Redes Sociais

Explicando o Algoritmo: Como o Instagram Classifica seus Conteúdos

Por Raquel Pereira

Conheça o algoritmo do Instagram: confira algumas dicas para o sucesso no marketing no Instagram e maximize o alcance da sua marca.

Raquel Pereira

No dia 31 de maio de 2023, o Head (chefe) do Instagram, Adam Mosseri, atualizou um antigo artigo do blog oficial da rede social que explicava sobre os algoritmos do Instagram e como a classificação acontecia.

Agora, o artigo “Instagram Ranking Explained” (Classificação do Instagram Explicada, em tradução livre), está atualizado com todas as informações mais recentes sobre como os mecanismos de classificação da rede social funcionam.

Confira os detalhes sobre essa classificação e sobre os diversos algoritmos utilizados pelo Instagram:

Por que explicar sobre os algoritmos e sobre a classificação do Instagram?

Primeiramente, é importante ressaltar que os algoritmos do Instagram podem impactar diretamente na sua estratégia de conteúdo e marketing digital para as redes sociais, por isso, compreender melhor como essa classificação ocorre é fundamental para desenvolver uma estratégia de conteúdo mais eficiente, considerando todos os formatos de publicação disponíveis no Instagram atualmente.

Mas, observando de forma mais específica para o Instagram, existem diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais que têm a rede social não apenas como um canal de comunicação da sua marca, mas como sua ferramenta principal de trabalho.

Por isso, o chefe da rede social decidiu explicar melhor como os sistemas de classificação funcionam. Afinal, segundo ele:

“Existem muitas suposições por aí e nós reconhecemos que podemos ajudar as pessoas, especialmente os criadores, a entender o que estamos fazendo. Hoje, estamos atualizando nosso post original para compartilhar mais esclarecimentos sobre como a classificação do Instagram funciona e compartilhar novas ferramentas que estamos construindo.”

Como funciona a classificação no Instagram?

Segundo dados da Daily Active Users (DAU), o Instagram possui hoje mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente, o que representa 1 em cada 8 pessoas que possuem internet móvel.

De todas essas pessoas, o objetivo em comum é sempre o mesmo: gerar conexões. O Instagram é uma rede social que ficou famosa pelo compartilhamento de fotos e, posteriormente, vídeos entre familiares, amigos e pessoas próximas.

Leia também: Instagram: Relatório de Previsões de Tendências para 2023

No entanto, com o passar do tempo, a rede social foi se reinventando e, agora, ela é também uma das principais ferramentas de negócios e influência do mundo. Portanto, se em 2014 você utilizava o Instagram apenas para acompanhar as publicações dos seus amigos, hoje a rede social pode ser seu portal de notícias, entretenimento, educação e muito mais.

Por isso, o Instagram não opera apenas com um algoritmo único que observa e rastreia todas as interações do usuário e define o que você vai ou não ver. Segundo Mosseri, o Instagram possui múltiplos algoritmos, classificadores e processos para o seu propósito de oferecer uma experiência agradável a todos os usuários. 

“Queremos aproveitar ao máximo o tempo das pessoas e acreditamos que usar a tecnologia para personalizar a experiência de todos é a melhor maneira de fazer isso.”

Para isso, cada parte/formato do aplicativo utiliza seu próprio algoritmo, adaptado para a forma como as pessoas interagem com aquele conteúdo. Confira os detalhes sobre como esses algoritmos trabalham:

Algoritmo do Feed do Instagram: Como os conteúdos aparecem na tela principal do aplicativo?

O objetivo do feed do Instagram é fornecer aos usuários uma experiência personalizada, combinando publicações (em diversos formatos como carrosséis, cards e vídeos) recentes das pessoas que ele escolheu seguir, recomendações de conteúdos com base no interesse do usuário e anúncios.

