Neste vídeo da Mestre TV, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta vai abordar fatores importantes para o alcance de métricas de sucesso para Marketing de Conteúdo. Quer saber mais sobre o tema? Aperte o play e confira!

Sem dúvidas, uma das métricas mais utilizadas para avaliar o potencial de um conteúdo são as famosas curtidas. Fábio explica que tanto as curtidas como os compartilhamentos são avaliações que não medem realmente o valor de uma produção. Afinal, atualmente os usuários utilizam o recurso dos likes constantemente e não são apresentados resultados palpáveis.

Para saber o que observar e como analisar o andamento dos resultados dos seus conteúdos, prestar atenção em alguns dados é fundamental. Para não restarem mais dúvidas, Fábio explica algumas métricas:

Tráfego

De acordo com Fábio, a primeira métrica que deve ser levada em consideração é o tráfego da página, principalmente o orgânico. Ou seja, ao realizar a análise, é possível compreender como o conteúdo está performando no Google. Dessa forma, podem ser realizadas melhorias para conseguir conduzir um volume de usuários maior para a página e aproveitá-los de alguma forma, promovendo uma maior interação.

Outra visão interessante de tráfego é observar informações referentes às outras plataformas, como o Facebook. Por exemplo, é possível fazer a análise da quantidade de acessos ocorridos em decorrência de publicações originadas na rede social. Com isso existe a possibilidade de detectar a relevância do seu conteúdo para os usuários, sem tomar nota apenas das curtidas e compartilhamentos, como também focando nos acessos que sua página está ganhando.

Fábio conclui que o tráfego é uma ótima maneira de analisar se o usuário está acessando o site para consumir as informações na íntegra.

Impressões

Outro fator interessante são as impressões. A métrica existe na ferramenta do Google Search Console e faz referência à quantidade de vezes que uma página foi exibida. Ou seja, o dado é um indicador visível antes de ocorrerem os cliques.

Para análise, ao observar o aumento no número de impressões, é possível compreender como um bom sinal, pois demonstra o crescimento. O que influenciará  posteriormente no aumento do tráfego orgânico.

Fábio levanta a importância em não analisar apenas uma URL única. Para conseguir ampliar a visualização, basta abrir o Google Search Console selecionar a ferramenta Search Analytics e trocar a opção para impressão no lugar de cliques. O CEO da Agência Mestre dá a dica de escolher o período de tempo, como, por exemplo, últimos 90 dias.

Cliques

Analisar a quantidade de cliques realizados por meio de um resultado de busca é muito importante. Dessa forma é possível compreender a relevância do conteúdo para os usuários que estão buscando aquele tipo de informação. Fábio indica realizar a análise por URL e pelo site por um todo.

Bounce Rate

O Bounce Rate ou Taxa de Rejeição é uma métrica difícil de ser analisada de maneira útil, além de ser custoso conseguir tirar insights interessantes. A dica do CEO é comparar a taxa de uma única página com a média do site. Assim é possível realizar uma análise mais válida e assertiva para cada tipo de conteúdo existente.

Uma boa estratégia é verificar também o tempo da sessão do usuário e a quantidade de páginas acessadas por visita.

Percentual de Scroll

Por último, Fábio sugere acompanhar o percentual de scroll da página (o quanto o usuário caminha). Esse estudo possibilita aferir o quanto o seu conteúdo pode ser relevante para o usuário. O plugin  Scroll Depth facilita o processo com scripts prontos e os dados obtidos são captados no Google Analytics para que possa ser feita uma análise mais completa.

Dica extra

Ricotta ainda entrega mais uma dica para quem quer analisar a performance de e-books. Na Agência Mestre são adicionados links no interior do material. Com isso, é possível visualizar o número de pessoas que estão acessando o site, por meio do e-book.

Gostou de saber mais sobre métricas de sucesso para analisar os avanços em marketing de conteúdo? Para saber mais, confira o Episódio 67 –Marketing de Conteúdo de Sucesso!