Ferramentas de Email Marketing

Olá leitores da Mestre,

Quanto mais evoluímos em marketing digital, notamos que cada canal de aquisição de tráfego importa. Mas além de trazer tráfego é importante você pensar em relacionamento com os seus visitantes e clientes. É aí que entra o processo de email marketing dentro dos projetos.

Aqui na Mestre, estamos cada vez mais envolvidos na visão de Inbound Marketing, a qual usa como um dos pilares, o trabalho de email marketing para relacionar-se com a sua base, tornando-a mais interessada em você, na sua autoridade e nos seus produtos. Neste tema, criamos um episódio no MestreTV para que você entenda melhor a importância do lead:

E para executar uma boa estratégia de email marketing e nutrição de leads, você precisará de uma ferramente qualificada. Por isto, separei 5 das melhores ferramentas que já tive contato para que você escolha a sua. Vamos lá?

Mailchimp

Uma das ferramentas mais queridinhas da comunidade é sem sombra de dúvidas o Mailchimp. Contando com uma interface simples e leve, é possível você criar as suas campanhas de forma muito intuitiva. Ele é muito atrativo para quem está começando pois existe um plano gratuito de até 2.000 emails na base e até 12.000 emails por mês.

A parte mais intuitiva ao meu ver é a criação do visual da sua peça de email, que pode ser feita através de uma base de templates ou então criando o seu próprio código:

Mailchimp Template

Nele é possível você gerenciar as suas campanhas de email marketing e também todos os emails das pessoas. Existe ainda uma série de integrações possíveis entre o Mailchimp e outros softwares, sendo para mim um dos grandes diferenciais da plataforma.

Outro ponto importante é que é possível criar uma quantidade enorme de automações, sejam elas as tradicionais ou até mesmo relacionadas à loja virtual:

Mailchimp Automation

Dois pontos negativos do Mailchimp ao meu ver são a separação dos leads (emails) em listas, fazendo a cobrança duas vezes caso o email esteja em duas listas. Isto não é muito comum e isto faz com que o seu plano suba rapidamente. Outro ponto é que por não ter uma representação no Brasil, neste momento, o valor do Mailchimp fica um pouco proibitivo caso você tenha listas muito grandes.

GetResponse

A GetResponse também é muito conhecida de profissionais lá de fora e alguns aqui no Brasil já utilizam ele. O interessante é que ele está com a sua interface toda em português facilitando muito que qualquer pessoa possa operá-lo. Nele existe a funcionalidade de fluxo de automação, algo indispensável para qualquer ferramenta de email marketing nos dias de hoje.

Para mim, o maior destaque é o criador de emails, que é praticamente um editor visual:

Ainda dentro da ferramenta, diferentemente do Mailchimp, você consegue criar pesquisas (enquetes) e até mesmo landing pages para coletar leads:

GetResponse: Landing Pages

Ao meu ver ele é uma excelente alternativa para o Mailchimp, apesar de ter uma interface inicial mais cheia que o Mailchimp, entendo que ele entrega bem mais funcionalidades para quem utiliza, além de ter as funcionalidades de pesquisa e landing pages. O GetResponse é uma bela ferramenta a ser testada por você!

InfusionSoft

Cada vez mais as ferramentas de email marketing estão vindo ou são criadas dentro de sistemas mais complexos. Este é o caso da InfusionSoft, que diferentemente do GetResponse, ele reúne ainda uma série de funcionalidades de vendas dentro do seu software. Ele é bem direcionado para empresas e pessoas que querem juntar os processos de vendas e marketing em um único local.

O destaque ao meu ver é a possibilidade de criação visual das suas campanhas de email marketing:

Ela não é a ferramenta mais barata, mas contém funcionalidades como integração com carrinho de compras, gerenciamento de cookies/tags em usuários/visitantes, um CRM para gerenciamento das pessoas, um sistema fenomenal de autoresponders para fluxo de automação e um lindo sistema de criação de formulários.

É uma ferramenta robusta que pode ser bem aplicada para empresas ou projetos que precisem de uma ferramenta mais profissional. Vale a pena conferir o InfusionSoft.

RD Station

Se o Mailchimp é a ferramenta “gringa” queridinha das pessoas, sem sombra de dúvidas o RD Station é a ferramenta queridinha do mercado brasileiro. Criado pela Resultados Digitais, o RD Station foca muito no processo de marketing e vendas da empresa, contando com um sistema de email marketing e automação muito bons!

RD Station

Para relacionamento com clientes e parte da nossa base utilizamos o RD Station aqui na Mestre. Ela se mostra uma ferramenta muito simples para gerenciar toda a minha base, me cobrando apenas 1 vez pela pessoa, diferentemente do Mailchimp. É um modelo bem justo e ainda que você paga em reais, valendo muito mais a pena do que qualquer software “gringo”.

A ferramenta está passando por várias melhorias, contando com um sistema novo de Marketing BI e Lead Scoring. Ainda fica à desejar nas ferramentas de criação de layout de email e de landing page, se comparado as ferramentas “gringas” que apresentei acima, mas é possível ter uma customização bem razoável.

LeadLovers

Uma outra ferramenta brasileira de email marketing, muito focada em nutrição e geração de leads é o LeadLovers. Muito mais nova do que as outras mas com uma infinidade de funcionalidades, utilizamos a LeadLovers aqui na Mestre para projetos com mais volume e onde preciso ter uma visão melhor dos meus funis de nutrição.

LeadLovers

Assim como a RD Station, a LeadLovers só cobra uma vez pelo lead/email cadastrado, facilitando muito o valor da ferramenta, que é um dos mais baratos que já vi no mercado.

Uma especialidade do LeadLovers é o criador de páginas, que lhe ajuda a colocar uma página no ar para a captura de emails, entrega de um ebook ou ainda para exibição de um webinar. Você pode criar do zero o seu HTML ou utilizar o sistema de drag and drop:

leadlovers-construtor

Para mim o LeadLovers é a ferramenta ideal para pequenos produtores, blogueiros e pequenas empresas que precisam de um sistema interessante e funcional para coletar, organizar e nutrir seus leads. Vale muito a pena testar!

E você gostou das sugestões? Ficou na dúvida em como implementar a nutrição de leads? Qual ferramenta você utiliza? Deixe a sua opinião nos comentários e se realmente gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais. É o único pedido que tenho para você em troca deste material!