Após período de estabilidade, ferramentas de rastreamento voltam a apresentar oscilações dos resultados de busca do Google, em 17 de fevereiro.
Os rankings de pesquisa tinham sofrido oscilações incomuns na primeira semana de fevereiro, por volta do dia seis. No entanto, não houve pronunciamento oficial por parte do buscador e, dias depois, os índices voltaram à normalidade.
Na semana do Dia dos Namorados americano – 14 de fevereiro – alguns profissionais de SEO relataram queda no tráfego. A discussão, que começou no WebmasterWorld, continuou até o final do mês.
Registro das Ferramentas de Rastreamento
Muitas ferramentas registraram a mudança no ranking do Google entre a data citada no fórum, principalmente entre 14 e 17 de fevereiro. Aqui estão as capturas de tela dessas ferramentas:
SEMRush
Fonte: Blog Search Engine Roundtable
SERPmetrics
Fonte: Blog Search Engine Roundtable
Mozcast
Fonte: Blog Search Engine Roundtable
As ferramentas mostram que houve uma queda, no período citado pelos especialistas, seguida de um aumento repentino entre os dias 17 e 18 de fevereiro.
E no Brasil?
Utilizando a ferramenta Google Algorithm Changes, podemos conferir que houve uma oscilação parecida para os resultados de pesquisa brasileiros:
Fonte: advanced web ranking
No dia 14 de fevereiro, primeiro dia de queda identificada para os resultados americanos, a ferramenta registrou 3.26 pontos, considerado abaixo da média. No entanto, os índices já estavam baixos desde o dia 12, com 1.68 pontos.
A retomada da normalidade, para os resultados de busca brasileiros, aconteceu apenas no dia 20 de fevereiro, após um pico de 10 pontos no dia 19.
O Google está mostrando esses sinais sutis de uma possível atualização desde dezembro do ano passado. Temos conhecimento de que o será lançada uma atualização da experiência de página até o final de março, no entanto, o buscador não deu nenhum pronunciamento oficial sobre essa volatilidade no ranking.
O que mais você precisa saber sobre o Google?
- O Google reescreve o título das páginas em 61% das vezes, veja o que causa esse comportamento e como evitá-lo;
- Descubra como utilizar o Google para alcançar mais pessoas! Confira nosso material completo sobre como anunciar no Google.
Faça parte da nossa Lista VIP e receba as principais atualizações do Google e outros assuntos relacionados ao marketing digital na sua caixa de entrada!