Redes Sociais

Newsletter do LinkedIn: Novos Recursos Disponíveis

Por Raquel Pereira

Fique por dentro das novidades anunciadas pelo LinkedIn para as Newsletters nativas da rede social profissional.

Raquel Pereira

O LinkedIn está apostando em novos recursos para um dos seus formatos de conteúdo mais populares: as Newsletters nativas.

Há alguns anos, a rede social profissional passou a incluir o novo formato de publicação para incentivar a comunicação entre creators e usuários, e as newsletters se tornaram um dos formatos mais utilizados da plataforma.

Confira neste artigo:

  • O que são as Newsletters do LinkedIn;
  • Novidades das Newsletters do LinkedIn;
  • Como criar sua Newsletter no LinkedIn;

O que são as Newsletters do LinkedIn?

Assim como as newsletters convencionais que conhecemos no marketing digital, as newsletters do LinkedIn são um formato de conteúdo em texto, enviado para uma base de seguidores/leads em uma determinada frequência (semanal, mensal, etc).

O que são as Newsletters do LinkedIn?

Para ter acesso ao LinkedIn Newsletter, os usuários devem habilitar o modo de criação em seus perfis e atender aos critérios de acesso à newsletter, no entanto, a plataforma está expandindo o acesso gradualmente para que mais usuários tenham acesso.

Leia também: Como Usar o LinkedIn na Sua Estratégia Digital

Como saber se a Newsletter do LinkedIn está disponível no meu perfil?

Segundo compartilhado pelo LinkedIn na sua Central de Ajuda, os usuários podem identificar se já possuem acesso ao recurso de newsletter acessando a Central de Criação e, em seguida, acessar a seção “Ferramentas de Criação”.

Se você visualizar a seção Ferramentas de criação e atender aos critérios de acesso à newsletter, ela estará com o selo “Disponível” ao lado de “Newsletters”. Os critérios para ter acesso ao recurso incluem:

  • contar com uma base/público de mais de 150 seguidores e/ou conexões;
  • ter feito compartilhamentos recentes no LinkedIn de qualquer tipo de conteúdo original (incluindo artigos, imagens, vídeos, eventos, enquetes e publicações curtas);
  • ter respeitado as Políticas para Comunidades Profissionais do LinkedIn e um registro de boa reputação no LinkedIn.

Motivos para ter uma Newsletter no seu perfil profissional no LinkedIn

Se você é um especialista ou expert na sua área e está em busca de construir uma base de seguidores leais, as Newsletters do LinkedIn são uma ótima ferramenta para atingir esse objetivo.

Utilizando as newsletters, você pode compartilhar frequentemente algum conhecimento ou conteúdo exclusivo para aquela base que está verdadeiramente acompanhando suas publicações e tem interesse genuíno em suas ideias.

Benefícios da Newsletter no LinkedIn

Além disso, cada newsletter possui sua própria página, onde os usuários podem acessar seus conteúdos, ver edições anteriores, assinar, compartilhar, etc. E os assinantes ainda recebem uma notificação sempre que uma nova edição for publicada, e seus comentários podem estimular novas conversas.

Outros benefícios de iniciar uma Newsletter no LinkedIn incluem:

  • possibilidade de criar e desenvolver uma comunidade engajada ao longo do tempo;
  • expansão do seu público rapidamente com as notificações para os seus seguidores assinarem a sua newsletter;
  • alcance a caixa de e-mail do seu público com os lembretes por e-mail das suas novas edições.

Novidades da Newsletter do LinkedIn: Confira os novos recursos

Relatórios recentes do LinkedIn mostram que a plataforma vem crescendo exponencialmente nos últimos meses, com um crescimento de 41% no compartilhamento de conteúdo original em agosto deste ano.

Além disso, o engajamento no LinkedIn também tem atingido níveis recorde, e o número de leitores de boletins informativos triplicou no ano passado, ultrapassando 1,3 milhão de leitores diários no aplicativo.

Leia também: Novos Recursos do LinkedIn Estão Disponíveis

Por isso, a plataforma vem investindo em mais recursos para tornar o formato ainda mais popular entre os usuários. Em dezembro, algumas atualizações compartilhadas pelo LinkedIn foram:

Rascunhos Replicáveis

Começando pela nova forma de compartilhar suas newsletters partindo de um modelo “pré-pronto”.

