No episódio 138 da TV Mestre, o CEO Fábio Ricotta comenta 5 formas valiosas de captar e-mails e ter mais leads. Quer saber como? Dê o play e confira!

Antes de qualquer dica para realizar uma captação de e-mails consistente, é importante saber que não adianta apenas comprar uma base de endereços eletrônicos. Segundo Fábio, realizar essa compra é a pior forma de aumentar sua base de leads. Esse fato pode ser justificado quando pensamos que a pessoa em questão não optou por receber esses e-mails, ou seja, a chance de sua mensagem ser caracterizada como spam é grande.  Tenha em mente que comprar endereços de e-mail não é uma boa opção, pois você não recebeu permissão do usuário para enviar algo para ele.

Pensando em facilitar o processo de captação de e-mails, confira as cinco dicas selecionadas por Fábio Ricotta!

Pop-up na captação de e-mails

 Muitas pessoas não gostam ou condenam o pop-up, mas a realidade que essa maneira de captar e-mails funciona. Em muitos e-commerces e até aqui, no blog da Agência Mestre, são utilizados pop-ups. Ao entrar no site, o usuário pode fornecer seu endereço de e-mail em troca de descontos e de receber ofertas especiais, por exemplo. Outra forma de utilizar a estratégia é implantá-la após um período de interação e scroll na página. Nesse momento pode surgir um pop-up fazendo uma oferta, como oferendo um material rico ou indicando que o usuário se inscreva na newsletter.
A Hello Bar é uma ótima ferramenta para realizar o trabalho de criar as páginas de captura, assim como a Get Site Control, porém o dispositivo é um pouco mais profissional e é pago.

Caixa de captura no artigo

Segundo Fábio Ricotta, essa estratégia de captação de e-mails é uma das mais diferentes utilizadas. O CEO explica que para aplicá-la basta adicionar uma caixa de captura no meio ou no fim de um artigo.  Dessa maneira, no momento em que o usuário estiver engajado com a leitura do texto, será apresentado um conteúdo que tenha ligação com o tema do artigo. Esse material pode ser um material rico, por exemplo.

Iscas digitais

Uma outra estratégia de captação de e-mails são as iscas digitais, mas conhecidas materiais ricos, como e-books, checklists, planilhas, entre outras. Ou seja, são ofertas que você pode fornecer gratuitamente para seus usuários em troca de endereços de e-mails. Claro, esses materiais devem ser produzidos pensando sempre na dor do usuário, gerando valor e tendo utilidade.

Co-marketing

O Co-marketing nada mais é que construir relação estratégica de marketing que interessam duas ou mais empresas. Esse método pode ser utilizado na produção de e-books, por exemplo. Encontrar uma empresa que tenha sinergia com  algum problema que você enfrentam é uma ótima oportunidade de estabelecer uma parceria. Fábio exemplifica essa ação com a produção do e-book sobre SEO em colaboração com a Resultados Digitais. Nesse caso, a Agência Mestre trouxe toda base de SEO e a Resultados o profundo conhecimento de Inbound Marketing.

Segundo Ricotta, esse tipo de estratégia é muito boa porque quando o conteúdo for publicado você irá divulgar para sua base de e-mails, assim como o seu parceiro irá divulgar para a base dele. Dessa maneira, os usuários do seu parceiro podem conhecer o seu trabalho e vice versa.

Quiz

Ao produzir um quiz é possível descobrir quais são as dores do usuário, os pontos que ele precisa focar para melhorar seu desempenho. Caso a pessoa deseje receber um relatório de desempenho, é solicitado seu endereço de e-mail. Normalmente essa estratégia é utilizada em blogs que tenham muito tráfego orgânico ou campanhas de mídia. Com ferramenta Vital Loops é possível encontrar várias funcionalidades, inclusive para criação de quizzes.

Nosso CEO, ainda dá uma dica bônus: utilizar bots no Facebook. Com essa estratégia o custo por lead com ótimo custo-benefício.

Gostou desse vídeo? Fique sempre ligado nas novidades da TV Mestre e para mais informações sobre o tema, Fábio Ricotta recomendo o episódio 40 – Como usar MATERIAIS RICOS para IMPULSIONAR leads. Confira!