Marketing de Conteúdo

Estratégias de Conteúdo Interativo para Aumentar o Engajamento

Por Mayara Kelly Paz

Entenda como funciona a criação de conteúdo interativo e saiba como utilizar essa estratégia a favor da sua empresa!

Mayara Kelly Paz

O conteúdo interativo é uma grande tendência de marketing digital para os próximos anos, já que cada vez mais os clientes desejam ser participantes nas ações da empresa e não ser apenas consumidores de informação.

Além de ir ao encontro com as novas formas de consumir, esse tipo de conteúdo contribui para atrair e reter a atenção dos clientes, possibilita o aumento do engajamento e favorece a criação de conexões com seu público.

Quer entender mais sobre o assunto e descobrir as melhores estratégias para oferecer uma nova experiência ao usuário?  Neste artigo, você verá:

  • o que é conteúdo interativo;
  • benefícios do conteúdo interativo;
  • como os profissionais de marketing avaliam os diferentes formatos de conteúdo interativo;
  • como criar conteúdo interativo e dinâmico;
  • estratégias de conteúdo interativo.

O que é conteúdo interativo?

O conteúdo interativo é um formato dinâmico de informação, que conta com elementos de interatividade para induzir a participação da sua audiência e estabelecer uma “conversa” com o leitor/espectador. Ou seja, materiais nesse formato permitem que o usuário clique, responda, reproduza ou tome uma decisão, participando diretamente da experiência de consumo.

No nicho de marketing de conteúdo, o formato de conteúdo interativo é um valioso ativo para gerar conexão com a persona do negócio, afinal, a possibilidade de realmente interagir com a marca através de um conteúdo eleva no lead o sentimento de pertencimento e comunidade.

Desta forma, a jornada de compra fica muito mais interessante e gera, no cliente, a sensação de valorização e reconhecimento. Além de se destacar perante a concorrência e aumentar o engajamento, o conteúdo interativo auxilia a sua empresa na captação de dados valiosos, que contribuem para otimizar suas estratégias de marketing.

Para que serve o conteúdo interativo?

A principal função do conteúdo interativo é atender àqueles consumidores que buscam novas formas de consumir conteúdo na internet. Para essas pessoas, o conteúdo interativo pode ser mais instigante do que apenas um formato tradicional de conteúdo.

Um exemplo de como a interatividade pode atrair as pessoas é o TikTok. A rede social conquistou as pessoas muito rapidamente pelo seu formato de conteúdo curto, que permite interações com curtidas, comentários, remixes e até mesmo resposta em vídeo aos comentários.

A rede social deu às pessoas, em pouco tempo, uma diversidade de formatos para interação entre conteúdos e facilmente se tornou popular entre os usuários da internet.

Quais os benefícios de produzir um conteúdo interativo?

Para manter os usuários por mais tempo em seu site, as estratégias de conteúdo interativo se tornam ótimas alternativas. Quando interagimos, tendemos a permanecer e ficar mais interessados nos conteúdos que aquela plataforma, rede social ou site nos tem a oferecer.

Para entender melhor, confira o vídeo do Fábio Ricotta o CEO da Agência Mestre como é possível ter ideias para geração de conteúdo:

Quer entender melhor se vale a pena investir nesse tipo de conteúdo? Então confira abaixo os principais benefícios:

Geração de leads mais otimizada

O conteúdo interativo proporciona uma maior geração de leads qualificados, vendas e faturamento para as empresas. Um conteúdo dinâmico proporciona uma experiência mais rica e dinâmica, o que acaba despertando o desejo nos consumidores muito mais do que um conteúdo passivo.

Além disso, ao prender a atenção deles, esse tipo de conteúdo também consegue guiá-los no funil de vendas até o momento de conversão.

Aumento do engajamento

Oferecer um conteúdo que dê para interagir, além de trazer um maior destaque para a sua marca, também garante maior engajamento com o público e, sem dúvidas, essa é a principal vantagem do conteúdo interativo.

