Marketing de Conteúdo

Google Suggest: O Que é e Como Funciona Essa Ferramenta?

Por Juliana Pessôa

Descubra alternativas de busca antes mesmo de terminar de digitar as palavras-chave de interesse. Leia o artigo e saiba mais sobre o Google Suggest!

Juliana Pessôa

O Google Suggest é um elemento de pesquisa que apresenta alternativas de busca para o usuário antes mesmo que ele termine de digitar as palavras-chave desejadas e, efetivamente, realize uma busca. Em outras palavras, essa ferramenta centraliza sugestões do próprio Google a fim de otimizar os resultados apresentados, mas você sabe como ela funciona? 

Continue a leitura deste artigo para conferir a resposta dessa pergunta e entender a importância dessas sugestões. Você também saberá mais sobre:

  • o que é Google Suggest;
  • como o Google Suggest funciona;
  • dicas para utilizar o Google Suggest;
  • o que o Google Suggest pode fazer pela sua empresa;
  • outras ferramentas de pesquisa de palavras-chave.

O que é Google Suggest?

O Google Suggest, também conhecido como Autocomplete, é uma função disponibilizada no campo de busca do Google e consiste em uma ferramenta que oferece sugestões de pesquisa enquanto você digita sua consulta na barra de busca.

Google Suggest como funciona

Você com certeza já deve ter percebido que conforme vai digitando a palavra, sugestões para completá-la e adicionar outros termos que são mostrados automaticamente para o usuário, certo? Pois é. Essas sugestões são baseadas na forma como as pessoas realmente pesquisam.

Nesse sentido, se muitas pessoas começam a digitar uma certa frase e depois continuam a digitar uma oração relacionada, essa pode aparecer como uma sugestão.

Existe alguma forma de aparecer como as primeiras alternativas de pesquisa?

Não existe opção para “comprar espaços” no Google Suggest, como em um anúncio. Isso porque o sistema funciona baseado em históricos e, portanto, as sugestões que aparecem são os termos mais pesquisados e as combinações mais utilizadas para as palavras-chave que estão sendo digitadas.

Além disso, caso você esteja com sua conta do Google logada, o histórico de pesquisa também influencia.

Outro detalhe importante é que, no Google Suggest, as sugestões gerais não aparecem da mesma forma para todo usuário que faz determinada busca. Isso porque, além de histórico de pesquisa, a velocidade da conexão influencia a formação do conjunto de sugestões apresentadas.

Outros fatores que influenciam o resultado são:

  • uso de dispositivo móvel para realização da busca;
  • uso de um desktop para realização da busca;
  • identificação de perfil de usuário;
  • existência de um histórico de busca que possa ser usado para definir interesses do usuário;
  • configurações do navegador (como língua utilizada);
  • a frequência que determinada sugestão foi escolhida quando apresentada;
  • conceitos associados à busca (animal, alimento, música etc).

Como funciona o Google Suggest?

Como dito anteriormente neste artigo, o sistema funciona baseado em históricos. Ou seja, o Google Suggest é uma mistura dos termos mais buscados com as combinações mais usadas para as palavras que alguém está começando a digitar no campo de busca do Google.

Por isso, para obter um resultado ou sugestões de pesquisa com maior precisão, é recomendável pesquisar por meio da janela anônima. Assim, as alternativas apresentadas serão diferentes. Para isso:

  • no Firefox: clique no botão “Menu” e selecione a opção “Nova janela privada”;
  • no Google Chrome, pressione as teclas “Ctrl” + “Shift” + “n”;
  • no Microsoft Edge, selecione o ícone configurações e a opção “nova janela InPrivate”;
  • no Opera, aperte as teclas “Ctrl” + “Shift” + “N” ou clique em “Menu” e em “Nova janela privada”.

Caso seja feita uma pesquisa com erros de português, ou seja, com a grafia diferente da norma padrão, ainda assim serão mostradas sugestões e, entre elas, aquelas com a grafia correta e outras com a grafia errada.

