Em outras oportunidades, já falamos sobre como avaliar e até mesmo aumentar o Retorno Sobre Investimento (ROI) para saber se você tem que investir mais ou menos em uma ação ou em algum canal.

Agora, queremos aprofundar mais na questão de como acompanhar o ROI das campanhas que você administra.

 

Aqui na Mestre, percebemos a necessidade de criar um dashboard geral, tanto para acompanhar todas as contas de nossos clientes, quanto a nossa. Assim, temos uma visão ampla para a tomada de decisão.

Vamos compartilhar duas formas de pesquisa, análise e acompanhamento de dados: uma por planilhas e outra com a ajuda de uma ferramenta. Entenda mais a seguir!

Como acompanhar o ROI? 1ª fase — Planilhas

Antes de criar esse dashboard geral, com todos os clientes, é preciso saber que tipo de acompanhamento individual você precisa fazer. Por aqui, costumamos analisar algumas métricas diárias, semanais e mensais de nossos clientes, organizadas em planilhas.

Planilha de acompanhamento diário

Com uma planilha de acompanhamento diário, você consegue ter a visão se a campanha de um determinado cliente está dentro do budget do dia, se está dentro da meta diária e ainda consegue agregar os canais de mídia em lugar só.

Planilha de acompanhamento semanal

Além da visão diária, é importante ter um panorama de como foi a semana como um todo. Assim, é possível saber quais dias performaram melhor ou pior e também identificar algum evento atípico no período, que pode aumentar ou diminuir o seu ROI.
Com essas informações, você consegue calcular a média da sua semana.

Planilha de acompanhamento mensal

Por fim, é essencial também fazer acompanhamento mensal de suas campanhas online. Ele é importante para ter clareza do mês como um todo, de qual foi o investimento total, se você ficou dentro do budget, se teve o ROI, se a quantidade e custo dos leads ficou dentro do planejado e o quanto de receita foi gerada por canal (no caso de e-commerces).

2ª Fase para acompanhar o ROI – Integrando as informações

Para fazer esses três tipos de acompanhamento, você pode utilizar ferramentas gratuitas como as planilhas do Google Drive e conectá-las com outras ferramentas como o Supermetrics, que é paga, mas que significa um verdadeiro investimento.

Com essa integração você consegue ter uma visão consolidada sobre a situação de todos os clientes, ao mesmo tempo que tem uma visão individual de cada um deles.

A partir dessa organização, além de conseguir saber de maneira mais objetiva quais clientes estão dentro das metas ou não, você também consegue analisar quais estratégias estão dando certo e como replicá-las para aqueles que precisam de melhorias.

Supermetrics — O que é, para que serve e como funciona?

Supermetrics — O que é, para que serve e como funciona?

Quando precisamos analisar alguma campanha de anúncios, temos que coletar os dados para tomar a melhor decisão depois, certo? Porém, esse processo pode demorar bastante, já que é necessário extrair muitas informações de diversos canais para depois estudá-los e traçar estratégias sobre o que fazer com estes dados.

Você pode pensar em terceirizar essa atividade, mas, ainda assim, ela demoraria um tempo. Foi então que surgiu uma ferramenta de apoio para estes casos: o Supermetrics. Com ele, é possível reunir todos esses dados de Facebook e Google Analytics, por exemplo, em um só lugar.

Supermetrics — O que é, para que serve e como funciona?

Por meio dessa ferramenta, você consegue ter em uma planilha do Google ou no Data Studio, todas as informações necessárias para analisar e organizar da melhor forma possível.

Um grande benefício é que, além de ter tudo em um só lugar, ampliando sua visão com mais efetividade, também permite que você gerencie o tempo no qual ele vai atualizar os dados. Por exemplo: pode indicar se ele vai ser atualizado semanalmente, diariamente ou de hora em hora.

Outro ponto alto do Supermetrics é que ele trabalha com uma grande variedade de fontes de dados, ou seja, se você é um profissional que trabalha com análises mais avançadas, ele vai ser muito útil.

Supermetrics — O que é, para que serve e como funciona?

Um exemplo disso é que ele suporta a Criteo, que é uma ótima ferramenta de marketing, e traz automaticamente para você as informações necessárias para sua análise, estudo e organização.

Como usar o Supermetrics

Como citado acima, o software disponibiliza atualizações rápidas que podem ser acessadas de maneira intuitiva e em poucos cliques. Além disso, também favorece a criação dos relatórios de forma personalizada, garantindo que os profissionais de marketing e empreendedores criem seus relatórios de acordo com as suas necessidades. Basicamente a ferramenta se conecta através da API do Google, Facebook e afins e integra dessas plataformas os dados selecionados pelo usuário e que as mesmas permitem capturar.

Contrate o Supermetrics e cadastre-se com o mesmo email que você possui acesso ao Google Analytics, Facebook, DataStudio e outras ferramentas para facilitar as integrações.

Depois que você integrar seus canais, a API (Application Programming Interface, tradução livre: Interface de programação de aplicações) vai começar a funcionar e o software vai fazer todo o trabalho de unir os dados que você precisa!

 

Agora que já sabe como acompanhar o ROI, que tal colocar em prática essas sugestões e compartilhar conosco as suas impressões? Deixe seu comentário, tire suas dúvidas e conte como foi a sua experiência!