico antes dos outros resultados orgânicos.

De acordo com um porta-voz do Google:

“Há muito tempo estamos focados no desenvolvimento e implantação de IA para melhorar a vida das pessoas. Acreditamos que a IA é uma tecnologia fundamental e transformadora incrivelmente útil para indivíduos, empresas e comunidades e, conforme descrevem nossos Princípios de IA, precisamos considerar os impactos sociais mais amplos que essas inovações podem ter. Continuamos a testar nossa tecnologia de IA internamente para garantir que seja útil e segura, e esperamos compartilhar mais experiências externamente em breve”.

Mesmo sem mudanças radicais, os resultados de tráfego serão sim impactados. Então, continue acompanhando constantemente nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades.

O Google está pedindo aos funcionários que testem possíveis concorrentes do ChatGPT

O Google está testando diversos chatbots, incluindo um chamado Apprentice Bard, que usa a tecnologia LaMDA do Google e é semelhante ao ChatGPT, oferecendo respostas de texto detalhadas às perguntas dos funcionários e melhorando com o tempo. A empresa também está testando um design de desktop de pesquisa de perguntas e respostas.

Jeff Dean, chefe de IA do Google, afirmou que a empresa está se movendo de forma mais conservadora devido ao risco de fornecer informações erradas, mas o CEO Sundar Pichai sugeriu um lançamento público de produtos similares ainda este ano.

Por que o Google está preocupado com as novidades?

O debate sobre a implementação de recursos do ChatGPT à pesquisa do Bing está tomando proporções que, de acordo com o especialista Danny Goodwin, tem potencial para remodelar significativamente nossa percepção de SEO.

Em dezembro, o CEO do Google, Sundar Pichai, emitiu um “código vermelho”, após perceber que a tecnologia atual estava ameaçando significativamente os negócios de busca do Google.

O que está por vir?

Por isso, os executivos do Google convocaram os fundadores do buscador, Larry Page e Sergey Brin, que deixaram o cargo em dezembro de 2019, para algumas reuniões sobre a estratégia de produtos de IA da empresa.

De acordo com o publicado pelo New York Times, o Google pretende investir em mais de 20 recursos esse ano:

“O Google agora pretende revelar mais de 20 novos produtos e demonstrar uma versão de seu mecanismo de busca com recursos de chatbot este ano, de acordo com uma apresentação de slides revisada pelo The New York Times e duas pessoas com conhecimento dos planos que não foram autorizados a discuti-los.”

As prioridades discutidas foram:

  • acertar os fatos – oferecendo informações para responder com precisão a algumas perguntas ainda mais complexas;
  • garantir a segurança;
  • livrar o buscador da desinformação.

Além disso, o New York Times também afirma que o Google pode bloquear certas palavras para evitar discurso de ódio e tentar minimizar outros possíveis problemas relacionados a ódio e toxicidade, perigo e desinformação, de acordo com o relatório.

Continue acompanhando os updates do Google na implementação de chatbots e ferramentas de Inteligência Artificial! Salve este artigo nos seus favoritos e acompanhe as atualizações.

LEIA MAIS

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?