Marketing Digital

Diagnóstico de Marketing Digital

Por Raquel Pereira

O diagnóstico de marketing digital é tão importante quanto mapear processos para solucionar problemas. Aprenda neste artigo como essa ferramenta pode te ajudar!

Raquel Pereira

Mais do que aplicar estratégias, no meio digital é essencial entender e mapear um projeto antes de realmente iniciar os processos de melhorias. 

Nesse sentido, realizar um diagnóstico de Marketing Digital é uma tarefa importantíssima para o sucesso das ações. Quer saber mais sobre o assunto? Nosso CEO, Fabio Ricotta, fala sobre a importância dessa análise na sua rotina de novos projetos. Olha só:

Basicamente, quando um novo cliente solicita um trabalho de marketing digital, o primeiro pensamento que nos ocorre enquanto profissionais e consultores são as possibilidades de melhorias, como ações táticas para trazer resultados imediatos.

No entanto, uma das ações tão importantes quanto a implementação é conseguir definir e compreender a maior quantidade de elementos possíveis responsáveis pelo desenvolvimento do problema apresentado pela solicitante do serviço.

Ou seja, é crucial compreender quais são as dificuldades, queixas e frustrações para uma compreensão completa do panorama geral do negócio para, então, conseguir mapear quais processos vão gerar os resultados esperados.

O que é um Diagnóstico de Marketing Digital?

O diagnóstico de marketing é uma análise abrangente e sistemática do ambiente e das atividades de marketing de uma empresa, projetado para avaliar a eficácia das estratégias e táticas de marketing em vigor e identificar oportunidades de melhoria.

O objetivo principal do diagnóstico de marketing é fornecer uma visão clara e objetiva do desempenho atual da empresa em relação aos seus objetivos de marketing.

Entenda como fazer um Diagnóstico de Marketing Digital do seu negócio

O diagnóstico de marketing desempenha um papel fundamental em uma estratégia de marketing eficaz, pois ele fornece insights valiosos que ajudam a orientar as decisões e ações futuras da empresa.

Apesar de ser uma ferramenta importante, nem sempre é um processo realizado. Segundo nosso CEO, em muitas situações, quando um cliente apresenta um problema e necessita de uma solução rápida, o profissional já inicia a implementação de ações visando proporcionar as melhorias esperadas.

No entanto, os processos são aplicados sem que ocorra a total compreensão dos reais problemas e frustrações do cliente.

Ricotta apresenta uma ótima comparação: um diagnóstico de marketing digital atua como um médico. Resumidamente, um médico antes de realmente receitar um remédio que proporcione a cura, irá realizar uma análise e, provavelmente, irá perguntar quais os principais sintomas estão sendo sentidos, certo?

De forma análoga podemos comparar o papel do diagnóstico, pois ele irá mapear todas as circunstâncias antes de propor e iniciar a aplicação das estratégias de marketing. Existem várias etapas envolvidas no processo de diagnóstico de marketing, como:

Passo 1: Defina os objetivos do diagnóstico

Antes mesmo de começar, é importante estabelecer claramente quais são os objetivos do diagnóstico de marketing digital. Alguns exemplos de uso do diagnóstico de marketing digital são: avaliar a eficácia da estratégia de SEO, a performance das campanhas de mídia paga ou o engajamento nas redes sociais. Ter objetivos claros ajudará a direcionar a análise e focar nas áreas mais relevantes para a sua empresa.

Passo 2: Coleta dos dados relevantes para o diagnóstico

O próximo passo é reunir todas as informações relevantes para a análise. Isso pode incluir dados internos da empresa, como métricas de desempenho de campanhas, dados de vendas, relatórios de tráfego do site, entre outros.

Além disso, é importante obter informações externas, como dados demográficos do público-alvo, análises competitivas, tendências do setor e dados de benchmarking.

Para isso, utilize ferramentas de análise, como o Google Analytics, e selecione os dados sobre o tráfego do site, taxas de conversão e comportamento dos visitantes ou outras informações relevantes para o seu objetivo.

