Redes Sociais

Como Adaptar a Carta de Vendas Para o Stories do Instagram

Por Raquel Pereira

Veja como é possível utilizar o modelo de carta de vendas para stories no Instagram. Adaptamos para você aplicar e conseguir bons resultados!

Raquel Pereira

O Instagram já possui mais de um bilhão de usuários ativos. De acordo com dados do relatório “Digital 2022: Another Year Of Bumper Growth”, da We Are Social, a taxa de alcance da rede social é de 29,9%, considerando todos os usuários da internet.

Também é importante ressaltar que o Brasil é o terceiro país com mais usuários na plataforma, com 67,4% da população acima de 13 anos presentes no Instagram. Por que isso é relevante?

O Instagram constitui uma comunidade muito diversa, então certamente a sua audiência está presente nessa rede social, isso o torna um ótimo canal de comunicação e vendas para o seu negócio. Confira nesse artigo:

  • alguns dados sobre o Instagram Stories;
  • por que os Stories ajudam a vender mais?;
  • vídeo é o formato do momento!;
  • o que podemos levar do texto para a tela?;
  • sequências de Stories que geram vendas;
  • Stories são – literalmente – histórias;
  • faça Stories com planejamento e estratégia.

Alguns dados sobre o Instagram Stories

Alguns estudos mostram que os usuários do Instagram passam, em média, 30 minutos por dia na rede social. Se isso parecer pouco, a soma desses minutos no Brasil pode chegar a 15,6 horas mensais, taxa acima da média global de 11,2 horas.

Apesar do Instagram possuir diversos formatos de publicação, desde vídeos de 15 segundos até lives com uma hora, além dos formatos de imagem, existem alguns tipos de publicações que são utilizadas para gerar mais conexão com a audiência do que outros.

Dentre eles, o formato mais utilizado para isso é o Stories. Os stories são uma forma de compartilhar pequenos vídeos ou imagens para os seus seguidores no Instagram, por um período de tempo mais curto (24 horas).

O fato dos stories estarem “limitados” apenas a quem já segue o seu perfil fez com que, por muito tempo, as empresas não vissem o potencial de vendas e de relacionamento deste recurso. No entanto, existem técnicas que podem ser utilizadas para te ajudar a vender mais conversando com a sua comunidade através dos stories.

Além disso, é importante ressaltar que hoje, o percentual de alcance dos anúncios em formatos de stories equivalem a 72,6% do alcance total das estratégias de mídia paga no Instagram, abrindo uma possibilidade de atingir até 1,07 bilhões de pessoas.

Por que os stories ajudam a vender mais?

Quando pensamos de forma literal, parece ousado dizer que vamos adaptar a carta de vendas para o Instagram. Entretanto, ao analisarmos o objetivo de uma carta de vendas, podemos ver que faz todo o sentido.

Falar de carta de vendas é relembrar textos funcionais que influenciaram a decisão de compra de muitas pessoas ao longo dos anos. É a raiz da utilização de armas de linguagem persuasiva.

Isso significa que, de um lado, nós temos um texto desenvolvido especificamente para convencer as pessoas a comprarem o seu produto, com gatilhos mentais e estratégias de persuasão e, do outro, nós temos uma comunidade de pessoas que acompanham o seu conteúdo nas redes sociais e podem estar alinhadas com a persona do seu negócio.

Esse é o match perfeito para você começar a desenvolver um relacionamento com essa audiência, utilizando os mesmos artifícios das suas copies de vendas em formatos que se adequem às redes sociais. Veja como você pode começar!

Vídeo é o formato do momento!

Hoje, além de textos, também contamos com canais e formatos diversos que são boas ferramentas de comunicação e influência — posts em redes sociais, artigos de blogs, vídeos que podem ser publicados em diferentes tipos de plataformas, entre outros.

O fluxo de criação de conteúdo é rápido e, em meio a este cenário, os vídeos têm se destacado como boas ferramentas para chamar a atenção do público. Afinal, são visuais, auditivos e expressam algum tipo de informação — três experiências juntas em um só formato.

Segundo o relatório “State of Video”, da Vidyard and Demand Metric, 90% dos profissionais entrevistados disseram que o vídeo converte igual ou melhor que outros tipos de conteúdo. O desafio está em torná-lo atrativo o suficiente para cumprir o seu papel: partir da chamada de atenção e chegar na ação — o que dependerá do seu objetivo.

Uma ação pode ser criar mais ligação com sua marca, curtir e comentar o vídeo, preencher um formulário ou mesmo efetuar uma compra.

Se esse tipo de eficácia era alcançada com maestria por muitas cartas de vendas, que tal aplicarmos seus princípios básicos para os stories do Instagram? Este é formato que tem conquistado a audiência das pessoas mundo afora, por ser parte de uma das redes sociais mais populares e também pode ser uma ferramenta útil para elevar seus resultados!

O que podemos levar do texto para a tela?

Uma carta de vendas conta com teaser, headline, lead, argumento de vendas e finalização. Vamos tratar de cada um deles, adaptando-os para a realidade dos 15 segundos de cada vídeo do Instagram Stories.

