Tráfego Pago

Tráfego Pago: O Que É, Como Começar e Principais Benefícios

Por Sarah Carvalho

O tráfego pago é a boa e velha propaganda, só que aplicada ao universo digital. Leia o artigo para entender melhor sobre o assunto!

Sarah Carvalho

O tráfego pago é, sem dúvida, uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas para conquistar mais visibilidade nos buscadores da internet. É comum que empresas de todos os portes incluam essa ferramenta quando é necessário atingir resultados rápidos de visitas no site e mesmo quando o domínio já está consolidado.

Neste artigo, você irá descobrir mais sobre:

  • o que é tráfego pago;
  • como começar a fazer;
  • quais os benefícios de investir nessa técnica.

Vamos lá?

O que é tráfego pago?

O conceito de tráfego pago se refere aos usuários que chegam a uma página por meio de um anúncio digital. Já o tráfego orgânico fala sobre o volume de visitas que o seu site recebe de forma espontânea, sem investir em mídia.

Na prática, essa estratégia funciona como uma propaganda tradicional, em que é necessário investir um valor para que seja gerado resultado. Ou seja, uma empresa que aposta suas fichas nessa técnica paga para aumentar a visibilidade e acessos do seu site.

Quando usada de forma consciente, existindo um balanço entre o que é aplicado e o retorno recebido, essa técnica ajuda negócios de diversos tamanhos e setores a prosperarem.

É importante ter em mente que fazer o gerenciamento das campanhas de tráfego criadas é preciso ter claramente definidos:

  • os objetivos da página;
  • o tipo de ação esperada do usuário;
  • o público que se deseja atrair;
  • e a verba disponível entre.

Por isso, é interessante contar com o apoio de uma agência de marketing digital que tem a expertise para montar os anúncios e fazê-los performar da melhor forma para o negócio em questão.

Como começar a fazer tráfego pago?

Existem diversas formas de como começar a fazer tráfego pago para um site. A principal delas é utilizar o Google Ads, plataforma de anúncios do Google, para criar anúncios que ajudam a colocar a sua página no topo dos resultados dos mecanismos de buscas.

Outra maneira de começar, se seu negócio está no Facebook e Instagram, é utilizar o Meta for Business para criar campanhas que sejam exibidas nas redes sociais. Isso pode ser interessante caso seu negócio trabalhe oferecendo produtos e serviços voltados para o consumidor final, que costuma ser um usuário ativo dessas plataformas.

Já para empresas com um perfil mais B2B, pode ser interessante utilizar o LinkedIn Ads já que ali estão reunidas pessoas com um perfil mais corporativo.

Vale lembrar que todas as ações, é claro, precisam ser pautadas para bater com os interesses da persona, como é chamado o cliente ideal de um negócio. Além disso para começar a fazer tráfego pago é preciso ter:

  • uma conta cadastrada nas plataformas citadas;
  • uma forma de pagamento cadastrada;
  • um objetivo claro do que se pretende atingir com os anúncios;
  • e um monitoramento constante do CPC (Custo Por Clique) e do CPM (Custo Por Impressões).

Principais benefícios de fazer tráfego pago?

Agora que você já sabe como começar a fazer tráfego pago, pode ficar curioso para saber quais benefícios essa estratégia irá garantir para o seu negócio. Veja a seguir:

Acompanhamento de métricas

Com o tráfego pago é possível verificar os resultados das campanhas praticamente em tempo real. Assim, se algum anúncio digital não estiver funcionando bem é possível agir rapidamente e ajustar o curso da estratégia antes que o CPC ou CPM fiquem muito altos.

Além disso, é possível acompanhar se os objetivos definidos inicialmente ainda fazem sentido ou se é preciso corrigir algo.

Resultados rápidos

Há quem diga que o principal benefício dessa estratégia de marketing digital são os resultados rápidos, impulsionados por uma segmentação certeira por parte do profissional responsável pela campanha.

Isso porque, basicamente basta criar uma conta em uma das ferramentas disponíveis, fazer a configuração do anúncio, definir um orçamento e pronto! Tudo estará no ar em pouco tempo e o público poderá interagir com aquilo que foi desenvolvido, gerando resultados.

Assim, é possível afirmar que os anúncios podem colaborar para melhorar diversos KPIs do seu negócio.

Investimentos baixos

Engana-se quem pensa que para iniciar no tráfego pago é preciso investir muito dinheiro. Na verdade, é possível começar com um orçamento bem pequeno para começar a entender como funciona essa estratégia.

Aos poucos é possível aumentar o valor para atingir métricas ainda melhores. Afinal, é simples: quanto maior for o investimento melhores serão os resultados da sua campanha.

E aí, esses benefícios fizeram sentido para você? Vale ter em mente que essa estratégia também pode funcionar como o empurrãozinho que faltava para que os leads de fundo de funil de vendas decidam converter.

Se você quer começar a colocar em prática agora mesmo essa técnica para atrair mais acessos e melhorar o posicionamento, veja o passo a passo para anunciar no Google e comece agora mesmo a investir no tráfego pago!

LEIA MAIS

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?