Parece ousado planejarmos um modelo de carta de vendas para stories no Instagram?

Talvez sim, se pensarmos de forma literal. Por outro lado, com um olhar mais atento aos canais de comunicação e suas constantes atualizações, o foco deixa de ser a ousadia e passa a ser um questionamento: “por que ainda não aplicamos isso também nos meios digitais?”.

Vídeo é o formato do momento!

Falar de carta de vendas é relembrar textos funcionais que influenciaram a decisão de compra de muitas pessoas ao longo dos anos. É a raiz da utilização de armas de linguagem persuasiva.

Hoje, além de textos, também contamos com canais e formatos diversos que são boas ferramentas de comunicação e influência — posts em redes sociais, artigos de blogs, vídeos que podem ser publicados em diferentes tipos de plataformas, entre outros.

O fluxo de criação de conteúdo é rápido e, em meio a este cenário, os vídeos têm se destacado como boas ferramentas para chamar a atenção do público. Afinal, são visuais, auditivos e expressam algum tipo de informação — três experiências juntas em um só formato.

Segundo a Simply Measured, vídeos de redes sociais geram 1200% mais compartilhamentos do que outros tipos de conteúdos, como imagens e textos. O desafio está em torná-lo atrativo o suficiente para cumprir o seu papel: partir da chamada de atenção e chegar na ação — o que dependerá do seu objetivo.

Uma ação pode ser criar mais ligação com sua marca, curtir e comentar o vídeo, preencher um formulário ou mesmo efetuar uma compra.

Se esse tipo de eficácia era alcançada com maestria por muitas cartas de vendas, que tal aplicarmos seus princípios básicos para os stories do Instagram? Este é formato que tem conquistado a audiência das pessoas mundo afora, por ser parte de uma das redes sociais mais populares e também pode ser uma ferramenta útil para elevar seus resultados!

O que podemos levar do texto para a tela?

Uma carta de vendas conta com teaser, headline, lead, argumento de vendas e finalização. Vamos tratar de cada um deles, adaptando-os para a realidade dos 15 segundos de cada vídeo do Instagram Stories.

Antes, tenha em mente que esta não necessariamente é uma sequência de vídeos a serem publicados no mesmo dia, mas algo que você pode estruturar de forma estratégica, dependendo na sua campanha.

Teaser

A informação que faria o cliente em potencial abrir a carta de vendas com a expectativa certa, agora é o que vai prender a atenção do público para continuar assistindo e não pular para o próximo vídeo. Por isso, a dica é aproveitar ao máximo os primeiros segundos do story. Não estamos falando somente do que é dito, mas do visual e do que pode estar escrito para gerar expectativa.

Vamos tomar como exemplo um delivery de bolo que tem o objetivo de fazer as pessoas utilizarem sua plataforma digital para efetuar a compra dos produtos e recebê-los em casa. Se, de cara, você apresentar o bolo e o link para a compra, pode ser uma abordagem direta demais e, se quem viu o conteúdo não estiver com fome e não comer doce, você vai perder a oportunidade de convencê-lo a comprar ou mesmo enviar de presente para alguém.

Uma boa ideia poderia ser começar com imagens dos bolos e algumas palavras ou frases de impacto: “se pela imagem já dá aquela vontade, imagina se você pudesse estar perto para sentir o cheirinho…”.

Headline e lead

Você já criou uma expectativa em relação a bolos e à proximidade, ou seja, a tê-los perto de você. Agora, tanto o que você vai falar, quanto a frase que pode ser escrita no vídeo, têm que criar um gatilho de desejo e linkar com o objetivo principal, o delivery.

Para otimizar o tempo, você pode deixar a frase de impacto como “legenda” (escrita sobre a imagem do vídeo) e o conteúdo audiovisual com todas as informações principais que você precisa passar. Exemplo de texto para o vídeo: “Cheiroso, fofinho e saboroso. Em poucos cliques, até você”.

Aproveite o tempo do vídeo e informe os dados principais: que a compra pode ser feita pelo site/aplicativo, principais sabores, ou o que achar válido. O link estará disponível ao subir a tela, menos um informação ocupando espaço na sua carta de vendas para stories no Instagram.

Argumentos de vendas

Os próximos vídeos, em sequência ou em outros momentos do seu cronograma de ações, devem apresentar argumentos de vendas sólidos. Não podemos indicar o mais eficaz, pois tudo dependerá do seu negócio e do perfil do seu público. Uma dica é estudar todos ou os principais — curiosidade, compromisso, afirmação social, reciprocidade, autoridade, etc — e escolher os que se adequam ao seu projeto.

Para o delivery de bolos, utilizar a curiosidade sobre sentir o gosto dos doces, imagens de autoridade da produção das receitas e até mesmo pessoas experimentando poderiam ser boas armas persuasivas.

Finalização

A finalização da carta de vendas textual convence os clientes em potencial a fazerem a compra de forma imediata. A boa notícia é que no Instagram, com o recurso do link inserido no vídeo, fica muito mais fácil levar a pessoa até a ação que você deseja. Neste momento, com seus argumentos de vendas bem trabalhados, basta criar uma conexão final, demonstrando que comprar é a melhor decisão possível a ser tomada.

No caso do nosso delivery de bolos, uma finalização interessante poderia ser um convite mais do que esperado “quer levar essa delícia para perto de você ou enviar para adoçar o dia de alguém? Arraste a tela para cima e receba no endereço que desejar!”

Gostou das nossas dicas sobre como utilizar a carta de vendas para stories no Instagram? Então comece a planejar como executá-la e depois volta por aqui para contar os resultados!