Redes Sociais

Instagram Lança Novos Recursos

Por Raquel Pereira

O Instagram está lançando novos recursos para aumentar o engajamento do público com a rede social. Veja como utilizá-los!

Raquel Pereira

Acompanhe todas as atualizações, lançamentos e comunicados sobre os recursos anunciados pela Meta para o Instagram!

  • novos recursos para aumentar o engajamento no formato Reels;
  • por que a Meta está investindo nesses recursos para o Reels?;
  • como fazer Instagram e ganhar seguidores?

Março de 2024: Novidades do Instagram para Reels e Feed

Em março deste ano, o Instagram começou a realizar uma série de novos testes para aumentar o engajamento na rede social, após meses de novos recursos sendo anunciados apenas no Threads – a nova rede social da Meta semelhante ao X.

Confira as novidades que estão sendo testadas:

Carrossel com mais Frames

Segundo compartilhado pela criadora de conteúdo, Lia Haberman, o Instagram parece estar expandindo a capacidade dos posts no formato de carrossel, ampliando o formato para até 15 cards/frames:

 

Publicado por @liahaberman
Ver no Threads

 

Para as marcas, a novidade é particularmente interessante, pois aumenta as possibilidades de compartilhar conteúdo de valor, fornecendo mais contexto sobre aquela informação.

Além disso, para as marcas que buscam anunciar no Instagram, a novidade amplia as possibilidades de listar ainda mais produtos em um único conjunto.

Curiosamente, alguns usuários também afirmaram ser capazes de adicionar 20 postagens a um carrossel, o que poderia ser outro elemento deste experimento.

Reels mais longos

Além dos carrosséis, o Instagram também está investindo na ampliação de conteúdos em vídeo.

Conforme compartilhado por Justin Jarvis e divulgado por Matt Navarra, o Instagram começou a incentivar alguns usuários a experimentar o upload de vídeos de 3 minutos para seus Reels, um aumento significativo em relação ao limite atual de 90 segundos.

Essa mudança vem após experimentos iniciais com uploads de até 10 minutos, marcando a primeira vez que testes ao vivo com vídeos mais longos são observados. No entanto, por enquanto, apenas vídeos pré-gravados podem ser usados para uploads de Reels mais longos, em vez de capturá-los através da câmera Reels.

 

Publicado por @mattnavarra
Ver no Threads

 

Esta inovação reflete uma tendência também observada no TikTok, que busca ampliar os comportamentos dos usuários e fornecer mais conteúdo para mantê-los engajados.

Além disso, com o aumento do tempo de visualização, o Instagram visa não apenas aumentar o entretenimento, mas também explorar novas oportunidades de monetização por meio de anúncios em vídeo.

Com o crescente número de pessoas assistindo ao conteúdo dos Reels, faz sentido para a Meta experimentar com o formato para ver o que mantém os usuários interessados e o que pode ser monetizado.

Comentários em frames do carrossel no Instagram

Por fim, a última novidade compartilhada pelo Instagram em março, são os novos testes da plataforma para inovar a forma como interagimos com o conteúdo em formato de carrossel.

Comentários em frames do carrossel

Em um exemplo compartilhado no Threads, é possível observar uma nova opção de “marcar” o card de um carrossel sobre o qual o usuário quer comentar.

Basicamente, se um usuário quiser comentar sobre o “card 2” do seu conteúdo, ele poderia escrever “@2” e o comentário em questão. Dessa forma, o comentário seria direcionado para o frame específico e incluiria uma miniatura da publicação.

Novos recursos para aumentar o engajamento no formato Reels

Pensando em auxiliar os criadores de conteúdo do Instagram, a Meta anunciou (14 de abril de 2023), novos recursos para o formato Reels.

Conforme publicado no blog oficial da Meta, as novidades fazem parte de um conjunto de esforços da bigtech para tornar a rede social mais atrativa aos criadores de conteúdo:

“Nós nos esforçamos para tornar o Instagram um lar para criadores como você expressar sua criatividade, conectar-se com seu público e ganhar a vida.”

Confira as novidades e como podem ser utilizadas para aumentar o engajamento no seu perfil:

Descubra tendências e saiba o que está em alta

Um dos novos ativos da rede social, que certamente é o que mais chama a atenção dos criadores, é a ferramenta “Reels Trends”. Este é um recurso semelhante à aba “Explorar” do aplicativo, mas com um objetivo mais profissional: é um local onde os criadores poderão encontrar as principais tendências para se inspirar.

Fonte: Blog Oficial de Produtos Meta

Conforme publicado pela Meta, com o recurso os criadores poderão encontrar as músicas mais populares no Reels, ver quantas vezes o áudio foi usado e ainda salvá-lo para ser utilizado no futuro.

Além disso, o recurso mostra as principais tendências sobre hashtags para guiar a criação de conteúdo com conteúdos que estão começando a ficar em alta. A bigtech utilizou o exemplo dos festivais de música, como o #coachella, que já estava em alta muito antes do início das apresentações.

