Uma das dúvidas mais recorrentes de quem atua com marketing de conteúdo é como escolher o tema de um ebook. Neste vídeo da Mestre TV, Fábio Ricotta vai tratar sobre o assunto e fornecerá dicas para auxiliar no processo de definição temática. Quer saber mais? Dê o play e confira este vídeo na íntegra!

Saber como definir o tema de um ebook é essencial para que seja possível alcançar bons resultados com o marketing de conteúdo. Afinal, se o conteúdo não chamar atenção dos usuários, dificilmente será realizado o download, pois não demonstrarão interesse. Mas como criar material realmente relevante e que apresente um valor esperado ao usuário? Para conseguir desenvolver um bom ebook, é necessário considerar alguns fatores. Fábio selecionou alguns deles:

Como escolher o tema do ebook?

Como foi dito, essa pergunta é a dúvida de muitos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo. Um ebook pode ser definido como uma de isca digital, na qual a estratégia é disponibilizar um conteúdo rico para o usuário. Em troca do material, na grande maioria das vezes, é necessário fornecer um endereço de e-mail para conseguir realizar o download.

Ou seja, com essa prática, existem benefícios dos dois lados: o usuário que terá acesso a um conteúdo e quem produziu obterá informações para manter o relacionamento com o lead adquirido. A relação estabelecida tende a avançar, o que pode desencadear uma conversão.

É notório que o ebook é uma excelente maneira de conseguir captar leads e avançar no relacionamento com prospects, porém a maior dificuldade ainda é criar um conteúdo realmente relevante que gere o interesse. Nesse sentido, é essencial abordar:

Entenda o seu público-alvo

Antes de definir um tema para o ebook, é primordial observar características do seu público-alvo, como, por exemplo, as preferências, os interesses, objetivos. Normalmente, a temática deverá ser definida a partir de uma dor que envolve o contexto daquele grupo de pessoas. A partir dessa percepção, a seleção de possíveis temas ficará mais simplificada e a probabilidade de acerto é significativamente maior.

Nesse mesmo ponto, Fábio Ricotta explica também como descobrir a dor e a principal aflição do público. Para conseguir informações valiosas, uma ótima dica é perguntar. Fazer uma pesquisa simples poderá gerar bons insights de temas para ebook.

Pesquisa de palavras-chave

Outro caminho é fazer uma seleção de palavras-chave mais buscadas sobre diversos assuntos relacionados às dores do usuário. Ricotta apresenta algumas ferramentas, como o Answer the public  e o SemRush. A estratégia de realizar uma pesquisa de palavras-chave cria a possibilidade de que o material produzido seja visualizado por meio da busca orgânica.

Análise de conteúdos de sucesso

Um fator que também possibilita o desenvolvimento de temas relevantes é analisar outros materiais que já foram produzidos. Fábio dá a dica: determine um espaço de tempo e observe os principais conteúdos publicados e observe aqueles que apresentaram maior retorno e aprovação do público. É possível que um artigo bem ranqueado possa ser complementado e ser transformado em um ebook super atrativo aos usuários.

A mesma ideia pode ser utilizada com vídeos. Produções com mais visualizações e engajamento do público, sem dúvidas, apresentam grande potencial para se tornarem um ebook de sucesso.

Em resumo, o principal fator que deve envolver a definição de um tema para um material rico é o alinhamento com o público-alvo. Quando mais relacionado for o conteúdo com os interesses, preferentes e com a dor do usuário, sem dúvidas, melhores resultados serão obtidos com o material.

Gostou do vídeo? Aproveite e assista também a sugestão de Fábio Ricotta: episódio 138 – 5 Formas de Fazer Captação de e-mails!