Marketing de Conteúdo

O Conteúdo em Vídeo Está Presente em Toda a Jornada do Consumidor?

Por Raquel Pereira

O conteúdo em vídeo pode diminuir o seu ciclo de vendas? Confira os insights dessa pesquisa do Content Marketing Institute.

Raquel Pereira

O conteúdo em vídeo tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas, principalmente porque esse é o formato de mídia que mais levou os profissionais a atingirem suas metas no último ano.

Mas, como os profissionais estão usando esse formato? Será que todas as etapas da jornada do consumidor exige conteúdos em vídeo? Confira os insights do estudo realizado pelo Content Marketing Institute:

Sobre o Estudo

Em seu novo estudo: “Why Most Video Content Fails To Reach Its Full Potential” ou “Por que a Maior Parte do Conteúdo em Vídeo Falha em Atingir seu Potencial?”, o Content Marketing Institute entrevistou mais de 300 profissionais de marketing.

O objetivo da pesquisa era entender, essencialmente, quais são os desafios que os profissionais enfrentam para alcançar mais pessoas com seus vídeos online e os caminhos para otimizar essa geração de conteúdo, tornando-a em uma ferramenta de geração de leads.

Por que a Maior Parte do Conteúdo em Vídeo Falha em Atingir seu Potencial?

E, segundo os dados da pesquisa, à medida que o conteúdo em vídeo ganha importância como ferramenta de marketing de conteúdo, ele é usado principalmente para abordar os estágios iniciais da jornada do comprador, mas não tão explorado no fundo do funil.

Relembrando a jornada do consumidor

A jornada do consumidor é o caminho seguido pelos usuários, desde o momento em que eles identificam uma dor ou necessidade, até a compra de um produto ou serviço para satisfazê-la.

E, nesse caminho, o consumidor se depara com diferentes conteúdos que podem ser mais ou menos relevantes dependendo do seu estágio. Falamos mais sobre isso no nosso artigo sobre Funil de Conteúdo, mas – basicamente – um consumidor que está nos estágios iniciais da jornada tem dúvidas e busca informações de forma diferente daqueles que já estão mais avançados.

A Jornada do Consumidor no Marketing Digital

Por exemplo, uma pessoa que está pensando em se mudar para um novo país, não vai começar pesquisando por passagens aéreas. Ela vai buscar os melhores destinos, informações sobre visto e passaporte, nacionalidade e muitos outros assuntos relacionados antes de efetivamente efetuar a compra da sua passagem.

Como o Vídeo está sendo utilizado na Jornada de Compra?

Em seu estudo, o Content Marketing Institute solicitou que os participantes estimassem a porcentagem de seus vídeos criados para os vários estágios da jornada do consumidor e os resultados indicam uma média de 48% para o estágio de reconhecimento da marca, onde os compradores estão conhecendo a empresa:

Como o vídeo está sendo utilizado na Jornada de Compra?

No entanto, um ponto importante a ser observado é que 22% dos entrevistados estão criando seus vídeos com o propósito de conscientização, que é uma das etapas mais relevantes para a utilização desse tipo de mídia.

Consumo de vídeos online

Os consumidores estão consumindo mais vídeos do que nunca, principalmente com a popularização dos vídeos curtos causada pelo TikTok, e o intuito da audiência é prioritariamente se divertir com esse formato.

Mas, ainda é muito comum que os consumidores utilizem os vídeos para tirar dúvidas sobre produtos, serviços ou sobre como podem resolver seus problemas; ou seja, são consumidores que estão nas fases de descoberta e conscientização da jornada de compra.

Consumo de Vídeos Online

Por isso, a criação de vídeos concentrando-se nesses dois estágios da jornada é crucial para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo.

Além disso, observando a jornada do consumidor B2B, o vídeo não é o formato preferido da maioria dos usuários. Segundo o estudo, 45% dos profissionais B2B entrevistados afirmam que, embora seu público-alvo consuma vídeos, eles não parecem preferir vídeo a outros tipos de conteúdo

Qual o objetivo da criação de conteúdo em vídeo?

Como vimos no gráfico, apesar das etapas iniciais da jornada receberem mais atenção, os profissionais entrevistados ainda afirmam que 15% dos seus vídeos são direcionados para as etapas de Compra e Pós-compra.

Isso acontece porque, para esses profissionais, a estratégia de conteúdo em vídeo vai além de informar a audiência e incentivar a compra. Para 43% dos entrevistados, a criação de vídeos é uma estratégia para criar uma conexão humana, por exemplo, compartilhando histórias, lutas e triunfos.

Expectativas para os próximos anos

Apenas 16% dos entrevistados relatam ter resultados abaixo do esperado com o conteúdo em vídeo e, para a maioria (70%), o formato retorna resultados dentro do esperado ou supera suas expectativas (14%).

Por isso, já pensando no futuro, quase dois terços (64%) esperam que o seu orçamento de vídeo para 2024 aumente em relação ao deste ano.

Além de ser um avanço em comparação com os 40% que relatam que o seu orçamento de vídeo este ano já aumentou em comparação com 2022, essa mudança positiva de orçamento mostra que o futuro do marketing de conteúdo em vídeo ainda tem muito a oferecer.

E, com um orçamento maior, os profissionais de marketing poderão atender às suas maiores necessidades na obtenção de melhores resultados com vídeo.

LEIA MAIS

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?