TikTok – A Rede Social Que Veio Para Impactar

Por Mayara Kelly Paz


Ninguém pode negar que o TikTok tem ganho espaço no mercado e se tornou um grande fenômeno quando falamos de redes sociais, não é mesmo?

Os números de download são um destaque e, segundo dados divulgados pelo Analyst Center Sensor Tower em 2021, tornou-se o segundo aplicativo mais baixado do ano.

TikTok – A Rede Social Que Veio Para Impactar

Concorrendo com grandes redes sociais, tais como o Facebook e Instagram, o antigo Musical.ly – que passou a ser TikTok por conta da aquisição pelos outros desenvolvedores — veio para impactar e ficar por muito tempo no smartphone de muitas pessoas, servindo para diversão, entretenimento e negócios.

Quer saber mais sobre o sucesso dessa rede social? Neste artigo você verá:

  • o que é o TikTok;
  • o que realmente causou o crescimento do TikTok;
  • quais os recursos do aplicativo TikTok;
  • estratégias de marketing digital no TikTok;
  • onde baixar o TikTok.

O que é o TikTok?

Como mencionamos antes, o TikTok surgiu em 2018 de uma fusão com o Musical.ly – um aplicativo voltado para música – e trata-se de uma rede social que permite a gravação e divulgação de vídeos com duração bem curta, podendo variar de 15 a 60 segundos.

A proposta do antigo aplicativo voltado para música permanece, porém, a ideia para que ele ganhasse um upgrade para competir com aplicativos maiores do mercado e que fossem do mesmo segmento, foi apresentando formas de interação entre os usuários.

O aplicativo se tornou um fenômeno, batendo recordes de download por todo o mundo, dando a oportunidade para as pessoas conseguirem fazer edições criativas e usar uma diversidade de filtros.

Esses recursos fizeram com que o TikTok crescesse e além de ser apenas um aplicativo para dublagens, danças e música, tornando-se uma rede social de fato. Nos Estados Unidos, por exemplo, o aplicativo já ultrapassou o Instagram e se tornou o mais baixado atualmente.

Já era de se esperar que esse crescimento chamasse a atenção de grandes empresas e logo a participação de influenciadores da rede para campanhas de divulgação de marcas começou a acontecer.

Mas o que realmente causou o crescimento do TikTok?

A desenvolvedora do aplicativo, a chinesa ByteDance, já havia pensado e estudado em uma movimentação para que o aplicativo fosse considerado um grande fenômeno.

Quando a fusão aconteceu, a sua estratégia já era focada na segmentação de mercado e totalmente voltada ao público jovem, com o foco em músicas.

Ao identificar o sucesso que o antigo Musical.ly se tornou, os desenvolvedores chineses já haviam entendido que esse ramo seria algo que cresceria e se tornaria uma ótima oportunidade de negócio.

Logo, essa estratégia se tornou o ponto principal para que o número de downloads fosse exorbitante – cerca de 718 milhões até 2019 – e que a popularidade do aplicativo fosse ganhando espaço em tão pouco tempo.

A conquista de todo o mercado mundial

Por ser um app criado na China, a maior parte de seu público, inicialmente, estava localizado na própria Ásia – índia e China principalmente. Porém, como mencionamos anteriormente, o crescimento abrupto fez com que o TikTok ganhasse popularidade em diversos países.

Atualmente, os escritórios estão espalhados por Xangai, na China e no Vale do Silício, Estados Unidos, atraindo funcionários até da grande rede social, Facebook.

E não poderia ser diferente, não é mesmo?

Com apenas 3 meses de atuação e funcionamento, o aplicativo já havia ganhado mais de 130 milhões de usuários ativos, enchendo os olhos de grandes investidores e mostrando aos desenvolvedores que a estratégia inicial já havia sido alcançada.

Quais os recursos do TikTok?

Um dos principais objetivos do TikTok é, com toda certeza, estimular a criatividade dos seus usuários, para que eles possam produzir conteúdo em vídeo.

TikTok – A Rede Social Que Veio Para Impactar

Além disso, mudanças que ocorreram conforme o passar do tempo, permitem que as pessoas editem os próprios vídeos e façam dublagens.

Muitas outras ferramentas adicionadas com o foco em melhorar a produção de conteúdo para todos são adicionadas a cada atualização.

Algumas pessoas, por já estarem presentes na plataforma há bastante tempo, tornaram-se influenciadores e populares, carregando milhões de seguidores.

Com tudo isso presente para estimular a criatividade dos criadores de conteúdo da plataforma, o TikTok também permite o uso de várias funções que já conhecemos por conta de outras redes sociais para a divulgação e interação dos users. Veja:

Uso de hashtags na plataforma

O aplicativo permite fazer a segmentação dos vídeos por meio de hashtags, assim como o Instagram. Inserindo a tag certa, você encontra conteúdos diferentes e temas diversos.

Por causa disso, para ganhar visibilidade, o uso de hashtags é imprescindível. Quem buscar o conteúdo por meio de hashtags, ou acabar clicando em alguma que outro criador usou, sempre vai encontrar mais dos vídeos e conteúdos!

Também é possível enviar mensagens no TikTok

Recurso de mensagem direta é algo que definitivamente não pode faltar em qualquer aplicativo!

A plataforma conta com este recurso, disponibilizando aos usuários interação por meio de mensagens particulares e diretas.

Como fica o marketing digital no TikTok

Sabemos que campanhas bem elaboradas podem proporcionar alcance e resultados incríveis, não é mesmo?

Muitos influenciadores que viralizam são procurados pelas agências e empresas de marketing para divulgação na plataforma. Com o seu tom mais humorístico e despojado, o conteúdo publicitário no aplicativo atrai jovens e adolescentes.

No próprio TikTok Ads é possível criar anúncios em vídeo e banner que será entregue ao público segmentado e grandes marcas estão aderindo aos anúncios nessa rede social.

Obviamente que existem algumas questões que precisam de atenção especial antes de entrar nesse universo. Entender e criar uma estratégia, definir um cronograma de publicações e quais os influenciadores fazem sentido trazer para os seus conteúdos são algumas delas.

Como nesta plataforma tudo viraliza de forma muito rápida trazendo grande visibilidade para as marcas, é preciso pensar bem no que será divulgado e de qual maneira será feita. Veja algumas dicas que você deve seguir para gerar um bom conteúdo:

  • estude o seu público, sua forma de se comunicar e de interagir com os vídeos;
  • poste conteúdos originais e agreguem algo na vida de quem está assistindo;
  • mantenha uma frequência nas publicações.

Onde encontrar o aplicativo?

Chegamos até aqui e você quer saber onde encontrar o aplicativo?

É bem simples a utilização do TikTok, basta fazer o download do aplicativo em seu smartphone, que já está disponível tanto para IOS, quanto para Android.

Você pode sincronizar a conta com outras redes sociais – como Twitter, Facebook ou até Instagram – e criar rapidamente o seu perfil.

Agora, basta aproveitar a vasta quantidade de opções para criação de conteúdo e se jogar neste fenômeno!

Curtiu esse artigo? Veja as novidades sobre as redes sociais e dicas incríveis aqui no blog da Agência Mestre!

LEIA MAIS
Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?