Tráfego Pago

Tráfego Pago Para Ecommerce: Venda Mais em Sua Loja Virtual

Por Felipe Rosa

Quer aumentar as vendas do seu e-commerce por meio de campanhas de tráfego pago? Confira em detalhes como funciona essa poderosa estratégia de marketing!

Felipe Rosa

Se você quer aprofundar seus conhecimentos na estratégia de tráfego pago para ecommerce para potencializar as vendas da sua loja virtual já nos próximos meses, saiba que está no lugar certo! Neste artigo falaremos sobre anúncios online para ecommerces, bem como as plataformas e estratégias que você pode utilizar para dar mais visibilidade aos seus produtos, aumentando suas vendas!

Quais São os Tipos de Tráfego?

Quando falamos em tráfego online, temos basicamente dois tipos: o tráfego orgânico (natural) que é aquele que não depende de um investimento financeiro para resultar em visitantes para o seu ecommerce e o tráfego pago, que é aquele onde os usuários chegam até o seu ecommerce por meio de um anúncio patrocinado.

Vale dizer que em ambos os casos, é importante que a sua loja virtual tenha o apoio de uma agência de marketing digital de performance para obter os melhores resultados, seja atraindo visitantes de forma natural ou de por meio de publicidade em anúncios online.

Como Gerar Tráfego Para Ecommerce?

Agora que você sabe que existem basicamente 2 caminhos a seguir: tráfego orgânico e tráfego pago, é necessário definir a sua estratégia para gerar tráfego qualificado, como foco em vender mais em seu ecommerce. Já adiantamos que o melhor dos mundos é trabalhar com as duas formas de geração de tráfego em conjunto. O tráfego orgânico lhe trará retorno positivo no médio e longo prazo, por outro lado, o tráfego pago pode impulsionar os resultados já no curto prazo.

Por meio da estratégia de SEO, aliado a um bom marketing de conteúdo, seu ecommerce começará a se destacar nos mecanismos de busca para buscas que interessam à sua persona. Aqui, o ideal é ter um SEO on-page muito bem trabalhado e um blog atrelado à sua loja virtual, a fim de levar conteúdo de qualidade e relevante para a sua audiência, promovendo os produtos do seu ecommerce sempre que possível.

Gerar Tráfego Para Ecommerce

A Bemol Farma, por exemplo, contou com o apoio da Agência Mestre para melhorar o posicionamento de mais de 30.000 termos no Google, conquistando mais de 50.000 conversões orgânicas. Um resultado super expressivo e que mostra o poder do SEO para e-commerce.

Já o cliente Bethy Flores, contou com a nossa estratégia de tráfego pago, para conquistar um crescimento de 54,6% no seu faturamento.

Quais as Vantagens do Tráfego Pago?

O tráfego é um dos principais pilares para a venda. Afinal de contas, com poucas pessoas chegando até o seu ecommerce, é bem provável que você venderá pouco ou praticamente nada. Por isso, depender apenas do tráfego orgânico, poderá comprometer e muito o seu faturamento. Em outras palavras, ao deixar o tráfego pago de lado, você deixa dinheiro na mesa.

Diante desse cenário, a principal vantagem do tráfego pago é a aceleração do resultado. Você cria uma campanha na plataforma de mídia (pode ser no Google, Facebook, Instagram, Taboola, TikTok, etc) e seus anúncios vão para aprovação. Uma vez aprovada, sua campanha começa a rodar e, se for uma campanha bem estruturada, para o público alvo correto (público comprador) logo nos primeiros dias você já colherá os frutos, ou seja, fará as primeiras vendas por meio do tráfego pago.

Além disso, podemos citar outros benefícios e vantagens do tráfego pago:

  • Mais visibilidade para os seus produtos;
  • Possibilidade de direcionar os anúncios para a persona ideal;
  • Possibilidade de segmentar os anúncios por interesse e regiões;
  • Fácil acompanhamento das métricas de sucesso;
  • Possibilidade de realizar testes A/B para identificar os anúncios que geram mais vendas;
  • Resultados já no curto prazo;
  • Possibilidade de começar com baixo investimento e ir escalando aos poucos;

É importante mencionar que apesar de ser simples e acessível criar suas campanhas de anúncios online, nem sempre é tão simples obter resultados satisfatórios, fazendo tudo por conta própria. Por isso, se tiver a oportunidade de contar com o apoio de uma agência de tráfego pago para gerenciar suas campanhas de mídia, terceirize essa frente, sem receio.

