Como Escolher o Tema do Meu E-book?

Por Redator Mestre


Uma das dúvidas mais recorrentes de quem atua com marketing de conteúdo é como escolher o tema de um e-book.

Para você que tem um grande conhecimento sobre determinados assuntos ou é especialista de uma área específica, criar um livro digital e espalhar esse conhecimento pode ser algo bem lucrativo!

Neste artigo, você verá:

  • quais as vantagens de se fazer um e-book;
  • como escolher o tema do e-book;
  • como divulgar o seu livro digital;
  • o maior truque para definir o tema do seu livro digital.

Quais as vantagens de se fazer um e-book?

Os livros digitais, ao contrário dos posts de blog, proporcionam um conteúdo mais extenso e detalhado sobre os assuntos e facilitam a leitura justamente por serem virtuais.

Os e-books apresentam outras diversas vantagens, tanto para os autores quanto para os leitores. Para entender melhor, confira as principais que reunimos:

Benefícios dos livros digitais para os autores

Para os escritores e autores, as vantagens são inúmeras. Entre elas temos:

  • não é necessário um grande investimento financeiro para a produção – as despesas com editoras e impressões são dispensadas quando falamos de ebook. Por ser virtual, não há esse gasto comparado aos livros tradicionais;
  • são uma ferramenta para atrair mais leads – muitas empresas utilizam os livros digitais como uma ferramenta para atrair mais pessoas que estão interessadas em seus produtos e serviços. Oferecendo o conteúdo gratuitamente, é possível obter os dados da pessoa e convertê-la em um futuro cliente!;
  • são universais – quando você cria um material online, ele ficará disponível para que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, baixe ou compre-o.

Benefícios dos e-books para os leitores

Aqueles que optam pela leitura de livros digitais estão desfrutando de alguns benefícios também. São eles:

  • conseguir levar o livro para qualquer lugar, visto que ele é digital;
  • poder adquiri-lo de forma gratuita;
  • receber o material em poucos minutos, sem a necessidade de sair de casa.

Como escolher o tema do e-book?

Como foi dito, essa pergunta é a dúvida de muitos profissionais que trabalham com marketing de conteúdo. Um ebook pode ser definido como uma de isca digital, na qual a estratégia é disponibilizar um conteúdo rico para o usuário. Em troca do material, na grande maioria das vezes, é necessário fornecer um endereço de e-mail para conseguir realizar o download.

Ou seja, com essa prática, existem benefícios dos dois lados, como mencionamos: o usuário que terá acesso a um conteúdo rico e, para quem produziu, será possível obter informações para manter o relacionamento com o lead adquirido.

A relação estabelecida tende a avançar, o que pode desencadear em uma conversão.

É notório que o e-book é uma excelente maneira de conseguir captar leads e avançar no relacionamento com prospects, porém a maior dificuldade ainda é criar um conteúdo realmente relevante que gere o interesse. Nesse sentido, é essencial seguir os passos:

Entenda o seu público-alvo

Antes de definir um tema para o e-book, é primordial observar características do seu público-alvo, por exemplo, as preferências, os interesses e objetivos.

Normalmente, a temática deverá ser definida a partir de uma dor que envolve o contexto daquele grupo de pessoas. A partir dessa percepção, a seleção de possíveis temas ficará mais simplificada e a probabilidade de acerto é significativamente maior.

Nesse mesmo ponto, Fabio Ricotta, o CEO da Agência Mestre, explica no vídeo também como descobrir a dor e a principal aflição do público. Para conseguir informações valiosas, uma ótima dica é perguntar! Fazer uma pesquisa simples poderá gerar bons insights de temas.

Pesquisa de palavras-chave

Outro caminho é fazer uma seleção de palavras-chave mais buscadas sobre diversos assuntos relacionados às dores do usuário.

Ricotta apresenta algumas ferramentas, como o Answer the public  e o SemRush. A estratégia de realizar uma pesquisa de palavras-chave cria a possibilidade de que o material produzido seja visualizado por meio da busca orgânica.

Com isso, é necessário a criação de uma página de captação do material – as famosas Landing Pages. As pessoas, em troca do material, fornecem alguns dos seus dados nesta página.

Além disso, usando a palavra-chave, o material produzido no ebook consegue ser mais assertivo nas respostas do que está sendo buscado pelos usuários, aumentando as chances dele ser baixado.

Análise de conteúdos de sucesso

Um fator que também possibilita o desenvolvimento de temas relevantes é analisar outros materiais que já foram produzidos.

Determine um espaço de tempo, observe os principais conteúdos publicados e aqueles que apresentaram maior retorno e aprovação do público. É possível que um artigo bem ranqueado possa ser complementado e ser transformado em um livro superatrativo aos usuários.

A mesma ideia pode ser utilizada com vídeos. Produções com mais visualizações e engajamento do público, sem dúvidas, apresentam grande potencial para se tornarem um livro digital de sucesso.

Como divulgar o livro digital?

Para que as estratégias de todo seu trabalho dê certo, é necessário, também, privilegiar alguns canais os quais o seu público se encontra. Com isso, é possível difundir o seu trabalho em um plano de comunicação integrado.

Algumas dicas para divulgar o seu e-book são:

Fazer uso das redes sociais!

Utilizar o YouTube, Instagram, Facebook e qualquer outra rede social que favoreça a divulgação do seu trabalho é sempre válido.

Use CTAs (Call To Action) bem chamativos e claros para direcionar o público a realizar o download do material e adquirir o livro.

Envie e-mail marketing aos interessados

Construir uma lista de e-mails de contato das pessoas que estão interessadas em você e no seu nicho é um dos principais fatores que contribuem para a divulgação do seu material.

A partir disso, você poderá se comunicar melhor com seu público e aqueles que estão querendo saber mais sobre os seus conteúdos e promovê-los sempre que tiver algum.

Aposte no uso de landing pages

A landing page é a estratégia mais assertiva para dar destaque ao conteúdo e fazer com que as pessoas realizem o download do material.

Isso acontece porque essas páginas de aterrissagem consistem no preenchimento de um formulário por parte do usuário, com algumas informações pessoais, em troca do conteúdo de valor que a página está disponibilizando – neste caso, o próprio livro digital.

O maior truque para definir o tema do seu e-book?

O maior truque para definir o tema do seu ebook é estar alinhado com seu público, sempre!

Em resumo, o principal fator que deve envolver a definição de um tema para um material rico é o alinhamento com o público-alvo. Quanto mais relacionado for o conteúdo com os interesses, preferências e com a dor do usuário, sem dúvidas, melhores resultados serão obtidos com o material.

Agora que você já sabe como escolher o tema do seu livro digital e quais são as vantagens e benefícios dele, confira também 5 Formas de Fazer Captação de e-mails!

LEIA MAIS
Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Você sabe o que é um calendário editorial? Ele serve para organizar o seu conteúdo e dar o norte aos seus projetos. Clique aqui, acesse nosso artigo e aprenda mais sobre ele e como implementá-lo no seu negócio.

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

4 Dicas Simples e Infalíveis Para Ter Ideias de Conteúdos

Quem é jornalista ou redator Web, geralmente acaba ficando sem ideias de conteúdo, não é mesmo? Por isso, trouxemos um post com 4 dicas infalíveis para você ter inspiração para seu site ou blog!

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Case de Sucesso: Como Aumentamos o Resultado de Um Cliente em 400%

Veja neste novo episódio da Mestre TV como aumentamos em 400% os resultados da SJO, um e-commerce de artigos religiosos, usando estratégias de Inbound Marketing.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?