Fonte: Blog do Instagram

O conteúdo é personalizado pensando em um equilíbrio entre as contas que o usuário segue e aquelas que ele ainda não segue, mas podem ser do seu interesse. Para determinar quais serão essas contas, o Instagram observa o que e quem o usuário seguiu recentemente, bem como posts que o usuário curtiu ou com quem se envolveu comentando/compartilhando.

Além disso, o Instagram observa alguns “sinais” de sua interação para recomendar postagens, como:

  • Atividade do usuário: o algoritmo observa as publicações com as quais os usuários tiveram interação, como curtir, comentar ou salva;
  • Informações sobre a postagem: o algoritmo também considera a popularidade da postagem e até mesmo se as contas com as quais o usuário interage também interagiram com aquele post – o que pode indicar que é do seu interesse também;
  • Informações sobre a pessoa que postou: o autor da publicação tem um perfil relevante ou parecido com aqueles que o usuário costuma interagir? Em caso positivo, o algoritmo compreende que o perfil pode interessar ao usuário;
  • O histórico de interação com alguém: isso auxilia o algoritmo a compreender melhor as preferências do usuário, por exemplo, ao exibir esse conteúdo de um perfil que o usuário não segue, ele teve interação? Em caso negativo, isso pode diminuir a frequência com a qual o usuário vê aquele perfil.

Com base nesses sinais, o Instagram faz uma previsão sobre a probabilidade de interação do usuário e prioriza as publicações segundo o que ele pode considerar mais relevante. Também são considerados outros aspectos, como: evitar a exibição excessiva de mensagens da mesma pessoa e a promoção de uma comunidade segura, que são elementos das Diretrizes do Instagram para promover um ambiente agradável para todos.

Como fazer o seu conteúdo aparecer no Feed dos seus seguidores?

Além dos conteúdos sobre os algoritmos, o Instagram compartilhou diversas dicas sobre como o usuário pode influenciar aquilo que ele vê e nós utilizamos esses ensinamentos para entender como você, criador de conteúdo, pode otimizar seus posts para atrair mais engajamento e aparecer mais vezes no perfil dos seus seguidores (e não seguidores também).

Em cada seção deste artigo, vamos explicar como você pode otimizar sua estratégia em cada formato, então confira até o final!

Começando pelo Feed do Instagram, algumas dicas para otimizar seu conteúdo são:

Utilize um CTA ÚNICO no seu post

Principalmente em publicações no formato carrossel, é muito comum que o CTA esteja presente (quando está), apenas no último card ou que ele não foque em uma ação específica (aquele “modelo” curte, comenta, salva e compartilha).

Ser mais direto no CTA é uma ótima estratégia para convencer o usuário a interagir com a sua publicação, portanto peça que ele tome UMA ÚNICA AÇÃO. Se o seu objetivo com aquele post é ser mais informativo, mas não é um post muito profundo: peça para curtir.

Se for um meme, ou um conteúdo mais descontraído: peça para compartilhar. Um conteúdo mais denso? Peça para salvar. Utilize as interações a seu favor e, quando possível, coloque a ação logo nos primeiros cards (assim você garante que mais pessoas façam).

Peça para os seus seguidores te incluírem na lista de Favoritos

Recentemente, o Instagram fez uma atualização no seu feed principal e incluiu uma opção de “Contas Favoritas”,  na qual o usuário pode selecionar os perfis que mais acompanha e, dessa forma, receber seus conteúdos em primeira mão – podendo receber até notificações.

Aproveite essa oportunidade para estreitar laços com a sua audiência. Se você já realiza publicações frequentemente e sabe que seu conteúdo é relevante, mostre valor aos seus seguidores e lembre-os de incluir o seu perfil na lista de favoritos para não perder nenhum dos seus conteúdos.

Algoritmo do Stories do Instagram: Como os conteúdos aparecem na barra de Stories do aplicativo?

Os stories são uma forma de compartilhar momentos cotidianos, que ficam disponíveis por 24 horas apenas para os perfis que seguem a sua conta. O Stories exibe apenas publicações de quem o usuário escolheu seguir e alguns anúncios, por isso, é o formato ideal para se relacionar com a audiência de forma mais íntima.

