Como Trabalhar Com Stories em 2021

Por Beatriz Okubo


Utilizar as redes sociais para engajar o público e vender mais não é uma novidade para a maioria das pessoas e empresas. Entretanto, nem todas as pessoas conhecem as funcionalidades e oportunidades que esses canais de comunicação têm a oferecer. É pensando nisso que hoje vamos falar sobre como trabalhar com stories do Instagram.

Como trabalhar stories em 2021

Segundo as pesquisas da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 4ª rede social mais usada no Brasil, com 95 milhões de usuários, ficando atrás apenas do Facebook, WhatsApp e Youtube. Ou seja, isso revela que a rede social em questão é uma ótima plataforma para aumentar a visibilidade da sua marca e gerar mais conversões.

Veja neste artigo:

  • como o Instagram Stories surgiu?;
  • como trabalhar com stories e como ele funciona?

Como o Instagram Stories surgiu?

Antes de comentar sobre como trabalhar com stories, é importante contextualizar a história do Instagram. A rede social surgiu em 2010, inicialmente disponível apenas para usuários de iOS. Com o tempo também foi para o Android e a rede se popularizou no mundo, sendo inclusive comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão.

O Instagram sempre teve uma característica muito imagética, voltada para a publicação de fotos e vídeos curtos. Porém, atualmente ele é muito mais abrangente e permite além das imagens, lives e a publicação de vídeos no feed, no IGTV, no Reels e nos Stories.

A função de IGTV permite que os usuários publiquem vídeos maiores do que um minuto (60 segundos), que é o tempo limite para os posts no feed. Já o Instagram Reels é uma ferramenta parecida com o TikTok, em que as pessoas podem criar vídeos de até 30 segundos, adicionar trechos de músicas ou de outros áudios, aplicar efeitos de corte, legendas, transições, etc.

Como trabalhar com stories e como ele funciona?

Já os conteúdos publicados nos stories do Instagram são aqueles que ficam disponíveis por apenas 24h nos perfis (exceto quando são adicionados a algum Destaque, mas falaremos mais sobre isso daqui a pouco!). Cada story tem duração de até 15 segundos e as pessoas podem utilizar vários formatos como:

  • perguntas;
  • enquetes;
  • filtros;
  • boomerang;
  • vídeos em sequência;
  • contagem regressiva;
  • GIFs;
  • entre outros.

Com todas essas opções e a quantidade de pessoas que a rede social alcança, não utilizá-la como canal de comunicação com o público da sua marca é um desperdício. Veja a seguir algumas dicas de como usar as ferramentas dos stories para trazer mais engajamento para o seu perfil e realizar mais conversões para a sua empresa.

Abra a caixinha de perguntas e utilize as enquetes

Uma das principais dicas de como trabalhar com stories é utilizar a função de perguntas e a de enquete. Na caixinha de perguntas, você faz uma questão para o público ou pede alguma indicação. Veja alguns exemplos de como aplicar essas funcionalidades.

As enquetes são muito úteis para você conhecer o seu público, tirar dúvidas e trabalhar o marketing de conteúdo nas redes sociais da sua empresa. Mas além de perguntas, essa é uma forma de fazer o usuário interagir e sentir que está no controle: você pode dar duas opções e pedir que decidam entre elas.

Aproveite para perguntar quais conteúdos as pessoas querem ver na sua página, qual tema mais gostam, etc. Veja alguns exemplos:

Anuncie nos stories

Se você tem uma empresa e quer vender mais pela rede social, precisa saber como trabalhar com stories criando campanhas e anúncios. Para configurar os criativos do anúncio, você utiliza o mesmo gerenciador do Facebook. É possível escolher entre três tipos de mídia:

  • carrossel: com até 3 imagens ou 3 vídeos de 15 segundos cada;
  • imagem única;
  • vídeo único.

Os anúncios dos stories disponibilizam a famosa função de “arrastar para cima”. Com ela, você pode adicionar um link que leva o público diretamente para a página que você determina, por exemplo: link da loja virtual, de um formulário de inscrição, de um vídeo no YouTube, etc.

Porém, essa ferramenta só está disponível para quem possui mais de 10 mil seguidores.

Nestes anúncios, nunca esqueça de colocar um CTA (call to action), indicando qual ação você deseja que o seguidor execute ao ver o anúncio, como:

  • compre agora;
  • cadastre-se;
  • instale agora (caso a conversão deseja seja a pessoa fazer download de um aplicativo, por exemplo);
  • saiba mais;
  • obter oferta;
  • entre outros.

