Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Por Felipe Rosa


Como Fazer Um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Se você ainda não tem, já é hora de criar um Instagram e dar os primeiros passos nessa rede social que cresce dia após dia. Além de milhões de usuários, a plataforma também possui muitas interações. De acordo com pesquisa da SocialBakers, o Instagram teve 20 vezes mais engajamento do que o Facebook, em 2019.

Então, se o seu objetivo é ter sucesso na rede social, continue a leitura deste artigo. Você verá:

Como Criar um Instagram

A maneira tradicional de criar um Instagram é por meio dos smartphones ou tablets. Caso você esteja acompanhando este artigo via desktop, saiba que também é possível se cadastrar e utilizar pelo seu navegador, acessando o site do Instagram.

Baixar Instagram no Celular ou Tablet

O procedimento padrão para usar a rede social é baixar o aplicativo na App Store ou na Google Play. Faça o download e cadastre-se utilizando o seu telefone ou e-mail. Se preferir, logue com a sua conta do Facebook.

Instagram no PC

Apesar de ter sido originalmente criado para ser utilizado em dispositivos móveis, como já citamos, é possível utilizar em seu computador, na versão desktop. Basta acessar o site do Instagram e navegar entre os conteúdos das pessoas que você segue e tanto gosta de acompanhar.

Nessa versão, é possível utilizar a rede social da mesma forma que em seu smartphone, com exceção de uma atividade: não é possível publicar.

Como Fazer Um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Isso porque o Instagram preza pela valorização do momento presente, como o próprio nome já diz, pelo “instante”, pelo agora. Dessa forma, a publicação é realizada somente pelos dispositivos móveis — o que não é um problema para os criadores de conteúdos.

Empresas que desejam facilitar a publicação e o agendamento de posts podem contratar softwares para serem utilizados do computador. Mas, se você administra somente a sua conta ou poucos perfis, pelo seu próprio smartphone conseguirá publicar e terá o apoio do PC para gerir o que precisar ou somente para navegar.

Como Ganhar Seguidores no Instagram

A primeira coisa que você deve ter em mente para ganhar seguidores no Instagram é que você precisará postar conteúdo relevante, ou seja, trazer informações úteis e de valor para as pessoas que te seguem.

Milhares de perfis são criados diariamente na rede social. Então, se você quiser se destacar, precisará se dedicar mais do que os outros, fazer algo diferente para que as pessoas queiram realmente acompanhar os seus conteúdos.

Antes de aprender como conseguir seguidores no Instagram, você deve preparar o seu território. Em outras palavras, você precisa preencher suas informações de perfil, inserir seu site, escolher uma boa foto e fazer algumas publicações iniciais.

Explore as Hashtags

O Instagram oferece o recurso do uso de hashtags em suas publicações. Hashtags são aquelas palavras-chave que vem logo após o símbolo “#”, conhecido no mundo da música como “sustenido”, ma que também tem fama de ser o “jogo da velha” ou ainda “tralha”.

As palavras com hashtag favorecem o dinamismo da rede social. Isso porque quando alguém clica em uma hashtag, consegue ver diversas publicações que fazem uso dela. É aí que vem um dos segredos para ganhar curtidas no Instagram e possivelmente novos seguidores.

Imagine, por exemplo, que você tem um site sobre a cidade de Florianópolis, ou ainda uma pousada na cidade. Para fazer com que suas publicações sejam encontradas por mais pessoas, faça o uso de hashtags como: #Florianópolis, #Floripa, #IlhadaMagia e por aí vai.

Como Fazer Um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

A segunda estratégia por trás das hashtags é você procurar por tags que estão relacionadas ao seu perfil. Quando você faz a busca, você encontra termos relacionados ao que procurou, visualiza as principais publicações e as mais recentes.

Por isso, é tão comum que perfis de moda utilizem #lookdodia, #tendência, #fashion e outras hashtags que ajudam a categorizar seus conteúdos, por exemplo — e assim, cada segmento utiliza as tags que melhor se aplicam à sua realidade.

Você também pode seguir hashtags, o que amplia ainda mais as chances de você ser encontrado por meio delas e ganhar curtidas no Instagram.

A partir daí você pode interagir com as pessoas que estão fazendo uso dessas hashtags, pode curtir as postagens delas, deixar um comentário e o mais importante, seguir essas pessoas. Isso porque quando você segue alguém, essa pessoa recebe uma notificação e pode ser que ela venha a visitar o seu Instagram, goste de suas publicações e siga a sua página de volta.