Fonte: Blog do Instagram

O Instagram considera todas as pessoas que você segue e, com base na sua interação anterior e o potencial de interagir, define a classificação da exibição dos stories. Além disso, os sinais observados pelos algoritmos da rede social são:

  • Histórico de visualização: a frequência com a qual o usuário visualiza os stories de um perfil pode definir sua posição;
  • Histórico de engajamento: a frequência com a qual o usuário interage com as publicações, seja curtindo, enviando uma mensagem direta em resposta ou mesmo compartilhando;
  • Proximidade: a relação que o usuário tem com o autor do storie.

Como fazer o seu conteúdo aparecer no Stories dos seus seguidores?

Quem visualiza os seus stories já conhece o seu perfil, o que significa que já se trata de um perfil engajado com o seu conteúdo. Para aproximar ainda mais a sua audiência, procure:

Criar um canal e convidar seus seguidores

O Canal do Instagram é uma forma de aproximar a audiência do seu perfil, pois funciona como um grupo onde você pode compartilhar novidades, notícias, conteúdos e muito mais. 

Apesar do canal não influenciar diretamente no seu conteúdo dos stories, é uma ótima forma de mostrar para o Instagram o nível de proximidade dos seus seguidores e, assim, fazer com que o algoritmo mostre mais os seus stories para essa base.

Torne seus Stories interativos

O Instagram possui diversas ferramentas de interação nos stories e quanto melhor você as usa, mais os seus seguidores vão querer interagir com com você. Busque abrir caixinhas de perguntas, incluir sticker de interação com conteúdos interessantes ou fazer quizzes com os usuários no stories.

O histórico de engajamento é um dos sinais do Instagram de que aquele perfil se interessa pelo seu conteúdo, então aproveite as ferramentas da rede social para manter o público entretido.

Leia também: Estratégias de Conteúdo Interativo para Aumentar o Engajamento

Não leve os usuários para “fora” do Instagram o tempo todo

Os stories são – literalmente – histórias que você deve contar para interagir com seu público, e o Instagram gosta quando você mantém o público entretido dentro da rede social. Utilize o sticker de link de forma eficiente, geralmente depois de contar ao usuário um storytelling que ative o gatilho de curiosidade nele.

Algoritmo do Explorar do Instagram: Como os conteúdos aparecem na tela de busca do aplicativo?

O recurso Explorar no Instagram foi projetado para ajudar os usuários a descobrirem coisas novas, por isso, a grade de conteúdo recomendado é composta por fotos e vídeos encontrados em contas que o usuário ainda não segue. 

Fonte: Blog do Instagram

A classificação das postagens no Explorar é baseada em uma série de sinais, incluindo:

  • Informações sobre a postagem: assim como no feed, é medida a popularidade do post e o quanto o usuário pode se interessar por ele;
  • Atividade na aba “Explorar”: inclui o histórico de posts que o usuário gostou, salvou, compartilhou ou comentou e como ele interagiu com cada formato de postagens em Explorar no passado;
  • Histórico de interações com quem postou: se o usuário já teve alguma interação com determinado perfil, mas não chegou a segui-lo, ele pode aparecer novamente nesta aba;
  • Informações sobre quem postou: se o perfil for parecido com aqueles que o usuário vê na aba explorar ou que ele segue, seus conteúdos podem aparecer nesta aba.

A probabilidade de o usuário interagir com uma postagem, como curtir, salvar ou compartilhar, é usada para determinar a relevância e o posicionamento das postagens no Explorar, além disso, o Instagram oferece controles adicionais, como o Controle de conteúdo sensível e a opção “Não tenho interesse”, para que os usuários possam personalizar os tipos de conteúdo que são recomendados a eles no Explorar.

Como fazer o seu conteúdo aparecer na aba Explorar?