Antes, tenha em mente que esta não necessariamente é uma sequência de vídeos a serem publicados no mesmo dia, mas algo que você pode estruturar de forma estratégica, dependendo da sua campanha.

Teaser

A informação que faria o cliente em potencial abrir a carta de vendas com a expectativa certa, agora é o que vai prender a atenção do público para continuar assistindo e não pular para o próximo vídeo.

No primeiro momento, a dica é aproveitar ao máximo os primeiros segundos do story. Não estamos falando somente do que é dito, mas do visual e do que pode estar escrito para gerar expectativa. O Instagram oferece diversos elementos em sua ferramenta de stories que ajudam a tornar o visual mais atrativo.

Imagine que você tem uma confeitaria delivery, que tem o objetivo de fazer as pessoas utilizarem sua plataforma digital para efetuar a compra dos produtos e recebê-los em casa. Abaixo, temos duas opções de stories que esse perfil pode utilizar:

O primeiro pode ser uma abordagem direta demais. Afinal, quem está vendo este conteúdo pode apenas passar direto por não estar interessado e você vai perder a oportunidade de convencê-lo a comprar ou mesmo enviar de presente para alguém.

Uma boa ideia poderia ser começar com imagens dos doces e algumas palavras ou frases de impacto. Além disso, você pode utilizar as ferramentas disponíveis para iniciar uma conversa, induzindo aquele usuário a te responder e engajar com o seu perfil.

Headline e lead

Depois de criada a interação do usuário com a marca, essas pessoas já estão mais próximas de comprar do que antes. Mas calma! Agora, tanto o que você vai falar, quanto a frase que pode ser escrita no vídeo, têm que criar um gatilho de desejo e linkar com o objetivo principal, o pedido no aplicativo de delivery.

Para otimizar o tempo, você pode deixar a frase de impacto como “legenda” sobre a imagem ou vídeo e o conteúdo audiovisual com todas as informações principais que você precisa passar.

Argumentos de vendas

Os próximos vídeos, em sequência ou em outros momentos do seu cronograma de ações, devem apresentar argumentos de vendas sólidos. Não podemos indicar o mais eficaz, pois tudo dependerá do seu negócio e do perfil do seu público. Uma dica é estudar todos ou os principais — curiosidade, compromisso, afirmação social, reciprocidade, autoridade, etc — e escolher os que se adequam ao seu projeto.

Para o delivery de doces, utilizar a curiosidade sobre sentir o gosto dos doces, imagens de autoridade da produção das receitas e até mesmo pessoas experimentando poderiam ser boas estratégias persuasivas.

Finalização

A finalização da carta de vendas textual convence os clientes em potencial a fazerem a compra de forma imediata.

No Instagram, com o recurso do link nos stories, fica muito mais fácil levar a pessoa até a ação que você deseja. Neste momento, com seus argumentos de vendas bem trabalhados, basta criar uma conexão final, demonstrando que comprar é a melhor decisão possível a ser tomada.

No caso do nosso delivery de doces, uma finalização interessante poderia ser um convite mais do que esperado para comprar, como nós ilustramos na imagem acima. Além da foto com o bolo ser muito atrativa, você está apresentando para a pessoa uma proposta de melhorar a relação dela com a família, diminuir o stress diário e apreciar uma guloseima saborosa, tudo isso a um clique de distância!

Sequências de stories que geram vendas

Como você viu acima, é possível utilizar os mesmos gatilhos e estratégias de persuasão da copy de vendas para interagir e impulsionar a venda através dos stories. No entanto, não vai ser com um ou dois stories que você vai convencer a sua audiência.

O ponto de virada para os seus stories começarem a gerar mais vendas é entender que o story só vende através da conexão com a audiência. Para criar essa conexão, é preciso se relacionar verdadeiramente com os interesses dos seus seguidores.

Alguns dispositivos que você pode usar para iniciar conversas com seus seguidores são:

Caixinha de Perguntas

Você já viu, no primeiro exemplo, como é possível iniciar uma conversa com seu público pedindo para que ele responda sobre algo relacionado ao seu nicho. Por que essa estratégia funciona?

Porque as pessoas gostam de compartilhar suas experiências. Voltando ao exemplo do delivery de doces, supondo que você utilizasse um story com a caixinha de respostas perguntando “qual seu sabor preferido de bolo e por quê?” ou “qual o sabor mais inusitado de bolo que você já provou?”

São perguntas que, além de gerar relacionamento com a audiência, geram muitos insights para o seu negócio. Afinal, se a maioria das pessoas gostam de bolo de chocolate, você já sabe que seus próximos conteúdos sobre esse sabor terão mais engajamento.

Stickers de Enquete

As enquetes são uma forma de obter mais informações sobre a audiência de uma forma muito dinâmica e divertida. Mas, cuidado! O ponto de atenção aqui é que suas enquetes precisam estar alinhadas com o conteúdo. Veja o exemplo abaixo:

O primeiro exemplo certamente vai gerar engajamento para o seu perfil, isso porque muitos dos seus seguidores vão realmente responder à enquete. No entanto, não há nenhuma troca de informações de valor nesse story.

