Redes Sociais

WhatsApp Flows: Conheça a Nova Ferramenta do Aplicativo

Por Raquel Pereira

Veja como o WhatsApp Flows pode automatizar as interações com o usuário para tornar sua experiência mais completa.

Raquel Pereira

Após anunciar a expansão do Meta Verified para Empresas, na última semana (20 de setembro), a Meta compartilhou também uma novidade para o seu aplicativo de mensagens instantâneas: o WhatsApp Flows!

Confira os detalhes sobre essa novidade e como utilizá-la no seu negócio:

WhatsApp Flows

O novo Flows do WhatsApp foi anunciado na quarta-feira (20), com funcionalidades que expandem as possibilidades de comunicação para as empresas que utilizam o WhatsApp Business.

(Fonte: Meta | Reprodução)

Conforme compartilhado pela Meta, o recurso permite a criação de “fluxos personalizados” que podem tornar a interação entre o cliente e a marca mais rápida e dinâmica, sem precisar sair da conversa para realizar algumas ações, como finalizar um pedido, por exemplo.

Com a nova ferramenta, os usuários podem realizar diversas ações, como reservar um assento, marcar uma consulta ou finalizar um pedido via delivery, sem sair do aplicativo de conversas.

Como funciona o WhatsApp Flows?

O Flows estará disponível na Plataforma WhatsApp Business (API), e permitirá que os perfis comerciais que utilizam o aplicativo criem um “fluxo de interações”, no qual podem ser criados “menus de interação” para que o usuário tenha mais autonomia em suas decisões.

(Fonte: Meta | Reprodução)

Imagine, por exemplo, que você precise marcar uma consulta no seu médico. Isso, geralmente, iria exigir uma ligação ou vários minutos de interação por mensagem com o atendente do hospital/clínica desejada – algo que, muitas vezes, é conciliado com diversas outras tarefas do profissional em questão.

Com o Flows, a clínica ou hospital em questão pode automatizar essa operação: quando um paciente inicia a conversa, a clínica pode utilizar a ferramenta para exibir vários menus com especialidade, agenda, opções de convênio ou pagamento, etc.

Segunda, Nikila Srinivasan, Vice Presidente de Business Messaging na Meta, essa novidade é uma forma de facilitar a tomada de decisão e pretende aproximar a conexão humana da conveniência proporcionada pela tecnologia:

“Business Messaging é uma prioridade da Meta. Esse novo recurso faz parte de uma série de investimentos em experiências conversacionais no WhatsApp, combinando os aspectos de conexão humana com a escala e a conveniência que a tecnologia possibilita. Vemos um grande potencial das nossas plataformas para ajudar as empresas a criarem conexões significativas e relevantes com seus consumidores.”

Confira mais sobre as possibilidades do WhatsApp Flows com o FAQ da Meta.

Testes iniciais do WhatsApp Flows

Os primeiros testes da ferramenta foram realizados com duas empresas brasileiras: o Banco PAN e o Consórcio Magalu. Segundo Srinivasan, esses testes mostraram o potencial da ferramenta de “virar o jogo”:

“Em nossos primeiros testes, ouvimos de empresas de vários setores como esse recurso será uma virada de jogo para seus negócios e permitirá que elas façam mais com seus clientes sem precisar sair de uma conversa no WhatsApp, onde as pessoas e empresas fazem negócios.”

Confira os detalhes de cada teste:

WhatsApp Flows e Banco PAN

O objetivo dos testes iniciais da ferramenta para o Banco PAN era aumentar a contratação de crédito, facilitando a solicitação por meio do WhatsApp.

“O PAN participou do piloto global da nova funcionalidade WhatsApp Flows, trazendo uma experiência inovadora e simplicidade para os clientes nas contratações de produtos de crédito.”

Segundo compartilhado pela Meta, com a utilização da ferramenta, o PAN conseguiu proporcionar mais facilidade e agilidade para a contratação, exibindo uma visualização simplificada de itens no carrinho de compras e possibilitando mudanças com um clique.

WhatsApp Flows e Consórcio Magalu

No caso da Magalu, a proposta era proporcionar mais agilidade no agendamento de horários para conversar com seus especialistas de consórcios.

“[…] sendo o objetivo possibilitar uma consultoria especializada para potenciais clientes em horários agendados, oferecendo não só o atendimento no WhatsApp mas outras opções como ligação ou videochamada.”

Além disso, quem já possui um Consórcio Magalu, pode acessar sua página de login e acompanhar boletos e outras informações do seu plano, apenas entrando em contato pelo WhatsApp e navegando pelos menus.

Verificação para Empresas e Próximos Passos

Os testes iniciais de expansão do Meta Verified para Empresas devem começar esta semana, segundo anunciado no evento (Meta Conversations 2023, realizado em Mumbai, na Índia) por Mark Zuckerberg.

No entanto, a verificação para empresas no WhatsApp deverá aguardar algumas semanas a mais. Conforme compartilhado, os testes da Verificação no WhatsApp deverão começar em alguns meses, começando pelas pequenas e médias empresas.

“No WhatsApp, este novo serviço de assinatura opcional dará às empresas, além do selo verificado, suporte e proteção contra falsificação de conta.”

Além dos recursos de verificação e proteção da conta como já conhecemos, a Verificação no WhatsApp contará com um recurso que permitirá a criação de “uma página personalizada do WhatsApp” para as empresas.

Assim, a Meta pretende oferecer uma forma dessas empresas serem encontradas por meio de buscas na web (como os perfis do Google Meu Negócio), e utilizar sua conta comercial em diferentes dispositivos, para que diferentes funcionários possam responder às solicitações do usuário.

LEIA MAIS

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?