SEO

Google Search Essentials: Novas diretrizes da Pesquisa no Google

Por Raquel Pereira

E não foi só o nome que mudou! Confira todas as novidades dos novos fundamentos da pesquisa Google.

Raquel Pereira

O Google realizou uma atualização completa das suas “Diretrizes para webmasters” para a Pesquisa no Google, após 20 anos. Além do nome, veja quais foram as demais atualizações!

Por que a mudança?

As originais “diretrizes para webmasters” estavam se tornando obsoletas para os moldes atuais da internet. Afinal, apesar de realizar algumas alterações pontuais, essas diretrizes não eram atualizadas há 20 anos.

De acordo com o pronunciamento oficial do buscador, em 13 de outubro:

“Muita coisa mudou desde 2002, então hoje estamos lançando uma versão atualizada e simplificada das Diretrizes para webmasters, e também estamos mudando seu nome.”

O objetivo principal das mudanças é entregar um documento com orientações claras de como o seu site deve ser para atender bem às pessoas. O Google afirma ainda que os novos Fundamentos da Pesquisa Google (Google Search Essentials), foram criados para tornar a informação útil e fácil de entender, para ajudar os proprietários de sites a se concentrarem em coisas que realmente importam para o seu site.

O novo nome

O Google decidiu que era hora de uma grande atualização e, para acompanhar os novos tempos, entendeu que também estava na hora de mudar a identidade das diretrizes. O buscador disse que:

“Deixamos de usar o termo “webmaster” no nome deste site e, o único restante, foram as ‘Diretrizes para webmasters’. Como mencionamos anteriormente, “webmaster” é um termo desatualizado e pouquíssimas pessoas se identificam com ele.”

A intenção é que, com um novo nome mais amplo e genérico, mais pessoas se sintam familiarizadas com ele e passem a acompanhar melhor as atualizações dos fundamentos.

Ou seja, o objetivo é que todos aqueles que criam conteúdo e querem aparecer no Google saibam que aquelas são as “regras” para que isso aconteça. Além disso, o buscador ainda afirma que o novo nome também salienta a importância dos fundamentos abordados e, dessa forma, dão mais destaque ao conteúdo.

As principais mudanças

O Google reconheceu que, apesar das antigas “diretrizes para webmasters” serem consideradas o “documento oficial”, muitas das práticas recomendadas e políticas estavam no site da Central de Pesquisa Google. Por isso, o buscador está movendo as diretrizes para as seções às quais elas pertencem atualmente.

Além disso, o buscador adicionou três novas categorias:

Requisitos Técnicos

O buscador criou uma nova seção na qual os usuários podem entender melhor como publicar conteúdos on-line no formato que o Google consegue indexar com mais facilidade. O buscador entende que hoje, há muito conteúdo para ser indexado na internet, por isso, a seção mostra como as pessoas podem tornar seu site “mais encontrável” com os requisitos mínimos para aparecer na pesquisa.

Política de Spam

De acordo com o buscador:

“As políticas de spam abrangem formas comuns de spam e comportamentos que podem levar um site a ter uma classificação mais baixa ou não aparecer nos resultados de pesquisa na web do Google.”

Para a construção dessa nova seção, grande parte dos tópicos foram retirados das antigas “Diretrizes de qualidade” e outras relacionadas a malware ou conteúdo inválido/duplicado. Os novos tópicos desta seção incluem:

  • regras sobre comportamento enganoso, como funções enganosas ou conteúdo enganoso;
  • comportamentos que podem levar ao rebaixamento ou remoção de um site do Google, como assédio on-line ou golpes/fraudes;
  • tópicos claros e consolidados sobre spam de links e conteúdo raso.

Os conteúdos foram atualizados para lidar com os spams que as pessoas enfrentam hoje na internet, utilizando uma linguagem mais simples e precisa, com exemplos relevantes para auxiliar o entendimento.

Práticas recomendadas

Seguir os requisitos são importantes para aparecer e manter o seu site no Google, mas as práticas recomendadas são o que fazem com o que o sites sejam verdadeiramente encontrados e acessados pelos usuários.

Elas são um conjunto do que o Google realmente acredita que o seu site precisa para encantar as pessoas. Essas práticas também incluem organização de conteúdo em estruturas lógicas e páginas semelhantes, como formas de tornar seu conteúdo útil.

Todos esses conteúdos são realocados de outros sites e blogs do Google, no entanto, agora eles formam um único guia para os usuários que querem entender como o seu site pode atender às necessidades das pessoas.

As antigas “Diretrizes para Webmasters” foram o recurso principal de consulta dos últimos anos e ajudou uma diversidade inimaginável de sites a estruturar e organizar seus conteúdos para aparecer no Google. Agora, com as Search Essentials, o esperado é que ele continue desempenhando esse papel de forma mais democratizada.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?