Como a Segmentação Geográfica Pode Afetar Seus Resultados de Tráfego Pago

Por Raquel Pereira

Tráfego Pago

Como a Segmentação Geográfica Pode Afetar Seus Resultados de Tráfego Pago

Veja como a análise dos resultados de tráfego pago segmentado por regiões pode gerar mais receita para o seu negócio.

Raquel Pereira

A região de distribuição dos seus anúncios é um dos fatores mais importantes para analisar os resultados de tráfego pago.

O desempenho das ações de aquisição de tráfego pago costumam sofrer oscilações significativas, principalmente relacionadas à segmentação geográfica. O CEO da Airtank, Jason Tabeling, analisou essa variação:
Intervalo de Métricas Indexadas em Relação à Média
Fonte: Blog Search Engine Land; Legenda: “Intervalo de Métricas Indexadas em Relação à Média”.

A partir desse conjunto de dados, é possível ver como o desempenho variou de acordo com a região geográfica, sendo que a maior parte das métricas teve praticamente o dobro de resultado entre um estado e outro.

Além disso, o ponto de maior atenção é a variação do CTR (Click Through Rate – Taxa de Clique) que variou em 850% entre a região de desempenho mínimo e máximo. Por fim, vemos também que os mínimos têm uma variação maior, em todas as métricas, em comparação com os máximos – exceto o CTR.

Os motivos dessas oscilações

As diferenças entre as regiões acontecem, principalmente, por três motivos:

  • conhecimento da marca: as marcas ou produtos podem ter diferentes significados dependendo do estado/região;
  • concorrência: os players regionais podem anunciar apenas naquele local, podendo impactar os resultados;
  • estratégia de palavras-chave vs lance: os lances e as listas de palavras-chave variam diariamente, e essas mudanças podem ter influência nas métricas para determinadas regiões.

Como diminuir o impacto dessas variações

Para identificar a melhor maneira de analisar as métricas e selecionar as prioridades de otimização, Jason determinou as regiões com desempenho mais baixo para as categorias que poderiam impactar os resultados de formas diferentes. São elas:

  • 20 estados com taxas de conversão (mais altas e mais baixas);
  • 20 estados com CPC (Custo por Clique) mais alto;
  • 20 estados com custo por conversão mais alto.

20 Estados Mais Baixos Removidos dos Resultados
Fonte: Blog Search Engine Land; Legenda: “20 Estados Mais Baixos Removidos dos Resultados”.

O melhor cenário para aumentar o ROI geral, sem grandes impactos nas outras métricas do projeto, foi remover as 20 regiões (estados) com os maiores custos por conversão e utilizar esse investimento nos estados com menor custo por conversão.

Apesar de não ser uma diferença tão expressiva, a hipótese mostrou melhorar os quatro cenários, aumentando suas receitas e o ROI, se comparados à situação inicial.

O que pode influenciar a análise?

Cada empresa tem suas particularidades, mas, a possibilidade de melhorar seus resultados sem necessariamente investir em novas estratégias é muito atrativa – mesmo que a diferença seja pequena.

No entanto, uma suposição do especialista é que, em níveis mais altos, as mesmas taxas de rendimento poderiam alterar as métricas – como CPC e taxas de conversão – e impactar os resultados.

Outros fatores de influência citados são a experiência das páginas de destino e na copy dos anúncios, o desempenho das palavras-chave de acordo com a região e, até mesmo, o tipo de marca (considerando marcas 100% online ou offline).

Ações de Tráfego Pago

De acordo com Jason, a resposta não é apenas alterar a segmentação geográfica. Existe a possibilidade de utilizar esse recurso de forma estratégica, a fim de considerar todas as variações de palavra-chave, texto e página de destino para aprimorar os resultados.

A otimização crítica dessa segmentação pode ser a chave para desbloquear novos resultados para sua empresa. A segmentação geográfica é um forte aliado para a experiência do usuário, explorando novos níveis de personalização você poderá ter impactos significativos.

Aprenda como mensurar os resultados das suas campanhas

Não adianta fazer um bom investimento em suas campanhas, sendo que você não consegue identificar quais foram os resultados das suas ações. Conheça a ferramenta que lhe ajudará a analisar dados de seus principais concorrentes e lhe trará novas ideias baixando nosso e-book gratuito “Potencialize seu Negócio com SEO e Google Ads

Não perca nenhuma novidade sobre marketing digital, faça parte da nossa Lista VIP e receba conteúdos exclusivos semanalmente na sua caixa de entrada!

LEIA MAIS

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook Ads? Descubra no artigo!

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?