Tráfego Pago

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Por Felipe Rosa

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Felipe Rosa

No mundo do marketing digital, uma das perguntas mais comuns é: “Qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook?” Com a crescente importância das redes sociais e dos anúncios online, é crucial entender o momento ideal para alcançar o público-alvo e maximizar os resultados de campanhas publicitárias. 

Afinal, o usuário pode fazer uma busca no Google a qualquer momento e os anúncios no Facebook e Instagram vão aparecer para ele no feed. Mesmo assim, os resultados da sua campanha serão maiores se você aproveitar os melhores horários do dia.

Quer descobrir que período é esse? Então leia esse artigo e confira:

  • tráfego pago: como funciona;
  • afinal, qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook;
  • como descobrir qual o melhor horário de anunciar para minha empresa;
  • vantagens de encontrar o horário ideal para anunciar;
  • a limitação de verba pode impactar nos resultados.

Tráfego pago: como funciona?

O tráfego pago é uma estratégia de marketing que envolve o investimento em anúncios publicitários na internet, direcionando visitantes segmentados para um site, blog, e-commerce ou redes sociais. Ele é diferente do tráfego orgânico, que é gerado de forma natural, sem investimento financeiro.

Seu intuito, então, é gerar mais leads, conversões e receitas para o negócio por meio desses anúncios pagos. Para isso, existem várias plataformas de tráfego pago disponíveis, sendo duas das mais populares o Google Ads e o Facebook Ads (Meta Ads).

Confira também: Tráfego Orgânico: O Que É e Qual A Diferença Entre O Tráfego Pago

Como funciona o tráfego pago no Google Ads?

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, onde é possível criá-los para colocar o seu site em destaque nos resultados de pesquisa do mecanismo de busca. Sendo assim, eles são ativados quando um usuário realiza uma busca com a palavra-chave relacionada.

No momento em que o usuário clica no anúncio, ele é direcionado para a página de destino associada, gerando tráfego para o site. No entanto, os anúncios do Google Ads são exibidos apenas enquanto houver investimento financeiro, ou seja, quando o orçamento é esgotado, o anúncio deixa de ser veiculado.

Como funciona o tráfego pago no Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma do Facebook, que também engloba o Instagram. Ele permite a criação de anúncios que são exibidos no feed de notícias e em outras áreas das redes sociais do grupo.

A ferramenta oferece recursos avançados de segmentação, permitindo que os anunciantes direcionem seu público-alvo com base em interesses, demografia, comportamento e outros critérios. Assim como no Google Ads, os usuários clicam nos anúncios e são redirecionados para páginas de destino pré-definidas.

Qual é a diferença entre Google Ads e Facebook Ads?

As duas plataformas apresentam vantagens e características distintas. O Google Ads é mais voltado para buscas e intenção de compra, pois os anúncios são exibidos quando os usuários estão procurando ativamente informações relacionadas aos produtos ou serviços anunciados.

Por outro lado, o Facebook Ads é mais adequado para segmentação de público e criação de anúncios visualmente atraentes, aproveitando a ampla base de usuários ativos nas redes sociais.

Afinal, qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook?

Em um estudo, a RTB House acompanhou a performance de mais de mil campanhas no Brasil. Seus resultados indicam que existem os melhores horários para anunciar no Google ou Facebook Ads são entre 14h e 16h e entre 20h e 22h. A pesquisa aponta ainda os dias de semana mais interessantes: terças e quintas-feiras.

No entanto, é preciso considerar que esses períodos representam uma média do mercado em geral, e não podem basear o planejamento da sua campanha de mídia paga. Portanto, não há uma fórmula mágica que funcione para todo mundo.

Dessa forma, o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook depende das características de cada negócio e do comportamento do seu público-alvo. Isso significa que, de qualquer forma, é preciso realizar testes e analisar os dados de desempenho para descobrir qual é o melhor horário para cada negócio. Por exemplo:

Como descobrir qual o melhor horário de anunciar para minha empresa?

Para descobrir o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook, considere os seguintes fatores:

  • uma empresa de turismo pode ter mais visualizações no horário de almoço e final de semana, porque é quando os tomadores de decisão têm tempo para planejar as férias;
  • uma empresa B2B de serviços de tecnologia tem maior chance de converter em anúncios que rodem em horário comercial, porque os profissionais estarão em serviço.

Leia também: Diagnóstico de Marketing Digital

Como descobrir qual o melhor horário de anunciar para minha empresa?

Para descobrir o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook, considere os seguintes fatores:

Período de maior conversão no site

Você pode otimizar suas campanhas conferindo a faixa de horário na qual seu site recebe mais visitas e mais conversões. Para isso, basta acessar o Google Analytics e explorar o menu de “Engajamento”.

Leia também: Google Analytics para Iniciantes Como Instalar e Usar – Na Prática Com Ricotta

Melhor desempenho em teste A/B

Outra forma de descobrir o timing ideal é realizar um teste A/B no Google Ads ou Facebook Ads. Crie dois anúncios com textos, imagens e configurações idênticas, para o mesmo público-alvo, mas em dias e horários diferentes.

