Olá Leitores da Mestre, como vocês estão? Durante várias outras oportunidades nós falamos para vocês sobre o tema persona e a sua importância para as campanhas de marketing digital. Contudo, como vários outros estudos, pode ser que alguns tópicos e ensinamentos tenham sido um pouco subjetivos. Então, preparamos um guia para você aprender a utilizar formulários para entender sua persona. Dê o play abaixo e saiba mais a seguir.

Sequência de Landing Pages

Aqui na Agência Mestre nós utilizamos a RD Station, e uma das formas de “segmentar” os formulários para entender suas personas é criar campos de perguntas em várias landing pages. Por exemplo, sempre que criar uma landing page nova, crie campos de perguntas de acordo com o seu mapa de empatia, como: qual a sua idade? Qual a sua região? Quantos funcionários trabalham em sua empresa? Quanto você investe em marketing digital? Você já trabalhou com outra agência? Entre muitas outras perguntas possíveis. Mas por que fazer tudo isso?

Com essa técnica você consegue otimizar seu lead score, trabalha melhor marketing digital, conduz com mais eficiência sua campanha e através de landing pages consegue coletar todas as informações, utilizando formulários para entender sua persona.

Como Utilizar Formulários Para Entender Sua Persona?

Entenda que, se um lead seu precisar responder muitas perguntas de uma só vez, provavelmente a taxa de abandono do seu formulário será grande. Por isso, você pode segmentar cada área do mapa da empatia em uma página.

Portanto, pegue as perguntas correspondentes aos campos de: dores, objetivos, o que pensa e sente, o que escuta, o que vê e o que fala e faz, crie uma landing page para cada campo e otimize o seu trabalho (facilitando a vida do usuário).

Formulário Inteligente

Dentro do RD Station existe uma nova ferramenta muito interessante, o formulário inteligente. Como ele funciona? Por exemplo, você cadastrou 50 questões de acordo com seu mapa da empatia e a pessoa já respondeu 4 questões além do email para baixar um material rico. Na próxima oportunidade, o próprio formulário entende quais questões já foram respondidas e apresenta opções novas, sendo assim melhorando seus formulários para entender sua persona e facilitando a usabilidade do usuário.

Ficou claro os nossos ensinamentos? Aprendeu como utilizar formulários para entender sua persona? Pedimos desculpa se essa sacada ficou muito técnica e caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco e saiba mais!