Redes Sociais

Canais do Instagram: Conheça o novo Recurso da Meta

Por Raquel Pereira

Confira porque a Meta está lançando este novo recurso e como você pode incluí-lo na sua estratégia de redes sociais!

Raquel Pereira

A Meta anunciou, nesta quinta-feira (16/02), uma novidade para os usuários do Instagram: o novo “Instagram Channels” (ou Canais do Instagram no Brasil), é uma funcionalidade de mensagens em grupo dentro do aplicativo.

Com a nova ferramenta, criadores de conteúdo e marcas poderão se aproximar ainda mais de sua comunidade, mantendo os usuários atualizados sobre temas específicos por meio das mensagens enviadas para a base. Confira todos os detalhes dessa novidade:

O Instagram Channels vai muito além dos Grupos na DM

E foi o próprio CEO da Meta, Mark Zuckerberg, que anunciou a novidade por meio dos stories da rede social:

Além de anunciar o novo recurso, Zuck ainda compartilhou seu próprio canal que será atualizado com broadcasts sobre atualizações e novos produtos da Meta sempre que forem lançados.

“Apresentando o Instagram Channels. Estamos começando um novo chat de broadcasts. Eu estou começando este canal para compartilhar novidades e atualizações sobre todos os produtos e tecnologias que estamos construindo para a Meta. Este será o local onde eu compartilharei as novidades dos produtos Meta primeiro.”

Em outro story, ele apresenta outras informações sobre como os creators podem utilizar o recurso e o que a audiência pode encontrar:

“Receba mensagens dos seus criadores preferidos. Channels suporta texto, imagens, enquetes, reações, etc, e logo vai suportar colaborações com convidados e mais. Nós estamos construindo os Canais no Facebook Messenger e deve chegar nos próximos meses.”

Como funciona o Instagram Channels?

O Instagram Channels é um “chat transmitido”, que permite ao administrador enviar mensagens de broadcasts para os seus seguidores em um grupo. Dessa forma, todos os seguidores do criador que entrarem no canal terão acesso aos updates do usuário.

Algo muito semelhante aos canais do Telegram. Aqui na Agência Mestre nós temos um grupo no Telegram, onde nossos seguidores podem acompanhar as novidades sobre Marketing Digital com updates diários. E você, já faz parte do nosso canal? Clique aqui e participe!

Quando o usuário ingressa em um novo canal, o Instagram exibe a conversa na lista de bate-papos do Direct, onde ele poderá ler as mensagens e reagir.

Essa é uma estratégia do Instagram para incentivar as mensagens privadas no aplicativo, evitando que os criadores e as marcas encaminhem os usuários para fora da rede social e instigando o envolvimento além dos stories e feed principal.

Com Instagram Channel, a Meta pretende aumentar o engajamento

Algo que todos os usuários já perceberam é que, recentemente, as métricas da rede social estão caindo. As pessoas estão postando menos sobre aspectos pessoais do que nos últimos anos, gerando menos conexão e, consequentemente, menos engajamento do que antes.

Além disso, os usuários estão mais inclinados a compartilhar informações por meio de mensagens via direct do que em seu feed ou stories de modo público. Dessa forma, os Canais podem ser uma forma de impulsionar esse compartilhamento por mensagem e elevar o engajamento da rede.

Os canais ajudam as marcas e criadores a interagirem com o seu público, podendo compartilhar experiências mais pessoais como se fosse um bate papo, envolvendo o público de uma forma orgânica e nativa, evitando levar o usuário para fora da rede e o “perdendo” no meio do caminho.

Por enquanto, os canais estão em processo de lançamento, utilizando alguns usuários selecionados para teste. Logo ele será expandido para os demais usuários (provavelmente com restrições) e chegará também ao Facebook Messenger.

Os criadores e marcas interessados em participar podem se inscrever na lista de espera do Instagram clicando aqui. Além disso, seguindo o @zuck no Instagram, você poderá acompanhar o canal do CEO e conferir as atualizações publicadas até o momento.

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?