Marketing Digital

Como Usar o LinkedIn na Sua Estratégia Digital

Por Felipe Rosa

Saiba como usar o LinkedIn em sua estratégia digital e explore as possibilidades que essa rede social para negócios tem a oferecer. Confira neste artigo a maneira correta de se utilizar as comunidades e compartilhar seus conteúdos.

Felipe Rosa

O LinkedIn é a maior rede social para profissionais e negócios do mundo! Atualmente, ela conta com mais de 830 milhões de usuários ao redor do mundo. Tamanha a quantidade de perfis na plataforma, ela se tornou bastante estratégica para ações de marketing digital.

Neste artigo, saiba como utilizá-la corretamente e veja como explorar as possibilidades da plataforma para obter melhores resultados. Para aprender mais, dê o play no vídeo abaixo e veja também as dicas do Fabio Ricotta.

Como fazer marketing digital no Linkedin?

Hoje, o LinkedIn é a maior referência do mercado quando o assunto é oportunidade e ofertas de emprego. Nessa rede, você pode incluir seu perfil profissional, listando suas habilidades, atividade atual, empresas pelas quais passou, além de cursos e treinamentos que já realizou. No LinkedIn, você ainda consegue fornecer e receber depoimentos de outras pessoas e isso pode ser uma grande vitrine para você.

Mas, além disso, a rede social também pode ser usada por empresas. E, portanto, aumentar a visibilidade das marcas por meio de algumas ações, como o marketing de conteúdo.

Veja a seguir as principais formas de se destacar na plataforma:

1. Estratégia de Conexão

Quando você se conecta a alguém no LinkedIn, você passa ter acesso a algumas informações sobre a pessoa. Em alguns casos, temos o e-mail e até mesmo o telefone. Essa pode ser uma boa oportunidade de conseguir um contato direto e uma boa estratégia de prospecção.

Além disso, mantenha-se ativo dentro da rede social. Afinal, sempre que as pessoas interagirem com a sua marca, as conexões dela saberão e isso pode ser uma ótima oportunidade para você expandir sua rede de contatos profissionais ou a visibilidade da sua empresa.

2. Publicação de conteúdo

Você pode publicar textos relevantes para quem deseja melhoria e desenvolvimento profissional, melhor comunicação dentro da organização, gestão, produtividade e outros assuntos do gênero.

Nesta rede social, é possível publicar webinars acerca de temas profissionais em geral e específicos de cada área. Os vídeos podem chamar bastante atenção e trazer um conteúdo para o LinkedIn que seja rico para seu público.

Outra estratégia interessante é a publicação de newsletters e artigos para a construção da sua marca profissional. Essa é uma chance de aumentar a sua biblioteca de conhecimentos e opiniões que estarão disponíveis na sua página para o público consultar.

A publicação é bem simples, basta:

  • adicionar um título e uma imagem de capa para chamar a atenção;
  • editar o tamanho, estilo e a formatação do corpo do texto;
  • incluir links, vídeos, imagens, citações destacadas ou trechos de código.

Dessa forma, você também consegue direcionar a sua audiência no LinkedIn para o seu site. Portanto, não esqueça de criar CTAs (Call to Action) no final dos artigos. Uma dica é criar conteúdos concisos, variando entre 500 e 1.000 palavras. Utilize seções e pequenos tópicos para otimizar a leitura.

Você pode publicar diretamente no feed do LinkedIn ou então compartilhar links de textos do seu blog na rede social para atrair mais tráfego para a página que deseja.

Depois, não esqueça de ver os dados de análise para verificar as visualizações, o alcance e o engajamento dos conteúdos.

3. Comunidades do LinkedIn

Assim como no Facebook existem os grupos, no LinkedIn existem as comunidades. Como o foco da rede é discutir mais assuntos relacionados a carreiras e negócios, a maioria delas tratam de assuntos relacionados a trabalho. No LinkedIn não é comum ver pessoas comentando sobre assuntos supérfluos.

Nossa recomendação é que você comece a participar dessas comunidades do LinkedIn e passe a observar o que as pessoas discutem. Observe os tópicos que geram mais engajamento e em momentos oportunos, compartilhe seus conteúdos, sempre no sentido de ajudar alguém com algum tema ou questão ou pedindo um feedback sobre algum material produzido.

Nunca faça SPAM ou seja aquele cara chato que a todo momento fica compartilhando links irrelevantes. Em outras palavras, utilize as comunidades de forma inteligente.

4. LinkedIn Ads

Por ser uma rede social voltada para negócios, o público é geralmente bastante qualificado. Essa característica favorece campanhas de anúncios pagos, pois entrega o seu conteúdo para uma audiência que estaria mais interessada na solução que você oferece.

É possível utilizar essa estratégia por meio do Sponsored Content, que é um tipo de anúncio (em formato de vídeo, imagens estáticas ou carrosséis) que aparece no feed dos usuários em meio aos conteúdos orgânicos que as pessoas costumam seguir. O conteúdo patrocinado é uma boa oportunidade para gerar leads qualificados, conversões e aumentar a visibilidade da marca.

Há também o Sponsored InMail, que permite enviar mensagens no chat privado dos usuários do LinkedIn. Dessa forma, você pode enviar textos divulgando eventos, compartilhar links, materiais ricos, disponibilizar demonstrações gratuitas ou educar o público sobre o seu produto.

5. Análise de métricas do LinkedIn

Assim como em qualquer outra mídia paga ou orgânica, a análise de métricas é imprescindível. No LinkedIn Ads, você pode acompanhar as conversões para entender como seus anúncios estão gerando resultados para a sua empresa. Verifique informações como:

  • cliques: a quantidade de cliques em links no seu anúncio;
  • impressões: o número de vezes que as pessoas visualizaram seu anúncio;
  • taxa de cliques (CTR): o número de cliques dividido pelo o de impressões;
  • média de engajamento: engajamento total (cliques pagos e gratuitos) dividido por impressões. Esse dado mede interações como likes, comentários e compartilhamentos;
  • taxa de conversão: a frequência com que os seus anúncios resultam em conversões no site;
  • custo por conversão: investimento em publicidade dividido por conversões;
  • leads: o número de leads obtidos por meio dos anúncios;
  • custo por lead (CPL): investimento em anúncios dividido por leads.
    entre outras métricas.

Quer aprender ainda mais sobre o potencial dessa rede social para o sucesso da sua marca no digital? Então leia o artigo da Agência Mestre sobre o LinkedIn Business Manager, a plataforma de tráfego pago da rede social.

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?