Tente colocar saldo suficiente para circular as campanhas durante o dia inteiro por, pelo menos, duas semanas. No final, compare o desempenho dos dois anúncios e veja qual se saiu melhor.

Comportamento da persona

Coloque-se no lugar da sua persona. Onde ela mora? Como é sua rotina? Em que dias e horários estaria mais propensa a navegar pelas redes sociais ou a fazer pesquisas no Google?

A resposta dessas e outras perguntas simples fornece informações relevantes sobre o seu público-alvo, e, assim, é possível chegar a um horário ideal para fazer os anúncios circularem.

Vantagens de encontrar o horário ideal para anunciar

Fazer anúncios fora do horário no qual suas conversões acontecem aumenta os riscos de gastar dinheiro desnecessário com impressões, e não com geração de cliques. Dessa forma, a verba acaba rapidamente e os resultados ficam abaixo do esperado.

Se, por outro lado, você otimizar a campanha para que os anúncios apareçam no momento em que seu público está online, a taxa de clique vai aumentar e será possível gerar mais leads. Como resultado, o alcance será maior e de melhor qualidade!

Leia também: 8 Iscas Digitais Que Você Pode Usar Para Gerar Mais Leads

Na Mestre, tivemos um caso semelhante com certo cliente. Pausamos a exibição de todos anúncios que circulavam fora do horário comercial e durante os finais de semana e, ao mesmo tempo, direcionamos o investimento para o período de melhor taxa de conversão e interação com o público. Essas informações foram obtidas de acordo com os dados de tráfego do site.

Como consequência, a empresa obteve muito mais cliques e oportunidades de negócio, desencadeando em aumento de vendas. Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:

A limitação de verba pode impactar nos resultados

Antes de encerrar esse artigo, é preciso chamar a atenção para um ponto que pode afetar os seus resultados: a limitação de verba. Muitas pessoas definem uma verba diária para anunciar no Google ou no Facebook mas, em um determinado horário do dia, percebem que aquele valor já está zerado.

No entanto, isso é extremamente prejudicial para a estratégia. Afinal, se a campanha atingir o limite de verba antes do horário ideal para a conversão de clientes, o anúncio será pouco assertivo e o recurso, desperdiçado.

Aqui na Mestre, tivemos um caso interessante no qual o cliente separou uma verba diária e, mesmo obtendo uma boa performance com os links patrocinados, frequentemente via seu anúncio parando de ser exibido por volta das 16h.

Como resultado, ele não conseguia ficar visível durante todo o período comercial, que era um bom horário para ele devido à alta taxa de conversão. Por isso, ajustamos o período de circulação do anúncio para concentrar a verba disponível no melhor horário para aquela empresa.

Como gerar tráfego pelo Google Ads e pelo Facebook Ads?

Existem algumas estratégias específicas que podem ser implementadas para gerar tráfego por meio do Google Ads e do Facebook Ads. Confira as instruções gerais para criar uma campanha de anúncios de tráfego em cada plataforma:

Google Ads 

  • configure a conta;
  • defina o limite de orçamento do anúncio;
  • crie a segmentação;
  • escolha onde anunciar;
  • defina o objetivo do anúncio;
  • crie a mensagem;
  • faça a publicação no Google.

Leia também: Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Facebook Ads

  • acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook e faça login na sua conta;
  • clique em “Vamos começar”, no alto da tela, à direita;
  • selecione “+ Criar” para criar uma nova campanha;
  • escolha o objetivo “Tráfego” se desejar enviar pessoas para um destino, como seu site ou aplicativo;
  • siga as etapas para configurar sua campanha, incluindo a definição do público-alvo, orçamento e criativos;
  • certifique-se de adicionar as localizações dos estabelecimentos ao Facebook, caso esteja criando uma campanha com o objetivo “Tráfego para o estabelecimento” para promover o tráfego local nas lojas físicas;
  • depois de concluir as configurações, revise e publique sua campanha.

Essas são instruções gerais e é importante ter em mente que as plataformas de anúncios estão em constante evolução.

Leia também: Como Anunciar de Forma Inteligente no Facebook Ads

Como você viu, a escolha do melhor horário para anunciar no Google ou Facebook depende do comportamento do seu público-alvo e das características específicas do seu negócio. Por isso, identificar esses horários ideais é fundamental para o sucesso das suas campanhas de mídia paga.

Se você precisa de ajuda nesse processo, a Agência Mestre está pronta para fazer todo o gerenciamento da sua mídia paga. Nossa equipe especializada utilizará estratégias comprovadas para alcançar o público certo no momento certo, maximizando o desempenho dos seus anúncios.

Conheça nosso serviço especializado e personalizado de Tráfego Pago e comece a colocar seus produtos ou serviços ao alcance de mais pessoas!

LEIA MAIS

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?