O aumento no engajamento é perceptível nas métricas e relatórios com um tempo maior de permanência no site ou até mesmo nos compartilhamentos do link.

Alinhar o conteúdo com a experiência do usuário

O conteúdo interativo alia informação e diversão em um tipo só de conteúdo. Logo, o usuário se sentirá mais estimulado para consumir aquele tipo de conteúdo, que possui diversos gatilhos mentais e conseguem prender a atenção até o final.

Um quiz, por exemplo, exige que as pessoas percorram um caminho inteiro para no final, receber uma resposta – o que se torna mais difícil em um e-book, por exemplo.

Logo, o conteúdo deixa de ser apenas um conteúdo e passa a ser uma experiência de consumo para aquele usuário. Acaba se tornando uma ferramenta perfeita para atrair os millenials e a geração Z.

Maior feedback dos usuários

Outro ponto importante sobre a criação do conteúdo interativo é receber, com mais detalhes, um feedback dos usuários e seguidores. Os conteúdos normais não deixam claro se aquilo foi consumido por algum público.

Você só sabe, por exemplo, quantos usuários chegaram a realizar o download ou rolaram até o fim de uma página do seu blog. Mas não é claro e não dá para dizer se eles realmente leram o conteúdo, certo? O conteúdo interativo fornece dados durante todo o consumo do conteúdo. Você pode identificar visualizações, cliques e interações com cada elemento do seu material interativo, além de avaliar os pontos de saída.

Então, os benefícios deste tipo de conteúdo não se limitam apenas ao Marketing de Conteúdo — eles podem contribuir para toda a estratégia de marketing.

Como criar conteúdo interativo e dinâmico?

Pode parecer complexo mas, criar um conteúdo dinâmico e que gera maior engajamento é mais simples do que parece. Reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo. Confira!

Lembre-se das etapas do funil

Na hora de desenvolver o conteúdo interativo, lembre-se das etapas do funil. Lembre-se que além de trazer ótimo engajamento, as estratégias são muito usadas em campanhas de vendas!

E, por isso mesmo, é importante que sejam adaptados para cada etapa do funil de vendas, já que, para cada etapa, existe um formato de conteúdo mais adequado.

Faça um reaproveitamento de conteúdos já existentes

Analisando os materiais que você já tem produzido verá que existe algum conteúdo que possa ser reaproveitado, transformando-o em material interativo. Por exemplo, textos com vários dados e estatísticas, que podem ser transformados em infográficos ou vídeos. 

Ou aquele texto hiper didático, que pode ser transformado em um quiz, ajudando o público a visualizar as informações que você quer passar. 

Profissionais de Marketing avaliam quais formatos de conteúdo interativo estão performando melhor

Um novo estudo da Ascend2 mostra que, de forma geral, os profissionais de marketing de conteúdo classificam sua estratégia como “um pouco bem-sucedida” e definem que o principal desafio para superar essa classificação é melhorar o engajamento do conteúdo.

Como dito anteriormente, o conteúdo interativo é uma estratégia que garante maior engajamento, principalmente porque ele “exige” a participação do usuário que está lendo/assistindo.

Dentre os principais conteúdos analisados pela Ascend2, os e-mails interativos são considerados eficazes pela maior parte dos mais de 300 profissionais de marketing entrevistados, um pouco à frente dos vídeos interativos e da transmissão ao vivo.

A efetividade dos demais itens analisados, com calculadoras e infográficos interativos, costuma ser menor quando observamos o quadro geral. No entanto, é preciso considerar que a pesquisa conta com a opinião de profissionais B2B e B2C e, em determinados setores, uma ação pode ser mais efetiva que outra.

Por exemplo, observando apenas no cenário B2B, as calculadoras têm maior efetividade do que outros formatos de conteúdo, por conta da funcionalidade para aquele setor.

Efetividade vs Dificuldade

O gráfico ainda mostra a opinião dos entrevistados com relação à dificuldade de implementar essas estratégias em suas organizações, com vídeos interativos/transmissão ao vivo e infográficos interativos liderando a lista.