A aba explorar é um ótimo canal para conquistar uma audiência que ainda não segue o seu perfil, para isso:

Utilize palavras-chave e hashtags na legenda dos seus posts

A aba explorar não possui apenas a grade de publicações, ela conta também com uma barra de pesquisa na qual os usuários podem encontrar novos perfis e conteúdos. Para aparecer nessas pesquisas, tenha uma legenda bem escrita e que contenha (ao menos), uma palavra-chave relacionada ao conteúdo do post.

Além disso, os usuários utilizam e encontram muitas informações no Instagram por conta das hashtags, mas cuidado para não utilizar termos que não se alinham ao seu conteúdo apenas para viralizar.

Invista em conteúdos de diferentes formatos

A grade da aba Explorar exibe todos os tipos de publicação: vídeos, fotos, carrosséis, reels, etc. Amplie as possibilidades de ser encontrado pelo público em um formato que eles estão habituados a consumir.

Algoritmo do Reels do Instagram: Como os conteúdos aparecem na tela de vídeos curtos do aplicativo?

Os Reels no Instagram também têm o objetivo de ajudar os usuários a descobrirem coisas novas, com foco em entretenimento, por isso, a maior parte do conteúdo exibido vem de contas que o usuário não segue. 

Assim como no recurso Explorar, o Instagram passa por um processo semelhante para fornecer vídeos curtos que podem ser do interesse do usuário e, em seguida, os ordenam com base em seu símbolo e interesse.

Fonte: Blog do Instagram

Como os Reels costumam ser uma forma de entretenimento, o Instagram realiza pesquisas e solicita feedback dos usuários para determinar se um vídeo específico vale seu tempo e diversão, assim, essas informações são usadas para aprender e descobrir melhor o que pode entreter as pessoas. Os sinais mais relevantes, aproximadamente em ordem de importância, são:

  • Atividade do usuário: análise de ações recentes do usuário, como curtidas, salvamentos, compartilhamentos e comentários em reels para entender a relevância de um conteúdo e a probabilidade de interação;
  • Histórico de interação com a pessoa que postou: assim como no Explorar, mesmo que o vídeo tenha sido feito por alguém desconhecido para o usuário, se houve uma interação anterior, isso demonstra uma intenção;
  • Informações sobre o vídeo: sinais relacionados ao conteúdo do vídeo, como faixa de áudio ou recursos visuais, além de sua popularidade
  • Informações sobre a pessoa que postou: sinais de popularidade, como número de seguidores ou nível de engajamento, para fornecer conteúdo atraente de uma ampla variedade de pessoas e dar a todos a chance de encontrar seu público.

Dessa forma, o Instagram busca oferecer uma experiência personalizada no Reels, levando em conta as influências e inspirações superiores do usuário, bem como a qualidade e a popularidade do conteúdo e a diversidade de criadores.

Como fazer o seu conteúdo aparecer no Reels?

O Reels também é um canal mais amplo do Instagram, ideal para conquistar novos seguidores. Para isso:

Incentive a interação com seu conteúdo

Uma das grandes vantagens do Reels é que você pode interagir com o usuário de diversas formas, respondendo aos seus comentários com novos reels, fazendo duetos com outros criadores, etc.

Convide os usuários a conhecer o seu perfil

Quando compartilhar conteúdos relevantes nesse formato, não esqueça de convidar o usuário para visitar o seu perfil e conhecer seus outros conteúdos. Dessa forma, você consegue converter mais facilmente um usuário em seguidor da sua marca.

Aprenda mais sobre Marketing nas Redes Sociais

As mídias digitais fazem parte do cotidiano das pessoas, sendo grandes fontes de interação entre amigos, parentes e, até mesmo, as marcas. Por isso, o marketing de conteúdo para redes sociais é tão importante.

Confira nosso artigo completo sobre Como Fazer Marketing pelas Redes Sociais e aprenda mais sobre como esses canais podem ser utilizados na sua estratégia de marketing digital!

LEIA MAIS

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?