A pesquisa realizada pela Advertiser Perceptions, em outubro de 2021, com 250 anunciantes dos EUA (63% agência, 37% profissional de marketing), descobriu que a maioria das agências classificam o formato de vídeo como o mais valioso para atingir suas metas.
125 entrevistados classificaram o vídeo (incluindo TV, vídeo digital, vídeo OOH (out of home) e cinema) no topo da lista dos formatos de mídia que auxiliam as equipes a atingir metas e KPIs.
CTV e Digital ou Mobile
Cerca de 47% dos entrevistados classificam as campanhas para TV (incluindo CTV) como a responsável pelo atingimento das metas de publicidade.
A eMarketer estima que, até 2024, os gastos com anúncios na CTV terão dobrado em relação ao que era em 2021.
Quando o assunto são campanhas para digital e mobile, 46% classificam o formato como sua principal escolha para atingir as metas.
Diferença de opinião entre agências e profissionais de marketing
A pesquisa realizada pela Advertiser Perceptions contou com um número maior de entrevistados classificados como agências, cerca de 63% do número total. Dessa maneira, os números acabaram sendo favoráveis a opinião desse grupo.
Para os profissionais, que discordam das agências (61%), o vídeo digital é a estrela principal das campanhas. Essa divergência de opinião já foi representada em pesquisas anteriores.
Aumento de investimento em vídeos programáticos
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos entrevistados comprou anúncios em vídeos programáticos nos últimos 12 meses. O crescimento é evidente, comparado ao ano passado, em sites de mídia social e sites de vídeo.
Onde as empresas estão vendo oportunidades com o marketing de vídeo?
Em nova pesquisa, realizada pela GoodFirms com mais de 900 empresas, foi identificado que quase três quartos das empresas usam o marketing de vídeo como parte de sua estratégia geral de vendas e marketing.
Para 81,2% dos entrevistados, o principal objetivo de utilizar vídeos na estratégia de marketing digital é aumentar o engajamento da marca. Além disso, outros objetivos incluem:
- aumentar o reconhecimento da marca (74,6%);
- aumentar a geração de leads (69,6%);
- aumentar o tráfego do site (62,4%);
- melhorar o conhecimento dos consumidores (55,9%);
- aumentar conversões em vendas (48,3%);
- aumentar a receita das vendas (35%);
- outros (13,1%).
A maioria dos entrevistados revelou que a animação – anúncios em vídeo curtos ou GIFs – é o tipo de conteúdo de vídeo mais utilizado atualmente para promover suas marcas, produtos ou serviços.
De acordo com as empresas, os vídeos curtos são a tendência mais impactante deste ano, e os profissionais de marketing reconhecem o vídeo social como uma tendência importante entre os consumidores. Por isso, 80,6% das empresas entrevistadas afirmam criar vídeos com mais frequência para postagens em mídias sociais, como YouTube, LinkedIn e o Facebook/Instagram.
Além das postagens nas redes sociais, os vídeos estão sendo usados pelas empresas em suas estratégias de conteúdo (73%), branding (68,5%) e para incorporação em seus sites (56,1%). Nesses casos, o vídeo explicativo é o mais utilizado, como depoimentos, tutoriais, conteúdo de blog etc.