Tráfego Pago

Vídeo é Considerado o Melhor Tipo de Mídia Para Atingir Metas

Por Raquel Pereira

A maioria das agências de marketing classificam o vídeo como o formato de mídia que traz mais resultados para as campanhas. Clique para ler!

Raquel Pereira

A pesquisa realizada pela Advertiser Perceptions, em outubro de 2021, com 250 anunciantes dos EUA (63% agência, 37% profissional de marketing), descobriu que a maioria das agências classificam o formato de vídeo como o mais valioso para atingir suas metas.

125 entrevistados classificaram o vídeo (incluindo TV, vídeo digital, vídeo OOH (out of home) e cinema) no topo da lista dos formatos de mídia que auxiliam as equipes a atingir metas e KPIs.

Gráfico Melhor Tipo de Mídia Para Atingimento de Metas

 

CTV e Digital ou Mobile

Cerca de 47% dos entrevistados classificam as campanhas para TV (incluindo CTV) como a responsável pelo atingimento das metas de publicidade.

A eMarketer estima que, até 2024, os gastos com anúncios na CTV terão dobrado em relação ao que era em 2021.
Quando o assunto são campanhas para digital e mobile, 46% classificam o formato como sua principal escolha para atingir as metas.

Diferença de opinião entre agências e profissionais de marketing

A pesquisa realizada pela Advertiser Perceptions contou com um número maior de entrevistados classificados como agências, cerca de 63% do número total. Dessa maneira, os números acabaram sendo favoráveis a opinião desse grupo.

Para os profissionais, que discordam das agências (61%), o vídeo digital é a estrela principal das campanhas. Essa divergência de opinião já foi representada em pesquisas anteriores.

Aumento de investimento em vídeos programáticos

De acordo com a pesquisa, mais da metade dos entrevistados comprou anúncios em vídeos programáticos nos últimos 12 meses. O crescimento é evidente, comparado ao ano passado, em sites de mídia social e sites de vídeo.

Onde as empresas estão vendo oportunidades com o marketing de vídeo?

Em nova pesquisa, realizada pela GoodFirms com mais de 900 empresas, foi identificado que quase três quartos das empresas usam o marketing de vídeo como parte de sua estratégia geral de vendas e marketing.

Para 81,2% dos entrevistados, o principal objetivo de utilizar vídeos na estratégia de marketing digital é aumentar o engajamento da marca. Além disso, outros objetivos incluem:

  • aumentar o reconhecimento da marca (74,6%);
  • aumentar a geração de leads (69,6%);
  • aumentar o tráfego do site (62,4%);
  • melhorar o conhecimento dos consumidores (55,9%);
  • aumentar conversões em vendas (48,3%);
  • aumentar a receita das vendas (35%);
  • outros (13,1%).

A maioria dos entrevistados revelou que a animação – anúncios em vídeo curtos ou GIFs – é o tipo de conteúdo de vídeo mais utilizado atualmente para promover suas marcas, produtos ou serviços.

De acordo com as empresas, os vídeos curtos são a tendência mais impactante deste ano, e os profissionais de marketing reconhecem o vídeo social como uma tendência importante entre os consumidores. Por isso, 80,6% das empresas entrevistadas afirmam criar vídeos com mais frequência para postagens em mídias sociais, como YouTube, LinkedIn e o Facebook/Instagram.

Além das postagens nas redes sociais, os vídeos estão sendo usados pelas empresas em suas estratégias de conteúdo (73%), branding (68,5%) e para incorporação em seus sites (56,1%). Nesses casos, o vídeo explicativo é o mais utilizado, como depoimentos, tutoriais, conteúdo de blog etc.

Quais tipos de vídeo estão se mostrando eficazes para profissionais de marketing de conteúdo?

Além do apoio para gestores de tráfego, o vídeo também pode ser muito útil para as estratégias orgânicas de marketing digital. Por isso, o novo estudo do Content Marketing Institute mostra como os profissionais de marketing de conteúdo estão utilizando o formato para alcançar mais resultados.

Os resultados indicam que esses profissionais estão utilizando diversos formatos de conteúdo em vídeo, com os vídeos de mídia social (77%) sendo os mais difundidos, seguidos por “histórias de marca”, como curtas-metragens, séries, documentários; 61%).

Além dos vídeos mais direcionados para gerar entretenimento e emoção, os vídeos de instruções (vídeos explicativos; 59%) também são amplamente utilizados, bem como entrevistas com influenciadores/especialistas no assunto (54%), estudos de caso/depoimentos/histórias de clientes (51%) e vídeos de liderança inovadora com líderes de empresas (51%).

A maioria (69%) dos profissionais de marketing de conteúdo entrevistados ainda disse que suas organizações produzem principalmente vídeos para marketing de conteúdo internamente, em vez de terceirizá-los ou depender de conteúdo gerado por usuários/clientes.

Como a IA pode facilitar a criação desses vídeos?

Ainda segundo o estudo do Content Marketing Institute, a IA pode ser uma grande aliada desses profissionais para lidar com alguns pontos problemáticos da criação de vídeos, como a falta de tempo necessário para a criação, por exemplo. 

No entanto, embora pesquisas separadas indiquem que a IA está sendo usada pelos profissionais de marketing de conteúdo, essa utilização está muito limitada à geração de texto por enquanto. 

Neste último estudo, menos de 1 em cada 5 (18% dos) entrevistados disseram que usam IA para ajudar na criação de vídeos e apenas um terço que não usa IA para esse fim planeja fazê-lo nos próximos 6 meses (16%) ou ano (17%).

Um ponto interessante, no entanto, é que o principal benefício do uso de IA para criação de vídeos – entre aqueles que o fazem – é exatamente a economia de tempo (84%). Isso sugere que, se os profissionais de marketing de conteúdo conseguirem descobrir como adotar a IA, ela poderá ser adequada para enfrentar o principal desafio da criação de vídeos – que leva muito tempo.

LEIA MAIS

Google Ads: 16 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Acesse o artigo e saiba as principais dicas para campanhas no Google Ads, uma ferramenta poderosa para conquistar leads e conversões.

Listas Negativas e Interesses Negativos no Facebook Ads

Você já ouviu falar das listas negativas e dos interesses nativos do Facebook Ads? Muito parecidos com as palavras-chave negativas do Google AdWords, elas são potentes ferramentas para segmentação de anúncios. Clique e saiba mais!

Melhor Horário Para Anunciar no Google ou Facebook

Confira neste artigo como alcançar mais pessoas e descubra qual é o melhor horário para anunciar no Google ou Facebook.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?