Por outro lado, os e-mails interativos e pesquisas/quizzes são comparativamente mais fáceis, o que torna os e-mails interativos uma estratégia com alta efetividade e baixa dificuldade, ou seja, são mais eficazes e fáceis de implementar.

Estratégias de conteúdo interativo

Mas, antes de seguir as dicas e criar conteúdos interativos, tenha em mente que, para que uma estratégia funcione, é crucial conhecer seu público-alvo e definir as personas do projeto. Afinal, todo conteúdo deve atingir as dores, necessidades e motivações do cliente ideal.

Dito isso, vamos partir para os principais formatos para aplicar essa estratégia em sua empresa:

Posts de múltipla escolha em redes sociais

Uma das maneiras mais simples de criar esse tipo de conteúdo é por meio de posts de múltipla escolha nas redes sociais.

No Stories do Instagram, por exemplo, você pode usar as funcionalidades do aplicativo para fazer perguntas aos seus seguidores. Questionar qual assunto informativo seu público tem mais interesse em saber, dar diferentes opções de promoções para votação ou fazer um mini quiz sobre seu produto são algumas das possibilidades.

Transmissão ao vivo

Outra forma simples e muito difundida de fazer conteúdo interativo é por meio das transmissões ao vivo. Além das lives permitirem a interação em tempo real e serem fáceis de produzir, essa estratégia contribui para aumentar o alcance da sua marca.

Aqui na Agência Mestre, nós realizamos todos os meses um webinar com assuntos relacionados ao universo do Marketing Digital. Nessas ocasiões, temos diversos comentários e perguntas e podemos responder, fazendo com que aqueles que perguntaram contribuam ativamente para o conteúdo. Inscreva-se no nosso canal no YouTube e acompanhe nossos encontros mensais!

Testes e quizzes

Nesse formato, o usuário receberá um resultado para o que estava procurando por meio de perguntas e respostas que o conduziram até o final do teste. Esse resultado será obtido de acordo com as interações do usuário.

Testes e quizzes são bastante populares e tem grande potencial de engajamento. Vide, por exemplo, os famosos testes do Buzzfeed. Entretanto, o mais interessante é que, além de gerar impulsionamento, o material também permite a captação de informações valiosas sobre o cliente que poderão te ajudar a aprimorar suas estratégias de marketing.

Vídeos interativos

O vídeo interativo permite que o espectador participe da história e tome suas próprias decisões por meio de escolhas de ações ou cliques em páginas de destinos. Inclusive, no próprio YouTube já é possível incluir cartões de interações.

Um bom exemplo dessa prática é o filme ‘Black Mirror: Bandersnatch’, da Netflix, precursora nesse tipo de conteúdo. Para quem não assistiu, o longa permite que o espectador escolha as ações do protagonista principal.

Infográficos e e-books interativos

Os materiais ricos, conhecidos como infográficos, e-books e mapas, unem imagens, dados e informações em um único conteúdo. Por isso, já são altamente engajantes. Entretanto, ainda é possível torná-los interativos para envolver mais seu público.

Neste caso, você pode usar efeitos de zoom em imagem, revelar dados conforme a movimentação do cursor do mouse ou de acordo com a interação do usuário, além de implementar outros materiais de engajamento como quizzes e questionários.

E aí, gostou de saber mais sobre conteúdo interativo? No blog da Mestre, você encontra muito mais artigos que te ajudarão a aprofundar seus conhecimentos em marketing, por exemplo, o nosso texto sobre as dicas de como desenvolver e implementar um conteúdo acessível. Confira!

LEIA MAIS

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Ferramentas Para Ajudar na Criação de Conteúdo

Você trabalha ou compra algum tipo de criação de conteúdo? Então este artigo pode realmente ajudar você. Clique, acesse o blog e confira quais são as ferramentas especializadas para otimizar seu trabalho.

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

Comentários
  1. Avatar

    Estrategia de inbound marketing muito show!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?