Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

Por Rafaela Alves

Redes Sociais

Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

Saiba como fazer marketing de conteúdo para redes sociais e quais estratégias realmente vão gerar mais vendas para o seu negócio.

Rafaela Alves

Atualmente, mais de 4,8 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas ao ambiente virtual. As mídias digitais fazem parte das ferramentas que contribuem para isso, sendo grandes fontes de interação entre indivíduos e marcas. Por isso, o marketing de conteúdo para redes sociais é tão importante.

Para saber mais sobre o tema, leia neste artigo:

  • qual é a importância do marketing de conteúdo para redes sociais;
  • como iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo para redes sociais;
  • por que investir em Inbound Marketing.

Qual é a importância do marketing de conteúdo para redes sociais?

As redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Tik Tok, fazem parte da vida dos consumidores. Tais redes mudaram a forma como vivemos nossas vidas, sendo responsáveis por influenciar o público de diversas formas.

Seja no modo como agimos, falamos, e até nas obras artísticas e produtos que consumimos. A internet e as mídias digitais continuam influenciando o comportamento da sociedade.

Para compreender tamanha influência, trouxemos os seguintes dados do relatório Global Digital Statshot de 2021:

  • mais de dois-terços da população mundial usam celulares, chegando ao total de 5.29 bilhões de pessoas;
  • chegamos a marca de 4.88 bilhões de pessoas que usam a internet, totalizando 62% da população mundial. Houve um aumento de mais de 220 milhões em comparação ao ano anterior;
  • o número de usuários nas redes sociais também teve um aumento de mais de 400 milhões, chegando ao total de 4.55 bilhões de pessoas;
  • o TikTok, por exemplo, passou da marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

Com isso, dá para ter uma ideia de que as plataformas digitais não só vieram para ficar, mas ainda possuem um potencial muito grande de crescimento, não é? Nesse contexto, o seu negócio não pode ficar de fora!

Mas, para que haja sucesso e destaque nesse cenário, é necessário que o marketing de conteúdo para as redes sociais tenha um planejamento correto e estratégico.

Como iniciar a estratégia de marketing de conteúdo para redes sociais?

Não basta apenas ter a presença on-line. Antes de fazer qualquer tipo de postagem, para fazer uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo para redes sociais, é necessário saber exatamente o que seu público gosta, assim, é possível conquistá-lo pelos seus interesses.

Esteja pronto para instigar o desejo do consumidor, solucionando as possíveis dores que ele tenha e que seu negócio irá solucionar!

Confira as dicas para montar o seu planejamento:

1. Defina a persona do seu público ideal

É preciso conhecer o público com quem se está falando. Para isso, é necessário definir a persona, que é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio.

Para isso, são utilizados dados e características de clientes reais, como:

  • comportamento;
  • dados demográficos;
  • problemas;
  • desafios;
  • objetivos.

2. Saiba em quais redes sociais irá atuar

Para iniciar o planejamento estratégico do seu marketing de conteúdo para redes sociais, é preciso definir em quais canais sua empresa irá atuar. Não é necessário estar presente em todas as plataformas, mas é recomendado definir quais são as mais importantes para fortalecer a sua marca.

O melhor é apresentar um conteúdo relevante nas redes que fazem sentido, em vez de apenas replicar conteúdo em todas as mídias digitais, sem que haja muita coerência ou planejamento.

Por exemplo, ao divulgar o link de uma nova publicação do seu blog no Instagram, talvez seja melhor pensar em um conteúdo ilustrativo, como um infográfico.

Imagens com muito texto não dão a leitura adequada nessa mídia digital, o que faz com que seu engajamento seja prejudicado. Para o Instagram, o ideal é que apenas 25% da postagem tenha conteúdo escrito, para garantir a entrega.

Para posts no Twitter, você pode disponibilizar um botão que, automaticamente, publica determinada frase ou estatística — no tamanho necessário — direto do seu blog.

A integração dos diferentes canais contribui para o engajamento em suas páginas. Ao fazer isso, você garante que os conteúdos publicados são, de fato, interessantes para quem compõe aquela audiência.

Então, antes de produzir qualquer texto para diferentes canais sociais, responda estas cinco perguntas para identificar se é um conteúdo relevante:

  • esse conteúdo é voltado para o meu público?;
  • o meu público vai entender o assunto?;
  • em qual formato eu consigo passar melhor essa ideia?;
  • por que essa publicação é importante?;
  • a ideia pode ser passada de forma mais direta e objetiva?

