O Instagram é uma das redes sociais mais populares do momento e conta com um grande poder de interação entre marcas e usuários. A novidade é que os novos recursos do Instagram Business apoiam negócios locais e podem até mesmo gerar divulgação espontânea das empresas.

Quais são os novos recursos do Instagram Business de apoio às pequenas empresas?

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, a rede social lançou duas figurinhas de apoio ao momento. Uma delas denominada ‘Em Casa’, incentivando os usuários a cumprirem a quarentena, publicarem e assim influenciar mais pessoas a fazerem o mesmo. Outra figurinha lançada foi a de ‘Agradeço’ em homenagem aos profissionais da área de saúde.

A partir dessas ações, as pessoas começaram a entender que o Instagram estava engajado com a causa do momento, contribuindo com estas atualizações. Não demorou muito para que, em maio de 2020, lançasse também recursos de apoio às empresas, que também estão passando por um período complicado.

Instagram Business: Novos Recursos do Instagram Apoiam Negócios Locais

Entenda a seguir como funciona cada uma.

Como funciona a figurinha ‘Apoie as Pequenas Empresas’ no Instagram?

Esta figurinha pode ser inserida nos stories de empresas e também de usuários com perfil pessoal. Ela serve para divulgar negócios locais, ou seja, perfis que estão cadastrados na rede social como contas comerciais.

Ao criar um novo story, é possível adicionar o perfil da marca que desejar e o adesivo mostrará o nome de usuário da empresa no Instagram junto das três últimas publicações do perfil. Assim como os demais adesivos, possibilita que o público possa tocá-lo e, ao fazerem isso, podem visitar o perfil marcado.

Você pode incentivar seu público a divulgar sua marca ou mesmo pode colaborar com outros negócios e criar posts de divulgação de empresas parceiras ou de estabelecimentos próximos ao seu.

Instagram Business: Novos Recursos do Instagram Apoiam Negócios Locais

Segue o passo a passo de como usar a figurinha ‘Apoie as Pequenas Empresas’ no Instagram:

  1. crie um story, seja com foto/vídeo feito na hora ou com algum arquivo da sua galeria;
  2. acesse o recurso de figurinhas e encontre a ‘Apoie as pequenas empresas’. Toque para adicioná-la;
  3. ela vai aparecer sobre seu story, então insira o nome de usuário da empresa que você deseja marcar. Ao tocar no adesivo, você tem a opção de deixar visível ou não as últimas publicações do perfil;
  4. publique e confira como será a interação das pessoas!

Como funciona o ‘Pedido de Refeição’ no Instagram Business?

Outro recurso novo que tem sido bastante utilizado é o de ‘Pedido de Refeição’. Porém, esta figurinha fica disponível apenas para as empresas. Os usuários podem visualizá-las quando o perfil de algum negócio publica stories com o adesivo.

Se você deseja utilizar esse recurso na sua conta comercial, precisará adicionar o botão de pedido de alimentos.
Qualquer empresa pode aplicar a figurinha nos stories, mas ela é mais atrativa para os negócios alimentícios e de varejo. Isso porque para conseguir adicionar o adesivo aos stories e torná-lo funcional, é necessário configurar a conta com o Rappi, Ifood ou Uber Eats, que são agora parceiros do Instagram.

Quando o story da sua empresa for publicado e visualizado pela audiência, o público poderá tocar na figurinha para serem direcionadas até a plataforma que você terá configurado.

Instagram Business: Novos Recursos do Instagram Apoiam Negócios Locais

Segue o passo a passo de como usar a figurinha ‘Pedido de Refeição’ no Instagram:

  1. visualize seu perfil e acesse a área ‘Editar perfil’;
  2. acesse ‘Botões de ação’ no espaço de Informações comerciais públicas;
  3. ao encontrar ‘Selecionar um botão’, toque em ‘Pedido de refeição’ e confira também as outras opções que podem ser úteis para seu negócio;
  4. configure um parceiro para que os pedidos sejam realizados. Caso precise de mais instruções, você vai encontrar nos sites dos parceiros (dependerá de qual é o seu).
  5. conclua a ação e utilize nos seus stories para começar a receber mais pedidos.

Utilize os novos recursos do Instagram a favor do seu negócio

Agora que você conhece os recursos disponíveis e como utilizá-los chegou a hora de aplicar no seu negócio para gerar mais vendas.

Lembre-se de trabalhar bons conteúdos em paralelo a estas publicações que incentivam o público a agir. Isso porque sua empresa pode contribuir com boas dicas e publicações de valor para atrair as pessoas e conquistá-las até que desejem comprar seus produtos/serviços.

Deixe seu comentário e conte o que achou das dicas!