Essa é uma boa tática para ter mais seguidores no Instagram, porém, você deve seguir essa dica com cautela. Se você seguir muitas pessoas em um curto espaço de tempo, pode ser que sua conta seja bloqueada. Por isso, utilize a estratégia com bom senso.

Interaja Com Seus Seguidores

Quer conquistar seus seguidores? Dê a eles a devida atenção. Quando as pessoas comentarem suas publicações, interaja com elas. Acompanhe as postagens das pessoas que você segue e curta aquelas que você gostar.

Uma forma aumentar o engajamento com sua audiência é fazer publicações com perguntas. Dessa forma, as pessoas se sentem mais interessadas e confortáveis em deixar um comentário em suas fotos e vídeos.

Outra dica é responder os comentários das suas publicações nas primeiras horas depois de postadas. Isso vai fazer com que o algoritmo da rede social entenda que seu conteúdo é relevante e o apresente a uma audiência ainda maior.

Além disso, as pessoas conectadas a você vão notar que seu perfil é interativo e também podem se sentir mais à vontade para deixar um comentário.

Faça Publicações no Horário Certo

Essa é uma dica que varia de perfil para perfil. O ideal aqui é você tentar mapear a faixa de horário em que suas publicações geram maior engajamento. Isso depende muito do seu nicho de atuação.

Alguns perfis, são mais acompanhados em horário comercial. Já outros possuem seus seguidores mais antenados no período da noite. Por isso, faça o teste, anote e procure postar nos melhores horários.

Como Fazer Um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Traga Sua Audiência Para o Instagram

Se você tem uma boa quantidade de fãs no Facebook ou ainda uma lista de contatos grande em seu programa de e-mail marketing, que tal direcionar sua audiência para o Instagram?

A taxa de entrega de publicações no Instagram é bem melhor do que a do Facebook. A chance do seu seguidor ser impactado nessa rede social é maior. Existem diversos aplicativos para Facebook que permitem você associar seu Instagram a sua fanpage. Não deixe de fazer isso!

Com relação ao e-mail, a tática que você pode usar é bem simples. Basta enviar um e-mail para sua base de contatos, convidando eles a verem uma foto ou vídeo que você publicou no Instagram. Comunique a eles que você manterá seu perfil atualizado diariamente com novas fotos e que eles podem utilizar mais esse canal para acompanhar o seu trabalho.

Não Compre Seguidores e Não Publique em Excesso

A melhor forma de aumentar sua base de seguidores nessa rede social é de forma natural. Por isso, você não deve comprar seguidores no Instagram.

É melhor ter um número menor de seguidores, que realmente interajam com seu perfil, do que um número grande, que nem vê suas publicações. Construa um perfil de qualidade e você terá uma audiência de qualidade.

Vale lembrar que você não deve fazer publicações em excesso. Então, qual seria a quantidade de vezes ideal para se postar no Instagram ao longo do dia? Nós recomendamos a frequência diária de um a dois posts.

Você pode se basear nas informações da sua conta comercial para entender os melhores dias e horários para publicar. Assim, terá muito mais clareza sobre quantas vezes, quando e como publicar.

Como Fazer Uma Conta Comercial no Instagram

Para criar um Instagram comercial e ter acesso aos dados relevantes citados no tópico anterior, você precisa seguir passos simples:

  • acesse as configurações do seu perfil;
  • clique em ‘conta’;
  • escolha a opção ‘mudar para conta comercial’.

Simples, não é mesmo? Uma boa dica é fazer a conexão com sua Página do Facebook — caso tenha —, pois os recursos disponíveis para as empresas serão melhor explorados.

Durante a criação da sua conta comercial, aproveite para adicionar detalhes importantes como a categoria do seu perfil e informações de contato. Esse tipo de configuração é uma boa forma de se apresentar para seu público-alvo e de estar mais disponível e preparado para receber o contato das suas conexões.

Para finalizar, clique ‘concluir’ e desfrute dos recursos comerciais e informações do Instagram.

Como Ganhar Dinheiro no Instagram

Como Ganhar Dinheiro no Instagram

É possível levar o seu perfil a um outro nível, tornando-o profissional. Quando você atingir um bom número de seguidores, você poderá ganhar dinheiro com Instagram.

Isso pode ocorrer por meio de algum programa de afiliados ou de postagens patrocinadas. No Brasil, já existem pessoas que estão ganhando muito dinheiro nesta rede social e, acredite, você pode ser uma delas!