Nova interface para facilitar a edição de vídeos no Reels

Outro recurso muito esperado pelos criadores era o lançamento de um nova interface de edição de vídeos, ou uma atualização da atual. Anteriormente, a ferramenta de edição era dividida em duas etapas: organização dos clipes e ajustes de áudio, seguido pela tela onde os usuários podiam customizar os clipes com adesivos e textos.

Agora, a Meta está facilitando a edição com uma tela unificada que reúne cortes e clipes, áudio, adesivos e texto, muito parecido com alguns aplicativos de edição que os usuários já costumam utilizar.

Fonte: Blog Oficial de Produtos Meta

Dessa forma, é mais fácil alinhar e cronometrar todos os elementos do vídeo, principalmente legendas. Essa funcionalidade já está disponível globalmente para iOS e Android e empresa ainda informou que estará lançando novos recursos de edição nos próximos meses:

“Fique de olho em ferramentas ainda mais empolgantes à medida que continuamos a investir em mais maneiras de tornar a edição de seus rolos (Reels) mais simples e fácil.”

Atualização com novas métricas e insights para acompanhar

Para ajudar os criadores a entenderem melhor o desempenho dos conteúdos no Reels, o Instagram agora possui duas novas métricas: tempo total de exibição e tempo médio de exibição.

Conforme explicado pela Meta, a métricas dão ao usuário mais informações sobre como seu conteúdo reels está sendo consumido:

  • tempo total de exibição: é uma métrica que mostra a quantidade total de tempo que seu vídeo reels foi exibido, incluindo qualquer tempo gasto repetindo;
  • tempo médio de exibição: é a quantidade média de tempo gasto assistindo um vídeo reels, para isso, o tempo total de exibição (que inclui as repetições) é dividido pelo número total de visualizações (sem repetições).

Ou seja, se o tempo médio de exibição de um vídeo de 1 minuto for de 17 segundos, isso pode significar que a audiência está perdendo o interesse naquele assunto rapidamente, pois a média é que elas assistam apenas 17 segundos de um conteúdo que possui 60.

Fonte: Blog Oficial de Produtos Meta

Dessa forma, será mais fácil identificar quais são os conteúdos que estão mantendo a sua audiência engajada e o que pode ser feito para adequar o conteúdo: no caso do exemplo acima, as opções podem ser trazer conteúdos mais curtos ou buscar assuntos que atraiam mais a atenção do público.

Notificação de novos seguidores por meio do Reels

Além das novas métricas, outra novidade anunciada pela Meta é que o Instagram mostrará uma notificação diferente sempre que o seu perfil receber um novo seguidor após assistir a um vídeo Reels.

Fonte: Blog Oficial de Produtos Meta

Por meio do feed do Reels, os vídeos curtos da rede social têm um alcance muito maior do que as publicações comuns, que geralmente são entregues apenas no feed de quem já segue o seu perfil ou na aba Explorar.

Com a notificação, você poderá identificar quais conteúdos convertem mais usuários em seguidores do seu perfil e até iniciar ações para nutri-los com novos conteúdos relacionados àquele, por meio das mensagens diretas (DMs).

Expandindo os “presentes” para criadores em mais mercados

Um dos recursos muito utilizados pelos criadores de conteúdo americanos é o “Gifts” (presentes), uma forma dos seus seguidores os recompensarem diretamente pelos vídeos reels publicados.

Basicamente, esses presentes são pagos pelos usuários do Instagram e ajudam o criador de conteúdo a ter mais alcance na rede social e podem também podem ser revertidos em lucros.

Fonte: Blog Oficial de Produtos Meta

É uma forma dos fãs de determinado perfil incentivarem a criação de conteúdo daquele usuário, pois com o alcance maior, ele pode receber mais ofertas de patrocinadores e, consequentemente, trazer novos conteúdos.

Nas próximas semanas, o recurso deverá ser disponibilizado na Austrália, Canadá, França, México, Nova Zelândia e Reino Unido.

Por que a Meta está investindo nesses recursos para o Reels?

Durante muitos anos, as redes sociais da Meta – Facebook e Instagram – eram as principais alternativas para os criadores de conteúdo divulgarem seus produtos, serviços ou simplesmente compartilhar com a sua audiência seus vídeos, imagens e pensamentos.

No entanto, com a chegada do TikTok em 2020 e a sua popularização repentina, essas redes sociais tiveram que se reinventar para atender as expectativas dos usuários que, agora, tinham um novo portal para consumir um conteúdo mais dinâmico e rápido.

Por isso, nos últimos anos, tanto o Instagram como o Facebook estão recebendo mais atenção da Meta para implementar e impulsionar os vídeos curtos nas redes sociais. As novidades anunciadas em abril e as próximas reforçam esse empenho da bigtech para manter seu posicionamento no mercado.

Como fazer Instagram e ganhar seguidores

Você ainda não possui um perfil no Instagram, ou até possui, mas não sabe como impulsionar seus conteúdos para conquistar mais seguidores? Nós temos um conteúdo completo que vai te ajudar!

Confira nosso artigo “Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores” para aprender dicas valiosas sobre como criar seu perfil e começar uma comunidade na rede social.

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?