Depois que responder a essas perguntas, você já vai ter uma ideia mais desenvolvida e pronta para ser produzida.

3. Faça um planejamento de postagem

Para garantir que suas ações de marketing de conteúdo para redes sociais sejam eficientes, é fundamental contar com um planejamento de postagem. Por meio dele, é possível fazer uma tomada de decisões mais estratégica.

Por exemplo, existe alguma data ou algum momento que seja mais importante para o seu negócio? Quais ações serão feitas nesses dias? Como será feito o planejamento digital das suas ações para engajar o público?

Assim, é possível analisar com antecedência e pensar com calma, lapidando as ideias. Com uma agenda de publicação, podemos ter ações mais assertivas.

4. Crie relacionamento com influenciadores

Muitas pessoas baseiam as decisões de compra na recomendação dos influenciadores. Com isso, vemos que é inegável a força desses profissionais nas redes sociais.

Por isso, é importante que se construa um relacionamento com influenciadores do seu nicho, por meio da troca de promoção e de suporte. Esse contato deve ser construído e pode levar algum tempo.

— Leia o e-book sobre como utilizar influenciadores digitais para potencializar seu negócio e descubra o poder do marketing de influência e dê mais visibilidade aos seus produtos ou serviços!

5. Não fale apenas sobre seu negócio

David Meerman Scott, um estrategista americano de marketing on-line e autor de vários livros sobre marketing, em seu livro “Marketing e a Comunicação na Era Digital”, enfatiza que as velhas regras de marketing são completamente ineficazes em um mundo virtual.

O marketing antigamente era uma via de mão única — a empresa falava e o público reagia ou não àquela mensagem, sem que houvesse uma interação. Ele era focado exclusivamente em vender e poucos foram além dessa abordagem até o começo dos anos 2000.

O compartilhamento de conteúdo relevante, no momento exato que o seu público precisa, faz a sua marca sair do estágio da interrupção e passar para o estágio da solução da sua dor. Esse é um dos pontos principais do Inbound Marketing.

É preciso tirar o foco do produto e colocar o foco na solução do problema do cliente, e isso é possível se a empresa não falar apenas sobre ela o tempo inteiro. É preciso conversar com o usuário, trazer informações relevantes, ouvi-lo e oferecer soluções para seus problemas. É uma verdadeira troca de conhecimento!

Como o Inbound Marketing ajuda a gerar mais resultados para o seu negócio?

As estratégias de Inbound Marketing estão muito atreladas ao marketing de conteúdo para redes sociais e blog. Isso porque, no Inbound, há uma priorização de produzir conteúdos e ações para o público certo. Ou seja, é sobre criar uma jornada personalizada para que o seu negócio se torne relevante para os leads qualificados.

Dessa forma, o lead vai sendo nutrido, passando pelo funil de vendas desde o ponto de descoberta – em que ele ainda não sabe que tem um problema – até a conversão, momento em que a pessoa se torna um cliente e faz a compra do seu produto ou serviço.

As estratégias de Inbound Marketing fazem com que as pessoas certas vejam o seu negócio como a solução ideal para elas. Apesar dos ótimos resultados das redes sociais, o Inbound realmente chega na pessoa certa e faz com que ela tome a decisão de comprar seu produto porque confia na sua marca.

Muitas vezes, um post na rede social pode atingir muita gente, mas não chega ao público que realmente vai comprar da sua empresa.

Quais estratégias de Inbound sua empresa pode usar?

O Inbound Marketing não trata apenas de posts nas redes sociais, mas sim de soluções em 360º. Ou seja, envolve ações:

Qual é o papel do Marketing de Conteúdo dentro de Inbound?

Dentro dos materiais e estratégias citados, o marketing de conteúdo tem uma função fundamental. Entre as ações que podem gerar mais resultados está a criação de conteúdos como:

  • e-book;
  • infográfico;
  • guia;
  • quiz;
  • artigo de blog;
  • transcrição de vídeos;
  • descrição de produtos;
  • descrição de categorias de sites.

Com todos esses materiais, mais as estratégias de anúncios pagos (de Google Ads e Facebook Ads, entre outros), as chances de você gerar mais vendas para o seu negócio aumentam.

Agora que você entendeu a importância do marketing de conteúdo para redes sociais e do Inbound, leia o e-book da Agência Mestre e descubra como fazer sua empresa vender mais pela internet!

LEIA MAIS

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?