Olá a todos, há algum tempo atrás a postamos aqui na Agência Mestre sobre o novo Browser da Google chamado Google Chrome, cada vez que inventam um novo browser nós temos que ficar preocupados como faremos para otimizar um site ou até mesmo como fazer um site nesse browser novo, nesse caso a preocupação deve ser redobrada, já que se trata de um produto com a marca Google e há uma previsão de que ele pode se tornar mais popular do que o Firefox.

No dia 9 de setembro, a Ann Smarty do Search Engine Journal publicou um artigo muito interessante, abordando como otimizar um site para este browser do Google. Mas o que a motivou a falar disso?

Primeiramente, por que otimizar seu site para ele?

É simples, como já foi dito acima é um produto Google, ou seja, há uma grande chance de que a otimização de sites feito para ele seja o padrão que o Google vai adotar daqui pra frente, então uma página bem feita para o Chrome provavelmente terá um rankeamento maior no principal player de busca do mundo.

Vamos então aos pontos levantados pela Ann Smarty:

Sistemas de tabs (abas) do Chrome:

Assim como no Firefox, as abas têm um tamanho variável que fazem com que quanto mais abas você abrir, mais estreita ela fica. Então elas mostram apenas uma peque parte do seu “title”.

Na hora de fazer o seu site tenha a certeza de que seu site tenha:

– Uma “title” pequena e concisa;

– A primeira parte de uma “title” deve ser único para que os usuários consigam localizar rapidamente seu site quando se tem várias abas abertas.

Screenshot1 Google Chrome

Manuseio de erros de páginas:

Se o navegador não consegue abrir a URL, será exibido ao usuário as seguintes informações:

– Detalhes do erro:

– Sugestões de sites com nome parecido;

Screenshot2 - Google Chrome

– Avisos de busca dentro de um site para os termos contidos na URL;

– Pesquisa do Google para os termos contidos no caminho da URL (incluindo o nome do domínio).

Screenshot 3 - Google Chrome

SEO no Chrome :

Como foi visto no item anterior, o Chrome usa buscas no Google para tratar de URL’s com escrita errada, seja ela sugerindo um site ou mesmo fazendo uma busca com o que foi inscrito. Então fica óbvio que a SEO ganha ainda mais importância nesse browser, mesmo o usuário errando ele estará fazendo buscas no player do Google. Com uma boa colocação no Google e um bom conteúdo você pode até ganhar um usuário que queria entrar num site concorrente. Outro exemplo da importância do SEO nesse novo browser esta na figura abaixo.

Screenshot4 - Google Chrome

Ele auto-completa uma url fazendo busca no Google pelo termo digitado.

Nesse post vemos que a SEO nunca foi tão bem explorado por um navegador de internet, se o Google Chrome será um sucesso ou não, ninguém sabe, até porque eu já ouvi opiniões diversas sobre ele, mas uma coisa eu já aprendi nunca duvidem do Google, se eles falam que esse browser será um sucesso, é bom ficar de olho nele.

Abraços