Lembre-se da nossa dica sobre os conteúdos que irá compartilhar. Eles precisam ser relevantes e entregar algo de valor para seu público-alvo. Se não for assim, as chances do seu perfil se tornar conhecido caem e você entregará “mais do mesmo” aos seus seguidores.

Desenvolva publicações ricas em conteúdo, entregue algo útil a quem está acompanhando você e gere interação. Assim, o seu perfil se tornará cada vez mais profissional, o que ajudará a trazer dinheiro com sua conta.

Anunciar no Instagram

Nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou um vídeo especial para o seu canal no YouTube sobre estratégias para anunciar no Instagram. Para conferir as possibilidades de anúncios nessa rede social, dê o play no vídeo abaixo:

Por meio da compra de anúncios no Facebook, conseguimos segmentar para que o Instagram exiba os mesmos anúncios. Ou seja, você consegue anunciar no Instagram utilizando a própria plataforma do Facebook.

Já mencionamos aqui no artigo como você pode utilizar essa rede social organicamente — sem investir dinheiro. Mas, com os anúncios patrocinados você conseguirá segmentar seu público através de faixa de idade, interesse, usuários de remarketing, entre outros filtros.

Vale dizer que somente por meio dos anúncios pagos você consegue direcionar seu público para outra página da WEB. Nesse caso, você pode incluir um botão que, quando clicado, pode tirar o usuário do Instagram e levá-lo para uma landing page, um artigo que você escreveu ou para qualquer página de sua preferência.

Atente-se apenas ao fato de que o Instagram é uma rede social em que o usuário utiliza mais em suas horas vagas. Ou seja, quando provavelmente não está buscando nada para comprar. Por isso, é interessante direcioná-lo para uma página que dê mais informações sobre o produto ou serviço, do que para uma página cujo foco seja a venda.

O que podemos concluir sobre anunciar no Instagram é que vale o teste. Destine uma parte de sua verba para criar alguns anúncios e mensurar o retorno que essa rede social trará para o seu negócio.

Recursos do Instagram

Um dos aspectos mais interessantes do Instagram são os recursos que a plataforma possui. Confira alguns que você já deve conhecer e como usá-los na sua conta profissional!

Instagram Stories

Os Stories é um recurso incrível do Instagram! Ele ajuda a levar sua mensagem para mais pessoas e aumenta ainda mais o engajamento com a sua audiência. O objetivo dessa função é o de realmente contar pequenas histórias, por meio de fotos ou vídeos de curta duração.
Existem uma série de efeitos e ferramentas que ajudam a deixar suas histórias ainda mais envolventes. Vamos contar aqui como você pode tirar proveito desse recurso para aumentar suas vendas.

Enquete no Stories

Você sabia que é possível fazer uma enquete no Instagram Stories? Sim, você consegue coletar a opinião de sua audiência com relação a qualquer assunto que desejar! Com isso, você obtém informações estratégicas e identifica, na prática, aquilo que o seu público quer. Veja como é simples:

Faça uma publicação de texto, imagem ou vídeo no Stories e depois inclua a opção “Enquete”;
Faça uma pergunta e coloque duas opções de resposta;

Depois de algum tempo que a sua enquete for publicada, já será possível analisar quem visualizou a publicação. Mais do que isso, você poderá ver as pessoas que votaram, em qual opção elas votaram e o resultado parcial da enquete. Para ver todas essas informações e estatísticas, basta apenas acessar sua própria história. Veja o exemplo abaixo:

Na imagem acima, você consegue ver as estatísticas de uma enquete que nosso CEO, Fábio Ricotta, fez em seu perfil do Instagram.
Na oportunidade, ele fez a seguinte pergunta: “Qual o maior desafio para sua agência digital ou seus trabalhos com clientes (freelance ou consultoria) em 2018?”.

Por meio desse recurso do Stories, 95 pessoas votaram na opção “clientes recorrentes”. Por outro lado, 123 votaram em “aumentar a receita”.

Caixa de perguntas, questões com alternativas, fundo musical e outros recursos

Outros recursos interessantes do Instagram Stories têm sido aprimorados. Agora, além de uma enquete com duas opções de respostas, você ainda pode criar uma caixinha de perguntas para que as pessoas enviem respostas diversas.
Outra possibilidade é a criação de um teste com uma lista de respostas, mas somente com uma correta. Ao ser respondida pelos seus seguidores, a ferramenta dá o indicativo se a opção selecionada foi a certa ou não.

