SEO

O Futuro das Pesquisas no Google

Por Letícia Matsumoto

Leia a notícia para conhecer a visão do especialista Glenn Gabe, sobre como será o futuro das pesquisas no Google!

Letícia Matsumoto

Acompanhe as principais atualizações e novidades sobre a Pesquisa do Google! Este artigo estará em constante atualização, então salve ele nos seus favoritos para acompanhar e faça parte do grupo da Agência Mestre no Telegram para não perder nenhuma notícia sobre marketing digital.

Novidades sobre a Pesquisa no Google: o que podemos esperar para os próximos anos?

Na última semana de setembro, o Google realizou seu evento Search On 22, no qual são lançadas e discutidas as principais tendências e atualizações da Pesquisa no Google, Google Shopping, Google Discovery e outras plataformas.

Veja quais são os principais recursos anunciados no evento para se antecipar e preparar sua estratégia de SEO para os próximos anos:

Expansão da Multipesquisa

A “pesquisa múltipla” é um recurso do Google Lens no qual é possível utilizar a câmera do celular para fazer uma busca através de imagem e adicionar uma consulta de texto para aprimorar os parâmetros da busca.

A novidade anunciada em 2021 apenas para pesquisas em inglês será expandida para 70 novos idiomas nos próximos meses. Para testar o novo recurso basta realizar uma consulta por imagem com o Google Lens e, em seguida, rolar a página até o botão “+ Adicionar à sua pesquisa”.

Pesquisa Múltipla “perto de mim”

O Google também vinha fazendo testes para a pesquisa múltipla por local, dessa forma, o Google permite que você utilize a pesquisa por imagem e texto, segmentando por locais próximos à você.

No momento, essa função ainda está em fase de testes, por isso o primeiro lançamento será apenas para pesquisas em inglês nos Estados Unidos. No entanto, assim como a multipesquisa, esse novo recurso deverá ser expandido em breve.

Tradução de texto no Google Lens

Ainda sobre atualizações para as pesquisas por imagem, o Google Lens receberá uma atualização para aprimorar a clareza das informações traduzidas.

Basicamente, o Lens permite que o usuário aponte a câmera para qualquer tipo de texto e, rapidamente, traduz aquela imagem. A aposta do buscador são redes adversárias generativas, também conhecidas como modelos GAN, para apresentar melhor o texto traduzido.

Atalhos e refinamentos de pesquisa

O aplicativo da Pesquisa no Google para iOS receberá novos atalhos para facilitar a pesquisa, tradução, uso de pesquisa por voz, upload de capturas de tela e outras funcionalidades.

Fonte: Blog Search Engine Land

A proposta é que os novos recursos cheguem também aos smartphones Android ainda este ano. Além disso, o buscador também está lançando novos refinamentos para o preenchimento automático (Google Suggest) e até para os resultados de pesquisa.

Conforme o usuário realiza uma busca, o Google apresenta um conjunto de tags com palavras-chaves para a consulta, e exibirá informações mais detalhadas nas sugestões enquanto o usuário digita.

Resultados mais visuais

Alguns resultados de pesquisa estão com uma abordagem mais visual, para que os usuários explorem mais informações sobre tópicos como viagens, pessoas, animais, plantas, etc.

Fonte: Blog Search Engine Land

Além disso, o Google está explorando formas de tornar os resultados mais atrativos ao longo da página. Por isso, o buscador está adicionando um recurso de “exploração” para encontrar mais informações sobre tópicos relacionados à consulta original enquanto rolam a SERP.

Essas atualizações estão sendo lançadas para as pesquisas em inglês e, de acordo com a opinião desses usuários, poderá ser expandida para novos idiomas.

Tradução de notícias

A intenção do buscador é que, no início do próximo ano, os usuários tenham acesso à uma cobertura de notícias traduzidas, tanto em notícias locais quanto internacionais. Utilizando a tradução automática, a Pesquisa no Google mostrará as principais manchetes já traduzidas nas SERPs.

Fonte: Blog Search Engine Land

Pesquisa Personalizada

O Google também está expandindo o recurso “Sobre este resultado”, que mostra a personalização utilizada para realizar aquela pesquisa. Dessa forma, além de saber se esses resultados foram personalizados de alguma forma, o usuário também poderá desativar a personalização.

Por exemplo, se você tem interesse em um conjunto de marcas específicas para realizar suas compras no Google Shopping, será possível criar uma “segmentação” com essas marcas e, posteriormente, caso queira uma pesquisa ampla poderá desativar.

Atualizações de Março de 2022

O especialista em marketing digital, Glenn Gabe, vem analisando as constantes atualizações do Google, principalmente as de recomendações de resultados. Segundo Glen, os últimos updates podem ser chamados de um prenúncio do futuro da pesquisa. Entenda!

“Mais recomendações” no Google Discover

Ao utilizar o Google Discover para pesquisar sobre sua marca de óculos de sol favorita, Glenn encontrou uma nova opção de busca o “mais recomendações”

Fonte: https://www.gsqi.com/

Ao clicar no botão, o especialista foi levado a uma página com diversas informações, vídeos, recomendações e funcionalidades de comparação.

Ao final da página, havia um painel de tarefas contendo uma seção “continuar navegando”, o qual, segundo a visão de Glenn, seria um forte indícios da intenção do buscado em criar uma jornada de compra para o usuário. Visto que, logo em seguida, havia uma opção de “comparar produtos”.

Fonte: https://www.gsqi.com/

Um elemento muito interessante, pois, não se trata de um artigo comparando os itens, mas uma SERP do próprio Google que faz isso.

Para realização da ação, são utilizados dados do Google Shopping:

Fonte: https://www.gsqi.com/

Coleções no app do Google

Glenn, afirma que o Google está expandindo a funcionalidade de coleções e vinculando-a mais vezes, com o objetivo de ajudar os usuários em sua jornada de pesquisa.

Fonte: https://www.gsqi.com/

“Journeys” no Google Chrome

No ano passado, o Google começou a testar as “Journeys” no navegador no Google Chrome. Uma maneira de ajudar o usuário a resumir sua pesquisa sobre um determinado tópico.

Fonte: Captura de tela do recurso “Journeys” (fornecida pelo Google em sua postagem no blog sobre o recurso).

Ao visitar seu histórico no Chrome, você pode encontrar uma nova guia para “Viagens”, que lista os sites e artigos que você visitou com base na pesquisa de um determinado tópico. Ele não fornece muitas funcionalidades, mas é útil para retomar de onde você parou.

Se prepare para o presente e para o futuro

Quer ficar por dentro de análises como essa? Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?