Rascunho de Newsletter no LinkedIn

Os novos “rascunhos duplicados” do LinkedIn vão permitir que os criadores tornem seu processo de criação mais simples, replicando formatos de newsletters anteriores. Dessa forma, ao invés de criar uma newsletter do zero, os usuários podem usar um exemplo anterior como formato, o que também pode facilitar na consistência do formato.

Mais dados de Newsletters para medir a eficácia

Além disso, o LinkedIn também está lançando mais dados para gerar novas análises de desempenho das Newsletters, incluindo notas adicionais de desempenho e dados demográficos do público.

Novas Métricas das Newsletters no LinkedIn

Conforme explicado no pronunciamento oficial da rede social, essas novas análises podem gerar insights sobre as tendências de consumo dos seus assinantes:

“Disponível para autores individuais e páginas com boletins informativos, mostraremos a tendência do consumo de conteúdo ao longo do tempo, o público-alvo que você está alcançando com dados demográficos dos assinantes e conselhos sobre como otimizar para o crescimento de novos públicos. Você pode acessar as análises do boletim informativo no painel do seu perfil ou por meio de uma edição específica do boletim informativo que deseja pesquisar.”

Essas são algumas atualizações anunciadas para expandir ainda mais a adesão à criação de newsletters no LinkedIn, pensando no consumo de mais usuários. Portanto, vale a pena considerar se esse formato pode se encaixar na sua estratégia de conteúdo para 2024.

Como Criar uma Newsletter no LinkedIn?

Os primeiros passos para criar uma Newsletter no LinkedIn é acessar a página de início do LinkedIn e, em seguida, clicar em “Escrever artigo” e “Criar uma newsletter”.

Surgirá uma um pop-up com as seguintes informações:

Criando uma Newsletter no LinkedIn

Aqui, você deverá inserir:

  • um título para a sua newsletter, que descreva qual é o tema de forma clara e de fácil compreensão por seu público;
  • a frequência com que você publicará novos conteúdos para seus seguidores;
  • a descrição da sua newsletter, explicando seu objetivo e quais conteúdos serão compartilhados;
  • uma logo para a sua newsletter.

Além disso, você pode compartilhar sua newsletter e convidar suas conexões para assiná-la. Sempre que você publicar uma newsletter, os assinantes receberão notificações e, para aumentar o alcance, você também pode compartilhar a página da sua newsletter com a sua rede em outras plataformas sociais ou por e-mail.

Publicando na sua Newsletter do LinkedIn

Sempre que você iniciar um novo tópico na sua Newsletter, deverá seguir alguns passos, são eles:

  1. Crie um layout e carregue uma foto de capa diferente para cada artigo da sua newsletter (recomendação: 744 x 400 pixels, segundo o LinkedIn).
  2. Escolha um título claro para cada artigo, que ajude o público a entender qual tópico será abordado.
  3. Use conteúdo multimídia, como imagens, vídeos e infográficos, para separar blocos de texto e tornar a leitura mais fluida. Se o seu site possuir um blog, você também pode incluir links para seus artigos que possam agregar ainda mais conteúdo.
  4. Publique sua newsletter e mantenha a frequência de publicações que você definiu, dessa forma os assinantes podem engajar com seu conteúdo periodicamente.
  5. Ao compartilhar sua newsletter e incluir hashtags, adicione um CTA para que os usuários assinem seu conteúdo.
  6. No seu perfil, mude o botão “Conectar” para “Seguir”. Assim, as pessoas que visualizarem seu perfil poderão acompanhar suas atividades e ler seus compartilhamentos no LinkedIn.

Além disso, procure sempre agregar valor ao seu conteúdo! Pense em formas de agregar valor para a sua audiência e torne essa newsletter em mais um canal de geração de leads para o seu negócio.

Crie uma Estratégia de Conteúdo para o seu negócio!

As redes sociais estão se tornando cada vez mais em um grande diretório de conteúdos dos mais variados temas; o que começou como uma forma de se conectar com amigos e familiares, hoje está se tornando uma ferramenta de marketing digital indispensável para o seu negócio.

Por isso, você precisa construir uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para as redes sociais, que inclua a variedade de formatos e canais necessários para alcançar sua audiência, onde faz mais sentido para ela.

A Agência Mestre está há mais de 15 anos desenvolvendo estratégias de marketing digital e sabemos como ajudar o seu negócio a crescer no meio digital. Conheça nossos serviços de Marketing de Conteúdo e eleve a visibilidade do seu negócio.

LEIA MAIS

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?