Passo 3: Análise da Presença Online

Agora, é hora de avaliar a presença online da sua empresa, incluindo o site, blog e perfis de mídia social. Utilize os dados coletados e avalie a qualidade do design, navegabilidade, usabilidade e experiência do usuário.

Verifique também se as informações estão atualizadas e se o conteúdo é relevante e envolvente para o seu público-alvo. Além disso, é importante avaliar a presença da sua empresa nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras.

Leia também: Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais

Analise o engajamento do público, o número de seguidores, compartilhamentos, curtidas, comentários e o alcance das postagens e verifique se as estratégias de conteúdo estão alinhadas com o público-alvo e se estão gerando interação e resultados desejados.

Mesmo que seu objetivo seja para uma estratégia específica, como SEO ou Inbound Marketing, todas essas análises são importantes para o sucesso do seu negócio, pois envolvem aspectos particulares da sua marca.

Passo 4: Análise das Estratégias de Marketing Utilizadas (SEO, Inbound e Mídia)

Existem diferentes estratégias de marketing digital que você pode utilizar e o seu diagnóstico deve ser personalizado para o seu objetivo. Se sua intenção é otimizar seu site para os mecanismos de busca, por exemplo, avalie a eficácia das suas estratégias de SEO, como palavras-chave utilizadas, meta tags, estrutura de URL, links internos e externos, e a otimização de conteúdo. Acompanhe também o ranking das palavras-chave relevantes para o seu negócio e identifique oportunidades de melhoria.

Mas, se a sua empresa quer mapear oportunidades de tráfego pago, é importante analisar a eficácia das suas campanhas atuais e as possibilidades oferecidas no mercado. Considere a segmentação do público-alvo, o orçamento investido, os canais de publicidade utilizados e os formatos de anúncios.

Cada estratégia utilizada terá suas próprias características, portanto, siga o que fizer mais sentido para o objetivo do seu diagnóstico (seja com uma ou mais estratégias em conjunto).

Passo 5: Identificando oportunidades e recomendações

Com base na análise dos dados coletados, identifique as áreas que precisam de melhoria e as oportunidades de crescimento. Formule recomendações específicas para aprimorar as estratégias e táticas de marketing digital da sua empresa e estabeleça metas mensuráveis e um plano de ação para implementar as mudanças necessárias.

Passo 6: Acompanhamento Contínuo

O diagnóstico de marketing digital é um processo contínuo. É importante acompanhar regularmente as métricas de desempenho, realizar análises periódicas e ajustar as estratégias de acordo com as mudanças no ambiente digital.

Benefícios de utilizar o diagnóstico de marketing digital

Seguindo os passos apresentados, você estará no caminho para obter uma compreensão abrangente do desempenho do seu marketing digital e identificar oportunidades para otimização. Além disso, outros benefícios do diagnóstico de marketing digital são:

  • Avaliação objetiva: essa ferramenta permite uma análise imparcial e objetiva do desempenho da empresa, fornecendo uma visão realista de sua situação atual;
  • Identificação de oportunidades: com a análise o ambiente de marketing, é possível identificar oportunidades de mercado, nichos não explorados, necessidades não atendidas dos clientes e áreas em que a empresa pode se destacar;
  • Melhoria contínua: o diagnóstico de marketing ajuda a identificar pontos fracos e áreas que precisam de melhorias e, com base nessa análise, a empresa pode implementar mudanças estratégicas e táticas para aprimorar seu desempenho;
  • Tomada de decisão embasada: com os dados e análises sólidas do diagnóstico de marketing, é possível tomar decisões melhor embasadas, reduzindo a dependência de intuições ou suposições;
  • Aumento da eficiência: identificar quais estratégias e táticas estão funcionando e quais não estão permite direcionar melhor os recursos e esforços, aumentando a eficiência e reduzindo desperdícios;
  • Alinhamento com os objetivos: o diagnóstico de marketing ainda ajuda a garantir que as atividades de marketing estejam alinhadas com os objetivos de negócio da empresa, permitindo que ela direcione seus esforços para alcançar resultados tangíveis.