Faça templates

Os templates são oportunidades de viralizar rapidamente. Basicamente, você cria uma imagem para ser publicada nos stories em que as pessoas usam o mesmo layout, mas respondem de acordo com as próprias opiniões e experiências.

O público pode tirar print desse layout que você criou e compartilhar no próprio story, marcando com um x ou emoji, gif, uma palavra, etc, como resposta ao que o template propõe.
Quanto mais criativa for a ideia do template (de acordo com a sua área de atuação), mais fácil será dos seguidores se identificarem e replicarem o conteúdo, assim propagando a imagem da sua marca para outras pessoas.

Um exemplo de template para uma página de uma rede de cinemas, por exemplo, seria criar um layout com uma lista de vários filmes exibidos no local e desafiar o público a marcar todos os que já assistiram.

Prenda a atenção do público

Qualquer tipo de conteúdo precisa ser criativo e informativo para chamar a atenção do público. Nos stories isso é ainda mais essencial porque você tem pouco tempo para conquistar esse interesse. Afinal, são apenas 15 segundos para cada vídeo e se o usuário não gostar, ele pula direto para os stories de outro perfil que ele segue.

Portanto, crie conteúdos que façam o seu seguidor prestar atenção, pausar a tela quando estiver visualizando, legende o que está sendo dito no vídeo, insira gifs ou texto indicando que o assunto continua na sequência, mostre o “backstage” de alguma ação ou trabalho feito ou algo que está para ser lançado (para criar expectativa).

Não perca tempo, são poucos segundos que você tem para captar o interesse do público.

Crie e use os filtros

Uma outra forma de como trabalhar com stories é utilizar os filtros nos vídeos. Essa funcionalidade pode ser tanto estética – com filtros que colocam efeitos nas imagens -, quanto interativas, com perguntas, joguinhos, entre outras possibilidades.

Lembrando, que use apenas se tiver relação com a mensagem que a empresa quer transmitir. Não adianta utilizar essas funções sem construir uma estratégia por trás. Você pode, inclusive criar o seu próprio filtro, que tenha relação com a sua marca ou então com algum novo produto ou serviço.

Mostre os produtos para o público

Pense nos stories como uma vitrine digital. Essa dica vale tanto para e-commerces quanto para qualquer outro tipo de empresa. Mesmo que não venda um produto em si, mas um serviço, pode consegue criar vídeos mostrando o que a empresa vende de uma forma mais próxima para o consumidor.

Apresente os seus produtos de forma criativa, falando sobre os seus benefícios, contando alguma história de como ele surgiu, utilizando alguns gatilhos importantes, como o storytelling, autoridade e prova social (com depoimentos de clientes, se possível).

Crie destaques no seu perfil

Os destaques são conjuntos de stories que você pode agrupar no seu perfil. Essa opção permite que os conteúdos fiquem na página o tempo que você quiser, não apenas 24h.

Quais são as principais informações que o seu cliente (ou qualquer pessoa que entre no perfil da sua empresa) precisa saber?

Vamos supor que você seja dono de um restaurante. Um destaque interessante seria mostrando o cardápio. Assim, não é necessário publicar todos os dias o mesmo story com o menu de refeições.

Seguindo essa mesma linha, é possível também criar destaques temporários, ou seja, enquanto durar uma promoção, durante uma data comemorativa, por exemplo.

Outra opção de como trabalhar com stories é criar um destaque com as opiniões dos clientes, replicar algumas marcações que fizeram ao ser perfil, etc. Isso ajuda a elaborar a prova social, ou seja, clientes em potencial poderão ver o feedback positivo de outras pessoas em relação ao seu produto/serviço, e assim vão se sentir mais confiantes em comprar.

Analise os resultados

Depois de fazer tudo isso é imprescindível mensurar os resultados e identificar o que funciona e o que pode ser melhorado nas suas estratégias. É possível fazer isso conferindo o Instagram Insights. Com ele você consegue saber quantas pessoas visualizaram os seus stories, a taxa de rejeição (pessoas que clicaram para pular) e cliques nos links.

Todas essas informações ajudam a mapear qual conteúdo gera mais conversões e engajamento para o perfil, se são as fotos ou vídeos, o melhor horário para publicar, etc.

Agora que já sabe como trabalhar com stories, conheça o Instagram Business e os novos recursos que apoiam negócios locais!

LEIA MAIS
Top 8 Erros Comuns em FanPages

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?