Como já citamos, os Stories foram desenvolvidos pelo Instagram para que possamos contar histórias e deixar as pessoas mais conectadas com nossos conteúdos. Por isso, o recurso musical também é interessante. Ele ajuda a dar mais sentimento e emoção a cada post seu. O que acha de experimentar agora mesmo?

A dica é testar o que tem a sua disposição. Experimente os recursos que citamos, os novos filtros e os lançamentos da rede social a cada atualização. Use a criatividade para tornar essas simples ferramentas a seu favor!

Link no Stories

O Instagram Stories ainda permite incluir um link externo. Assim, você pode levar as pessoas do seu perfil para qualquer página da internet. Por enquanto, esse recurso está disponível apenas para perfis com mais de 10.000 seguidores. Se você já tem, basta seguir estes passos:

  1. faça sua história normalmente;
  2. clique no ícone de “corrente” na parte superior direita da tela;
  3. informe a URL que desejar;
  4. clique no botão para salvar e confirmar.

Recursos para contas business

Alguns recursos apresentados em 2020 ajudaram a dar mais força para as contas comerciais. Em meio a um cenário de pandemia o Instagram pensou em alguns novos stickers (figurinhas) para valorizar profissionais de saúde, gerar mais interação online e até para impulsionar negócios locais, o que ajudou muitas empresas.

Preparamos um artigo sobre os novos recursos do Instagram Business para você ficar por dentro de tudo.

Close Friends do Instagram

O close friends ou melhores amigos, como você preferir chamar, é um recurso do Instagram para criar uma lista seleta de amigos para visualizarem conteúdos exclusivos nos stories. Ou seja, é possível fazer alguns posts somente para quem está nesta lista.

Como um usuário comum, você pode publicar conteúdos mais íntimos para as pessoas mais próximas a você. Mas pensando de forma estratégica, existem muitas possibilidades de trabalhar esse recurso para quem deseja fortalecer uma marca pessoal ou mesmo um perfil empresarial. Para conhecer as oportunidades do close friends do Instagram para potencializar seu negócio, confira nosso outro artigo completo sobre o assunto.

Como usar as guias do Instagram

Em 2020, o Instagram lançou a aba guias, que tem um foco na curadoria de conteúdo. Esta nova funcionalidade permite que os usuários criem guias — como o nome já sugere —, utilizando publicações próprias, mas também de outras contas.

É uma maneira de criar conteúdos completos e até parecidos com o formato de blog post, com exemplos mais reais, afinal, utilizará as imagens publicadas por usuários.

Para você entender de forma clara, imagine que um usuário pode criar um guia com dicas de restaurantes, usando imagens dos estabelecimentos postadas pelas marcas, mas também por outras pessoas que permitiram a utilização de suas fotos nessa ferramenta.

Novidades sobre lives no Instagram

O Instagram anunciou em seu perfil no Twiiter três novidades interessantes que prometem gerar experiências mais proveitosas para os criadores de conteúdo, que também impactarão os demais usuários:

Novidades em Lives no Instagram

  • live de até 4 horas;
  • possibilidade de salvar a live até 30 dias depois;
  • notificações sobre a live também no Explorar e no app do IGTV.

Intagram cria as ‘salas ao vivo’ ou ‘live rooms’, permitindo lives com até 4 pessoas

Isso mesmo! Mais uma atualização pegou os usuários do aplicativo de surpresa. A novidade da vez são as salas ao vivo, a possibilidade de até quatro pessoas poderem se conectar ao vivo em uma mesma transmissão.

Instagram - Live rooms

(Foto: Divulgação Blog Instagram)

Antes o recurso permitia apenas duas pessoas simultaneamente e, caso o perfil que estivesse ao vivo desejasse compartilhar a transmissão com outros perfis, tinha que revezar. Ou seja, primeiro fazia o convite a um usuário, depois o retirava para que outro pudesse participar.

Agora, as transmissões podem ser feitas com duas pessoas, com três pessoas e com quatro pessoas. O melhor de tudo é que isso gera ainda mais engajamento entre as contas, já que cada seguidor dos usuários envolvidos nas lives recebem uma notificação informando que aquele perfil está ao vivo, favorecendo que os outros perfis sejam notados por quem ainda não os conhece.