Quando o conteúdo gera valor para o seguidor, como no segundo exemplo, há muito mais chances dele continuar engajando com o seu perfil, pois ele sabe que vai receber informações valiosas sobre o seu nicho e, consequentemente, mais chances dele vir a comprar de você no futuro, pois a sua empresa já está no top of mind dele.

Além disso, o segundo exemplo abre espaço para que você inicie uma conversa pelos stories, faça linkagem para um artigo do seu blog, mostre possíveis outros benefícios sobre o consumo de café – antes de apresentar seu produto, que pode ser um café gourmet, por exemplo.

Stickers de Link ou “Arraste para cima”

A figurinha de link foi lançada recentemente pelo Instagram e, em pouco tempo, teve seu acesso liberado para todas as contas. Ou seja, independentemente do tamanho do seu perfil, você pode levar as pessoas do seu Instagram para o seu site em apenas um clique.

Antes do lançamento, apenas contas com mais de 10 mil seguidores tinham acesso ao recurso “Arraste para cima”, que possuía um link de redirecionamento do usuário para uma página da web.

Com mais pessoas tendo acesso ao recurso, através do sticker, é preciso se atentar mais ao engajamento nesse momento. Afinal, mesmo com a disponibilidade de utilizar o recurso, o Instagram não quer que você “tire” pessoas da plataforma o tempo todo.

Quando utilizar esse recurso, tenha certeza de que:

  • há um CTA indicando ao usuário onde clicar e para qual página ele será direcionado;
  • o link está direcionando o usuário para uma página na web coerente com o conteúdo que ele visualizou no story;
  • a página é responsiva em diferentes dispositivos e está com bom design e tempo de carregamento.

Além disso, tenha em mente que você não deve levar o usuário para fora do Instagram o tempo todo! Essa prática pode fazer com que o Instagram entregue menos o seu conteúdo, afetando seu engajamento e suas estratégias de Marketing Digital.

Stories são – literalmente – histórias

Uma das formas mais poderosas de aumentar as vendas através dos stories é – realmente – contando boas histórias. Quando você utiliza seu conteúdo nos stories de forma mais pessoal, utilizando as informações em formato de storytelling, a proximidade com o público fica mais evidente.

Lembre-se que, diferentemente do feed e da aba explorar, onde as pessoas consomem conteúdos diversos, nos stories a competição por atenção é entre o seu conteúdo e as histórias dos amigos/familiares da audiência.

O que isso quer dizer? Quando nós começamos a visualizar um story, muito provavelmente, ele é de alguém próximo – como um amigo – ou de alguém que admiramos (uma celebridade, por exemplo). A principal razão pela qual nós clicamos para ver esse conteúdo é simples: nós queremos saber o que aquela pessoa está compartilhando conosco.

Afinal, os stories só são entregues para as pessoas que seguem o seu perfil, ou seja, pessoas que escolheram ver o que você posta frequentemente. Isso faz com que a habilidade de transformar sua carta de vendas em uma história seja um ponto crucial para gerar proximidade com o público.

Algumas dicas compartilhadas pela Social Insider são:

  • tenha uma chamada inicial atrativa, preferencialmente logo nos três primeiros stories. Os três primeiros stories são
  • a decisão do usuário entre continuar vendo seu conteúdo ou pular para o próximo;
  • mescle imagens e vídeos em suas sequências, stories com imagens superam os com vídeos em questão de alcance;
  • postar até cinco stories por dia garante uma taxa de retenção maior que 70%.

Defina temas para as suas sequências

Assim como as cartas de vendas, os seus stories também devem seguir diferentes frentes em diferentes momentos. Obviamente, assim como em um blog ou mesmo nas páginas de produtos/serviços do seu site, cada conteúdo segue um tema específico.

A mesma mentalidade deve ser considerada quando criamos conteúdos e adaptamos a carta de vendas para os stories. Sempre que for iniciar uma postagem no story, prepare todo o conteúdo da sua sequência acerca daquele tema.

Faça stories com planejamento e estratégia

Assim como os outros formatos de conteúdo, os stories precisam ser planejados para gerar mais vendas. Agora que você já sabe quais são as principais estratégias para criar conteúdos e adaptar sua carta de vendas para o story, procure organizar suas ideias juntamente com outros formatos de conteúdo para as redes sociais.

Lembre-se que, para um conteúdo via stories gerar mais vendas, ele precisa estar atrelado a outros, por isso evite compartilhar “stories soltos” no meio das suas sequências. Essa ação pode gerar um efeito contrário e diminuir seu alcance.

Aprenda mais sobre como fazer Marketing de Conteúdo para as redes sociais com nosso artigo completo. Comece a vender mais pelos stories do Instagram hoje mesmo, teste nossas dicas e compartilhe seu feedback conosco em @agenciamestre!

LEIA MAIS

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Comentários
  1. Avatar

    Muito bom!

Os comentários estão fechados.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?