Os Principais Resultados Trazidos Pelo Formato de Vídeo

Por Letícia Matsumoto

Marketing Digital

Os Principais Resultados Trazidos Pelo Formato de Vídeo

Sua empresa já utiliza o formato de vídeo nas estratégias de marketing? Confira o estudo que mostra porque ela deveria começar já!

Letícia Matsumoto

A Vidyard and Demand Metric realizou um estudo sobre como os negócios estão utilizando o formato de vídeo em suas organizações.

A pesquisa contou com 705 executivos de marketing (45%), vendas (25%), experiência do cliente (12%) e outros (18%) cargos.

Confira os destaques da pesquisa!

Vídeos institucionais e para redes sociais

Os dados do relatório mostram que o vídeo está se tornando uma ferramenta importante para as ações de marketing e venda das empresas, visto que 8 em cada 10 executivos, das áreas anteriormente citadas, consideram esse formato valioso para o Marketing de Conteúdo da organização.

De acordo com o estudo, os estilo de vídeo mais utilizados são:

  • vídeos institucionais (53%);
  • vídeos de demonstração ou de produtos (51%);
  • vídeos para rede social (48%);
  • vídeos de treinamento (45%);
  • vídeos tutoriais (42%).

Quanto ao canal de divulgação desses vídeos, as redes sociais e os sites empatam. 63% dos entrevistados afirmam publicar suas produções nas redes sociais e o mesmo número afirma divulgar em seu site.

Para completar o top 3 do estudo, pela primeira vez o YouTube perdeu o posto para a utilização de vídeos em vendas e conversas com o cliente (59%). De acordo com as pesquisas, 43% das empresas utilizam vídeos para apresentar sua proposta de vendas e 38% para aprimorar a experiência no suporte ao cliente.

Como o vídeo é utilizado nas ações de marketing

Os pesquisadores observaram que havia um alinhamento entre o tipo de vídeo mais utilizado e a função do profissional entrevistado. Por isso, o estudo apresenta ainda uma análise mais profunda sobre os tipos mais comuns de vídeo utilizados em cada área:

Nessa análise, os tipos de vídeo usados ​​pela maioria dos profissionais de marketing são:

  • institucionais (71%);
  • mídia social (64%);
  • demonstração ou produto (60%);
  • vídeos de treinamento (48%);
  • depoimentos de clientes ( 46%).

Por conta dos esforços da equipe de marketing estarem fortemente conectados ao apoio de outras áreas, o alto investimento na criação de vídeos institucionais está fortemente relacionado à expansão da marca e ao papel do marketing de promover a empresa. Esse pensamento também pode ser aplicado a outros tipos, como as mídias sociais e os vídeos de depoimentos de clientes.

Destaques nas funções de Vendas e Experiência do Cliente

Os vídeos classificados como “demonstração ou produto” são o principal investimento das áreas de venda e experiência do cliente, com 50,6% e 42% respectivamente. A única categoria presente em todas as funções é a de vídeos institucionais, representando 41% do investimento de vendas e 31% de experiência do cliente.

Dentre os motivos, podemos associar a descoberta do relatório Content Matters 2022, no qual a maioria dos profissionais de marketing diz possuir como objetivo criar reconhecimento da marca a partir de sua produção de conteúdo. Considerando esse cenário, os vídeos institucionais são a principal estratégia para atingir esse objetivo.

Dados de visualização de vídeo considerados importantes para pontuação e nutrição de leads

21% dos entrevistados dizem que sua equipe de vendas usa dados de visualização de vídeo para:

    • qualificar leads;
    • engajar clientes em potencial;
    • influenciar negócios específicos.

Cerca de três quartos dos profissionais entrevistados acreditam que é importante para a organização que a equipe de vendas tenha acesso aos dados de visualização dos vídeos e utilizem essa informação para qualificar os leads. Além disso, dois terços dos profissionais de marketing vêem que esses dados são importantes para a nutrição dos leads.

Produção de vídeos e crescimento do ROI

A eficácia dos vídeos é uma realidade para 7 em cada 10 entrevistados, que afirmam perceber um desempenho melhor dos vídeos comparado a outros tipos de conteúdo. No entanto, os mais otimistas são os profissionais de marketing.

49% deles afirmam que o ROI dos vídeos está melhorando, enquanto 21% afirmam ter resultados estáveis para esse tipo de conteúdo. Tal otimismo pode ser explicado pela participação da área na criação desses materiais, com 65% criando e 63% solicitando esse formato de conteúdo.

No entanto, a produção de vídeos não é algo simples. Quando perguntados sobre os desafios desse formato de conteúdo, ambas as áreas disseram:

  • ter dificuldade em criar vídeos profissionais que representem bem a marca;
  • não ter uma estratégia para a produção de vídeos;
  • dificuldade de disponibilizar tempo e recursos da equipe nessas produções;
  • produzir vídeos que encantem a audiência.

Apesar dos desafios, 49% dos entrevistados estão satisfeitos com os resultados obtidos até o momento.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

Aprenda como utilizar o formato de vídeo em suas estratégias

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?