Um detalhe fundamental do Google Suggest é que a privacidade do usuário é levada em consideração, o que faz com que as sugestões sejam formadas quando um grupo diferente de pessoas realiza as mesmas buscas.

Confira também: eBook + webinar: Pesquisa de palavras-chave: o que é e como fazer!

Dicas para utilizar o Google Suggest

Agora que você já sabe como utilizar o Google Suggest, confira a seguir algumas dicas práticas para utilizar a ferramenta de forma ainda mais assertiva e otimizar seus resultados:

  • utilize frases específicas;
  • comece simples e acrescente palavras e termos gradualmente;
  • use palavras que os sites usariam;
  • aproveite o google suggest para pesquisa de palavras-chave adicionais ou de apoio.
  • utilize operadores de pesquisa, como aspas (para pesquisar uma frase exata) ou til na frente de uma palavra (para encontrar sinônimos).

O que o Google Suggest pode fazer pela sua empresa?

Além da pesquisa de palavras-chave, o Google Suggest pode ser uma ferramenta valiosa para a sua empresa por várias razões. Entre elas estão:

  • entendimento do comportamento do cliente, já que permite entender o que ele procura e como descreve produtos e serviços;
  • descoberta de tendências, indicando mudanças de interesse que podem ser aproveitadas;
  • otimização local, já que leva em consideração a localização do usuário ao fornecer as sugestões;
  • competição por palavras-chave, ajudando a identificar aquelas para as quais a concorrência pode ser mais baixa.

Outras ferramentas de pesquisa de palavra-chave

Ter acesso a diferentes sugestões de pesquisa é extremamente relevante para empresas, pois permite a criação de estratégias que as deixem em evidência como sugestão, assim como facilita a descoberta de palavras-chave que estão em alta.

Apesar de ser uma excelente ferramenta, o Google Suggest não é a única que oferece esse tipo de pesquisa. Confira alternativas valiosas:

Answer The Public

O Answer The Public é uma ferramenta gratuita que disponibiliza vários tipos de informações relacionadas ao que as pessoas estão pesquisando atualmente. Ela mostra sugestões de busca de forma automatizada, facilitando a identificação de possíveis tópicos de conteúdo e várias possibilidades e combinações de palavras-chave.

Os resultados são exibidos separadamente, de acordo com as variações usadas para criá-los, como:

  • o que;
  • por que;
  • porque;
  • como;
  • onde;
  • qual;
  • quando;
  • quem;
  • entre outros.

Assim, antes de começar a fazer brainstorming com a sua equipe, você pode consultar essa ferramenta e ter várias ideias do que é tendência em pesquisa e palavra-chave. Isso contribui grandemente para as estratégias de marketing de conteúdo, inclusive na elaboração de títulos e subtítulos de suas postagens no blog.

Sendo assim, utilizar ferramentas como essa garante que você alcance seu público com mais precisão. Além disso, é possível ter ideias infinitas para criação de Conteúdo.

Keyword Tool

A Keyword Tool é outra ferramenta com a mesma finalidade de planejar palavras-chave por meio das plataformas de pesquisa. Ela extrai sugestões e as apresenta em uma interface bem simples e intuitiva.

Isso significa que, em segundos, a ferramenta adiciona e anexa o termo de pesquisa que você especifica com letras e números diferentes, coloca-os na caixa de pesquisa do Google e extrai várias sugestões de palavras-chave.

Leia também: Como Montar Uma Estratégia De Conteúdo Para YouTube

Como especialista no assunto, a Agência Mestre sempre oferece as melhores pesquisas de palavras-chave para seus clientes. Isso nos permite desenvolver os conteúdos de forma mais otimizada e focada na obtenção de um bom posicionamento orgânico. Aproveite para conhecer nossos serviços de Marketing de Conteúdo e solicitar um orçamento!

LEIA MAIS

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?