Mais do que aplicar estratégias, é essencial entender e mapear um projeto antes de realmente iniciar os processos de melhorias. Nesse sentido, realizar um diagnóstico de Marketing Digital é uma tarefa importantíssima para o sucesso das ações. Quer saber mais sobre o assunto? Dê o play e confira este vídeo na íntegra!

Quando um novo cliente solicita um trabalho de marketing digital, pensar em possibilidades de melhorias, como ações táticas é uma das primeiras medidas pensadas. Porém, tão importante quanto a implementação é conseguir definir e compreender a maior quantidade de elementos possíveis responsáveis pelo desenvolvimento do problema apresentado pela solicitante do serviço. Ou seja, é importante compreender quais são as dificuldades, queixas e frustrações para uma compreensão completa do panorama geral e conseguir mapear quais processos gerarão os resultados esperados.

Entenda como fazer um diagnóstico de marketing digital

O diagnóstico de marketing digital nem sempre é um processo realizado. De acordo com Fábio, em muitas situações, quando um cliente apresenta um problema e necessita de uma solução rápida, o profissional já inicia a implementação de ações visando proporcionar as melhorias esperadas. No entanto, os processos são aplicados sem que ocorra a total compreensão dos reais problemas e frustrações do cliente.

Ricotta apresenta uma ótima comparação: um diagnóstico de marketing digital atua como um médico. Resumidamente, um médico antes de realmente receitar um remédio que proporcione a cura, irá realizar uma análise e, provavelmente, irá perguntar quais os principais sintomas estão sendo sentidos, certo? De forma análoga podemos comparar o papel do diagnóstico. Ou seja, ele irá mapear todas as circunstâncias antes de propor e iniciar a aplicação das estratégias de marketing.

Confira algumas dicas para realizar a triagem ideal e conseguir mapear as ações das melhor maneira:

Detectar frustrações

Converse com o cliente, entenda a dor, necessidades e frustrações. Quais foram as experiências com marketing digital e quais os resultados? Muitas vezes já podem ter ocorrido investimentos na área, no entanto, ocorreram falhas que não possibilitaram os resultados esperados. Por exemplo, o cliente aponta os altos custos para aquisição de leads, posicionamento ruim, produção insuficiente de conteúdo e, em resumo, o intuito é vender mais. Ou seja, preste atenção aos sintomas e solicite um detalhamento histórico para conseguir compreender as necessidades existentes.

Entenda quais são as expectativas do cliente

Após entender quais foram as falhas e as frustrações, é necessário realizar alguns questionamentos para a melhor compreensão das expectativas do cliente, o que ele busca ao contratar o serviços de uma agência digital e qual deverá ser o objetivo do trabalho.

Realização de atividades palpáveis

Depois de compreender um pouco melhor quais são as frustrações e expectativas do cliente em relação à contratação do serviço de Marketing Digital, é possível a traçar possibilidades de ações mais tangíveis às reais necessidades e objetivos. Como exemplo, Fábio aponta que o contratante possa ter apontado que nunca trabalhou com Google Adwords, fato que, de acordo com sua análise como profissional da área, a ferramenta é essencial para obtenção de bons resultados para o caso do cliente em questão.

Outra estratégia para conseguir mapear ações palpáveis é analisar as frustrações devido atividades que eram necessárias, porém não foram realizadas por motivos específicos. Nesse caso, o cliente tinha consciência da necessidade, por isso, aponta a não realização como uma falha que possa justificar os problemas existentes em seu negócio.

Benefícios do diagnóstico de marketing digital

Além de possibilitar a análise mais profunda diante de todas as necessidades, frustrações, expectativas do cliente e conseguir visualizar as melhores ações palpáveis. É possível apresentar toda a compreensão como um recurso diferencial no momento de realizar o fechamento da venda de um projeto. Com o descritivo de todos os detalhes com sintomas, frustrações, quais são os objetivos reais do projeto a ser desenvolvido. Resumidamente, segundo Fábio Ricotta, é essencial realizar primeiramente o mapeamento de ações que serão implementadas antes de desenvolver o planejamento.

Fábio ainda destaca a importância de realizar uma revisão de todas as estratégias utilizadas durante o meio do projeto. A análise é importante para observar a eficiência e performance das aplicações que foram implementadas. A avaliação deve também deve ocorrer antes a renovação, a sacada envolve observar todas as estratégias aplicadas e desenvolver um mapeamento de resultados e crescimento.

Gostou deste vídeo? Aproveite para conferir também a sugestão de vídeo de Fábio Ricotta: episódio 42 – Como ser eficiente em marketing digital!