Aqui na Agência Mestre, por exemplo, temos um time completo de mídia, que detém de conhecimento e expertise nas principais plataformas de tráfego pago, sem falar que fazemos por aqui todas as peças gráficas (criativos) das suas campanhas, bem como toda estratégia de direcionamento dos anúncios.

Quando Usar o Tráfego Pago?

A estratégia de tráfego pago para ecommerce é recomendada para toda loja virtual que quer dar mais visibilidade aos produtos vendidos, aumentando assim as possibilidades de venda. É indicado para todo tipo de ecommerce, independentemente do seu porte ou nicho de atuação. É claro que existem algumas restrições para anúncios em certos mercados. Porém, no geral dá para anunciar para praticamente todo tipo de produto.

As campanhas de tráfego pago funcionam como um catalisador, aumentando o processo de vendas, garantindo retorno financeiro para sua operação. Quando elaboradas com base em uma boa estratégia de mídia, podem gerar um ROI (retorno sobre investimento) altíssimo. Ao contar com boas campanhas de tráfego pago, você basicamente cria uma “máquina de imprimir dinheiro”, ou seja, você investe uma quantidade de dinheiro e ao vender os produtos anunciados, multiplica o capital investido.

Como Fazer Uma Campanha de Tráfego Pago?

O ponto de partida para fazer uma campanha de tráfego pago é saber muito bem quem deverá visualizar os seus anúncios, ou seja, é necessário definir a sua persona ideal. A partir daí, os próximos passos são:

  1. Definir a plataforma de anúncios a ser utilizada;
  2. Definir seus objetivos e indicadores de sucesso;
  3. Definir toda a estratégia de segmentação de público (com base na persona);
  4. Produzir os criativos (e aqui cada plataforma tem suas particularidades que precisam ser observadas);
  5. Definir a verba alocada para a campanha, bem como os dias e horários que a mesma estará ativa;
  6. Definir a página para qual o usuário será redirecionado ao clicar no anúncio;
  7. Configurar o rastreamento de conversões.

 

Após passar pelos passos listados acima, é importante ainda realizar o acompanhamento da sua campanha de tráfego pago, observando o volume de impressões, cliques, taxa de conversão, entre outras métricas. Também é fundamental realizar testes A/B tanto em suas campanhas, quanto na landing page anunciada.

Campanha de Marketing

Dessa forma, você conseguirá otimizar seus resultados, pausando anúncios que não dão resultado, mantendo ativos apenas os seus anúncios “campeões”, ou seja, os criativos que mais geram resultado para o seu ecommerce. É valido mencionar que a sua campanha precisa estar em constante evolução. Por isso, aprenda com seus dados e adapte sua campanha com base no que funciona melhor.

Qual Plataforma Usar Para Tráfego Pago?

Quando se trata de tráfego pago para ecommerce, uma das principais plataformas utilizadas é o Google Ads, mais especificamente o Google Shopping, que oferece a possibilidade de exibir os produtos da loja virtual diretamente nos resultados de pesquisa do Google. Além disso, no Google Ads também é possível utilizar a rede de pesquisa, para posicionar anúncios para termos de pesquisa que já demonstrem a intenção de compra.

Ainda dentro do Google, a rede de display também é uma plataforma muito indicada, principalmente para anúncios de remarketing, onde o usuário que visitou o produto no ecommerce é novamente impactado para, de fato, concluir a compra.

Além do Google Ads, é importante dizer que ecommerces também precisam estar com anúncios ativos dentro do Meta Ads (Facebook e Instagram). Ainda existem boas oportunidades para anúncios em TikTok Ads e até mesmo em Pinterest Ads. Outra plataforma cujo o teste é válido é a Taboola.

Conte Com o Apoio da Agência Mestre

Quer aumentar as vendas do seu ecommerce com a estratégia de tráfego pago? Conte com o apoio da Agência Mestre para potencializar seus resultados.

Ao longo dos últimos 15 anos, ajudamos mais de 500 empresas a venderem mais por meio da internet e temos uma área dedicada apenas para campanhas de mídia. Solicite um orçamento e conheça nossa metodologia de trabalho. Com a Mestre, suas campanhas de anúncios atingirão a máxima performance!

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?