Segundo a empresa publicou no próprio blog, o objetivo é gerar a melhor experiência para o usuário:

“Queremos que o Instagram seja o melhor lugar para os criadores de conteúdo terem conversas significativas entre si e com o público.”

O que você achou dessa atualização?

Instagram muda interface do aplicativo

O aplicativo fez mudanças bastante significativas em sua interface, alterando a experiência do usuário.

Instagram muda interface do aplicativo

Na parte inferior, onde havia a barra para criar uma publicação e acompanhar as curtidas, agora temos uma aba para Reels no centro — uma localização estratégica, já que era o mesmo espaço para criar uma nova publicação no feed.

A área antes direcionada para as curtidas agora mostra as lojas com as quais seu perfil interagiu, bem como outras que possam ser do seu interesse, reforçando o objetivo comercial desta rede social.

As curtidas subiram e agora estão próximas ao ícone de mensagens diretas.

Como recuperar fotos apagadas no Instagram? Nova função ‘Excluídos Recentemente’

Em fevereiro de 2021, o Instagram anúnciou uma novidade para quem se arrepender de apagar alguma foto, trata-se da área “Excluídos recentemente”.

Assim, será possível recuperar conteúdos que foram deletados sem querer ou até mesmo por impulso. A função já está disponível para dispositivos iOS e Android, mas poderá aparecer primeiro em alguns aparelhos e depois em outros, conforme a atualização for implementada.

A fim de evitar que hackers comprometam as contas e deletem conteúdos de usuários reais, o Instagram também informou que vai fazer perguntas extras para validar se a pessoa que vai deletar ou recuperar algum post é realmente dona da conta em questão.

Um detalhe importante é que essa aba com as publicações excluídas manterá o conteúdo “guardado” por até 30 dias.

Instagram finalmente lançou insights de Reels e Lives

Em maio de 2021 o Instagram anunciou algumas mudanças significativas para os criadores de conteúdo da rede social.

Os insights, que são as informações de desempenho das publicações, ainda não estavam disponíveis para os Reels e para as Lives.

A chegada dos dados para esses tipos de posts pode ajudar o trabalho de pessoas e empresas na rede social, principalmente porque esses dois tipos de publicação são bastante estratégicas para gerar engajamento com o público.

Como funcionam os insights?

Para o formato dos Reels, os insights abordarão números relacionados às reproduções, alcance, curtidas, comentários, marcação de conteúdos salvos e compartilhamentos.

Para as Lives, o foco será no alcance das transmissões, número de visualizações simultâneas, comentários e compartilhamentos.

O que você achou dessas novidades do Instagram?

Passos práticos para ganhar seguidores no Instagram!

Agora você já conhece todos os detalhes sobre esta rede social, suas ferramentas e possibilidades. Que tal, então, seguir alguns passos para garantir o sucesso do seu Instagram?

Aplique tudo o que aprendeu ao cumprir as atividades seguir:

  1. crie a sua conta comercial e analise os seus dados;
  2. desenvolva um cronograma de publicações para postar nos seus melhores dias e horário;
  3. liste os temas/pautas que irá trabalhar nas próximas semanas;
  4. teste os recursos disponíveis no Instagram;
  5. faça melhorias contínuas ao analisar seu crescimento.

Como Fazer Um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Gostou das dicas? Aproveite e também saiba como criar um blog de sucesso. Potencialize ainda mais seus conteúdos!

Um abraço e até a próxima!

LEIA MAIS
Top 8 Erros Comuns em FanPages

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Comentários
  1. Tenho uma página no face pessoal e profissional uma vinculada a outra e tenho uma no Instagram pessoal como posso fazer para incluir no Instagram a minha página do face profissional?
    Grata
    Manuella

    • No próprio Instagram você encontra a opção para vincular contas do Facebook para fazer anúncios.

  2. Boa, Agência Mestre, vocês são uma inspiração pra nossa empresa, usamos muito de seus artigos como base para nossas ideias de desenvolvimento de marketing…
    Este artigo foi muito esclarecedor.

    Alan

  3. gostei das dicas e tenho certeza q vai otimizar muito, o meu sucesso n instagran

  4. Muito completo seu artigo. Trabalho como afiliada mas só agora comecei a usar o Instagram. Mas ainda tenho muitas dúvidas. Salvei seu artigo nos meus favoritos, pois ficou muito completo. Obrigada.

  5. gostei do artigo

  6. Gostei muito, assim fica fácil crescer no Instagram, eu ameeeeeei demais as dicas <3

Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?