Dicas para realizar um diagnóstico de marketing digital com seus clientes

Para as agências de marketing digital e consultores autônomos, os diagnósticos de marketing digital podem ser uma forma prática de agregar valor para suas propostas comerciais ou para seus clientes ativos, oferecendo insights, recomendações e serviços personalizados que ajudam os clientes a aprimorar suas estratégias de marketing, alcançar melhores resultados e se destacar em um ambiente digital altamente competitivo.

Confira algumas dicas compartilhadas pelo nosso CEO:

Detectar frustrações

Converse com o cliente, entenda a dor, necessidades e frustrações. Quais foram as experiências com marketing digital e quais os resultados? Muitas vezes já podem ter ocorrido investimentos na área, no entanto, ocorreram falhas que não possibilitaram os resultados esperados.

Por exemplo, o cliente aponta os altos custos para aquisição de leads, posicionamento ruim, produção insuficiente de conteúdo e, em resumo, o intuito é vender mais. Ou seja, preste atenção aos sintomas e solicite um detalhamento histórico para conseguir compreender as necessidades existentes.

Entenda quais são as expectativas do cliente

Após entender quais foram as falhas e as frustrações, é necessário realizar alguns questionamentos para a melhor compreensão das expectativas do cliente, o que ele busca ao contratar o serviços de uma agência digital e qual deverá ser o objetivo do trabalho.

Realização de atividades palpáveis

Depois de compreender um pouco melhor quais são as frustrações e expectativas do cliente em relação à contratação do serviço de Marketing Digital, é possível traçar possibilidades de ações mais tangíveis às reais necessidades e objetivos.

Como exemplo, Fábio aponta que o contratante pode ter apontado que nunca trabalhou com Google Ads, fato que, de acordo com sua análise como profissional da área, a ferramenta é essencial para obtenção de bons resultados para o caso do cliente em questão.

Outra estratégia para conseguir mapear ações palpáveis é analisar as frustrações devido às atividades que eram necessárias, porém não foram realizadas por motivos específicos. Nesse caso, o cliente tinha consciência da necessidade, por isso, aponta a não realização como uma falha que possa justificar os problemas existentes em seu negócio.

Além de possibilitar uma análise mais profunda diante de todas as necessidades, frustrações, expectativas do cliente e conseguir visualizar as melhores ações palpáveis, é possível apresentar toda a compreensão como um recurso diferencial no momento de realizar o fechamento da venda de um projeto.

Com o descritivo de todos os detalhes com sintomas, frustrações, quais são os objetivos reais do projeto a ser desenvolvido. Resumidamente, segundo nosso CEO, é essencial realizar primeiramente o mapeamento de ações que serão implementadas antes de desenvolver o planejamento.

Ricotta ainda destaca a importância de realizar uma revisão de todas as estratégias utilizadas durante o meio do projeto. A análise é importante para observar a eficiência e performance das aplicações que foram implementadas.

A avaliação deve também deve ocorrer antes da renovação, a sacada envolve observar todas as estratégias aplicadas e desenvolver um mapeamento de resultados e crescimento.

Aplique seu negócio para a nossa Sessão Estratégica e receba o seu diagnóstico de marketing digital gratuitamente!

A Agência Mestre possui  15 anos de expertise no mercado de marketing digital e, durante esse tempo, aprendemos muito com nossos mais de 200 clientes. Por isso, hoje nós contamos com processos bem estruturados e desenvolvidos especificamente para alcançar metas audaciosas e colocar o cliente em 1° lugar!

Conheça toda a expertise da Agência Mestre em uma Sessão Estratégica gratuita com nosso time! Receba um diagnóstico sobre o marketing digital do seu negócio e conheça a metodologia por trás dos resultados alcançados pela Agência Mestre. Clique aqui e aplique o seu negócio para a nossa Sessão Estratégica.

LEIA MAIS

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Guia de Atendimento por WhatsApp

Descubra como sua empresa pode oferecer um atendimento excepcional aos clientes através do WhatsApp. Este guia completo irá transformar a experiência do seu cliente e impulsionar seu negócio.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?